domingo, 11 de março de 2018

The Witches' Tea Party

“O mundo é um lugar divertido. É divertido porque está cheio de problemas, contradições e bobagens. Você não concorda?”


『 AVISO 

Este jogo contém quebra-cabeças, perseguições e alguns elementos perturbadores. Por favor certifique-se de estar de bem com o conteúdo antes de jogar!

Olá aqui é a Beuregard! Neste post vou falar sobre um jogo feito em RPG Maker MV chamado The Witches' Tea Party que traduzindo ficaria “A Festa de Chá das Bruxas”. O jogo foi feito por RaBooks e StarAura e distribuído por RaBooks (Tumblr, RPGMaker.net). O jogo foi lançado no dia 13 de Maio de 2016 e atualizado no dia 29 de Setembro de 2017. Possui múltiplos finais como listarei nas ~features~ a seguir e possui 4 capítulos, com uma demo para download no RPGMaker.net! O mais incrível é que este jogo é uma prequel do jogo gratuito Trick & Treat, no qual teve um post no Zero Corpse pela nossa redatora Letty Mare <3.
O desenvolvedor RaBooks foi aquele que traduziu, para inglês, o jogo Dreamfarer (um dos meus RPG Makers favoritos). 



* Você vai conhecer nove bruxas e, descobrir seus segredos! Dramas e reviravoltas para todos! Arte e soundtrack original fazendo uma experiência única no mundo de exploração! (90% fofura, 9% escuridão e, ocasionalmente, um pouco de sangue)
* Missões, colecionáveis e amizade. Uma combinação casual de aventura e visual novel.
* Seja um detetive e resolve os mistérios!
* Paz mundial!
* Múltiplos finais, a possibilidade de uma morte iminente e um final feliz.




“A jovem bruxa Charlotte (quando ela era bem mais nova) foi para uma festa do chá com a sua avó Marilyn. Lá, ela conheceu todas as outras bruxas que existem no mundo pela primeira vez. Entretanto, a festa não ocorreu muito bem... Será que Charlotte vai se divertir e fazer novos amigos ou a festa do chá vai ser um desastre completo?”






♛ Charlotte ♛



A protagonista da história, geralmente é tratada como criança ou como um bebê pelas outras bruxas, por ser a mais nova dentre elas. 






♛ Vanessa ♛



Uma garota gentil e de bom coração. Uma artista (obscura). A primeira amiga da Charlotte.






♛ Marilyn ♛



A avó da Charlotte. Talvez seja um pouco estranho uma bruxa se casar propriamente e curtir a vida em família. Ela é alegre e adora pregar peças!





♛ Andrea ♛



A organizadora da festa, que convidou todo mundo. Será que é uma boa ideia juntar todas as bruxas debaixo do mesmo teto? Uma dama linda e madura, mas não deixe-a com raiva. Ela tem quase a mesma idade que Marilyn e elas são amigas por eras.




♛ Xaviera ♛



Parece que ninguém a conhecia antes da festa... Por quê ela está lá?
Ela é uma convidada legal e cortês. Adora colocar algo picante no gosto dos doces.





♛ Evangeline ♛



Ela nasceu em uma vila coberta de neve. Fica brava facilmente e, seus ataques são poderosos. Odeia humanos.






♛ Mirabell ♛



Um amorzinho. MUITO TÍMIDA. E ela coleciona vestidos de casamento.






♛ Renee ♛



Ela é uma titereira e faz shows de marionetes com suas bonecas e ursos de pelúcia.






♛ Stephanie ♛



Uma bruxa silenciosa. Ela adora música e, possui algumas fãs dentre as garotas. 






“Porque, você sabe, sou uma bruxa...”

Decidi fazer este tópico para conceituá-los sobre um período muito sangrento da história humana, quando qualquer um poderia ser lançado ao fogo por simplesmente ser médico/curandeiro. Este arco histórico atingiu principalmente as mulheres, em especial, as de cabelo ruivo pois muitos acreditavam que estas eram crias/esposas do Diabo.

Este período teve seu apogeu nos séculos XVI (16) e XVIII (18), sendo este último a fase mais sangrenta da história já que o mundo estava balançado por causa da reforma protestante, assolado por guerras religiosas e políticas, sendo fustigado pela fome e pela doença (Peste bubônica). 

Naquela época o conceito de “bruxa” e de “bruxaria” teve significados bastante amplos, como supracitei acima. Muitas pessoas inocentes foram condenadas a morrer no fogo. Basicamente, caso uma mulher tivesse conhecimentos medicinais ou soubesse o preparo de ervas, era vista como bruxa já que as autoridades (conhecidas como Inquisição em sua representação) não faziam distinção entre bruxa/feiticeira/curandeira/benzedeira. Isso é somente um resumo do que aconteceu naquele período, fora as torturas errôneas praticadas pela Igreja em mulheres inocentes e qualquer um que eles considerassem cúmplice.

Agora, um depoimento de uma “Bruxa Moderna”, ninguém menos que nossa Mãe, Charlotte Sucré :3

       “Bruxaria é uma prática que acolhe pessoas de quaisquer religiões, entretanto, esta é perseguida pela ignorância de várias que acreditam que ela é uma. Embora haja mal em qualquer prática e/ou religião, como a igreja proliferou que a bruxaria é algo maléfico e ‘fora das leis de deus’, muitos têm essa visão deturpada (já vi até ateus pensando assim).
Nunca conheci ninguém que foi perseguido por ser bruxo, mas talvez por ser usual praticar mais ‘em aberto’ quando se mora sozinho ou se tem pais liberais (meu caso). Mesmo não sendo perseguida, as pessoas tendem a me ignorar quando afirmo que bruxaria não é algo do mal, sendo que a bruxa sou eu, não eles. Mas sim, há mais liberdade atualmente, com a variedade social ou a ascensão do Wicca, uma religião que pratica muito a bruxaria, que facilita o acesso dos outros ao verdadeiro significado da prática.
Não gosto muito como a mídia está tentando deixar os bruxos atuais ‘descolados’ como se fosse um estilo (tipo ser emo, otaku, roqueiro, kpoper, alternativo, etc). Duvido que pregariam um ‘crente descolado’ ou algo assim. Acho que falar de bruxaria e paganismo com esse tom ‘mais teen’ tira a seriedade de uma prática antiga e séria.” - Charlotte, 2018.


