domingo, 21 de abril de 2019

Midnight Puppeteer (Tradução)

E se uma intervenção do destino mudasse sua vida?


Midnight Puppeteer, ou Titereiro da Meia-noite em português, (Titereiro é a pessoa que controla os fantoches em shows de marionetes, dando vida e personalidade a tais bonecos) é um jogo criado no WOLF RPG Editor por Mascarpone em 12 de agosto de 2014 e traduzido do japonês para o inglês por Vgperson e agora recebe sua versão em português brasileiro por Max. Não é um jogo curto, você pode finalizá-lo em, no mínimo, 3 ou 4 horas. Dos gêneros Puzzle, Exploração, Aventura e com elementos de terror, este é um dos jogos que veio para deixar sua marca assim como Ib e Alice Mare fizeram.


“Na volta para casa de carro, a jovem Mayo e seu fiel urso de pelúcia, Mister Masper, acabam presos no meio da estrada quando surge um problema no motor do veículo e o pai da garota sai para procurar ajuda, sem voltar após trinta minutos.
Ela decide investigar e, assim, acaba encontrando uma mansão com a porta de entrada aberta...”

Inovação é a melhor palavra para descrever Midnight Puppeteer. Mascarpone usou e abusou de sua criatividade, catapultando os jogadores para uma aventura diferente de todas as que você já jogou. Por mais clichê que a história comece, um rumo surpreendente é tomado a partir de certo ponto, o qual desencadeia os mais inesperados acontecimentos.

O título é marcado por reviravoltas surpreendentes nos momentos ideais, puzzles excelentes, em níveis de dificuldade variados, bem diversos e próprios, além de uma narrativa inusitada, divertida, sem excessos ou coisas desnecessárias que saturem a trajetória do jogador.


Só para você ter uma breve ideia da inédita jogabilidade que Midnight Puppeteer proporciona em alguns momentos, você deve saber que existem jogos em que é necessário que o protagonista desparafuse a tampa da ventilação de ar para atravessá-la, então aparece magicamente em outra sala, certo? Neste jogo, você precisa literalmente atravessar o tubo de ventilação de ar para chegar do outro lado (e podem surgir surpresas em alguns...). Esse e muitos outros sistemas simples, mas únicos, foram colocados durante o caminho que Mayo percorre na busca por seu pai.


Os gráficos são bons e bem trabalhados, até originais. O autor do jogo inclui seus belos desenhos em alguns instantes especiais. A trilha sonora é incrível. Apesar de não haver uma ampla diversidade, cada música consegue combinar tão bem com determinada ocasião que nossos ouvidos até se acostumam com os sons, de modo que parece nem haver música tocando. Esses fatores são modelados em um conjunto tão harmonioso com a narrativa do jogo que o produto final se torna agradável a ponto de não vermos as horas passarem enquanto jogamos.

Os personagens são desenvolvidos com a astúcia de um mestre pelo criador de Midnight Puppeteer, por mais que este seja apenas o segundo jogo que ele fez. Cada personagem tem suas características e personalidades tão únicas e caricaturadas que sentimos raiva ou alegria logo na hora em que algum deles surge na nossa frente. Mascarpone é o grande titereiro que conduz o espetáculo de emoções que sentimos jogando.


Personagens

» Mayo Michino «

[Idade]: 16 anos
[Gosta de]: Mister Masper, seu urso de pelúcia falante imaginário, que só consegue ser visto por ela.

Inteligente, curiosa e esforçada, ela não sabe os segredos de sua família e é capaz de fazer qualquer coisa para achar seu pai com sua personalidade “nunca-olhe-para-trás”.
» Mister Masper «

[Idade]: 0
[Gosta de]: Sushi.

Divertido, engraçado e espontâneo, só pode ser visto por Mayo. Faz piadas sobre Sohta, sabe falar apesar de ser um animal de pelúcia, reclama muito e gosta de ser útil para Mayo.
» Sohta Michino «

[Idade]: 36 anos
[Gosta de]: Sua família.

