sexta-feira, 24 de agosto de 2018

[Tradução] Hello Charlotte EP 2

"Dentro de um sonho, eu rio e o mundo ri comigo"


Olá aqui é a Beuregard! Neste post vou falar sobre Hello Charlotte EP2 feito em RPG Maker VX Ace por etherane (a desenvolvedora de HC EP 1, EP 3 e o do spin-off Delirium). É uma visual novel à la thriller psicológico com quebra-cabeças envolventes. Este é um jogo pago e o primeiro jogo pago a ser traduzido para PT-BR pelo Megazao da Zero Corpse <3
"Olá, novo Marionetista! Conheça Charlotte - uma marionete que você irá controlar. Conheça os amigos alienígenas dela, seu gato estranho e um tal de Observador.
Navegue fundo nos horrores da comida de fast-food, mundo televisivo, religião e novelas românticas para mulheres de meia idade. Mantenha a sua marionete segura a todo instante... Ou não."
★ Charlotte ★

Sua marionete humana. Ela é muito boa, ingênua e confia extremamente em você, Seth. Convive com seus amigos aliens e geralmente segue tarefas de seus pais.
★ Anri 

A melhor amiga de Charlotte na escola. Gosta de provocar e é sarcástica com os outros.
★ Huxley ★

Um cirurgião e cientista (ele considera o último sua religião). É um homem bem ocupado já que possui um hospital interdimensional na Casa. Dizem que uma vez comprou milhares de caixas de durex para razões desconhecidas.

★ Aiden ★

Um costureiro e um alienígena. Nutre muito carinho por Charlotte e faz vestidos fofos e inusitados para que a mesma use. É o mordomo da Casa e muitos acham que ele possui uma mania obsessiva com limpeza. Gosta de simetria.
★ Bennet ★

Um dos assistentes de Huxley. Muito sentimental com suas novelas, tanto que fica assistindo-as até tarde e geralmente dorme no sofá da Sala de TV.
★ O Homem Guarda-Chuva ★

Charlotte queria chamá-lo de "Observador", no entanto ele achou este apelido muito rude. Ele a visita ocasionalmente para saber como ela está e ele, possivelmente tem mais poderes que você.
★ Felix ★

É o sobrinho de Huxley. Um pouco egocêntrico e sentimental, coloca Charlotte em um grande problema devido à sua curiosidade. Em alguns momentos chega a ter uma relação indiferente com ela, no entanto percebe-se que Felix se importa com Charlotte.
★ C ★

É o novo colega de classe de Charlotte. Diz que é o Deus desse mundo.

A princípio o jogo nos causa nostalgia - já que estamos controlando Charlotte novamente. Ao mesmo tempo que tudo aparentar estar normal, há um toque de diferente. Podemos ver como as aventuras do primeiro jogo afetaram Charlotte psicologicamente, isso mostrou um cuidado em relação ao desenvolvimento da personagem após os eventos do primeiro jogo. A ambientação inicial muda com pequenos detalhes que somente um explorador poderá perceber, indico investigarem bastante e lerem com atenção tudo já que isso possibilita um maior entendimento tanto da história como dos personagens e suas ações.

Devo apontar que as artes dos personagens mudaram, podemos ver que Charlotte não foi a única afetada pelos eventos passados e pelo tempo. 

Todos nós estamos Charlotte...

Vemos um outro lado do Mundo de Charlotte, ficamos confusos a princípio e depois nos acostumamos devagar em relação a ele, pois novas armadilhas nos esperam nessa nova parte do mundo que nos deixa atordoados e perdidos mesmo com os objetivos marcados. 

A música está diferente. Feliz e tranquila, alternando entre momentos de horror e tensão, bem diferente do EP1 que a música causava estranheza no jogador. Eu senti que ela, em alguns momentos, era feliz dando a nós, jogadores, boas vindas ao retorno de Seth e Charlotte

Claro...

