terça-feira, 1 de maio de 2018

Tradução: Four Eyes

Afinal, os aliens são eles ou somos nós?


"Four Eyes" é um jogo de aventura e sci-fi desenvolvido no RPG Maker VX Ace por Whiona (Opal Starlight), lançado em fevereiro de 2017, contendo dois finais: um normal e um secreto. Sua duração é de uma a uma hora e meia, dependendo da rapidez do jogador ao resolver os puzzles durante a jogatina. 

"Os humanos e uma raça alienígena estão em guerra. Jett Sherazi é o capitão de uma nave em missão de entregar mísseis para o ataque ao inimigo, mas as coisas tomam um rumo diferente quando ele e um alienígena invasor são jogados -acidentalmente- em um planeta inabitado."





Four Eyes é um daqueles jogos em que você anseia o final por conta da história dos personagens, e não necessariamente por conta do que está acontecendo em um contexto geral. O roteiro do jogo é bom, a história é bem construída e os personagens, ao longo da gameplay, vão se desenvolvendo cada vez mais tanto em personalidade quanto ao mostrar para o jogador quem eles realmente são. 

A história de Four Eyes é bem mais focada nos personagens do que no contexto geral em si, porém, mesmo focando bastante nos personagens ele dá um bom entendimento do que está acontecendo fora dali. O clima entre Jett e Toa -que basicamente desenvolvem a história ao longo do jogo-, consegue ser afetado pela guerra lá fora, ainda mais por conta dos segredos que cada um esconde um do outro. 

Acredito que isso, com toda a certeza, é o ponto alto do jogo: estabelecida uma relação de confiança entre as personagens, eles revelam o porquê de realmente estarem ali e mostram seus objetivos em trabalharem juntos, além do arrependimento por algumas escolhas feitas no passado. 

Em suma, o roteiro cumpre o desejado, além de nos mostrar algumas surpresas durante o andamento da história, mudando totalmente o rumo em que o jogador pensa que ela pode terminar. Four Eyes é um jogo que foge bastante dos filmes ou os próprios jogos que mostram uma guerra alienígena, também nos mostra um outro lado da relação entre humanos e aliens. 



Os gráficos de Four Eyes são surpreendentemente muito bem feitos e detalhados, eles dão uma ótima ambientação alienígena para o jogo. Tanto os sprites dos personagens quanto os próprios gráficos mesmo mostram isso. Tudo parece ter sido bem pensado para que ele passasse essa aura de tecnologia alienígena avançada. 

Créditos 


Os gráficos, personagens, trilha sonora e história de Four Eyes fazem com que ele seja um jogo que valha a pena de ser jogado, especialmente pelo fato de tudo se encaixar perfeitamente, criando a atmosfera perfeita. Uma das coisas que ajudam nisso é a trilha sonora do jogo, a forma como é tocada faz com que essa vibe sci-fi fique ainda mais evidente.

Porém, o ponto mais alto do jogo ainda sim é o desenvolvimento dos personagens e as relações entre eles durante todo o jogo. Por mais que seja uma gameplay curta, ainda sim é interessante ver como os personagens que estão ali são cheios de ambições, além de querer passar uma mensagem para o jogador. Afinal, quem são os aliens? Eles, ou nós? 



Setas do teclado: movimentam os personagens. 
Z / Enter: interage com os personagens e o ambiente. 
X: abre o menu dos personagens
S: é usado para a troca de personagens.

Não há nada de muito inovador na jogabilidade, porém essa mecânica de troca de personagem é uma coisa que foge um pouco do comum em jogos de RPG Maker. É uma das mecânicas mais interessantes do jogo, afinal você só conseguirá passar de certas partes se usar alternadamente os Jett e Toa.


A versão traduzida para o português foi disponibilizada pela Irisu e pode ser baixada aqui.

O detonado foi traduzido pelo Megazao.


Antes de acabar o post com o detonado, queria dar os créditos a Nana pelas imagens que eu usei para montar o post, além do esforço dos dois tradutores para que essa postagem saísse! Além disso, gostaria de pedir desculpas pela inatividade aqui no blog. Sei que faz muito tempo que eu não apareço, mas parte disso foram por causa da falta de tempo e alguns problemas internos meus. Espero estar trazendo mais posts à partir de agora para vocês! Com amor: Letty <3.




.
.
.
O que você ainda está fazendo aqui, huh? Quer mais?
.
.
.

A força tem suas próprias fraquezas (Akutagawa Ryunosuke)
-Letty.

