terça-feira, 31 de dezembro de 2019

【Tradução】
Arquivos Misteriosos do Detetive Inaba Nº1

“Se algo o deixou perplexo, por favor passe na agência de detetives Inaba!”


Hallo.

       Final de ano chegando, e vocês pensavam que íamos deixar em branco? Não, não senhor. É com imensa felicidade que gostaria de apresentar para vocês o primeiro jogo da trilogia de Arquivos Misteriosos do Detetive Inaba! Feito por Suika Bar no Wolf RPG Maker e com traduções para inglês e coreano, a Zero Corpse traz agora em português brasileiro graças ao tradutor VLCharlie. São por volta de 2 a 3 horas de um mistério de detetive em uma mansão, onde você precisará coletar pistas e resolver enigmas para resolver as questões que rondam o local, culminando em um dos 6 finais


Shogo Inaba é um detetive particular que, junto de sua assistente Nina Arimura, estavam viajando com alguns passageiros quando um deslizamento aconteceu - levando todos a terem que buscar abrigo em uma mansão aparentemente sem moradores, mas com mantimentos frescos e diversos quartos para se explorar. Entretanto, quando no mesmo dia uma morte ocorre, cabe aos dois usarem suas habilidades para descobrir quem foi o culpado do assassinato e de quebra o mistério da própria mansão.



        Aqui constam os personagens principais que integram a série, sem mencionar os demais personagens que compõem o jogo.

Shogo Inaba é o detetive dono da agência. É um pouco sério e tende a repreender sua assistente Nina Arimura constantemente, mas tem um coração enorme e se preocupa com a segurança das pessoas ao seu redor. Nina Arimura é assistente do protagonista, uma estudante no colegial muito animada e que complementa o detetive em aspectos que ele é deficiente (mas não admite). Por causa do seu comportamento, costuma levar bronca de Inaba.
       Antes de começar a análise por si só, gostaria de mencionar o quanto o update melhorou e muito o jogo para mim. Em seu lançamento, o traço tinha me deixado em dúvida se seria uma boa opção para jogar, especialmente em cutscenes. Agora, não só os personagens estão mais consistentes e agradáveis de olhar, como a UI do jogo teve uma melhora ao ponto de incluir o maravilhoso botão de skip (pular diálogo) e o sistema de notas/objetivo. Pode parecer um destaque não tão relevante mas com um jogo que tem 6 finais e bastante diálogo por conta do gênero, faz uma diferença enorme no quesito de repetir gameplay. Mas se acha que meus elogios param na questão da atualização, se enganou.


       O Arquivo Nº1 da série talvez não tenha a premissa mais original para quem conhece o gênero de romance policial, mas é o quão as coisas foram desenvolvidas de forma bem suave que prende o jogador até o último momento, especialmente com os personagens. Literalmente de todos os enigmas que apareceram, apenas dois me fizeram buscar em algum lugar externo, porque com pura lógica (e exploração da mansão, óbvio) você podia prosseguir no jogo sem problemas. E sim, havia seus momentos de surpresa sobre o desenrolar, por mais que o enredo fosse planejado de forma simples. 

       Mesmo que caso você aconteça de pegar cisma com o assassino logo de cara - que aliás, me deixou uma impressão forte -, é fascinante descobrir as coisas dentro da mansão. E caso você se perca ou não tenha pego algum ponto com exatidão, o próprio jogo auxilia seja com o já mencionado sistema de notas (que conta com detalhes sobre o prosseguimento do caso até então, o que é muito útil para quem não tenha percebido algo ou... tenha apertado o botão de pular um pouco mais do que deveria) e a atualização de seus objetivos.


         Como naturalmente joguei na versão atualizada, admito não saber até onde dos sistemas e diálogos foram frutos dela, mas mesmo sem tudo isso, os Arquivos Misteriosos do Detetive Inaba Nº1 se tornou uma surpresa agradável. Eu jurava que seria um jogo daqueles que você infelizmente termina com a sensação de que podia ter sido melhor, mas o ruim de verdade é que ele acaba! Mesmo usando um cenário comum para o mistério, o jogo conseguiu fazer os personagens brilharem e te deixar na sede por mais - ainda bem que tem mais dois jogos, não é mesmo?

           Portanto, independente de você ser fã do gênero ou não, eu recomendo que joguem, e apreciem o trabalho que Suikabar apresenta com este capítulo. E caso vocês fiquem na vontade por mais, não tenha medo em conferir os outros dois capítulos. Eu mesmo irei, afinal, não quero perder os casos que a dupla de detetives irá enfrentar.