Pai de Mayo Michino, esconde vários segredos e é capaz de fazer qualquer coisa para proteger sua filha. Atencioso e gentil, mas desleal às vezes.
» ??? «

[Idade]: ???
[Gosta de]: Seu revólver. E muito.

Com apenas sua missão em mente, ela exterminará de seu caminho todos os obstáculos que nele entrarem, por mais “limitada” que seja. É considerada um dos inimigos do jogo, embora não apareça logo no início. Fria, calculista e levemente psicopata.
» ??? «

[Idade]: ???
[Gosta de]: ???

Parceiro da mulher acima, também é um dos inimigos. Pode ser considerado a parte lúcida da dupla. Possui uma importância maior, embora prefira não estar na liderança.

Os cinco personagens mostrados acima são os cinco que mais aparecem, os “mais fundamentais”, por assim dizer. Como neste jogo há muita violência e pancadaria, (e estou falando a verdade ao enfatizar muita) os cinco vão apanhar e sofrer muito ao se encontrarem. Sério, eles passam por uma situação cada vez pior que que a anterior.

Considerações finais do redator (L.C.)

Esse é um dos jogos que eu recomendo que joguem (agora que foi traduzido), e que espero que gostem tanto quanto eu gostei. É um jogo tranquilo de jogar, difícil de cansar e, até nas partes de mais ação, o decorrer é calmo. Angustiante, porém calmo. O criador conseguiu trabalhar este seu jogo com a ousadia e elegância de um mestre.

Um fator curioso de Midnight Puppeteer é que algumas das falas entre os personagens são em estilo anime, e assistir tais cutscenes é como assistir a uma conversa em um animação japonesa. Outro elemento interessante é que, após o término do jogo, há uma sala bônus que revela informações sobre os personagens, extras e rascunhos do autor, além de outras surpresas!

Se eu pudesse, eu mudaria o nome de Midnight Puppeteer para Encontros e Desencontros [Não, não é uma menção ao filme de Sofia Coppola gravado no Japão vencedor do Oscar de 2004 por Melhor Roteiro Original, por mais que eu seja fã dessa cineasta], pois, o que realmente move a trama são os constantes e comoventes encontros de Sohta e Mayo e seus desencontros provocados pela dupla de vigaristas. Diversão e comoção são os elementos chave deste jogo. A única perseguição do jogo é um exemplo disso.


O título ainda chega a flertar com questões mais profundas por trás da proposta simples de um mero jogo engraçado e emocionante, fazendo o jogador percorrer um ponto de vista complexo do autor sobre a inocência da infância, a fragilidade de cada um e a posição das crianças, no auge de sua parcela criativa da vida, vistas por adultos sérios e focados em resolver seus problemas, por mais perdas e piores consequências que isso pode trazer. “Por favor, encare a realidade!”

O único ponto negativo de Midnight Puppeteer relativamente visível e claro, é a abrupta mudança de focos. Veja bem, se inicialmente o foco da gameplay era fazer Mayo e Masper encontrar Sohta, onde quer que ele estivesse e como chegou até lá, o foco muda de uma hora pra outra quando começam a surgir mais personagens, e mais eventos, e mais histórias, e mais flashbacks e se extende a outro patamares. Eu considero isso como um ponto negativo porque, por mais que Mascarpone tenha sabido como contornar essa drástica mudança com sabedoria, isso não a torna imperceptível, então já aviso vocês com antecedência: a pergunta que devem fazer para compreender a história não é “Onde está o pai de Mayo?” e sim “O que está acontecendo aqui?”.


Por fim, posso concluir que este jogo é uma grande, entretanto modesta, corrida contra o tempo; descobrindo segredos, resolvendo bons puzzles e tendo muitos sentimentos de uma vez a cada revelação da história, o jogador é surpreendido com a qualidade que Mascarpone possui de contar uma boa história manipulando suas marionetes frente ao público.

