sábado, 31 de julho de 2021

It's Not Me, It's My Basement

 “Because as easy it is for a flower to bloom... it is just as easy to wilt and wither away”

 
   Olá ! Eu sou o novo redator da Zero Corpse, Fulcanelli. Seja muito bem vindo a minha primeira postagem aqui no blog, depois de tantos anos admirando o trabalho incrível da ZC, decidi finalmente tentar fazer o teste de redator e bem… Aqui estou ! Darei o meu melhor para trazer uma leitura agradável e despertar vosso interesse, espero que possamos nos dar bem.


Introdução


    Acredito que todos concordam que entre os gêneros de jogos em RPG Maker, o terror é um dos mais populares, e, nesse universo, surgem algumas obras que fogem um pouco dos moldes padrões desse estilo, seja por uma narrativa mais voltada para elementos metafóricos, ou sobre conceitos e ideias pouco exploradas em outros títulos.

    Esse é o caso de It's Not Me, It's My Basement, um jogo de terror criado por ArcadeKitten, na engine do RPG Maker MV, traduzido para diversas línguas (incluindo português brasileiro) e contendo uma duração de apenas 45 minutos.


Sinopse



Embry é uma criança, sem gênero específico, que foi deixada sozinha em casa. Seus pais não aparecem há bastante tempo, o que deixa a criança encarregada dos afazeres domésticos básicos e principalmente das refeições, não para si, mas para uma criatura hostil trancada no porão da casa. O dever de Embry é: todos os dias deixar a casa, minimamente, limpa, fazer as compras, e alimentar o monstro que vive em seu porão.


Personagens

Embry é uma criança ingênua e pouco sociável, ela é indiferente com todas as pessoas em sua volta, mesmo que, esses a tratem com certo carinho.
Dr. D. Light é um médico hábil e gentil que está de passagem na cidade, ele vai até a casa de Embry na tentativa de curar seus pais que estavam “doentes”. Ele é bem comunicativo e demonstra uma simpatia incomum com as pessoas.

Análise


Enredo -


        A primeira vista, esse título não me chamou tanta atenção, não demonstrou uma proposta super interessante logo de cara, e, ao experimentar, senti que o jogo iniciava de forma brusca, já ordenando que o jogador cumprisse uma ordem, sem explicações, nem introdução. Mas acredito que seja justamente nessa frieza e desespero do personagem em cumprir a tarefa que começa a tornar as coisas mais interessantes. De forma geral, o plot consiste em: você vive em uma casa sozinho, e há um monstro no seu porão, você deve alimentá-lo todos os dias para que ele não fique descontrolado. Simples, certo ? Na verdade, simples até demais, e, isso por si só, não bastaria para um bom jogo, entretanto, serve de forma excelente como pedra angular para a narrativa de forma geral.

        Ao longo de três dias, acompanhamos a rotina de Embry, seguindo os mesmos procedimentos todos os dias. Durante esse período, o monstro vai se aperfeiçoando e evoluindo, o que faz a personagem entrar em conflito com o modo de cuidar da criatura e o que fazer. Esses conflitos se manifestam em escolhas que o jogador pode fazer para guiar os acontecimentos narrativos.
 
Durante sua finalização, a obra traz reflexões sobre o comportamento do protagonista, em relação ao porão. Entendo que essa parte seja um simbolismo, uma mensagem do jogo para o jogador, por forma de metáfora, em relação a continuar “alimentando o monstro”, ou impedir, desesperadamente, qualquer forma de ajuda. O que essa mensagem significa é puramente interpretativo, e claro, tudo isso acompanhado de um momento bem tenso e sinistro, a única parte realmente “assustadora” do jogo.

Parte artística - 



        A maneira com a qual as coisas são descritas, trabalha de forma harmoniosa junto ao estilo artístico do jogo, trazendo muito simbolismo, e contribuindo com uma atmosfera ideal para a proposta da obra. O desconforto transmitido por todas as coisas, causa aflição, tudo carrega da essência mais precária que pode, por exemplo, o pão velho, o mofo nas paredes, a cidade acromática e desolada, e, principalmente, a resposta do protagonista a este ambiente, já que vemos o mundo através de seus olhos e, consequentemente, sua interpretação. Isso fica nítido em suas interações com as pessoas, nenhuma delas possui um “rosto” como Embry, e suas falas são sempre supérfluas e cheias de maneirismos sociais, que são sempre ignorados pelo personagem principal. 
 

Trilha sonora - 



        Infelizmente, o jogo peca muito na questão sonora, a maior parte dele se dá em silêncio, e, em raras exceções, como durante um flashback, há a presença de uma música de fundo, e mesmo essa, não é nada marcante. Isso é compreensível por se tratar de um jogo tão curto, mas, mesmo assim, acredito que o autor perdeu um elemento enriquecedor para sua obra.

