quarta-feira, 12 de junho de 2019

Hansel 【Tradução】

“É tudo por meu irmão...”


      Hansel é um jogo de exploração, fantasia e mistério criado por himawariness em 2017 no RPG Make VX Ace, com duração de aproximadamente 1 hora. Baseado no conto de João e Maria, os irmãos Walter e Oliver são encarregados de procurar uma erva para seu pai doente, mas acabam presos na casa de uma bruxa, cujas estranhas peculiaridades escondem um mistério mais profundo do que se aparenta. Este jogo ganha sua tradução para Português brasileiro graças a Charlotte (Zero Corpse).


        Não é incomum jogos tanto dentro quanto fora do mundo do RPG Maker, que abordem os contos de fada, especialmente os que são de autoria dos irmãos Grimm. Por outro lado, mesmo que ironicamente sendo desses autores, poucas são as que exploram Hansel e Gretel (o nome original deste conto, e que dá nome ao jogo) como fonte principal. 

       Sendo assim, Hansel já começa com uma ideia diferente, mesmo que à primeira vista não pareça sair do muito da típica exploração de uma “casa/mansão”. Reforço que é apenas uma impressão, pois Hansel consegue impressionar com um enredo bem mais denso e marcante, especialmente por conta dos personagens, outro diferencial. 

      Os personagens, com a única exceção do pai doente, não são flor que se cheirem. A mãe dos garotos é estressada e rude, os garotos são uns pestinhas sem coração, e muitos NPCs que aparentam ser adoráveis por conta da arte na verdade estão te escondendo coisas. 

       E nada disso atrapalha seu prosseguimento do jogo, pelo contrário, Hansel expressa bem que um personagem pode assumir qualquer lado moral, independente da sua posição de protagonista ou antagonista. E por mais que tenha jogos maravilhosos por aí, é justamente esta consciência na abordagem de personagens que tornam muitas obras marcantes, pois fica a seu critério julgar e refletir as ações de cada um. E acredite, em Hansel não faltará opções para tal.


       A arte do jogo, por conta do traço da autora, é bastante “fofo” e usa de tons claros durante a maior parte do tempo. A autora se engajou na pixel art, criando um jogo que quase não há RTP envolvido, o que diminui a discrepância entre arte e cenário, sendo agradável aos olhos. Entretanto, devo admitir que na minha opinião que as imagens de cutscenes não fazem jus ao cuidado da pixel art, nem da dramaticidade que algumas cenas precisavam levar, por conta das poses em muitos casos “estática”. Talvez alguma atualização futura pudesse consertar isso, mas se trata apenas de um ponto de vista meu, o traço não é de arruinar a experiência. 


      Quando se trata da trilha sonora, a artista parece ter se inspirado nos antigos jogos de 16bits, utilizando músicas e sons nesse estilo, inclusive para diálogos. Isto combinado com o cenário, consegue criar o clima de “conto de fadas infantil” que o roteiro usou de fonte.

       Além dos componentes típicos de exploração, o jogo tem como segundo recurso constante o uso de charadas. Algumas simples, outras que levam certo tempo para serem finalizadas. A minha favorita é a da segunda parte, na vila. Hansel também contém diálogos diferentes conforme múltiplas interações, então não deixe de falar com um NPC mais de uma vez, caso contrário poderá perder pistas do enredo. Todavia, nada de mais dinâmico ou diferente comparado a outros RPG Makers...

       ... A não ser um certo quebra-cabeça de deslizar peças. Caso tenha dificuldade nele (o que é normal, acredite), recomendo sair da tela do quebra-cabeça e interagir com ele de novo, até que as peças estejam mais simples de se organizar. 


       Hansel pode parecer simples no começo, com o mesmo início de Hansel e Gretel, mas a autora conseguiu trazer muitos elementos pouco explorados em RPG makers, com personagens verossímeis e certo humor. Haverão momentos que você ficará boquiaberto com algum ponto ou outro do roteiro, e perceberá o quão criativo e com identidade única Hansel consegue ser. 

      O que vocês acharam dos personagens? Da reviravolta? Eu estou curioso. Caso queira compartilhar conosco, não tenha medo de usar os comentários.

E lembre-se, há muito mais do que se aparenta na casa da bruxa.


Download em Português brasileiro, por Charlotte (Zero Corpse)
(Link Alternativo)



- Neil

51 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Faz um tempão que eu não jogo um RPG maker que me chamou bastante a atenção ❤️❤️
    Já quero afundar nessa história heh

    ResponderExcluir
  3. pretendem fazer um detonado dele?

    otimo trabalho♥

    ResponderExcluir
  4. Ok...cheguei meio atrasado.
    Não tava esperando por isso...
    Mas vou baixar mesmo assim,parece ser interessante...

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, já estou baixando o jogo, brigada por mais um <3

    ResponderExcluir
  6. O jogo foi incrivel! Parabens pela a tradução e obrigada

    ResponderExcluir
  7. Não joguei ainda mais parece ser bastante legal quando acabar de jogar volto e falo sobre o jogooo...