27 comentários:

  1. Ele não tinha sido postado antes??
    Ou vcs só postaram algo sobre ele?Ah buguei...
    Pois lembro que bem antes postaram algo sobre esse jogo "Four Eyes" não sei se foi tradução ou crítica do que acha sobre o jogo. Eu hein...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eles tinham postado o jogo antes , pelo que sei, mas não estava traduzido para o português

      Excluir
  2. Omg esse jogo traduzidooo <3 /morre

    ResponderExcluir
  3. MANO DO CEU JOGUEI
    FOI LINDO DEMAIS
    O MEU DEUS DO CEU
    CHOREI MUITO/]
    OBREGADO

    ResponderExcluir
  4. Eu estava esperando uma nova postagem! <3
    Por mais que eu saiba que os post's são normalmente mensais, eu olho todo dia. rs
    Joguei o comecinho e já to amando - amando mais ainda o Toe, que coisa fofa que ele é - muito mesmo!
    Beijão para você Letty, que fez o post, e também para Irisu, que fez a tradução linda! E é claro que também para Megazao que fez o detonado totoso'. quq
    Lhes amo! aaaa sz

    ResponderExcluir
  5. Oh, céus isso é um sonho???!!!
    Eu realmente estava atolada em provas e acabei não vendo esse post no dia que ele saiu, BUUUT JESUS THIS IS SO GOOOOOOOOOOOOOOOOD.
    Estou extremamente feliz, tenho que agradecer imensamente a equipe que traduziu esse jorginho <3

    ResponderExcluir
  6. GENTEEEE ESSE JOGO É MUITO AMAZING!!! Mds, muito obrigada por traduzirem o jogo, a tradução ficou OTIMA!!
    Eu morri com os dois finais, mas o meu preferido foi o secreto. SO BIUTIFUL!!!
    Depois perguntam pq eu amo esse site. MUITO OBRIGADA PELA TRADUÇÃOO S2

    ResponderExcluir
  7. AMEI O JOGO, muito obrigada pela tradução, eu amo o trabalho de vocês <3

    ResponderExcluir
  8. Eles dois são muito fofos aaaaa, amei o jogo

    ResponderExcluir
  9. QUE FINAAAAIS
    Nem acredito que terminei os dois ainda hoje. Meu preferido continua sendo o normal, mas foi divertido (e fofo) seguir a rota do secreto. Admito que desde o comecinho eu shippei o Jett com o Toa kkkkkkkkkkk
    Obrigada por traduzirem!! <3

    ResponderExcluir
  10. Nossa já tô ficando sem esperança a tradução de The Sandman ainda está em 60% desde o ano passado mas adorei a tradução desse jogo

    ResponderExcluir
  11. AAAAAAAA,meu coração disparou na parte final, eu quase chorei de felicidade

    ResponderExcluir
  12. Boaaaaaaa final épicooo, voces sempre conseguem traduzir impecavelmente, vocês estão tendo dificuldades com pocket mirror?? alguma previsão de qunado sai???

    ResponderExcluir
  13. Esse jogo parece ser massa, vou aderir
    Aliás, tem um jogo que lançou recentemente mas que também é bem interessante. O nome é Shroom Soup e é sobre uma garota qur toma uma sopa amaldiçoada de cogumelos, e então acorda num mundo onde tudo e todos estão sendo contaminados por cogumelos. Só uma sugestão pra traduzir ^^

    ResponderExcluir
  14. Esse jogo superou minhas expectativas, mas ainda prefiro Ao Oni.

    ResponderExcluir
  15. eu amo esse blog , mesmo q demore para sair algo , quando sair eu sei que será algo gostoso de se ler

    ResponderExcluir
  16. Mano eu amei jogar esse jogo! eu jurava q ia ser ruim, mas se vc tbm pensa assim q vai ser ruim baixa pfv baixa q vc vai ver q é a uma das melhores coisas q o ser humano já criou

    ResponderExcluir
  17. como faz pra conseguir o final secreto?

    ResponderExcluir
  18. Muito bom esse jogo <3,mas jogos assim <3,historia linda e maravilhosa,apaixonei *-*

    ResponderExcluir
  19. EU FIQUEI COMPLETAMENTE NO CHÃO QUANDO ELES SE BEIJARAM NO FINAL

    TENHO QUE PROCURAR MAIS JOGOS ASSIM <3333

    OBRIGADA AO PESSOAL DA ZERO CORPSE PELO MARAVILHOSO TRABALHO
    AMO VOCÊS

    ResponderExcluir
  20. AAA COMO CONSEGUE O FINAL SECRETO
    JA TENTEI 3 VEZES ;-.

    ResponderExcluir
  21. AAAAAAAAAAAAAAA QUE JOGO INCRÍVEL <3
    Muito obrigada pelo trabalho duro de traduzirem! Vocês são incríveis <3

    ResponderExcluir
  22. Não abre no Android ;-;, usei o emulador Neko e apareceu que alguns arquivos nao eram suportados, ahhh queria jogar

    ResponderExcluir