 

 


Conclusão

        It's Not Me, It's My Basement surpreende com sua história, e entrega mais do que promete ser. Definitivamente, não é uma obra prima, mas para sua proposta como um jogo curto, devo dizer que admiro o trabalho de ArcadeKitten em operar tão bem com recursos tão limitados. O jogo é gratuito mas você pode doar qualquer quantia que quiser para o desenvolvedor, recomendo que vá conferir o jogo por conta própria, afinal, você pode em um curto período de tempo adquirir uma experiência interessante sem pagar nada, é uma situação tão favorável que parece quase impossível criar uma desculpa pra não jogar.

[Editado em - 16/12/2022]

    É com imensa satisfação que eu venho informá-los que esta tradução foi disponibilizada pelo prezado Miletus, que se empenhou em traduzir o jogo de forma espontânea e independente. 
    A equipe da Zero Corpse parabeniza-o pela iniciativa e, pessoalmente, torço para que ele tenha se divertido em sua experiência como tradutor. Espero que tenhamos o prazer de escrever mais dedicatórias em futuros projetos, e desejo-o sorte em seus próximos trabalhos, se assim for seu desejo. 
    Obrigado Miletus!

- Fulcanelli
    

22 comentários:

  1. Bem vindo Fulcanelli! Fico feliz que temos mais um redator no Zero Corpse, adorei o post, vc escreve muito bem! Confesso que também passei pelo jogo e não dei atenção, mas parece ser interessante então vou dar uma olhada.
    Acompanho a pagina a anos e sempre tive vontade de me tornar uma redatora também mas tenho 0 conhecimento sobre isso kkkk mas quem sabe, vou ver se tento no futuro fazer o teste. Obrigada pela recomendação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito contente que tenha gostado. Admito que ser um redator tem sido uma experiência bem divertida.

      Excluir
  2. Olá senhor Fulcanelli ! Seja muito bem vindo a Zero Corpse! Gostaria de saber se esse jogo funciona no EasyRpg player

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, agradeço a boa recepção.
      O EasyRpg player só é compativel com as engines do RPG Maker 2000/2003. Então pelo menos por enquanto é incompatível.

      Excluir
  3. Adorei o post e o jogo, achei interessante desde o título, vou jogar em breve quando tiver um tempinho. Obrigada e seja bem vindo!

    ResponderExcluir
  4. FINALMENTE EU JÁ TINHA JOGADFO MAS AGORA VOU JOGAR MELHOR

    ResponderExcluir
  5. Bem vindo/a/e Senhor Fulcanelli! Belo blog :)

    ResponderExcluir
  6. como que baixa ?����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ssoso
      Na pagina oficial do jogo
      logo abaixo do título tem a opção "Download Now"
      Assim que você clicar nela vai aparecer várias opções de doações, mas elas são opcionais, o inicio do texto de download diz isso, e logo abaixo está escrito "No thanks, just take me to the downloads", a partir daí você será redirecionado para uma página com diversas opções de download, basta escolher a versão compativel com o seu sistema operacional e a língua que deseja jogar.

      Excluir
  7. Heyy,se importa se eu publicar no Amino,comu de FNF,irei dar os créditos a vc,se importa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro ! Contanto que dê os créditos e divulgue o blog não vejo porque não.

      Excluir
  8. Bem vindo ao zero corpse fulcanelli!! Achei muito interessante sua forma de escrita, inclusive me trouxe mais curiosidade sobre esse jogo, afinal, não tinha me chamado tanta atenção de inicio

    ResponderExcluir
  9. Bem-vindo e obrigada pela sua resenha maravilhosa, esse eu não conhecia mas vou jogar agora mesmo! <3

    ResponderExcluir
  10. Bem vindo, Fulcanelli! Sua escrita e o jeito que conta sobre o jogo é íncrivel, espero que se divirta trabalhando no Zero Corpse <3 obrigada pela resenha!

    ResponderExcluir
  11. mas não tem em pt br? inclusive, ótima desc sobre o game ! e seja bem vindo:p

    ResponderExcluir
  12. Bem vindo, eu espero que não demore muito para sair a tradução em português. Esse jogo parece ser super legal, to bem animada pra jogar :)

    ResponderExcluir
  13. oiii, baixei o game mais ele n esta abrindo a pasta dele esta parecendo como ´ não confirmado` oque eu posso fazer para ter o game!!!

    ResponderExcluir
  14. bom,mas n tem continuaçao,ent perdeu 1 pomto

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde. Acabei de mandar uma mensagem no seu formulário de contato em nome de Arcadekitten, a criadora deste jogo, a respeito de certos problemas com este post envolvendo copyright.

    ResponderExcluir