quarta-feira, 12 de junho de 2019

Hansel【Tradução】

“É tudo por meu irmão...”


      Hansel é um jogo de exploração, fantasia e mistério criado por himawariness em 2017 no RPG Make VX Ace, com duração de aproximadamente 1 hora. Baseado no conto de João e Maria, os irmãos Walter e Oliver são encarregados de procurar uma erva para seu pai doente, mas acabam presos na casa de uma bruxa, cujas estranhas peculiaridades escondem um mistério mais profundo do que se aparenta. Este jogo ganha sua tradução para Português brasileiro graças a Charlotte (Zero Corpse).


        Não é incomum jogos tanto dentro quanto fora do mundo do RPG Maker, que abordem os contos de fada, especialmente os que são de autoria dos irmãos Grimm. Por outro lado, mesmo que ironicamente sendo desses autores, poucas são as que exploram Hansel e Gretel (o nome original deste conto, e que dá nome ao jogo) como fonte principal. 

       Sendo assim, Hansel já começa com uma ideia diferente, mesmo que à primeira vista não pareça sair do muito da típica exploração de uma “casa/mansão”. Reforço que é apenas uma impressão, pois Hansel consegue impressionar com um enredo bem mais denso e marcante, especialmente por conta dos personagens, outro diferencial. 

      Os personagens, com a única exceção do pai doente, não são flor que se cheirem. A mãe dos garotos é estressada e rude, os garotos são uns pestinhas sem coração, e muitos NPCs que aparentam ser adoráveis por conta da arte na verdade estão te escondendo coisas. 

       E nada disso atrapalha seu prosseguimento do jogo, pelo contrário, Hansel expressa bem que um personagem pode assumir qualquer lado moral, independente da sua posição de protagonista ou antagonista. E por mais que tenha jogos maravilhosos por aí, é justamente esta consciência na abordagem de personagens que tornam muitas obras marcantes, pois fica a seu critério julgar e refletir as ações de cada um. E acredite, em Hansel não faltará opções para tal.


       A arte do jogo, por conta do traço da autora, é bastante “fofo” e usa de tons claros durante a maior parte do tempo. A autora se engajou na pixel art, criando um jogo que quase não há RTP envolvido, o que diminui a discrepância entre arte e cenário, sendo agradável aos olhos. Entretanto, devo admitir que na minha opinião que as imagens de cutscenes não fazem jus ao cuidado da pixel art, nem da dramaticidade que algumas cenas precisavam levar, por conta das poses em muitos casos “estática”. Talvez alguma atualização futura pudesse consertar isso, mas se trata apenas de um ponto de vista meu, o traço não é de arruinar a experiência. 


      Quando se trata da trilha sonora, a artista parece ter se inspirado nos antigos jogos de 16bits, utilizando músicas e sons nesse estilo, inclusive para diálogos. Isto combinado com o cenário, consegue criar o clima de “conto de fadas infantil” que o roteiro usou de fonte.

       Além dos componentes típicos de exploração, o jogo tem como segundo recurso constante o uso de charadas. Algumas simples, outras que levam certo tempo para serem finalizadas. A minha favorita é a da segunda parte, na vila. Hansel também contém diálogos diferentes conforme múltiplas interações, então não deixe de falar com um NPC mais de uma vez, caso contrário poderá perder pistas do enredo. Todavia, nada de mais dinâmico ou diferente comparado a outros RPG Makers...

       ... A não ser um certo quebra-cabeça de deslizar peças. Caso tenha dificuldade nele (o que é normal, acredite), recomendo sair da tela do quebra-cabeça e interagir com ele de novo, até que as peças estejam mais simples de se organizar. 


       Hansel pode parecer simples no começo, com o mesmo início de Hansel e Gretel, mas a autora conseguiu trazer muitos elementos pouco explorados em RPG makers, com personagens verossímeis e certo humor. Haverão momentos que você ficará boquiaberto com algum ponto ou outro do roteiro, e perceberá o quão criativo e com identidade única Hansel consegue ser. 

      O que vocês acharam dos personagens? Da reviravolta? Eu estou curioso. Caso queira compartilhar conosco, não tenha medo de usar os comentários.

E lembre-se, há muito mais do que se aparenta na casa da bruxa.


Download em Português brasileiro, por Charlotte (Zero Corpse)



- Neil

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Faz um tempão que eu não jogo um RPG maker que me chamou bastante a atenção ❤️❤️
    Já quero afundar nessa história heh

    ResponderExcluir
  3. pretendem fazer um detonado dele?

    otimo trabalho♥

    ResponderExcluir
  4. Ok...cheguei meio atrasado.
    Não tava esperando por isso...
    Mas vou baixar mesmo assim,parece ser interessante...

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, já estou baixando o jogo, brigada por mais um <3

    ResponderExcluir
  6. O jogo foi incrivel! Parabens pela a tradução e obrigada

    ResponderExcluir
  7. Não joguei ainda mais parece ser bastante legal quando acabar de jogar volto e falo sobre o jogooo...

    ResponderExcluir
  8. Irei jogar, obrigada pela tradução! <3

    ResponderExcluir
  9. Amo jogos nesse estilo, quero muito jogar já faz muito tempo que não jogo um RPG maker. Mas infelizmente meu computador está quebrado -_-

    ResponderExcluir
  10. Não são muitos os RPG's que me chamam a atenção mas esse me despertou empolgação para joga-lo.
    Faz muito tempo que acompanho os trabalhos aqui da pag e os aprecio bastante. Muito obrigada pela tradução o/

    ResponderExcluir
  11. esse jogo tem quantos finais?
    eu terminei de jogar agora mas não achei muito bom o final, mas adorei os enigmas e o estilo do joguinho
    depois de zerar pela primeira vez o jogo, apareceu que um novo final foi desbloqueado, mas na real não mudou nada, ja to no meio do jogo de novo porem sem paciencia pra ir até o fim de novo.
    me digam se tem alguma alteração especial com isso :T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse "primeiro final" é só algo do jogo, o "novo jogo" que aparece é só a continuação. Mostrando o contexto todo, até o final q realmente tem.

      Excluir
  12. Meu jogo trava bem depois de concluir o quebra-cabeça da chave no quadro pela segunda vez, já tentei fechar o jogo e fazer de novo, até instalar de novo não deu certo... Será que é meu PC?

    ResponderExcluir