 

        Esta é uma pequena seção para caso você esteja com dúvidas em algumas partes.

⬤ Enigma do relógio: 

Dica - O enigma do relógio é uma referência a uma cantiga infantil, Finger family.
Resposta - Dedos

⬤ Enigma do cômodo:

Dica 1 - Se você escutou a fita da sala de segurança, escutará sons de animais. Assim como em determinado momento, o quadro de cobra irá cair, revelando que na verdade é uma pintura de Serpentário. Então, os sons que você escutou são a ordem numérica dos signos que você escutou.
Dica 2 -
Capricórnio, Leão, Touro
Resposta - 1052








   Espero que gostem da nossa última tradução do ano, e caso se sintam confortáveis para compartilhar suas impressões do jogo, fiquem à vontade! A Zero Corpse deseja para todos os leitores uma ótima virada de ano e que 2020 seja de bons frutos para todos, especialmente para vocês, que nos motivam a trazer coisas novas sobre terror e RPG maker ❤︎

 Cordialmente,
N.L.

94 comentários:

  1. incrível!! muito obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lança a part 2 pfv arquivos Misteriosos do Detetive Inaba Noº2 ja existo mas falta traduzir

      Excluir
    2. eu até hoje esperando a parte 2 chegar e nada kdkdkakd

      Excluir
  2. Por um momento pensei que ia ser o it moves primeiro dahdaudahd mas obrigado por essa tradução!!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela tradução! Vocês são incríveis. Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  4. estava procurando feito louca alguma coisa para jogar. e páh vcs postam amem. de alguma forma este jogo me lembrou a witchs heart, o fato dum assassinato misterioso numa 'mansão' e tal daí vc desconfia até da sua sombra. achei o jogo bem imersivo. passando a virada em casa jogando ele kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah é, feliz ano novo para toda a equipe. que 2020 seja um ano produtivo e magnifico para o zero corpse. ♥♥ beijos abraços

      Excluir
  5. 'o' tradução de ano novo! vou jogar agora mesmo, muito obrigado equipe do zero-corpse!

    ResponderExcluir
  6. feliz ano novo seus lindo isso q eu precisavaa

    ResponderExcluir
  7. Acabei de terminar, e é simplesmente maravilhoso. Não se trata apenas de uma história original e envolvente, mas sim uma dificuldade perfeita. Eu apenas não consegui resolver o puzzle do zodíaco, peguei a resposta e fui em frente. O final do jogo é deveras difícil, pois você tem que ter prestado atenção muito bem nos fatores e cada detalhe dos eventos, por causa do limite de "erros" nas deduções da investigação. E sobre esse evento de deduções, nunca se deixe enganar pelas aparências. Perdi uma vez e na outra consegui.

    Nota 10. Um dos melhores que já joguei. Parabéns pela tradução!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Eu fico feliz de gostar muito de história, prestei atenção e lembrei de coisas essênciais pra responder as deduções lá no final. Só perdi 1 coração. Primeiro fiz o final 4, depois o 5. Depois consegui o final bom 1 e ai em sequência fiz o 2 e o 3. Ainda estou á vêr esse final 6 que tanto falam. Amei o jogo, podia ter um anime que eu iria amar. O final 4 me marcou demais, chorei com ele.

      Excluir
  8. Amei o jogo! Obrigado por mais essa tradução! Gostaria de saber se tem uma atualização da segunda parte já, e se vao traduzir pra esse ano?

    ResponderExcluir
  9. Meo deos
    Estou adorando a gameplay, mas me perdi numa parte aqui...
    O quadro da cobra caiu, mas, aonde coloco a senha? Já rodei a mansão umas 8 vezes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você viu o mapa da sala de monitoramento, tem uma sala a qual você não tem acesso. Vai rondando por lá até você ver algo novo : )

      Excluir
    2. Está falando a do terceiro andar? Tem um buraco enorme ali )>)

      Excluir
    3. AAAAAAAAAAAAAAAA AGORA ENTENDI
      Nossa, eu tinha veriicado ali mas não vi certo :'v

      Excluir
    4. eu ainda não entendi, rodei tudo

      Excluir
  10. Há um problema no jogo no enigma do relógio, quando aperta para a resposta ele apaga a resposta e fica na tela para digitar, não funciona ESC e nem mesmo o FIM

    ResponderExcluir
  11. AAAAAAAA VOCES PRECISAM TRADUZIR OS OUTROS DOIS JOGOS POR FAVOR

    ResponderExcluir
  12. Eu tô presa na parte do terceiro andar, onde pergunta quantas pessoas o senhor x matou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No escritorio do Dono, no segundo andar, tem um livro dizendo os assasinatos de X.

