sábado, 31 de outubro de 2020

【TRADUÇÃO】END ROLL
(Feliz Halloween!)

 Bom dia, maníaco transtornado…

(Assim como o Réquiem de Cloé, ao invés de ser meramente descritivo, decidi por um pouco de sarcasmo nessa postagem, a fim de combinar com a proposta do jogo. Então não estranhem a diferença, e por favor não leve nada a sério.)

       Ora ora… Se não é nosso querido jogador atrás de mais uma aventura daquelas. Pois bem, saiba que End Roll é um jogo completamente diferente desses que você está acostumado a jogar. Por que se pergunta isso? Deixe-me esclarecer algumas coisas: criado por Segawa no RPG Maker 2003, este jogo promete drenar você e fazer refletir sobre seus próprios erros.

       Afinal, que melhor punição se tem senão conviver com sua própria culpa?

       E não se preocupe, nada vai te escapar durante essas longas horas de jogabilidade. Nossa tradutora Helo teve a misericórdia de trazer seu julgamento completamente em português brasileiro! Mas que tipo de punição é essa? Ah, me perdoe por te deixar perdido, mas não é como se você fosse se importar com o que eu digo. Eu sei que você vai logo direto ao botão de download sem vergonha alguma, mas, já que é meus protocolos te explicar o básico, vamos prosseguir.

🔪Sinopse

       Você é Russell, um desgraçado que pegou pena de morte. Porém, o sistema está tentado a te dar liberdade se você passar pelo programa de reabilitação “Sonho Feliz”. Considere-se sortudo por ter uma chance como essa, porque sobreviva uma semana e você estará livre!

       Só isso, nada de temas pesados, como suicídio, assassinato, abusos, drogas e outros temas que fariam deste jogo para +16. É completamente seguro.
: )

🔪Análise 

💉 Roteiro

       Já mencionei o quanto esta história é inocente? Você convive com moradores adoráveis, e os ajuda a cumprir tarefas, atrás de se tornar uma pessoa melhor. É claro que por mais simples que o objetivo pareça, a jornada sempre pode levar a algo inesperado. Mas não se preocupe! Nada que você não esteja acostumado irá acontecer. 
 
       Você cavou sua própria cova, lembra?  Então se divirta em seu mundinho imundo! ♥ 
 
       Admito, tem alguns personagens que não me marcaram tanto, mas com a variedade que tem, certamente algum vai te fazer pensar “nossa, eu sou um lixo por interagir com ele”, depois que a história for avançando.  

       Por falar em mundo, tem bastante coisa a se fazer e explorar fora seu objetivo original, então deixe de ser apressado e curta um pouco a paisagem, tenho certeza que nunca se esquecerá de alguns. O que me leva ao próximo tópico.

💉 Arte

       Ah, o ar fresco de artes originais! Tudo feito sob medida, afinal é seu sonho. Segawa é um ilustrador e tanto, e você vai ter a oportunidade maravilhosa de conhecer uma arte bastante icônica. Não sei se isso é sorte ou azar, dependendo do quanto você é sensível, haha. Mas ei, tudo isso é culpa sua. Qualquer mudança que surgir, é puramente por suas ações.  
 
       Você pode fechar os olhos para tudo, ou encarar as coisas como são. Depende da sua consciência patética… O que é irônico considerando que é ela que te atormenta. Boa sorte.


💉 Jogabilidade

       Pff, não sei por que tem luta nesse jogo. Talvez porque sua mente é tão violenta que só saiba recorrer a isso? Por mais que minha opinião e nada seja a mesma coisa para você, End Roll podia muito bem te torturar sem colocar luta de turno. É sério. Nem o jogo anterior (e o posterior) do Segawa tem isso, o que só prova que o autor colocou ali pra te infernizar. Você merece.

       Ah, mas nem tudo são espinhos. É claro que matando bastante, vai-se ficando experiente nisso. Mas para estar em uma reabilitação, experiência não te falta.

       Tá, fora as lutas, tem a extensa lista de sidequests, eventos que só ocorrem até determinado dia (ou abrem a partir de terminado dia), e o acúmulo de culpa por você ser um traste humano, que determina se você vai pra vala do jeito 1 ou do jeito 2 no final.