Nós podemos ver um pouco mais da vida diária de Charlotte, como é a vida dela na escola, como são os estudantes e professores... Um cenário mais colorido se forma diante de nós nessa aventura de Charlotte, só que eu sinto que apesar de tantas cores há um toque de tristeza e melancolia. É claro que devo avisar que jogo contém assuntos delicados como suicídio, depressão, ansiedade etc.

Charlotte, após os eventos do primeiro jogo, ficou doente e precisa de cuidados constantes, isso quebrou o meu coração pois ela tenta fazer de tudo para aguentar por seus amigos (mesmo que alguns não a tratem bem na maioria das vezes). 

Fofinha...


Vou falar sobre Seth, o marionetista, (vulgo nós) que controla Charlotte durante a sua jornada, aconselhando-a e consequentemente estando com a vida da pequena Charlotte em suas mãos. Temos um "maior" conhecimento sobre Seth, pois creio que Charlotte o cite mais vezes nesse jogo do que no primeiro, temos uma noção maior sobre seus gostos e personalidade.

Será...?

A história se desenvolve suavemente, com muitas metáforas (fiquem espertos com os diálogos). O jogo possui muito texto e pode cansar, então recomendo que pause um pouco para respirar e depois volte a jogar <3
Os controles continuam os mesmos mas a desenvolvedora adicionou novos métodos de gameplay como Socializar, que é um tipo de batalha. Só que você... conversa com as pessoas. Eu achei este estilo de gameplay genial e bem condizente com a realidade, principalmente para pessoas tímidas como eu. 

Vamos tentar socializar Seth

Falando do modo de Socializar: É um sistema simples de ter que derrotar seu oponente para que ele converse com a Charlotte. Achei as habilidades interessantes, já que não temos uma "arma" de fato como uma espada ou feitiços, apenas nossa habilidade conversativa e isso é interessante.

Para pessoas que jogaram RPGs de escolha ou jogos com um sistema de amizades, vou dar como exemplo o jogo de terror exclusivo para PS4 "Until Dawn", no qual durante os diálogos os personagens devem fazer escolhas sobre o que falar e isso acarreta na diminuição ou aumento da amizade entre os personagens. O sistema de Socialização de Hello Charlotte EP2 é parecido e foi muito bem-vindo já que os jogos anteriores não possuíam "batalhas", é uma inovação muito apreciada na série.

Um dos quebra-cabeças...

Este Hello Charlotte tem muito mais texto do que ação, por assim dizer, é óbvio que você pode morrer caso erre algum quebra-cabeça ou abra a porta errada. No entanto, em sua grande maioria, o jogo é composto somente por diálogos, muitos deles importantíssimos para a trama e outros apenas para o desenvolvimento de personagens. Isso não foi um ponto negativo pois expande ainda mais a história de Hello Charlotte, só que achei que deveria apontar isso, já que algumas pessoas podem ficar exaustas após ler muito texto já que contém muita informação.
Você pode comprar o jogo pelo Steam ou Itch.io <3
No caso do Steam, clique com o botão direito do mouse no jogo em sua Biblioteca, "Propriedades" e selecione "Português". 

★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★
 
★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★

35 comentários:

  1. eu não consigo joga o HC1 NÃO tá querendo extrair me ajudam ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tente atualizar o winRAR,eu atualizei o meu e foi

      Excluir
    2. oi, eu não sei baixar, e eu n tenho como comprar, tem outra forma de baixar??

      Excluir
    3. Tenta extrair no .7z ao vez do .zip

      Excluir
  2. Já joguei esse jogo, porem vou jogar novamente só pra ver essa tradução :3
    Já que vocês decidiram traduzir jogos pagos, poderiam dar uma chance a Mad Father na Steam?
    Se forem traduzir, podem levar o tempo que precisarem.
    Obrigado pela tradução!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gui,
      A série Hello Charlotte é um caso à parte, visto que o primeiro episódio e o Delirium é grátis. Porém, Megazao achou que seria interessante prosseguir com os demais títulos e felizmente etherane aceitou.

