quinta-feira, 19 de novembro de 2020

【TRADUÇÃO】O amanhã não virá para aqueles sem █████

Naquele dia, nós contamos uma mentira.

O amanhã não virá para aqueles sem █████ é um jogo de puzzle e visual novel criado por etherane em 2020 no RPG Maker VX Ace, com duração de aproximadamente meia hora. Foi traduzido para português pela Charlotte (Zero Corpse).

Atenção!

Há nesse jogo imagens piscantes e sons muito altos. Tenha cuidado!

Sinopse

Futurista pós-religião. Serviço de hotel questionável. Crime celestial.
Tem algo de que você esteve esquecendo.

Personagens


Ori
Corista esquecido que temporariamente está no Hotel.
Ele não canta.



Rem
Amargurado e cauteloso residente do Hotel.
Cheira a alcaçuz salmiac.


Análise

São poucos os criadores que conseguem criar experiências tão impactantes como etherane. Embora seja um jogo relativamente curto e simples, consegue ser intenso, profundo e complexo de várias formas. Inclusive, embora não seja de longa duração, já gastei horas rejogando-o várias vezes, divertindo-me ao tentar interpretar falas e acontecimentos de formas diferentes.

A história é bem construída; informações sobre o universo do jogo e suas personagens são apresentadas ao longo da narrativa de forma instigante, como se cada informação fosse a peça de um quebra-cabeça. Também houve momentos em que fiquei confuso com a quantidade de ideias sendo apresentadas seguidamente. Algumas informações podiam ter sido melhor organizadas, mas como já mencionei, senti-me impulsionado a rejogar diversas vezes, visando a entender o jogo melhor.

De qualquer forma, a imagem final criada por etherane é bastante interessante. Ela explora muito bem os temas com os quais trabalha, tendo como foco a religião e a caracterização das personagens. Assim, é criado um universo cativante com personagens verossímeis, realistas e bem construídos. Tal é o que eu mais gosto no jogo; ler as falas dos personagens e analisá-los profundamente.

Jogabilidade e Mecânicas

Sendo um jogo de puzzles, alguns deles são criativos e divertidos, mas em geral, não são nada demais. A maioria é bem simples e envolve pouco desafio. Mas achei interessante a forma como etherane incorporou a mecânica dos puzzles a diferentes conceitos que queria explorar; eles não estão ali à toa, mas sim, são representativos de várias coisas.

Há detalhes muito criativos, como um sistema de colecionáveis. É possível pegar várias cartas e alguns poemas diferentes ao longo do jogo, que são determinados apenas após serem coletados. Ou seja, como em um jogo de gacha, você pode pegar cartas e poemas diferentes com base em sua sorte, sendo necessário rejogar para conseguir ver todos. Eles contém informações extras que deixam o jogo mais detalhado, interessante e vivo.

Artes Plásticas e Sonoplastia

A arte do jogo é muito bem feita. etherane tem um jeito de emocionar com desenhos simples, mas que carregam detalhes que demonstram bem sentimentos, pensamentos e estados de espírito. Há, muitas vezes, representações visuais metafóricas que evocam pensamentos e interpretações, formando sua estética surreal (o Surrealismo foi um movimento artístico do século XX que valoriza a representação do inconsciente e do bizarro).

É notável que, segundo etherane, a cor representativa do jogo é violeta, representando a fé e a criatividade. De fato, a arte é composta basicamente de preto, branco e roxo, incorporando tematicamente a escolha do violeta belamente com a arte do jogo.

Mas resolvi deixar o melhor para o final: a trilha sonora do jogo é simplesmente fantástica; inteligente, conceitual, bem desenvolvida. Houve momentos em que fiquei parado para escutar algumas músicas, perguntando-me “onde será que isso vai parar?”. É engraçado que há pouquíssimas músicas na trilha sonora como um todo, mas a sonoplastia continua sendo grande parte contribuinte para a construção da atmosfera. Considero-a uma das características centrais e únicas de O amanhã não virá para aqueles sem █████, um dos diferenciais do jogo que o torna extremamente memorável.