 Controles e ajuda

  • Movimentar o personagem e selecionar item no menu: Setas do teclado.
  • Confirmar: Tecla Z, Enter ou Barra de Espaço
  • Cancelar, abrir menu: Tecla X, Esc
  • Pular as mensagens de fala dos personagens: Tecla Ctrl
  • Mudar o tamanho da tela de jogo: F4
  • Reiniciar o jogo manualmente: F12

Não é obrigatório extrair o jogo em alguma pasta para jogar, apenas abra Game.exe (mas, caso você tenha extraído, abra o ícone “Game”)

Você precisa equipar os itens para usá-los. Para isso, quando adquirir algum objeto, ele irá para o seu menu, o qual você pode acessar apertando X. Para usar esse item, selecione-o no menu e use-o onde ele deve ser usado.

O jogo demora cerca de 10 segundos para iniciar. Não se preocupe, é NORMAL, e ocorre em todos os computadores.

Vou incluir um detonado abaixo. Há 3 finais, sendo dois ruins e um verdadeiro (e bom). É mais provável que você consiga o final bom do que um dos ruins. Até mesmo os dois finais ruins são impactantes e duros de aceitar, mas não particularmente notáveis; por isso reflita se vale realmente a pena fazê-los.

Até onde sei, não é necessário nenhum RTP para jogar, mas, se algum erro surgir ao inciar, me avisem que eu irei ajudá-los dentro do possível e alterar aqui.


 Download


Para jogar em um Mac, é necessário o RPGHub.

Detonado




(Não recomendo clicar para pessoas com risco de epilepsia)


~ L.C.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Hallo.

Primeiramente, peço que não estranhem que estamos utilizando o post de L.C. para esta tradução. Porém, visto a qualidade da postagem (e o fato de que incluia já um detonado) resolvemos abrir uma exceção para este caso.

Ou seja, LC, me perdoe os cortes aqui e ali para adaptar como uma postagem de tradução, hum.

Ademais, feliz páscoa para todos os presentes, e espero que gostem de nossa tradução.

Atenciosamente,
- Neil.

79 comentários:

  1. EEEEEEEEEEEBA!!!!!!!!!!!! Adoro esse jogo!!! Estava esperando só vocês postarem!!! Amo demais <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm amo.
      Motivo 1: Mister Masper somos IDÊNTICOS muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  2. Esse jogo me surpreendeu muito. No início nem levei muito a sério, mas com o decorrer da trama: uau. Achei muito interessante a história, o enredo, os personagens... tudo! Um jogo bem completo na minha opinião, com interação, puzzels e fugas.
    Uma tradução viria a calhar (apesar de eu já tê-lo jogado em inglês mesmo). Enfim, adoro esse blog e esse jogo.

    ResponderExcluir
  3. Yooo o//
    Faz tempo que nao comento aqui hehe, fiquei sem internet uma semana com essa chuva que tava tendo... E só visitei o blog agora que vi sua postagem la no face ^^

    Bem, estou ansiosa para jogar esse jogo, se for algo do nível de Ib e de Alice Mare, sei que vai ser bom haha ^^ (só que como disse, estou acumulando jogos primeiro para depois jogar </3, isso me parte o coração, estou deixando de jogar e ver videos de The Evil Whitin e vários outros rpg's :/)
    Pelo que entendi, o jogo aborda um tema de "manipulação" mas me pergunto quem está manipulando quem, o fato de uma garota de 16 anos ter uma amigo imaginário, ainda mais no formato de um urso é no mínimo estranho ...Não sou boa com suposições em relação a um jogo que nunca joguei, então é esperar para ver :v
    Mas em relação ao visual, gostei bastante, os personagens não sao nanicos (sempre associo esses personagens esmagados dos rpg makers, tipo os de The witch's House a bananas, me interne hahaha"!) e o gráfico é bem interessante, os desenhos do autor tambem são ótimos^^