      Não temos qualquer panorama de como será nossa relação com jogos pagos ainda, mas é certo que sempre vamos recorrer aos autores /originais/, o que excluiria jogos licenciados por terceiros, como é o caso de Mad Father (no caso a Playism).

      Lembrando que isso foi uma iniciativa do Megazao, então a ZC não tem intenção de procurar ativamente por jogos pagos para traduzir.

      Excluir
  3. oi ZC

    eu queria saber se tem como apagar os dados no childhood end, peguei o one and only happy end e agr n consigo mais jogar XD queria recomeçar pra pegar o true end

    e obg pela tradução owo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se tem como. Talvez apagando o save? Ou desinstalando e baixando?

      Excluir
  4. Meu aniversário foi dia 24 de agosto...
    Ah cara, amos vocês da Zero Corpse!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela tradução! Em breve terá um gameplay do jogo!

    ResponderExcluir
  6. cara, eu comprei o jogo na steam dia 23 :'D djkfsk TANTO FAZ, BORA REJOGAR PQ FOI A ZERO CORPSE QUE TRADUZIU XD

    ResponderExcluir
  7. Ola, isso serve com a demo ?

    ResponderExcluir
  8. Puxa pena que eu to lizão pra comprar o jogo por hora , mas ainda vou conseguir

    ResponderExcluir
  9. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA VOCÊS SÃO INCRÍVEIS!
    Estava muito ansiosa e animada para experimentar a tão bem falada sequência de Hello Charlotte, mas ter só em inglês me deixou insegura se eu comprava ou não. Agora não tenho mais dúvidas! Muito obrigada, do fundo do meu coração!!! S2

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente Hello Charlotte é um dos melhores RPG Makers que eu já joguei! A história, a arte, a atmosfera e a música são ótimas! Obrigada pela nova tradução, vcs são os melhores!!

    ResponderExcluir
  11. A equipe inteira da Zero Corpse é demais, todos nós agradecemos a tradução <3

    Uma pergunta: Quando terminarem de traduzir The Sandman, planejam traduzir The Boogie Man?

    ResponderExcluir
  12. Nem game play me ajuda a morrer menos jogo haha

    ResponderExcluir
  13. Ammmmei a tradução parabéns! uma curiosidade vão traduzir ep3? quero muito saber como acaba <3

    ResponderExcluir
  14. tem como abaixar esse Episodio 2 gratis?

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Não consigo jogar em português ;-;
    eu vou em propriedades na steam, mas não tem nada

    ResponderExcluir
  17. façam a tradução de hello charlotte childhood end por favooooooooor (eu dou um biscoito se vocês fizerem!)

    ResponderExcluir
  18. Poxa joguei o Ep 1 e gostei bastante ;3
    Achei que teria como baixar como os outros RpgMakers por aqui, mas ok ;^
    Só acho que vcs se contradizem um pouco não colocando esse jogo, mas colocando vários outros pagos na steam, como misao, bad father, LiEat e outros milhoes de joogos ;3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há contradição. Todos esses títulos são gratuitos. As versões na Steam ou contém atualizações ou estão lá como forma do criador ganhar algum tipo de lucro. Nem a vgperson retirou os títulos que ela traduziu do ar.

      Agora, se algum dia vocês encontrarem algum jogo que realmente se encaixe sob forma de pirataria, nos avise que retiraremos do site. Mas não é o caso que você citou,

      Então por favor pesquise antes de falar coisas desse tipo, e pode baixar os títulos daqui sem medo ;3

      P.S.: wtf, desculpe-me responder na conta errada.

      Excluir
  19. Só por curiosidade, se eu baixar pela steam já vai vir traduzido em português?

    ResponderExcluir
  20. Respostas
    1. É porque você tem que comprar na steam ou na itchio pra jogar

      Excluir
  21. O jogo não está mais disponível na versão da ZeroCorpse? Apenas na Steam?

    ResponderExcluir