Conclusão

Confesso que esse foi um jogo difícil de escrever sobre. Isso porque ele me confunde e me extasia. É uma das experiências mais memoráveis e prazerosas que já tive com RPG Maker, além de ser um jogo muito rico e detalhado. Sinto-me honrado em escrever sobre ele. etherane é, certamente, uma autora revolucionária no cenário, agindo para mim como uma brisa de ar fresco. Agradeço à querida Charlotte por tê-lo traduzido e recomendo-o fortemente a vocês, corpses. Espero que gostem!

Adquira o jogo na Steam ou no itch.io

Detonado

O jogo tem dois finais: Silêncio e Barulho.
Para obter o final Barulho, você deve pegar todas as Indulgências ao longo do jogo. Instruções de como pegar as Indulgências e ambos os finais serão dadas ao longo deste detonado (eu recomendo fazer primeiro o final Silêncio).

Área 1: o amanhã não virá para aqueles sem amigos

Ori acorda em uma banheira e precisa procurar seu Rosário para sair. Vá para a sala principal e pegue os Petiscos Suspeitos no armário à direita da porta de saída. Siga o sangue de lavanda até o quarto e pegue o Rosário ao lado da cama desarrumada. Após obter seu Rosário, interaja com o corpo no meio do quarto e examine-o para obter uma Carteira. Abra a Carteira no seu inventário para obter um ID Estudantil.

Saia do quarto de Ori e interaja com o véu violeta acima dele. Depois, interaja com a porta no canto direito inferior.

Vá à porta esquerda superior e entre no banheiro à esquerda. Pegue o Gilete ao lado da banheira, então interaja com a banheira para adquirir o Cartão de Acesso flutuando na água.

Retorne ao quarto do Ori (o do centro inferior) e vá para o quarto à direita. Coma os Petiscos Suspeitos no seu inventário e adquira a Xícara Vazia. Interaja com o corpo no chão para obter Xícara de Sangue.

Volte à área principal e interaja com a porta direita inferior novamente. Entre na sala à esquerda e sua Xícara de Sangue vai virar uma Xícara Vazia. Você conhecerá Rem e dará a ele seu ID Estudantil. Saia da sala e ele se juntará a você.

Na área principal, leia a conversa de Rem e Ori se quiser. Entre no quarto de Ori (centro inferior), entre no banheiro à esquerda e pegue os brindes na pia. Então, volte à área principal e entre na sala do canto direito superior. Se quiser, pegue o Pacote de Cartas e faça chá para Rem interajindo com a cozinha pequena (isso não é obrigatório). Vá ao banheiro à esquerda e pegue os brindes na pia.

PARA O FINAL BARULHO: Para pegar o final Barulho, você deve pegar todas as Indulgências. Interaja com a máquina de vendas ao lado do véu violeta DUAS VEZES, então Rem comprará Indulgência: Traingular para Ori.

Entre no véu violeta para prosseguir para a próxima área.

Área 2: o amanhã não virá para aqueles sem fé

Interaja com o véu violeta e Rem deixará Ori para trás. Se quiser, pegue o Pacote de Cartas no lado esquerdo dessa área. Vá à sala do canto esquerdo superior. As respostas do puzzle de memória são 3, 1 e 3. Responder corretamente levará a um flashback. Depois, vá à sala do canto direito superior.

Aqui, você tem que interagir com diversos objetos. Note que o limite de tempo diminui apenas quando você interage com objetos, que mostram quantos segundos cada ação consumirá.

1-Ligue o interruptor (-5 segundos) ao lado da pintura na sala principal.
2-Entre na sala à direita com os quatro sacos (pegue o Pacote de Cartas se quiser, isso não consome tempo).
3-Procure dentro (-15 segundos) do saco no topo e obtenha EULI. Procure dentro (-15 segundos) do saco embaixo desse (o segundo de cima para baixo) e obtenha Fósforos.
4-Retorne para sala principal em que você ligou o interruptor e use (-15 segundos) a auréola diretamente à esquerda da pintura.
5-Entre na sala à esquerda. Interaja com a cabeça de Rem e escolha “Queimar” (-20 segundos).
6-Retorne à sala principal e desligue (-10 segundos) a lâmpada no canto extremo direito da sala.
7-Interaja com os papéis violetas agora no chão. Ouça (-5 segundos) e leia o que Ren escreveu. Então interaja com os papéis novamente e rasgue-os (-99 segundos) para silenciar o barulho estático. Depois, você será transportado de volta à área principal.