    Gostei principalmente da sua postagem, o modo como apresentou o jogo, voce o fez com amor, escreveu o que o game o fez sentir e como voce o via, mostrando como o jogo é incrível, mas sem dar spoilers, o que é ótimo haha :]

    Enfim, muito obrigado por nos apresentar mais um incrivel jogo de Rpg maker, e por ter escrito essa postagem enorme, com direito a resenha, detalhes do jogo, detonado, Ask e... Konga?! auasuhuahsuah'' Sério, sempre nesses links espero algo pulando na minha cara e gritando, morro de medo... Geralmente nesses links de coisas fofas e coloridas, após alguns segundo aparece um Jumpscare :v (Tipo esse video que a diva da MEI colocou https://www.youtube.com/watch?v=9C_HReR_McQ
    comecei a ver sorrindo e terminei arrepiada e nervosa u.u, as coisas mais simples e bizarras assim que me assustam, que aparentam ser inocentes.... Chucky, Samara, exorcistas, geralmente nao me assustam haha'') E a voce, o que te assusta The L.C.??
    Então é isso, obrigada por tudo e até o próximo comentário ^^
    Ja ne!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, valeu por comentar! Peço desculpas desde já pela resposta demorada porque eu queria te dar um comentário à altura do seu. Aqui na minha cidade faz calor por uma eternidade e, quando chove, é por outra eternidade. É pésimo quando a net cai aqui, porque ela demora pra voltar com a mesma velocidade que a chuva dura. Aliás, pelo que deu pra eu ver no seu perfil do face, eu te achei muito linda, Kira Stark.

      Relaxa que até as férias você acumulou uma lista pra jogar do tamanho de um livro do George R. R. Martin. -q O jogo retrata um tipo de manipulação, sim, mas com certeza não é do tipo que você está imaginando... Não vou falar para não dar spoilers, mas é algo mais... "polêmico" do que qualquer maneira de manipulação que você imaginar nesse momento. The Evil Within é bom? Estou pensando em comprar ou assistir gameplays, mas fiquei inseguro após ler algumas críticas.

      Eu achei bem "exótico" no início uma garota quase com idade para dirigir possuir um urso de pelúcia como amigo imaginário... Mas depois você entende o porquê. (Também achei estranho um grupo de adolescentes se esconder de um demônio roxo com cabeça gigante em uma mansão abandonada, mas coisas normais são difíceis de se ver nesses jogos.)

      Fiquei honrado por receber esses agradecimentos e nem sei o que dizer. Obrigado, obrigado, obrigado de verdade :') Maravilhoso demais você ter compreendido minhas ideias ao escrever isso, mesmo eu não tendo as evidenciado. Foi divertido escrever sobre esse jogo. Acho que eu o joguei por umas três vezes e nem isso me fez cansar dele.

      Por falar em Don't Hug Me I'm Scared, o terceiro vídeo já teve até teaser lançado, então aguarde o próximo post da Mei com um possível link para quando sair o novo. o/
      Se bem que, ao se tratar da Mei, tudo é inesperado. Prepare-se
      pra se arrepiar de novo!

      Eu também não me assusto com essas tipos sobrenaturais. Acho que o que mais me causa medo é o ser humano. E também, acho que todos os serial killers chegam a aterrorizar mais do que um
      espectro revoltado ou uma boneca vingativa. Talvez por assassinos terem uma explicação para existirem (e fazer o que fazem), isso me intriga e me causa medo. Já essas coisas sobrenaturais não, elas simplesmente não precisam de um motivo.

      Nem precisa agradecer, eu é que fico feliz por ver os comentários. Até a próxima! ^^

      Excluir
  4. TRADUZEM PFV PFV NÃO MANJO NO INGLÊS :(

    ResponderExcluir
  5. Eu clico em Download no MediaFire não aparece nada abaixando e a tela do site fica branca çwç help~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é normal em alguns tipos de downloads do Mediafire, porque varia de computador, versões do Windows, navegadores, etc. É só fechar a tela branca e apertar Ctrl + J para abrir sua página de downloads. Se você realmente clicou em Download no Mediafire, por mais que não surja na sua tela o arquivo sendo instalado, é lá na sua página de downloads que você verá as informações do que você baixou.