    ResponderExcluir
  8. Irei jogar, obrigada pela tradução! <3

    ResponderExcluir
  9. Amo jogos nesse estilo, quero muito jogar já faz muito tempo que não jogo um RPG maker. Mas infelizmente meu computador está quebrado -_-

    ResponderExcluir
  10. Não são muitos os RPG's que me chamam a atenção mas esse me despertou empolgação para joga-lo.
    Faz muito tempo que acompanho os trabalhos aqui da pag e os aprecio bastante. Muito obrigada pela tradução o/

    ResponderExcluir
  11. esse jogo tem quantos finais?
    eu terminei de jogar agora mas não achei muito bom o final, mas adorei os enigmas e o estilo do joguinho
    depois de zerar pela primeira vez o jogo, apareceu que um novo final foi desbloqueado, mas na real não mudou nada, ja to no meio do jogo de novo porem sem paciencia pra ir até o fim de novo.
    me digam se tem alguma alteração especial com isso :T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse "primeiro final" é só algo do jogo, o "novo jogo" que aparece é só a continuação. Mostrando o contexto todo, até o final q realmente tem.

      Excluir
  12. Meu jogo trava bem depois de concluir o quebra-cabeça da chave no quadro pela segunda vez, já tentei fechar o jogo e fazer de novo, até instalar de novo não deu certo... Será que é meu PC?

    ResponderExcluir
  13. AaAaAAaA, estou apaixonada por esse jogo! Essa reviravolta me deixou muito besta, mas eu sinceramente amei. Fez eu amar esse gêmeos mais ainda, KKKKK.
    Eu amei como os personagens são e como 'nem tudo é o que parece', acredito eu que isso deu mais pontos pro jogo. Aliás, admito que teve várias falas dos gêmeos que pude identificar eu e minha irmã, jskasjaaj. XD
    Ótima postagem, Neil. E Charlotte, obrigada pela tradução. Ótimo trabalho! <3

    ResponderExcluir
  14. EU adoro esse jogo queria joga lo faz tempo ao queria que tivesse gameplay dele so tem um canal que conheço que tem que e sakura jogos


    https://www.youtube.com/channel/UCAgPUofDctrNF9ppe5Jh-Hg/videos

    ResponderExcluir
  15. Ta dando o seguinte erro ''RPGVXAce RTP is required to run this game !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Eu nunca fiz o download de um jogo antes pois nem um chamava minha atenção, mas quando vi Hansel fiquei com vontade de joga, enfim, enrolei tudo isso para falar que não to conseguindo fazer o download do jogo.
    Não sei se sou eu que sou muito burro, mas, quando eu terminei o download no midiafire, abriu o bloco de notas com meio mundo de letras e outas coisas.
    eu faço a minima ideia do que fazer agora.

    ResponderExcluir
  17. Gente, para aqueles que estão com o erro da falta de RTP, baixem aqui e instalem: http://www.rpgmakerweb.com/download/additional/run-time-packages#rpg-maker-vx-ace

    Outra coisa, se tiverem erros específicos, mandem para o [email protected] com prints e mais detalhes para que possamos resolver.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. eu queria saber onde estão as três moedas para comprar o segredo da vendedora, porem eu não achei, alguém sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. respondendo minha própria pergunta dps de 1 hr, as moedas estão no vaso entre as portas da casa da bruxa, no bolo quando vai pegar o guaxinim e nos pratos da cozinha. Mas o segredo da vendedora só faz sentido dps que se termina o jogo.

      Excluir
    3. to feliz por vc ter perguntado e respondido isso,me ajudou bastante. dasokdlf valeu

      Excluir
    4. Tbm queria, quero saber o segredo T-T

      Excluir
  19. Mano, socorro, não consigo passar da parte dos fósforos ;-;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 4 e 6 formam um quadrado maior e três no centro. (:

      Excluir
    2. Cara simplesmente te adoro, demorei muito pra passar

      Excluir
  20. Nossa, terminei agora e adoraria ver teorias sobre esse jogo! Alias, tradução ficou incrível!
    Eu amei o jogo, me surpreendeu
    demais. Lembrou um pouco os jogos do Tachi (por causa de um certo recurso usado ai -spolier-).
    A Bruxa tocou meu coração e eu to louca fazendo teorias sobre quem é o nene. Enfim, ameeei demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nene é a menina do mercadinho, tanto que foi o próprio Walter que pediu pra ela cuidar dele do passado, e ela também sabe usar magia e sabe ver as linhas do tempo, provalvemente este nene , a menina do mercadinho, deve ser uma bruxa poderosa, mas não tanto quanto os gemêos

      Excluir
  21. Adorei esse jogo tem um canal que fez ate gameplay dele e chamado sakura jogos

    https://www.youtube.com/channel/UCAgPUofDctrNF9ppe5Jh-Hg/videos

    ResponderExcluir
  22. Eu to com saudade de quando não era um post por mês ;-;

    ResponderExcluir
  23. Eu não consigo abrir ele fala que necessita do rtp VXAce, eu já baixei e extrai, ainda não abre. Tem algo que eu possa fazer?

