sábado, 15 de fevereiro de 2020

【TRADUÇÃO】 Blank Dream

"A Morte é apenas o começo"


『AVISO』
➛Este jogo contém temas sombrios com foco em
suicídio. Por favor, caso tenha sensibilidade com o tema
NÃO JOGUE

Olá aqui é a Beuregard! Estou aqui para apresentar um jogo de RPG Maker VX Ace chamado Blank Dream, que, em tradução livre, seria "Sonho em Branco", é focado na exploração e, obviamente, o terror. Feito por Kanawo, do Teriyaki Tomato, traduzido para Inglês por vgperson e para Português Brasileiro, pela nossa tradutora Arisu.


『SINOPSE』

Desejando nunca ter existido, Mishiro Usu jogou-se em um lago. Quando acordou estava no Mundo dos Espelhos, um lugar que não era o inferno tampouco o céu. Lá, o seu reflexo a instruiu: "Encontre os espelhos neste mundo e quebre-os"

PERSONAGENS
Mishiro Usui
Ela é uma garota quieta e tímida, um tanto introvertida. Sua atitude no decorrer do jogo é determinada pelo jogador.
Ayato Hinohara
É um garoto gentil e generoso. Gosta de arte.
Yuzu Hanasaki
Meio hiperativa e tímida quando está perto de outros de quem gosta. Em outros momentos, ela é alegre e amigável.
Ryotaro Sengoku
Um homem estranho e que não sabe o que está acontecendo.

『ANÁLISE』


Por incrível que pareça irei começar com a Gameplay no ínicio da Análise, bom, o jogo possui um foco em terror e exploração e ele mistura ambos os elementos muito bem já que você, tecnicamente, não sabe para onde ir. Os quebra-cabeças são interessantes e precisa-se prestar muita atenção para resolvê-los, um mísero detalhe em um diálogo pode ser a resposta para o quebra cabeça que você está há uma hora tentando resolver. 

Se tratando de um jogo com chase (perseguição) e muitas mortes inesperadas, surge a pergunta: Onde salvo? Você salva em um objeto que possui a aparência de uma chama azul e aproveite-o quando o vir! Como supracitado qualquer coisa pode levá-lo ao seu fim prematuro. Uma dica: prestem atenção ao seu redor, viu um lustre balançando? Ele pode cair. Um espelho não reflete o seu reflexo? Procure outra pessoa para encarar o espelho. As perseguições são muito parecidas com as de The Witch's House (mortes violentas),  então sinta-se em casa caso tenha gostado deste famoso RPG Maker, porém as posições de salvamento são muito bem colocadas no decorrer do jogo, tornando as perseguições menos... irritantes. 


É certo que o jogo possui jumpscares (sustos repentinos na tela), então se você tem sensibilidade com sustos, tome cuidado ou não jogue. Algumas vezes é necessário ir ao menu do jogo e usar algum item, outras vezes o jogo mostra qual(is) item(ns) você pode/deve usar, então fique atento.

Uma decisão acertada do jogo é que nem sempre a exploração é a melhor ideia, nem sempre desviar-se de "um caminho" é uma boa opção. Afinal a vida fora da estrada principal é guardada por inúmeros perigos, então, ao mesmo tempo que o jogo é de exploração use sua liberdade com cautela. 

Apesar de Blank Dream brilhar nos aspectos de jumpscares, chases e puzzles o verdadeiro horror está em sua atmosfera e história. O sentimento de não estar a salvo em nenhum lugar e solidão são amplamente colocados dentro da jogatina, chegando a espalhar-se por todos os Mundos do Espelho. O jogo possui muitos temas pesados, cada universo possui uma parte errada escondida nos mistérios do design ou na própria história, especialmente em imagens e assuntos recorrentes que, à primeira vista, parecem ser estranhos e sem nexo.


A história e o horror de Blank Dream está nos detalhes, principalmente em sua história que é contada aos poucos por cada memória dos personagens, estes, muito bem desenvolvidos no decorrer da trama apesar de no início parecerem rasos ou confusos, no final, garanto que toda a trama fará sentido.

Sinceramente, este jogo me levou à lágrimas por tratar de temas que eram muito tocantes e sensíveis para mim, principalmente o tema principal: suicídio. Blank Dream, de maneira alguma, glorifica o ato, tratando-o como um tema sombrio e recorrente na vida de certas pessoas. O jogo é muito mais que as palavras da abertura inicial, ditas por Mishiro, querem dizer. É repleto de pequenos detalhes que fazem a diferença, nem tudo está ali por acaso.

A trilha sonora traz ao jogo o horror e une-se aos cenários para criar uma atmosfera extremamente desconfortável ao jogador, O Mundo dos Espelhos, nada mais é que um local inundado por tristeza e morte. E a trilha traz exatamente essa sensação de insegurança, medo, abandono e tristeza. A música de perseguição começa do nada, por exemplo: quando você passa para uma outra área do mapa e algo começa a te perseguir, a música é frenética e te deixa desnorteado. 