      Excluir
  6. "Esse é um dos jogos que eu recomendo que joguem, que recomendo que traduzam" os tradutores aqui são vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso foi uma indireta pra gente, porque também lemos os posts -q

      Excluir
    2. Garoto esperto. -q

      Bem, eu estou aprendendo a traduzir coisas do WOLF, (e estou bem empolgado com o jogo) então posso te ajudar quando puder para não atrapalhar seus planos atuais. Se você quiser adicionar como uma tradução futura, provavelmente eu já terei aprendido o suficiente para poder dar uma mãozinha. Tenho tempo e disposição, agora só falta o Mascarpone responder meu pedido de tradução. -q

      Excluir
  7. Assim fica difícil, mas ok, vou jogar e provavelmente adicionar na lista de traduções.
    Me interessei muito.

    ResponderExcluir
  8. sobre a porta secreta com o armario de roupas,se eu passar direto por essa sala e depois voltar eu não posso mais achar o secret

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nop, a porta sempre continuará escondida lá, independentemente do momento em que você quiser trocar de roupa. Porém tome cuidado, porque no Anexo da Mansão você pode jogar com 3 personagens em momentos diferentes e a Mayo é a única que pode trocar de roupa. Então aproveite um momento em que você estiver jogando com a Mayo no Anexo da Mansão, seja ele qual for e quando for, pra poder trocar de roupa.

      Excluir
  9. Realmente me interessei pelo jogo. Pena que não sou boa no inglês, sempre que jogo um jogo que não está traduzido não entendo nada da história.
    Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  10. eu já reguei os vasos com flores, mas n esta abrindo a porta!!!

    ResponderExcluir
  11. Parece interessante, mas só irei jogar quando traduzirem (isso se for :v). Ótima postagem

    ResponderExcluir
  12. Mds finalmente citaram esse jogo lindo de chessus <3 Ainda estou esperando que citem a demo de Mica Apoptosis (se é que ainda não citaram..) <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mei já citou brevemente o tema de Mica: Apoptosis na postagem de jogos sendo feitos (http://zero-corpse.blogspot.com.br/2014/06/jogos-que-estao-por-vir.html#more) mas pretendemos esperar sair o jogo completo para poder escrever algo sobre. ^^

      Excluir
  13. Bonus room! http://i.imgur.com/9YBoDqC.png

    ResponderExcluir
  14. Devo esperar a traduçao ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende da sua pressa para jogar esse jogo. Caso seja feita uma tradução, poderá demorar e nem todo mundo gosta de esperar por algo incerto. Se você estiver com uma vontade urgente de jogar, eu recomendo que instale em inglês.

      Excluir
  15. Eu achei a resposta do segundo labirinto bem confusa, acabei tendo que deixar a preguiça de lado e pensar um pouco, não sei se sou só eu, mas gostaria de deixar a reclamação. Desculpe o incomodo, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo conselho, vou reformular a resposta de outro jeito. Não se preocupe, reclamações são muito bem-vindas para melhorar a qualidade dos posts.

      Excluir
  16. Vcs vão traduzir esse jogo? Eu gostaria de pedir para vcs traduzirem também o jogo Nira Oni me parece ser muito legal então se possível traduzam por favor ^-^.