PARA O FINAL BARULHO:Vá até a máquina de vendas ao lado do véu e compre a Indulgência: Quadrada com o EULI que obteve.

Entre no véu e continue até a próxima área.

Área 3: o amanhã não virá para aqueles sem um Rosário

Interaja com Rem e ele lhe dirá o que é necessário para passar pelo próximo véu. Rem se juntará a Ori novamente. Vá até a sala esquerda inferior.

Essa sala é completamente escura, tirando por um pouco de luz em volta de Ori. Interaja com as figuras pretas na sala para torná-las brancas. Tenha certeza de caminhar de cima pra baixo colado à parede esquerda dessa sala para encontrar EULI. Tem um pacote de cartas próximo do fundo da sala.

Leia as conversas de Ori e Rem enquanto Ori torna as figuras em brancas. Quando todas as figuras forem transformadas, você será transportado para a área principal novamente. Agora, entre na sala do canto direito inferior.

Para completar esse puzzle, coloque o Condutor em F7 e Ori em H6. Então, aperte a tecla T.

Quando você completar o puzzle, será transportado para a área principal.

Isto é opcional: Você pode entrar na rachadura da parede na área principal para obter mais informações sobre o mundo do jogo, algumas conversas entre Ori e Rem e outro Pacote de Cartas. Depois, volte à área principal.

PARA O FINAL BARULHO: vá até à maquina de vendas ao lado do véu e compre a Indulgência: Circular em vez do PO-CA.

Se quiser, salve o jogo antes de fazer sua escolha. O PO-CA lhe dá um poema aleatório cada vez que você o pega, então você pode voltar a esse save para continuar comprando PO-CAs e ler todos os poemas.

Pegue o Rosário no chão e atravesse o véu.

Área 4: o amanhã não virá para aqueles sem ██████

Interaja com o véu, depois interaja com a máquina de vendas.

PARA O FINAL BARULHO: compre a Indulgência: Cruz.

Entre em qualquer uma das portas. Ori sairá, agora você estará controlando Rem.

Escolhendo seu final
(É recomendado escolher o final Silêncio primeiro).

Para obter o final Silêncio: prossiga normalmente. Entre em qualquer uma das portas. Rem encontrará Ori, que entrará por uma porta com um triângulo. Você pode checar as cartas no canto direito para descobrir a resposta certa. Siga Ori pelas portas que ele entrar: triângulo, círculo e círculo novamente.

Para obter o final Barulho: para esse final, você deve ter comprado todas as Indulgências até aqui. No seu inventário, interaja com todas as Indulgências (Triangular, Quadrada, Circular e Cruz). Então, entre em qualquer uma das portas. Rem encontrará Ori, que entrará por uma porta com um triângulo. Você pode checar as cartas no canto direito para descobrir a resposta certa. Siga Ori pela porta triângulo, depois siga-o novamente pela porta círculo. Na terceira sala, não siga Ori dessa vez e entre na porta triângulo. Consecutivamente, entre nas portas cruz, quadrado e quadrado. Se você quiser, pode pegar um Pacote de Cartas antes de entrar na primeira porta quadrada.

Área Final

Independente do final que você tenha escolhido, você chegará a uma sala com um véu violeta em formato de olhos e estátuas dos dois lados. Daqui, você deve jogar nas perspectivas de Ori e Rem. Você pode trocar de personagem apertando a tecla O.

No ponto de vista de Ori
Interaja com a estátua de uma garota no lado direito do quarto. Pegue o Lampião. Algo no quarto mudará.

