segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

FUN TIME: Os Terrores do Natal

O Natal pode ser mais assustador do que você pensa


Olá aqui é a Beuregard! Sim, estou de volta galera! Tudo bem com vocês? No post de hoje irei falar sobre as malignas criaturas natalinas, aquelas que punem as crianças más durante o feriado. E eu pensando que o Natal era só ganhar presentes. 
Antes de tudo vale lembrar que o Natal, também conhecido como Dia de São Nicolau, foi incorporado de tradições pagãs apropriadas e adaptadas para o "Mundo Contemporâneo". As criaturas variam de lugar para lugar, com nomes e aparências diferentes.


★ Krampus ★


A criatura maligna mais conhecida no mundo, é do folclore europeu. Krampus é uma criatura chifruda antropomórfica descrita como "metade bode, metade demônio", que durante o Natal acompanha o Papai Noel (ou São Nicolau) para punir as crianças más enquanto sua contraparte recompensa as crianças boas. A origem de Krampus, segundo pesquisadores, é do Pré-Cristianismo. O nome dele veio do germânico (alemão) antigo Krampen que significa "garras". 

Papai Noel e Krampus visitam uma casa em Vienna, 1896.

Esta criatura possui um dia de também, conhecido como a Noite de Krampus, que é celebrada no dia 5 de Dezembro na Áustria e em algumas partes da Europa. As celebrações públicas consistem em várias pessoas fantasiadas de Krampus (os Krampuses) andando pelas ruas, procurando pessoas para bater. Como as agressões tomaram proporções maiores que o esperado fizeram uma "reforma" no festival: todos os Krampus devem usar números para que possam ser identificados se abusarem da violência.

Um cartão de boas vindas (1900) dizendo
"Saudações de Krampus!"

Em algumas versões diz-se que Krampus, que com ramos de bétulas, chicoteava as crianças ocasionalmente. É normal vê-lo carregar correntes com sinos, porém isto foi feito pela Igreja Católica para simbolizar "a ligação" com o Diabo, Krampus usa suas correntes para efeitos dramáticos.
Ele também pode ser representado carregando uma cesta ou um saco, seus propósitos variam no entanto os mais comuns são: levar as crianças muito más para o Inferno ou simplesmente levá-las embora.

SPOILER DE HC2 (Hello Charlotte EP2)

Aiden é um Krampus. Quando você vê sua história descobre que ele veio punir Charlotte no Natal. Ela o nocauteia e Huxley faz uma lavagem cerebral nele para transformá-lo no mordomo da casa.


★ Jólakötturinn ★

Ilustração de Alexandria Noël

Jólakötturinn é o Gato de Yule Islandês ou O Gato Natalino. Este animal está ligada a uma tradição islandesa que consistia nos trabalhadores terminarem a lã do outono antes do período nataliano, aqueles que terminavam a tempo ganhavam novas roupas e aqueles que não ficariam à mercê do gato  por não possuírem nada (isso foi usado como ameaça pelos fazendeiros).


Por que a população temia este gato preto enorme? Bom, é dito que aqueles que não possuíam roupas novas antes da Véspera de Natal seriam... devorados pelo gato, incluindo as crianças. Pelos textos é dito que o gato era um lembrete para não ser preguiçoso, isso também foi usado pelos pais para incentivar suas crianças a trabalharem duro dizendo-lhes que o gato saberia quem não tem roupas novas para usar e que as crianças sem roupas iriam ser sacrificadas ao gato.


★ Frau Perchta ★


As antigas histórias germânicas contavam sobre uma bruxa chamada Frau Perchta que recompensava e punia durante os 12 dias natalinos (25 de Dezembro até 6 de Janeiro). Ela é muito conhecida por sua cruel punição aos pecadores: ela retiraria seus órgãos internos e os substituiria com lixo.


É acreditado que a história de Prechta descende da Deusa Alpina da natureza, que cuida da floresta na maior parte do ano e só lida com humanos durante o Natal.