       Ah, eu já mencionei que você tem 7 dias para isso tudo? Bem, se vire. : )
 
 

💉 Música

       Original. O que é ótimo, porque você vai ouvi-las muito. E põe muito nisso. Vai ter ao menos uma bendita música que vai te perseguir feito um condenado pelo resto da vida (estou falando de você, Impregnable Forest). Mas hum, apesar de elas não serem algo que te deixaria olhando para a parede de sua solitária por um tempo por elas serem tocantes (você estaria pedindo demais do seu inferno), elas tem o seu charme, o suficiente para marcar sua tortura. Talvez pela sua melodia bem RPG com a instrumentação eletrônica, ou apenas a esta altura do campeonato até arranhar de unha no quadro negro seja algo confortante para você. 
 
       Um outro ótimo exemplo é o Strange Town. Aproveite seu petisco.

🔪Conclusão

       End Roll é maravilhoso, perfeito para te lembrar de todos os seus erros diferentemente de muitos jogos por aí que suas ações nunca terão consequências e você só vai ser um arrombado sem coração por isso. Prepare-se para longas horas do sofrimento mais agradável que você terá em sua vida. Ou não, afinal, eu sei que você vai xingar qualquer um por ter que ir até onde Judas perdeu as botas para realizar um evento que você nunca saberia sem um detonado. E depois voltar lá novamente por conta de uma mísera mudança.

Mas ei, acha que sua reabilitação vai ser de graça? Divirta-se, maníaco transtornado. ♥


🔪 Download 🔪

Seu julgamento se encontra neste link.

Calma, não precisa de RTP, mas qualquer coisa, a aba de ajuda não é um enfeite, viu?

- Neil

Caso você tenha gostado do estilo do jogo do autor, recomendamos também seu terceiro jogo traduzido pelo Tea Party Project, Caminhando numa estrela desconhecida.

34 comentários:

  1. Eu tava entrando todoooo dia pra ver se lançava essa obra <3 obrigada zero corpse, vocês são incríveis demaaaais, e o post ficou ótimo hahaha um simples jogo ''inocente'', agora se me permitem, vou passar o dia jogando.

    ResponderExcluir
  2. kkkkk adorei a escrita desse poste, maravilhoso <3 irei joga esse jogo "inocente" rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Eu joguei caminhando numa estrela desconhecida e achei incrível e perturbador. Ele trata de uns assuntos comuns e transforma sutilmente em algo meio ruim (como a carne de umano)
    Tenho certeza que esse vai ser bom tbm aa
    Parabéns pelo trabalho na tradução ❤️

    ResponderExcluir
  4. DGHAIOSDSIHS EU ESPEREI TANTO POR ESSA TRADUÇÃO, muito obrigada!! De verdade. <3

    ResponderExcluir
  5. Bom,eu só queria agradecer o esforço pela tradução e falar o quanto foi bom jogar esse jogo, após mais de 12h (Eu acho) no total, eu quis fazer tudo que dava no jogo, eu cheguei ao final e sinceramente o jogo não me desapontou nem um pouco! Obrigada de novo por continuarem traduzindo os jogos!

    ResponderExcluir
  6. Voltando aqui pra dizer, QUE FINAL meus amigos, eu me senti até culpada de sentir pena do protagonista, tenho que admitir kkkk maravilhoso, a vibe do jogo é perfeita e as músicas nem se fala, aproveitei muito explorando cada lugar, entrou pra lista dos meus jogos favoritos.

    ResponderExcluir
  7. adorei a tradução, parabéns pelo trabalho de vocês!!s2

    ResponderExcluir
  8. Aaah! Eu joguei esse jogo em inglês e devo admitir que ele é muito bom mesmo, a história é bem grandinha e a princípio meio confusa, mas com o passar do game, tudo vai se encaixando. Tenho certeza que a tradução esta muito boa como sempre. Parabens por mais uma tradução, ZC~

    ResponderExcluir
  9. MEEEEEEEEEEEEEEEEEEU DEUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
    MUITO OBRIGADA PELA TRADUÇÃO, ESPEREI TANTO POR ISSO MEU DEUS DO CÉU

    ResponderExcluir
  10. Valeuzão pela tradução, admiro e amo o trabalho e dedicação de vocês!

