quarta-feira, 26 de abril de 2017

Kio's Adventure

“Apenas... Continue lutando.”


       Kio's Adventure é um jogo de terror originalmente em Chinês para PC desenvolvido por Spacelight Studios e lançado dia 7 de abril de 2017 e com uma duração média de 2 horas. Nele, você controla Kio, uma jovem colegial que subitamente é levada para um mundo horrível depois de um terremoto. Agora, ela tem que prosseguir se quiser sair viva e salvar uma de suas amigas.



🔫 Análise

Atenção: O jogo contém tortura explícita, nudez, alto teor violento, gore e muitas outras coisas questionáveis.

Você foi avisado.

       Eu tenho diversas formas de arranjar um jogo para comentar aqui, e no caso de jogos pagos, a principal fonte são jogatinas no Youtube. No caso de Kio's Adventure, entretanto, os títulos se resumiam a dizer o quanto esse jogo é bizarro e louco, o que me levou a averiguar o quão insano ele é de fato. E apesar dos títulos serem obviamente tendenciosos e a tradução em inglês não ser das melhores... Não consigo negar que a equipe que fez isso além de sádica possui um humor atípico.

       Começando que eu não posso destrinchar este roteiro como eu faço em outros jogos. Mas digamos que ele começa de forma bem “comum” e até clichê: Kio e suas amigas Ilusion e Domini marcaram de comer numa rede de fast food para comemorar que elas foram para o high school (algo como o ensino médio, geralmente). Até que um terremoto transporta Kio para um calabouço (afinal, quem nunca foi para outra dimensão por conta de um terremoto, não é Corpse Party?) apenas para Kio começar sua aventura em um mundo onde ela testemunhará a morte e tortura de muitas pessoas além de outros eventos insanos e terá que aprender a lidar sozinha com isso, pois quando não são pessoas morrendo, são zumbis e outras trocentas coisas tentando matá-la, e o jogo dispõe de uma diversidade de mortes relevante então não se pode bobear.

       Mas conforme a coisa foi desenvolvendo, eu senti que além da vibe de Corpse Party, havia um quê de Castelo Mogeko e .flow nele. Sim, isso quer dizer que você muitas vezes irá se deparar com coisas com nenhum sentido ou mesmo de conteúdo sugestivo... Para, quando você já estiver bem avançado, surgir uma quebra de quarta parede igualmente louca, e enfim o jogo demonstrar seu conceito e valor, te fazendo sentir pena de Kio por este ser o mundo em que a acompanhamos. 

 


       E falando em conteúdo sugestivo, Kio's Adventure não tem limites para isso. O jogo contém dois sistemas de colecionáveis (três, se quiser contar as conquistas da Steam). Uma são as mortes, que são ilustradas com uma arte tradicional... Mas que sempre fazem alguma sugestão erótica ― ou melhor, eroguro. Ao meu ver, a pior de todas neste quesito, é a de empalamento por múltiplos ferros. O outro sistema coletivo são de quartos secretos, que incluem membros da equipe ou mais coisas bizarras.

        Porém se engana quem pensa que estes elementos surrealistas atrapalham o aproveitamento. Pelo contrário, Kio's Adventure é intuitivo e ironicamente divertido. Atirar em monstros aqui e ali com uma predominância de sons ambientes, resolver os problemas simples enquanto se lida com o humor negro e o gore do jogo resultou em uma combinação que parece algo vindo do 4chan das profundezas da internet, mas que possui elementos que simples internautas da superfície podem gostar e ganhar afeição. Foi uma experiência incomum e que recomendo para quem não é sensível aos tópicos citados.


E não esqueça que, infelizmente, tudo não passa de um jogo. 



- Neil

11 comentários:

  1. Fiquei curiosa também. Coisas bizarras super me cativam, até por quê, mesmo sendo uma medrosa, eu sou apaixonada por terror e essas coisas, principalmente as que tem gore, e coisas explícitas como tortura <3 Com certeza irei jogar, obrigada pela indicação Neil!

    ResponderExcluir
  2. Já acabei a Gameplay, mas achei estranho o final, não entendi direito!! Amei o gore <3 realmente muito bom esse 2D ^^

    ResponderExcluir
  3. Quero comprar mais falta os dim dim! kk
    http://rescreventudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Vi o gameplay e saquei que a parada é doida.

    ResponderExcluir
  5. ficaria muito contente caso haja tradução

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. quero o link do jogo vei quero muito joga ele

    ResponderExcluir