Bom, começarei com o enredo. Ele foi muito bem construído, misturando um pouco de fantasia com suspense e terror em doses medianas, a história em si é cheia de voltas e voltas, sendo que a cada passo dado, um mistério é descoberto. Em alguns momentos senti que a história deste jogo é voltada para o amadurecimento da jovem e delicada Charlotte que é de certa forma, uma criança em um meio de adultos. Você descobre todo esse universo pelos olhos de Charlotte que sabe muito pouco sobre ele apesar de estar ingressado neste desde o nascimento.

“Modos, pequena. Não se junte em uma conversa entre adultos quando você tem menos que 100 anos”

O que move a personagem é a vontade de ajudar a todas as suas colegas, principalmente por Charlotte ser a “novata” em um grupo que existe há milênios de anos, chego a comparar com um primeiro dia de aula em uma escola nova. Os sentimentos de todas as personagens são mistos, pois, em alguns momentos consegue-se perceber claramente determinada personalidade que no fim o jogo te surpreende colocando mais detalhes que mudam completamente a visão que você tinha sobre determinada personagem. E isso é magnifico.
O brilho deste jogo é a junção de todos os aspectos 


Vamos pela mecânica, a personagem principal anda... muito devagar mesmo com o shift (usado para correr, pode ser ativado para sempre no menu de opções e ao iniciar um novo jogo) e isso, para alguém como eu que gosta de velocidade, é frustrante principalmente em algumas cenas de perseguição.
Eu adorei o fato de ter colecionáveis, as Receitas, que podem ser obtidas através de missões, exploração e mini jogos e eu achei isto incrível! Isso instiga sua curiosidade de jogar novamente de diferentes formas para obter todos os colecionáveis. Há também outros do gênero que são:

Segredos/Fofocas: Descobrir todos os segredos/fofocas de suas colegas bruxas, que revelam mais sobre o background delas de forma extremamente adorável.

Imagem, sem spoilers, sobre a aba de segredos de Xaviera.


Pinturas: Juntas peças para formar um quadro.

OBS.: Escolham com cuidado, salve frequentemente antes de entrar em qualquer lugar/falar com qualquer pessoa, pois cada passo altera o seu final e muitas das escolhas são a possibilidade de uma morte eminente. 

OBS².: Se o jogo crashar é um bug, só abrir de novo e fazer tudo com calma, o desenvolvedor já está corrigindo este problema. Eu fui afetada por ele mas conseguir jogar normalmente após abrir e fechar o jogo.
“Escuridão...”

O cenário é muito bem desenhado, nada a reclamar sobre a estética, ambientando muito bem o universo e lembrando um pouco Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, por causa do jeito “louco e amável” do ambiente.

“Você entende... Charlotte?”


Sobre a sonoplastia senti uma grande influência das músicas clássicas, por algum momento jurei estar ouvindo Vivaldi e em outra Tchaikovsky, no entanto toda a trilha é original com suas influências belíssimas! As músicas de tensão são combinadas com ares melancólicos remetendo ao misticismo em várias cenas e cenários, as vezes não há música alguma apenas os sons de ambiente que o fazem ficar realmente com medo.




• O Jogo pode ser comprado na STEAM por R$15,99. Clique aqui para comprar o jogo completo na STEAM;

• Uma demo do jogo pode ser baixada aqui;


13 comentários:

  1. amennnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn quero mais em pora mo demora 1-1

    ResponderExcluir
  2. Adorei o tópico, tava com saudades de vocês<3. O jogo parecem interessante mas infelizmente me falta vontade, dinheiro, e também tem o fato do MV ficar horrivelmente lento no meu PC da xuxa. Mas vem cá, um spoiler de qual tradução está por vir? e.e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma atualização muito esperada, na parte dos mangás, hoho. : D

      Excluir
  3. Parece interessante esse jogo. Mais um dos fofinhos de terror. KKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!! SIM! MAIS UM DOS FOFINHOS DE TERROR!

      Excluir
  4. Eu quero jogas, mar to pobre XD rindo mas bem triste kjkkjkjkj

    ResponderExcluir
  5. BEUREN QUE SAUDADE!!! Adorei o post, tem um jogo que eu joguei ultimamente que é "Arias Story", eu amei muito ele e queria mostrar a você. Esse é o link:https://rpgmaker.net/games/8145/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh! OIE GIULIA, <3 <3 SDDS TB! Que bom que gostou e vou dar uma olhada, eu vi esse no rpgmaker.net tb owo <3 <3

      Excluir
  6. O jogo parece em si muito bom, mas tenho dinheiro nem pra comprar pão :c

    ResponderExcluir
  7. Vim aqui por causa do jogo e descubro uma bruxa! Charlotte me abraça q tamo junto!

    ResponderExcluir
  8. Amei de verdade esse post, que estética linda esse jogo tem, ele parece maravilhoso e pretendo dar uma olhada mas queria aproveitar pra recomendar um jogo pra tradução, o nome dele é Witch's Heart, ele é realmente muito bom também e já foi até traduzido pro inglês, vou deixar aqui um link com ele

    http://vgperson.com/games/witchheart.htm

    ResponderExcluir