    ResponderExcluir
  17. Façam uma postagem sobre o jogo Yanderella acho q é o mesmo criador de O Diário da Mikoto

    ResponderExcluir
  18. ~Preguiça de Entrar na Conta -q~
    Só Pela Sinopse, Já Sei Que Vou Gostar XD
    Mas, Não Consigo Jogar, Baixo o Jogo Todo Direitinho, Tento Extrair Diz que Esta Corrompido, Abro Pelo WinRAR E Tento Executar o Game.exe, Corrompido Mais Uma Vez.
    Acho Que Tem Problema ai no Dowload, Tens Como tu Ver se Ta Tudo Certo? Aqui da Erro, Como Falei...
    Obrigado Desde Já :3
    E Sim, Tenho Mania de CAPS LOCK em Tudo, Foi Mals -q
    ~Amanda M.~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda. ^^
      Eu verifiquei e tá tudo certo com o download, sim. Tente excluir o arquivo que você baixou pelo WinRAR e instale novamente. Não faço ideia do porquê de apenas no seu computador ter se corrompido, desculpe. -q
      Se o problema continuar, me avise que eu pesquiso e verifico mais fundo.

      Excluir
    2. Baixei, Extrai, Bugou.
      Fiz um Paradoxo Disso Aqui, Mas Não Funfou TT-TT
      Não Terias um Dowload no 4Shared/Mega? MediaFire me Odeia :|
      Acho que Terei de Esperar uma Tradução(Fica Até Melhor, Sr.Google Ia Ficar Cansado de Traduzir Para Mim :|)
      Obrigado Por Responder <3
      ~Sim, Tomei Vergonha na Cara -q~

      Excluir
    3. Tente abrir esse link em uma nova aba (instala automaticamente):

      http://vgperson.com/games/MidnightPuppeteer105.zip

      Não desista, Amanda! Você vai conseguir jogar o/
      E uma tradução desse jogo pode demorar, isso se houver.
      Eventuais dúvidas, fique à vontade para perguntar c:

      Excluir
    4. Pode me Passar o Centro de Macumba Que Você Foi? ~Risos~
      Demorou 1 Hora de Dowload Mais Funfa c:
      Obrigado <3
      Por <3
      Ajudar <3
      Eu <3
      (Parece Coisa de Orkut, Colocar Corações em Tudo :u)

      Excluir
  19. esse jogo tem jump scares gente ? >.< kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum jumpscare. Eu estaria mentindo se dissesse que o jogo é de terror, já que, na verdade, ele é dos gêneros Aventura e Puzzle, com alguns elementos bem leves de terror.

      Excluir
  20. não sei por que, o meu save foi pro espaço TuT não entendo muito de inglês, mas decidi tentar jogar. Até a parte que eu cheguei estava legal, gostei bastante dos gráficos, são tão bonitos. Vamos ver se dessa vez, não perco tudo. Obrigada pelo detonado (com certeza vou precisar mais tarde) e por me apresentar o jogo.
    PS: esses canos de ventilação me deixam tensa pra caramba G.G

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ter excluído o arquivo de saves da pasta "Save", sinto muito. Ç_Ç
      Os gráficos são bem agradáveis e o detonado foi bem prático, pelo menos pra mim. Concordo com o que você disse, e muito obrigado por ter comentado! Foi um prazer criar essa postagem e poder ajudar quem precisa.
      Esses canos de ventilação... Ah, cada vez que eu chegava mais perto do final de cada um, minha apreensão aumentava... D:
      Quando terminar de jogar, se quiser, comente aqui o que achou. Eu adorarei ler a sua opinião <3

      Excluir
  21. The L.C e esse maisTHEANGRYBEARPUNCHmais kkkk gostei,e o jogo eu zerei ele mas levei 4 horas,Esse L.C hein

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hueheuheu, todos gostam do Ditto dançando konga.
      Valeu por jogar e comentar!

      Excluir
  22. Yoo L.C.
    Sou eu,Mika. I'm back!
    Eu disse que voltaria,não disse?
    Bom,aqui estou eu.
    Me desculpe pela grande demora para comentar,não foi a minha intenção.
    Adorei a descrição do jogo,os gráficos parecem ser ótimos.
    Eu juro que quando eu zerar ele farei um comentário resposta aqui.
    Eu estive esperando um post seu,sinto muito por ainda não ter jogado. Minha vida anda muito corrida,me perdoe.
    Eu estive comentando com as minhas amigas que acompanham o blog:
    Poxa,tantas pessoas já fizeram postagem e nada do L.C. aparecer,o que será que ocorreu?
    Quando entrei no blog e vi a sua postagem fiquei alegre e aliviada.
    Pode anotar ai,eu irei zerar esse jogo e te responderei.
    Espero que aguarde,assim como aguardei um post seu.