    ResponderExcluir
  24. Mano, terminei este jogo, e put q pariu, é um baita de um plot twist o tempo inteiro!
    O bagulho foi tão doido que quando eu terminei eu fiquei tipo: NOOOOOOOOOOOOOOOOOONOA<SGFEWDCDRERWDSVC

    krl, mt bom, mt bom, e no final eles estão vivo até as épocas de hoje, nos créditos aparecem eles com a filha da bruxa vivendo normalmente e pah, tem até um carro e um ipad, os caras são ricos

    ResponderExcluir
  25. Ola!! O jogo esta otimoo, eu amei muito jogar!
    Queria avisar pra vcs que teve só uma falinha que não trasuzil, no finalzinho quando eles pegam aquele item na sala do relogio, se voltar na bruxa boa no corredor ela fala "Por que vocês voltaram? I hate you".
    Só isso mesmo, o jogo esta incrivel obg por traduzirem pra gente <3

    ResponderExcluir
  26. Oi, galerinha lol
    Esse comentário não tem muito a ver com o post, mas há uma perguntinha que eu quero fazer a vocês já tem algum tempo mas não achei uma forma muito conveniente. Queria saber, vocês estão aceitando novos tradutores na equipe?
    Boa tarde, x

    ResponderExcluir
  27. Só pra mim que fica dando erro pra abrir o .rar do jogo? Fica dando como se o arquivo estivesse corrompido ou desconhecido
    Socorro ;-

    ResponderExcluir
  28. Não estou conseguindo abrir o jogo, fica aparecendo como se o arquivo estivesse em um formato desconhecido ou danificado

    ResponderExcluir
  29. Respostas
    1. O meu tbm tava assim, ai eu baixei o winrar no meu pc e consegui extrair o jogo, só que parece que o audio não veio junto, pelo menos comigo aconteceu isso!! o jogo rodou normal, só o audio que n entrou

      Excluir
  30. não consigo jogar, diz que o arquivo tá em um formato desconhecido ou danificado

    ResponderExcluir
  31. Estou tentando baixar mas fala que o arquivo está danificado...

    ResponderExcluir
  32. Não consigo passar o enigma do relogio

    ResponderExcluir
  33. Este é o terceiro jogo q estou baixando por aqui e está demorando muito mais tempo pra baixar que os outros. Sério, os outros levaram no máximo de 3 à 5 minutos, por exemplo: The Witch's House e Mad Father. Mas esse ta levando mais de uma hora e ainda não terminou está na metade e é a segunda vez q estou tentando pois na primeira levou a tarde toda. Pensei q tivesse algo errado ou faltando pois deu erro na primeira, então fui atras e instalei o rpg VX ACE RTP pq já tinha instalado o RTPVX. Agr estou esperando terminar pra ver se vai funcionar. Se houver algum erro com esse download pfvr alguém me explica o q fazer!!

    ResponderExcluir
  34. eu não consigo extrair o jogo!!

    ResponderExcluir
  35. MANO ESSE JOGO FOI MT TOP
    (Parte SEM spoiler)
    O jogo é realmente muito daora,a história também é muito massa,ao decorrer do jogo tudo começa a fazer sentido,e é muito divertido também,tem partes que você vai ter que quebrar sua cabeça pra fazer mas nada absurdo

    SPOILER
    .
    ( SPOILER/ajuda no "final"(""novo final"")

    Gente,quando chegar no "final" do jogo e aparecer "novo final " é realmente pra fazer tudo denovo,nao pensem "ain mas o jogo ta reinciando nao sei oque-" nao,isso faz parte do jogo,tanto que se voce prestar atencao vai ver que alguns dialogos mudaram,se voce nao tiver uma minhoca no cérebro mermao é so lembrar do livro do deja vu aquele cacete nao tava de enfeite meu mano é pra voce se ligar nos detalhes.

    (Parte COM SPOILER SPOILER)

    .

    Aquela parte da chave na 1 vez foi de boa agora na segunda meu deus que raiva,a do fósforo eu ainda fui de boa


    (SPOILER AJUDA)

    ANIMAIS:

    A ordem dos animais para quem estava com dificuldade(tive que pesquisar depois de mais de 10 minutos pensando e eu errando por causa de 1 bixo vs.fd):(SPOILEEEER) raposa,esquilo,texugo,urso,coruja

    CHAVE: se virakkkkk

    INGREDIENTES: os ovos e a manteiga estão na geladeira da cozinha na casa da bruxa,a farinha você compra na loja da bonequinha de cabelo encaracolado(chave estranha na porta 1 porta depois do banheiro)

    BALAS: a bruxinha do cabelo encaracolado vai te dar

    RELOGIO: pelo que eu entendi ele aumenta um número a cada vez,exemplo se agora a diferença entre os números foi 7 a próxima vai ser 8,sla posso tá errado,RESPOSTA: 6

    FOSFORO: 4 e 6

    DINHEIRO: opção dois


    (Dps o resto eu faço to com preguiça)

    ResponderExcluir