★ Belsnickel ★


Besnickel é um homem do folclore germânico que viajou até os Estados Unidos. Ele vem até as crianças um pouco antes do Natal, usando roupas velhas e peles. Besnickel carrega um chicote para assustar as crianças e doces para recompensá-las. Nos dias modernos o chicote é usado apenas para barulho e para lembrar às crianças que ainda há tempo para serem boazinhas antes do Natal. 


Então todas as crianças ganhavam doces, se elas forem educadas ao pedir. Há versões em que ele batia nas crianças más, deixando as boas para serem recompensadas pelo Papai Noel (São Nicolau).


★ Hans Trapp ★


Hans Trapp é outra criatura "anti-noel" que pune as crianças más nas regiões de Alsácia e Lorena na França. A lenda diz que Hans era um homem de verdade, rico e ganancioso que cultuava Satanás e foi excomungado da Igreja Católica. Ele foi exilado à uma floresta onde ele espreitava crianças vestido de espantalho. Quando estava prestes a comer um garoto que capturou, um raio o atingiu, uma punição de Deus. Ele ainda visita crianças antes do Natal, vestido como espantalho, assustando-as para se tornarem boas.


★ Os Garotos de Yule ★


Os Jólasveinar, ou Garotos de Yule, eram 13 trols islandeses. Todos eles possuem nomes e personalidades distintos. Nos tempos antigos eles roubavam coisas e causavam problemas durante o período natalino, então foram usados para assustar crianças para que elas se comportassem, como o Gato de Yule. Entretanto, o século 20 trouxe histórias sobre a figura norueguesa benevolente, Julenisse (Papai Noel/São Nicolau), que trazia presentes às crianças boas. As tradições misturaram-se e os malvados Garotos de Yule tornaram-se bons o suficiente para deixar presentes nos sapatos das crianças... se elas fossem boas.

★ Grýla ★


Todos os Garotos de Yule obedecem Grýla, sua mãe. Ela veio antes dos Garotos de Yule, nas lendas islandesas como uma gigante que capturava, cozinhava e comia crianças que não obedeciam seus pais. Ela apenas foi associada com o Natal no século 17, quando foi designada para ser a Mãe dos Garotos de Yule.
De acordo com a lenda, Grýla teve 3 maridos e 72 filhos que causavam problemas como roubo até assassinato. Como se a casa ainda não estivesse cheia o suficiente, o Gato de Yule também mora lá.

Então... qual deles vai te visitar no Natal? 

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem,pessoal.
    Mas uma coisa que eu quero saber,a tradução do Corpse Party de PSP ainda ta de pé!?
    (Isso definitivamente não é uma cobrança,só um curiosidade mesmo,vou entender se não tiver)...

    ResponderExcluir
  3. Ownt mas que post adoravel (terrível, em decorrência do assunto, mas adoravel sem dúvidas)... num geral tenho 0 espírito natalino, mas a atmosfera acaba me atingindo e espíritos são sempre meu tema favorito do Natal (Dickens é o culpado)
    E aaaaaaaaaaaa me deu uma super vibe do episódio especial da série Sabrina da Netflix, já que temos a participação tanto da Grýla quanto do Krampus.
    Feliz natal para você e o resto da equipe, que não falte amizade e amor ��������

    ResponderExcluir
  4. Agora que vi ;_;
    mas really, eu amo suas postagens, sla sempre carregando um tom meio creepy, o trabalho de vocês é fantástico e eu fico muito feliz de ver que você ainda estão de pé, obrigado pela postagem e feliz ano novo a vocês.

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Nem sei como expressar minha alegria ao ver um post aqui de novo >.<. Gostei bastante das lendas, inclusive eu já conhecia a do Krampus (por causa de um filme). No entanto os outros foram uma surpresa para mim.
    Um assunto fora do tema agora, mas vocês tem alguma notícia da Mei?

    ResponderExcluir
  6. Muito bomm, adoro ler essas histórias! \^0^/
    Ganhou pontos extras pela curiosidade de Hello Charlotte! Fico feliz por entender um pouquinho mais sobre os personagens! :)

    ResponderExcluir