Este jogo me fez re-aprender uma velha lição: nunca julgar ninguém pela aparência. Os personagens são extremamente bem desenvolvidos, todos eles tendo seus próprios demônios e segredos para enfrentar. Algo que digo antes de jogarem: tudo está conectado, prestem atenção em tudo mesmo caso contrário não entenderão por completo a história dos personagens e de Blank Dream

Uma das únicas coisas que podem parecer como desvantagem é que alguns Mundos do Espelho são mais cativantes, possuem mais detalhes, do que os outros. Não sei se isso deve ser considerado como desvantagem também: como Blank Dream possui muitos temas pesados, como suicídio, depressão e afins, não é recomendado para pessoas sensíveis jogarem.


61 comentários:

  1. Você simplesmente acabou de salvar a minha madrugada. Sei que entrar no site do zero corpse uma vez por dia nunca é um desperdício de tempo, sempre me surpreendo quando sai uma tradução nova de surpresa. Muito obrigado Beuregard!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela maravilhosa tradução!

    ResponderExcluir
  3. ola eu tenho um problema na hora de bater na porta 3 vezes no banheiro feminino não funciona para mim

    ResponderExcluir
  4. na parte do jogo onde é preciso bater tres vezes na porta o jogo nao funciona para mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também não consigo avançar nessa parte...

      Excluir
    2. Tá assim no meu também...
      Fui atrás de guias, mas eu fiz tudo certinho, deve ser algum bug.

      Excluir
  5. também estou com um problema na parte do banheiro,nao adianta quantas vezes tem que bater ou em quantas portas,ja tentei de tudo e não vai :/

    ResponderExcluir
  6. ando sentindo saudade de jogos com clima bem pesado tipo misao,kokuri san etc..

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada pela tradução! Baixei agora, no entanto tem uma parte do jogo que eu simplesmente não consigo avançar, já vi gameplays gringas e vi que não estou fazendo nada de errado,mas mesmo assim não consigo passar,acho que meu jogo deu bug ;-;

    ResponderExcluir
  8. Sei que não tem nada a ver com a postagem, mas acabei me dando conta que acompanho a zero corpse desde antes tradução de ib provavelmente, não lembro, mas era lááá pros primórdios, e nunca comentei nada. só queria dizer que amo o trabalho de vocês em legendar os jogos, e fico genuinamente feliz que o site segue atualizado regularmente.
    Continuem com o ótimo trabalho que fazem, nós apreciamos de coração, espero que a zerocorpse nunca morra!

    ResponderExcluir
  9. Há um erro, eu chego em uma parte do jogo como o da Machiko no banheiro, e não consigo avançar, eu já desinstalei e abaixei e novo e nada, eu vejo em gameplay de gringos e faço tudo igual, mas nada, por favor resolvem isso.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, o jogo é muito interessante mas estou com um pequeno problema, na parte o banheiro não consigo avançar. Já até tentei dizer "Machiko, você fede", mas tudo o que ganhei foi um game over kkkk, okay, parei, podem me dizer como resolver isso por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, não sei se mais alguem vai querer fazer isso, mas eu peguei o jogo em inglês e extrai pra mesma pasta do jogo, então carreguei o save do jogo em português, passei a parte da Machiko e salvei de novo antes de carregar o jogo em português, dá pra prosseguir na história assim

      Excluir
  12. Alguém conseguiu passar do banheiro?

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigada por mais esta tradução <3

    ResponderExcluir
  14. dá até uns coiso quando sai tradução nova. obrigada mais uma vez e sempre por isso

    ResponderExcluir
  15. é a minha primeira vez comentando algo aqui (apesar de eu conhecer esse site a alguns anos) eu só queria dizer que admiro muito o trabalho de vocês, sério eu amo jogos nesse estilo e eu só pude conhecer esse estilo de game graças a vocês, sério vocês são muito fodas

    ResponderExcluir
  16. Bom dia pessoal do Zero Corpse ! Eu tenho a sugestão de um post sobre o Vocaloid Alice Human Sacrifice . Eu conhecei ele pelo próprio Zero Corpse , e eu acho que seria interessante dar uma aprofundada nesse caso tão misterioso . E afinal , ele é real ou só uma creepypasta ? Eu pesquisei e pesquisei porém ainda tenho minhas dúvidas .

    ResponderExcluir
  17. Porra meu a protagonista é sempre uma garota introvertida de cabelos pretos kkkkkkk


    Quanto tempo tem a jogatina toda mais ou menos???
    Agradeço profundamente pela tradução!!