    Sayo, Mika <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aloha, Mika!
      Fico feliz por você ter voltado <3
      Continue sempre comentando nos posts de todos para deixar os redatores felizes, ok? ^^ Não há problemas na espera por comentários seus.
      Inclusive, o que você escreveu para mim fez meu dia valer. Obrigado por se interessar tanto pelo meu conteúdo e se preocupar comigo. Suas amigas devem ser incríveis!
      Aguardo seu próximo comentário.

      Goodbye, L.C. =)

      Excluir
  23. Oii, eu fui baixar esse jogo mas quando eu vou abir ele ou o computador trava ou ele reinicia sozinha, eu percebi que isso sempre acontece quando eu vou jogar um jogo que é wolf RPG e eu queria saber se pra jogar os jogos que são feitos pelo wolf precisa baixar algum programa ou provavelmente o problema é com o meu computador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aloha, o seu computador é da Windows ou Apple? Para jogar jogos do Wolf em um Mac, é preciso ter o RPGHub (na seção de Download dessa postagem eu coloquei o link para instalá-lo), mas fora isso eu não sei de nada que possa ser útil para você. É provável que algum componente do Wolf não seja aceito no seu computador, estou pesquisando sobre isso. Desculpe-me por não poder fazer nada pra você agora :/

      Excluir
    2. Imagina >.< já ajudou muito, já perguntei sobre isso antes mas ninguém me respondeu nem achava a resposta, então muito obrigada pela ajuda mesmo, não se se muda em alguma coisa mas meu computador é windows ^u^

      Excluir
  24. poxa,sera que rola traduzir pra pt?quando vc falou que era tao quanto ib ja senti vontade de jogar,mas tenho um pouco de preguiça de ficar traduzindo :v

    ResponderExcluir
  25. QUERO A TRADUÇÃO DESSE JOGO AGORA!!1!! jogo muito bom xD

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Obrigadaaa acabei de conhecer o vosso blog e já curto PAKAS ❤
    ~Esperando a tradução~


    AMO VCS ❤ >.<

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Vocês pretendem fazer uma tradução? Quero muito jogar, mas sei muito pouco de inglês...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Midnight Puppeteer já está em processo de tradução.
      É só olhar o canto direito do blog com as porcentagens ^^

      Excluir
  30. Quando começo o jogo as letras se embaralham com Kanjis o que devo baixar pra corrigir o problema? Agradeço pela tradução!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se sua localidade não está para Japonês.

      Excluir
    2. No meu também aparece isso, e a minha localidade não está para japonês

      Excluir
  31. EU NÃO CREIO Q TRADUZIRAM AAAAAAAAA
    O que mais espanta é que a postagem do LC é de 2014, parece que foi publicada ontem socorro.
    Atrasado, mas feliz Páscoa para todos e obrigada pelo "presente"
    ♡♡♡♡♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. L.C. é um amor, e como o post dele é maravilhoso, fico feliz por terem reutilizado.
      Feliz Páscoa e divirta-se!

      Excluir
  32. Eu vou tá ocupado fazendo gameplay desse e de outros jogos traduzidos por vocês. Continua nesse ritmo, eu vou voltar com a minha rotina.