      Excluir
  13. eu nao consigo passar da senha da porta do segundo andar me ajuda

    ResponderExcluir
  14. Ótima tradução como sempre zero corpse

    ResponderExcluir
  15. como faço para deixar o jogo em tela cheia?? ja tentei f4 e alt+ enter

    ResponderExcluir
  16. Muito bom! Eu jogo os jogos que vocês traduzem a alguns anos, são sempres otimas traduçoes muito obrigada

    ResponderExcluir
  17. Eu terminei esse jogo E ADOREI ELE, ansioso pelos outros jogos (por favor, traduzam eles eu imploro)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja q vc terminou o jogo poderia pfv me dizer o aniversario do senhor x que pede como senha na sala de monitoramento?? kkkk

      Excluir
  18. Pretendem traduzir o N.2 e o N.3?

    ResponderExcluir
  19. Oi, o jogo é compatível com o emulador do celular? Eu baixei o emulador e estou tentando jogar mas não funciona ;-; ele não aparece na lista de jogos, se for poderia me ajudar como fazer aparece ? Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Você está usando emulador de RPG Maker? Se for, não deve achar por ser tratar de Wolf.

      Excluir
    2. Sim, estou usando do easy rpg player mais ele n roda provavelmente

      Excluir
  20. Hey, qual emulador esse jogo roda ? Alguém me ajudaaaaaa

    ResponderExcluir
  21. eu estou perdida na parte da sala de vigilancia...alguem sabe a data do aniversario do senhor x?

    ResponderExcluir
  22. Oi, eu estou na parte dos Signos, e eu não sei aonde ir! Alguem em ajuda pfv?

    ResponderExcluir
  23. Opa, olá:3
    Tudo joia?
    Então, eu estou na parte la dos signos e não sei o que fazer.
    Ja fui em tudo e não sei o que fazer -.-
    Acho que é para ir naquela porta que não tem acesso, mas NUM CONSIGO ENTRAR LA ; -;
    *desculpa pelo comentário removido*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já faz tempo q vc comentou mas eu vou responder msm assim kkk
      Vc precida entrar naquela porta msm, na sala dos vasos q vc tem q empurrar na parede de baixo tem uma parte com cor diferente, vc precisa ir lá e vai abrir a porta :)

      Excluir
  24. Oi
    Alguém sabe como pegar o final 1? é o único q falta pra mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chegar na conclusão de que o cozinheiro é o assassino, no momento da perseguição jogar a corda pro médico, após a perseguição encontrar a Nina e por fim fugir da mansão.

      Excluir
    2. O final 1 é muito bom porque eles se reencontram com o doutor no final que da um gancho pro 2o jogo.

      Excluir
  25. olá, o meu jogo bugou no enigma do relogio,eu coloco a senha dedos e nao vai, e depois não consigo sair o que eu faço?

    ResponderExcluir
  26. Amei o jogo e a tradução! Parabéns!

    O Episodio 2 já foi lançado, vocês vão traduzi-lo também? Espero que sim!

    ResponderExcluir
  27. Mano, eu adorei de verdade esse jogo kskk ele é simplesmente mto incrível! Fiquei mto feliz com o primeiro final q peguei mdsss kskk.
    Alpem disso, só queria agradecer mto a toda a equipe pelas traduções maravilhosas que vocês fazem! Acompanho o blog desde a tradução de Castelo Mogeko e sou mto apaixonada por joguinhos de RPG desde então kksk
    Então... recomendo mto esse jogo e obgdu mesmo pelo ótimo trabalho traduzindo ele <3
    Abraçoos~

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. O plot é sensacional <3
    Só não consegui pegar o final 6, alguém sabe como chegar nele?

    ResponderExcluir
  30. Terminei o jogo em duas horas! Fiquei todo tenso com a perseguição e muito tempo empacado no Enigma do Relógio. Quantos finais tem o jogo?