Vá para a mesa no lado esquerdo do quarto e toque o sino.

Entre no quarto à esquerda e interaja com as Puricas. Se você estiver no final Silêncio, a Purica esquerda funcionará. Se você estiver no final Barulho, a Purica direita funcionará.

Volte para o quarto do meio, depois entre no quarto à direita. Aqui, há uma estátua com uma placa que diz “Exibição A - O Desiludido”. Interaja duas vezes com a placa para quebrar a estátua. Interaja uma terceira vez com a placa para ver Ori falar sobre sacrifício.

No ponto de vista de Rem
Troque para o Rem e pegue os Objetos violetas no chão. Há 1 objeto violeta em cada quarto (Primário, Secundário e Terciário). Interaja com cada Objeto no seu inventário.

Depois de interagir com todos os objetos, atravesse o véu com Ori ou Rem. A partir daqui, o jogo muda dependendo do final que você escolheu.

Final Silêncio
(Para pegar esse final, você não pode interagir com todas as Indulgências.)

O Final
Quando você interagir com o véu, verá uma sequência de mensagens aleatórias e imagens piscando.

Quando atravessar o véu, Rem correrá à frente de Ori. Se você interagir com Rem, Ori perguntará ao Rosário o que ele deve fazer. Aperte a tecla R para usar o Rosário e selecione “O que eu devo fazer?”. Interaja com Rem por trás.

Depois, você verá várias cenas até o final.

Final Barulho
(Para pegar esse final, você deve comprar e interagir com todas as 4 Indulgências encontradas ao longo do jogo.)

O Final
Quando você atravessar o véu, você verá uma cena em que Rem se aproxima de Ori por trás. Depois, corra pelas escadas para cima. Depois de ver outra cena, Rem estará sozinho. Continue subindo as escadas.

Quando você voltar ao Hotel, entre na sala esquerda inferior. Se quiser, explore o quarto de hotel e o banheiro (há um texto chamado “Fim do Sentimentalismo” no canto direito inferior da sala do meio). Eventualmente, vá ao quarto à direita e entre no armário cheio de som. Você verá uma cena e, posteriormente, os créditos.

Aqui, você poderá escolher entre “Fechar seus ouvidos” ou “Escutar o barulho”.

Escolher “Fechar seus ouvidos” levará você a agradecimentos e comentários da criadora do jogo. Escolher “Escutar o barulho” levará você a uma cena com Mari.

...Mais? Para acalmar os ouvidos...

-Yakatsu

18 comentários:

  1. comprei nem o 2 ainda e ja lançou outro cap :') parece mt bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cap...? É um jogo só, cuidado pra não comprar de novo xwx

      Excluir
  2. oi, já pensaram em criar um discord pra zero corpse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Na verdade, há um tempo a ZC tinha um discord oficial, mas ele foi deletado por causa de conflitos intermináveis que ocorriam lá. Talvez outro discord seja criado no futuro, mas não há previsão para isso.

      Excluir
    2. oh, eu gostaria muito de entrar num servidor do site! se quiserem posso até ajudar na construção, quem sabe

      Excluir
  3. To ansiosa é pra tradução de It moves, tem previsão de quando sai?

    ResponderExcluir
  4. obrigada pela tradução incrível como sempre <3

    ResponderExcluir
  5. Vocês poderiam traduzir Shoujo Gidan?

    ResponderExcluir
  6. vocês são incríveis, obrigada por mais um jogo traduzido <3

    ResponderExcluir
  7. vocês planejam traduzir the hanged man/the boogie man?

    ResponderExcluir
  8. tem o dowlond do jogp na versão PTbr?

    ResponderExcluir
  9. cara esse site é tão nostálgico, lembro de anos atrás quando gastava horas com os jogos daqui. vou voltar a jogar começando por esset, obrigado por traduzir essas obras de arte.

    ResponderExcluir
  10. Ann, desculpe o incomôdo mas... não achei o link de download... não que você seja obrigado(a) a nada mas se puder me ajudar...desde já obrigado.

    ResponderExcluir