    ResponderExcluir
  18. AEEEE um dos meus rpg maker favoritos finalmente mais acessível pra todo mundo, muito obrigado por isso

    ResponderExcluir
  19. com licença, mas alguem sabe se o Wadanohara Rebuild tem algum conteúdo novo? Para saber se devo instalá-lo

    ResponderExcluir
  20. Olá, Zero Corpse! Gostaria de saber se vocês planejam traduzir Angels of Death. Eu to louca pra jogar! Só tem em inglês e japonês, e eu sou muito ruim em inglês T_T

    ResponderExcluir
  21. Gente, como se passa na porta misteriosa? Que o carinha te dá a chave misteriosa mas quando eu desço a lareira e tento abrir, ela n abre, apenas diz que a chave funciona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To com esse problema tbm, ja conseguiu resolver?

      Excluir
    2. Aqui também tá assim :c

      Excluir
  22. Por favor, poste mais jogos durante a quarentena <3

    ResponderExcluir
  23. oi! vcs conhecem algum aplicativo q eu possa jogar pelo celular? gosto muito dos jogos q vcs publicam mas meu notebook deu pau ;-; ja testei um emulador mas n funcionou!

    ResponderExcluir
  24. so queria dizer que ha anos eu acompanho esse blog/site, desde que a mei sumiu, nem sei o final dessa historia (posso ter falado bobagem), mas finalmente to aqui comentando e falar que toda a equipe é incrivel por manter isso aqui e trazer conteudo sempre, obrigada.

    ResponderExcluir
  25. Oi está aparecendo para baixar em pt br na página mas também está aparecendo como tradução em progresso com 98% ?

    ResponderExcluir
  26. Eu não estou conseguindo abrir o jogo. Aparece um aviso para extrair, e quando termina de carregar, nada acontece. Como faz pra conseguir jogar?

    ResponderExcluir
  27. seus lindos, eu amo vcss aaaaa
    esse blog eh abencoado

    ResponderExcluir
  28. Vocês são incríveis! Obrigada por salvarem minha quarentena com essas traduções incríveis <3 Melhor site de todoossss <3333

    ResponderExcluir
  29. vcs sao incriveis aaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  30. como que abro o jogo, tipo eu baixei tudo direito mas ele dá erro na hr que eu abro fala algo do chache line RGSSError
    não sei oque fazer me ajudem

    ResponderExcluir
  31. Um joguinho divertido, não tão incrível quanto outros. Mas possui o seu charme. Obrigada pela tradução!

    ResponderExcluir
  32. Jogo bom, zerei ele em um celular, e tem uma partezinha perto do primeiro susto que vem da estátua, que não está traduzido (Não sei se já traduziram...). Mas amei... Obrigado Zero Corpse!!

    ResponderExcluir
  33. Esse foi o rpg maker mais lindo que eu ja joguei e olha que eu tenho muita experiencia. chorei horrores, a jogabilidade é otima, os puzzles são maravilhosos e a historia é um pouco complexa mas completamente triste, linda e bem encaixada, no final tudo faz sentido, e te dá uma esperança profunda, obrigada pela tradução, de verdade!


    (Procurem os espelhos de yuzu e do tiozinho pra achar o final verdadeiro)

    ResponderExcluir
  34. Obrigado por continuar atualizando esta página! Significa muito.

    ResponderExcluir
  35. Triste que meu computador tenha pifado,mas quando voltar eu vou jogar todos o jogos disponíveis aqui kkkkkkk

    ResponderExcluir
  36. Eu tenho um pedido de jogo eu quero a tradução de Wahrheit School
    eu vi e a arte e parecida com misao dai emocionei podem traduzir porfavor

    ResponderExcluir
  37. esse jogo é completamente perfeito

    ResponderExcluir
  38. Nossa, eu sempre me surpreendo com o trabalho de vocês. Faz anos, muitos anos que acompanho o site, mas vcs sempre conseguem me surpreender. Muito obrigada por mais uma tradução!

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Não usei a tradução, mas peguei o jogo aqui.. Muito obrigado XD jogo incrível

    ResponderExcluir
  41. Cara..NÃO TÁ ABRINDO???
    Sempre q clico,aparece extrair para a pasta,eu extraio,clico de novo e nada?Por favor helpa eu

    ResponderExcluir
  42. Tem uma parte do jogo onde precisa bater em coisas de metal na frente de uma boneca, e não importa quantas vezes eu bata não acontece nada, eu vi gameplays gringas e não estou fazendo nada de errado, acho que deu bug.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Midoredomi, fale com o menino e com o maluco no hall, a resposta vai está escancarada. Midoredomi.

      Excluir
  43. Hey, estou com um problema, quando chega na parte de colocar a Chave Misteriosa na porta, o jogo só diz que a chave funciona, mas não consigo passar. É algum bug ou tem algum progresso do jogo?

    ResponderExcluir
  44. oi tudo bem com vocês? bom estou aqui para perguntar se alguem da equipe zero corpse tem o txt da tradução do blank dream é que eu tenho um canal no youtube e o video vai ser sobre e eu preciso muito para o roteiro, claro que não vou deixar de dar os creditos no video para voçês, desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  45. Faz tempo mas manda o link aí man, caso veja esse coment

    ResponderExcluir