    ResponderExcluir
  31. Nossa muito boa!!
    Ralei para zerar, mas foi uma experiencia maravilhosa!!!^^

    ResponderExcluir
  32. Muito bom! Também fiquei preso no puzzle do zodíaco kkkkk testei pesquisar a ordem mas os números que tentei não davam.

    Eu sempre venho aqui para buscar recomendações de jogos nesse estilo, e nunca me decepciono! Levei quase 5h para terminar esse, como sempre jogo em inglês vou fazer questão de zerar os outros dois atos esse mês.

    ResponderExcluir
  33. O primeiro jogo é muito bom! Zerei em poucas horas.

    Porém desisti da trilogia no segundo jogo... a música durante a investigação é muito animada, e chega ficar chata depois de um tempo andando pela mansão.

    ResponderExcluir
  34. Oi pessoal da zc;D, pq vcs não fazem um post de Clock Tower?

    ResponderExcluir
  35. is that PERSONA 4 reference?

    ResponderExcluir
  36. ALGUÉM ME AJUDAAAAAAAAAAAAAAA, ONDE EU OUÇO A FITA CASSETE? :(

    ResponderExcluir
  37. adorei o jogo, simples, bonito, boa enredo. Um jogo bem harmonioso ^^ recomendo bastante.

    ResponderExcluir
  38. Jogo muito bom! Consegui o final 1. Agora vou esperar pela tradução da continuação :D.

    ResponderExcluir
  39. Queria saber se há mais um jogo desse, tipo, um n2, e, se tiver, se vão traduzir também c:

    ResponderExcluir
  40. Tem o 2 e o 3. Provavelmente vão traduzir sim.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. incrivel acabei de terminar o jogo agora por favor eu acompanho voces a muito tempo tragam por favor a sequencia

    ResponderExcluir
  43. Teria uma possibilidade de vcs fazerem a tradução do segundo, ou se já fizeram mandar o link ?

    ResponderExcluir
  44. aaaaaaaa eu amei dms esse jogo, se tiverem como traduzam a no2 e o no3 :33

    ResponderExcluir
  45. obgd por mais uma tradução incrível

    ResponderExcluir
  46. Eu queria muito jogar, mas o link não funciona :(

    ResponderExcluir
  47. Incrível, eu amei o jogo, totalmente o estilo que eu curto, muito obrigada pela tradução! Espero ansiosa pelo dia em que possam traduzir o outro dele.

    ResponderExcluir
  48. O jogo é incrível, porém a tradução em certas partes deixou um pouco a desejar, fiquei presa em uma fase, porque a tradução dizia uma coisa e na verdade era outro. Mas isso não atrapalhou tanto o jogo

    ResponderExcluir
  49. Vcs são fodas ótimo trabalho de tradução.

    ResponderExcluir
  50. Tragam o 2 jogo por favor, se o 1 jogo já é maravilhoso, IMAGINA O 2!!!!!!

    ResponderExcluir
  51. Incrivel jogo por favor traduzam a sequencia!!!!

    ResponderExcluir
  52. Por favor traduzam a sequencia!!! Eu imploro

    ResponderExcluir
  53. No fim do jogo ele acabou bugando na primeira vez que joguei. O jogo simplesmente travou e quando reiniciei voltou 2 saves antes D: mas dai dps joguei e rodou normal.
    Vocês vão publicar o 2? to ansiosa por ele. Esse jogo é muito bom!

    ResponderExcluir
  54. acabei de zerar esse jogo. Sensacional. Os graficos são otimos, o tem uma dificuldade mto balanceada, o texto é incrivel. Pra conseguir os finais é mto facil e intuitivo, recomendo pegar todos. Por mais que eu consiga ler em ingles facilmente, espero ansiosamente pela tradução do segundo e terceiro capitulo

    ResponderExcluir
  55. Olá, queria saber se tem continuação. Eu amei muito este jogo!!

    ResponderExcluir
  56. jogo top mesmo em, fiquei tenso no fim, mas cara, digam ai, vai traduzir o 2?

    ResponderExcluir
  57. Não acredito que demorei tanto para descobrir esse jogo maravilhoso de detetive, muito bom, possui 5 finais. Espero que algum dia tenha continuação e tradução desse jogo, OBRIGADA ^^

    ResponderExcluir
  58. Ahh por favor traduzam o #2, esse jogo é incrível <3

    ResponderExcluir
  59. Que jogo incrível! Conheci ele recentemente e se tornou um dos meus favoritos.

    ResponderExcluir