sábado, 5 de dezembro de 2020

Therapy with Dr. Albert Krueger

 “Eu sou o Doutor Albert Krueger, e serei encarregado da sua terapia dos sonhos hoje…”

Hallo.

       Como vocês estão? Já estamos em dezembro, e sequer ainda digeri tudo o que aconteceu neste ano que não deve ser mencionado. Whoa. Enfim, vamos para a postagem? Eu tenho uma recomendação e tanto para vocês.

       Therapy with Dr. Albert Krueger é um jogo feito no Ren’py  por dino999z para o segundo Spooktober Visual Novel Jam (realizado em Setembro/Outubro de 2020), ganhando o primeiro lugar. Poossui uma duração curta (30 minutos por cada um dos 3 finais aproximadamente), mas apresenta enredo e estética singulares, que irei comentar ao longo da postagem. 

       Recentemente, o jogo recebeu uma tradução para o português brasileiro por Rance, da equipe Doki Doki Translate Company, então caso tenha problemas com o inglês, poderá conferir ao final um link para o site do grupo!

Sinopse

 O trabalho está mais cansativo do que o normal?
Sem humor, confuso e inquieto?
Está perdendo a confiança para falar quando quer?
Então parece que você precisa de nossa recém patenteada
★ Terapia dos Sonhos ★!

       O gênio do Dr. Krueger brilha novamente com suas mais novas sessões terapêuticas revolucionárias. Permita que o novo tratamento de Krueger resolva os casos mais difíceis de transtorno mental (revisão por pares pendente) e medos em nosso dia a dia em constante mudança. A genialidade reside não apenas nas técnicas impressionantes de Krueger como terapeuta, mas também no que ele chama de "Terapia dos Sonhos", combinando a tecnologia de neurônios revolucionária com seus princípios de terapia mantidos de perto.

Então, o que você está esperando? Inscreva-se hoje para sua terapia!

Análise

(Esta postagem contém linguagem neutra, por conta da presença de um personagem não-binário. Apenas avisando para não achar que foi algum erro de digitação.)
 
       Imediatamente, a estética chama a atenção do jogador. O uso de uma palheta limitada e contrastante, junto de um traço único, meio cartunesco, destaca o jogo por conta deste conjunto de elementos que torna-o elegante e minimalista. Mas se não bastasse a aparência única, você também se vê em um enredo pouco comum por aí: a de estar sentado em uma sala com um terapeuta que com certeza não é a melhor das pessoas do mundo (e nem faz tanta questão de esconder isso, sendo sincero). E isso vai se mostrando de forma gradual: Uma mudança de cenário repentina aqui, um pouco de sangue deixado de propósito ali nos puzzles simples, um jumpscare bem posto… Até que de acordo com seu comportamento, o final de sua sessão encerra com algum plot twist interessante.  

 
       Desde as primeiras falas, você nota o quanto os dois personagens são bem interessantes, apesar da curta duração para conhecê-los. Nosse protagoniste, Taylor, é alguém bem pé no chão e que questiona muita coisa, mas também não respeita as técnicas de Albert dentro do que o bom-senso permite. Aliás, falando em Taylor, como é bem incomum termos protagonistas não-binários, isso me deixou bem surpreso e contente. Já Albert Krueger é uma pessoa excêntrica, cujas falas você fica em dúvida se ele está sendo sincero ou sendo irônico com você, dado a sutileza e elegância com que nos dirige as perguntas e responde os questionamentos de Taylor.

 
       Sobre os finais, o criador recomenda você seguir por entre o 1, 2 e 3. Não é uma linha muito difícil de seguir, entretanto, dado que o jogo consegue te guiar de forma persuasiva por cada um deles. E o último final (considerado o verdadeiro) é de longe o mais interessante dos três. Vale lembrar que Therapy with Dr. Albert Krueger é um spin-off do jogo principal do autor, Vincent: The Secret of Myers, e este final traz justamente a linha que correlaciona os jogos.

HM.

Conclusão

       A fama de Therapy with Dr. Albert Krueger não é à toa. Seus gráficos e jeito atrativo de desenvolver seu roteiro mostrou a forte estética de dino999z, que apesar de colocar sua história em um ano bem avançado, usa elementos de histórias mais noir, em uma elegância tecnológica que requer certa estabilidade artística para manter equilibrado. Isso me fez ir imediatamente atrás do jogo principal dele (assim como outras pessoas) e ficar no aguardo para quando sair completo, afinal, mesmo com tão pouco conteúdo, dá para se ter ideia da genialidade e criatividade do autor. E seria um crime não compartilhar isso com vocês.

       Então, até nossa próxima postagem. Continuem se cuidando, o ano está acabando!

 Página Oficial do jogo [Inglês/Espanhol/Chinês/Coreano]

Página no Doki Doki Translation Company [Português]

  

 Falando em elegância clássica... (Mais?)

- Neil

23 comentários:

  1. Muito obrigada por trazer esse jogo! Terminei ele agora e fiquei feliz (????) kjsaksjkajs
    Enfim! Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Hmmmm, eu tava precisando mesmo de uma terapia fnsdfkljd

    ResponderExcluir
  3. talvez eu jogue por que eu realmente estou curioso
    como o enredo vai desenrolar até o final

    ResponderExcluir
  4. pfv traduzam vicent:the secret of myers tambem

    ResponderExcluir
  5. eu nao consigo passar da primeira parte(das carta de matematica)
    eu tento clicar nos numeros e nao vai
    ja tentei com o teclado e nao vai tambem
    o que eu faço?

    ResponderExcluir
  6. fico tão feliz que vocês voltaram com o conteúdo!

    quando vi que vocês estavam recrutando, senti vontade de me inscrever, mas sei 0 coisas sobre programação, embora eu traduza muito bem.

    Mas ainda assim, fico feliz por vcs terem voltado! <3 Continueeem

    ResponderExcluir
  7. Só queria que vcs terminassem a tradução de pocket mirror;-;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cobrar não faz sair mais rápido
      ( ͡👁️ ͜ʖ ͡👁️)

      Excluir
  8. Noooossa, esse parece ser muito bom! Quando der, eu jogo ele Sz

    ResponderExcluir
  9. Ameiii o jogo <3 <3 maravilhoso ele e está maravilhosa a postagem <3.
    Ps:Queria saber se vocês iram fala dos outros jogos desse maravilhoso criando *-*

    ResponderExcluir
  10. Joguei ele hoje e mds KKKKKKK
    Que bela surpresa eu tive
    Vou tentar jogar o do Vincent depois, gostei da spin-off

    É atrasado, mas boa postagem e recomendação!

    ResponderExcluir
  11. eu não to conseguindo abrir o jogo
    do que precisa?

    ResponderExcluir
  12. vcs podiam traduzir vicent aaa eh um jogo do mesmo criador mas so tem 3 capitulos ate agr

    ResponderExcluir
  13. Eu simplesmente amei o jogo! Sabesm se pretendem traduzir vicent:the secret of myers também? Fiquei bastante interessado

    ResponderExcluir
  14. Vocês poderiam traduzir Vincent: The Secret of Myers?

    ResponderExcluir
  15. Como faço para baixar o jogo no celular?

    ResponderExcluir
  16. Qual é a média de horas pra terminar esse jogo? Ele é longo? Me interessei então queria saber pra não me decepcionar querendo mais.

    ResponderExcluir
  17. O link da tradução não tá funcionando D:

    ResponderExcluir
  18. o link da tradução não funciona

    ResponderExcluir
  19. o link da traduçao n ta funcionando

    ResponderExcluir