    ResponderExcluir
  11. Olá,amei a tradução. Ótimo trabalho!Gostaria de saber se é possivel passar o save do jogo em inglês para o jogo traduzido? Eu tentei mas não deu certo e não sei qual e o problema. Obrigada pela tradução!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz que tenha gostado da tradução! É possível sim! Deixe-me ver se consigo ajudar! Como você fez para passar o save? Acredito que se você passar o arquivo em questão da pasta "Data" da versão em inglês para essa pasta na versão em português deve funcionar! Confira se de repente você já não tinha um save de mesmo número! <3

      Excluir
  12. Chorando de emoção, esse jogo foi maravilhoso obrigada demais Helo!!!

    ResponderExcluir
  13. vocês sempre me tiram do tédio af QUE SACO AMO MT ESSE BLOG, MELHOR DESCOBERTA

    ResponderExcluir
  14. ok eu quero muito jogar mas to com medo depois de ler oq o neil escreveu.....

    ResponderExcluir
  15. obgd por sempre traduzirem jogos incriveis pra gente seus lindius <3

    ResponderExcluir
  16. Eu não entendo porque acham ruim luta por turno sendo que é feito no RPG maker.isso é essência pra um rpg..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que muitos jogos mantém mais a ideia de jogo de exploração, criando um universo e enredo, sem necessariamente envolver lutas. Ademais, é meio massante lutar e upar o personagem pra durar pouco tempo o jogo.

      Excluir
  17. Que jogo sensacional, muito obrigada por traduzir.
    Entrou na lista dos meus jogos favoritos

    ResponderExcluir
  18. meu deus jogo simplesmente perfeito fiz os 3 finais, o que eu nao entendi foi o lance do prefeito ta la e nao apareceu a historia dele e falam que tem partes que falam de pedofilia e abuso mas eu n vi nenhuma dessas partes aa ou so nao entendi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei confusa com a presença do prefeito
      Mas eu acredito que ele é o cara do hospital que a enfermeira gostava, que acabou causando a morte dela

      Excluir
    2. Eu joguei esse jogo em inglês a alguns anos atrás e acabei encontrando o lugar que tem pedofilia e lhe digo: não perdeu nada. Ainda mais se você é sensível a esse tema. Eu fiquei bem mal quando joguei End Roll naquela época e agradeço por ter esquecido dessa parte e não ter encontrado novamente com essa coisa nojenta.

      Excluir
  19. Respostas
    1. Olá! Há um arquivo na versão traduzida intitulado "Dicas do Jogo". Lá você encontra instruções em português para chegar nos três finais possíveis! Espero que ajude <3

      Excluir
  20. Oi, sou um grande fã das traduções de vocês mas ando tendo problemas com este jogo! Especificamente problemas para entrar nos lugares já que aparece que o arquivo está corrompido e o jogo fecha, tem como ajudar?

    ResponderExcluir
  21. "É claro que matando bastante, vai-se ficando experiente nisso. Mas para estar em uma reabilitação, experiência não te falta."
    EU QUEBREI MDBSKDJASNAJSDN pesado

    ResponderExcluir
  22. Cara, o jeito que eu amei jogar esse jogo não pode ser descrito 😔💞

    ResponderExcluir
  23. eu to em uma profunda crise existencial depois de zerar meu deus do ceu
    nao gostei, nota 5 estrelas 10/10

    ResponderExcluir
  24. Oii Neil, obrigada pela tradução, mas meu jogo deu um problema falando que o RPG maker 2000 value parou de funcionar, eu joguei antes e deu certo e do nada não quer abrir mais, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  25. Tradução perfeito muito bom sem texto diferente do original gostei muito.
    Se possível queria mais jogos deste Criador como o "Tower of Hanoi", "ミノニヨクシティ/Cidade Minoniyoku" q tão bom quanto este.

    ResponderExcluir