    ResponderExcluir
  33. Eu fico MUITO feliz de ver como é que as traduções andam voltando pra mesma frequência que tinham antigamente, mesmo que ainda aos pouquinhos. Não me recordo bem se foi no site da Zero Corpse que fiz o download da versão em inglês, mas joguei ele e zerei e é um jogo que gostei muito! Muito obrigada por disponibilizarem ele agora em PT-BR, vou baixar e muito provável jogue logo depois de Pocket Mirror (que é uma das traduções que aguardo com tanta ansiedade da minha parte) quando já tiver a tradução do mesmo quando for completa e disponibilizarem também. Mais uma vez acho bom deixar claro o quão feliz e satisfeita com o ritmo que o site e a equipe tem tido recentemente! Acredito que eu e muitas outras pessoas compartilham do mesmo sentimento, somos gratos demais por uma equipe tão dedicada como vocês apesar das dificuldades sempre que ocorre um problema um outro, mas ver que depois de tanto tempo acompanhando o blog nunca desistiram do trabalho aqui só me faz sentir ainda mais orgulho de vocês. Muito obrigada por isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história do jogo é muito divertida e gostosa de ver, e foi muito legal adaptá-la para o português, mesmo valorizando muito a original. É muito gostoso ver corpses que têm tanto amor ao blog e aos posts, motiva muito a gente a continuar. Muito obrigada pelo comentário! Espero que se divirta muito jogando Pocket Mirror quando sair e também rejogando Midnight <3

      Excluir
  34. O que e RPGHub eu to clicando no link e nao carrega pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  35. Eu queria mais jogos só do rpg2000 e 2003

    ResponderExcluir
  36. jogo incrível! gostei d+ de jogar ele vlw pela tradução galera S2

    ResponderExcluir
  37. Hihi, adoro o Masper <3 Obrigada por postarem a tradução deste jogo lindim de mais *-*

    ResponderExcluir
  38. Eu tentei iniciar o Game.exe e apareceu "Cannot locate basic info data"

    ResponderExcluir
  39. por que vocês não traduzem conteúdo +18? ( ͡° ͜ʖ ͡°)

    Ótimo trabalho na tradução.

    ResponderExcluir
  40. Eu já joguei esse jogo em inglês,porém eu havia ficado meio "travada",por que eu não entendia quase nada de inglês.
    E fiquei muito esperançosa de que,algum dia,a tradução em português desse a luz do dia,e olha só,ela realmente deu.
    Bem,eu só fiquei sabendo que saiu a tradução ontem,então eu comecei a jogar um pouco,para ver como ficou e eu estou sem palavras!A tradução está muito boa,eu amei!Eu até fiquei com aquele gostinho de quero mais.Vale muito a pena jogar!
    Continuem sempre assim! ^-^

    ResponderExcluir
  41. Maravilhoso este jogo! Acho que alguém tenha reparado, mas a quantidade de finais que eles devem ter feito por causa das personalização de roupas devem ter sido uma quantidade muito grande. Acho otimo deles te posto o minimo detalhe dos personagens em volta reparem a roupa que usamos, e eu terminei o jogo usando maiô, foi engraçado o final kkk

    ResponderExcluir
  42. Sinceramente muito obrigada pela tradução, o trabalho de vocês é incrível. Mas infelizmente eu to tendo um problema e acho que é só comigo, mas as caixas de fala muitas vezes vem cortadas, impossibilitando de conseguir ler certas coisas.

    ResponderExcluir
  43. Aaah eu fiquei ansioso pra jogar esse jogo!

    ResponderExcluir
  44. Um dos melhores jogos que já joguei! Com certeza vai ficar na minha memória pra sempre assim como Mad Father e Misao. Amei!

    ResponderExcluir
  45. EBAAAAAAAAAA, TRADUÇÃO DE MIDNIGHT PUPPETEERRRRRR!!!! COMO ESPEREI POR ISSO!

    ResponderExcluir
  46. Muito bom, porém foge um pouco da trama como foi dito mesmo pela autora. Mas é uma história muito original até, se for ver pelo desenrolar da metade em diante. Eu só esperava algum susto pelas passagens nos dutos de ar (não tem nenhuma surpresa, já avisando).

    Ótima tradução inclusive kkkk

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. Gostei muito, Masper melhor personagem

    ResponderExcluir