domingo, 22 de março de 2015

Tradução: OFF

Uma tradução de um jogo que já deveria ter sido traduzido faz tempo. Obrigada, Goma.


OFF é um RPG de aventura e surreal, foi criado por Mortis Ghost no RPG Maker 2003.
Originalmente o jogo foi feito em francês em 2008, traduzido para o inglês em 2011 e para o português pela Goma em 2015.



O jogo te guia a uma história completamente profunda e complexa, com uma ambientação um tanto rica e imersiva. E, claro, seus personagem marcantes e inesquecíveis. Apresenta puzzles simples, porém tem bastante batalhas.


O visual do jogo utiliza gráficos totalmente próprios e personalizados fazendo o jogo diferente esteticamente de qualquer outro RPG Maker que estamos habituados. Algo relevante no jogo é que podemos dizer que mesmo colorido ele é meio monocromático.


Confuso? Bem, os personagens são preto e branco, os cenários de cada zona apresenta preto e uma cor diferente.

Como assim? Por exemplo, a Zona 0, a zona inicial do jogo, é amarelo enquanto a zona 1 é verde. No entanto, isso não é regra e alguns cenários apresentam mais de uma cor, mas dá para ter uma ideia.

As batalhas seguem basicamente o que eu disse, porém focando mais em relação aos personagens, estes apresentam um design totalmente surreal ajudando completamente a passar a ideia do que o jogo em si é. Talvez você não chegue e pense "Uau, olha esses personagens mais bem certinhos". Porém, eles sendo dessa forma casa por completo à atmosfera.


Em relação ao gameplay, o jogo foca mais em um RPG normal. Você consegue "companheiros" de batalhas conforme o jogo avança para te ajudar nas batalhas. De certa forma, você precisa de uma estratégia para as batalhas, em relação ao ataque e a defesa. Há um chefe no jogo escondido que é capaz de você enfrentá-lo mesmo não querendo.



A trilha sonora do jogo foi composta por ninguém menos que Alias Conrad Coldwood. Você encontra ela neste link. Você pode não conhecer a pessoa, mas se você ouvir a trilha sonora vai entender o porquê da trilha sonora é relevante no jogo. Você vai ouvir uma das trilhas sonoras mais estranhas nos jogos de RPG Maker.

As faixas vão das mais calmas e tranquilas nos puzzles, até aquelas mais agitadas nas batalhas contra os chefões. Também temos a segunda faixa chamada "Silencio" que basicamente é somente o som de pessoas cochichando, ela foi usada em um ponto bem particular conhecido como nada.

A pessoa que compôs a trilha sonora disse que é uma doce mistura que paira entre eletro e rítmica, às vezes divertida e às vezes assustadora.


Na história do jogo você controla um personagem conhecido como "O Batter". Assim como em Oneshot, por exemplo, os personagens dialogam com você de uma forma meio indireta. Você assume um papel onipresente no jogo em relação a história.

Durante a sua jornada, você se depara com vários NPCs que no geral precisam de ajuda.

No final do jogo ele lhe dá a opção de escolha de final. São dois finais. Não direi nada pois isso vocês vão descobrir quando jogar o jogo.






Para mais informações... Informações mais detalhas do jogo confiram a nossa postagem sobre OFF clicando aqui.

-Mei.

74 comentários:

  1. Novo jogo \o/ Entrei aqui muito ansiosa para tirar esse tédio que me consumia, torcendo para um novo jogo traduzido, e encontro :3 Vou baixar agora, obrigada Mei e Goma \o/

    ResponderExcluir
  2. Também, pra quem quiser, existe um spinoff deste jogo que é muito bom
    (o criador pediu permissão para o próprio Mortis para fazer o spinoff!).
    Recomendo. O nome do spinoff é HOME, e nele você controla o Judge :)

    http://rpgmaker.net/games/6361/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei a traduzir este jogo, mas eu não sei se já existe alguma tradução pronta ou ou em progresso, por isso se você vir alguém que já tenha traduzido ou ainda está traduzindo poderia me avisar? POrque imagine só: eu termino a tradução e já existe outra pronta, aí todo o meu trabalho terá sido inútil.

      Excluir
    2. você já traduziu ? vai deixa para download

      Excluir
    3. Após eu descobrir sobre o Spinoff de OFF eu pesquisei que nem louco a procura de uma versão em PT-BR para PC e infelizmente não achei.

      Mas como eu não tenho PC eu tirei já um peso de cima de mim o que eu realmente tava querendo era uma versão para celular que tbm não existe mesmo com a tradição em inglês . ;--;

      Excluir
    4. Tradução*

      Corretor me humilhando...

      Excluir
    5. Provavelmente vocês iram demorar para visualizar essa mensagem então daqui a uns 6 meses ou 1 ano no máximo eu irei voltar com esperança que alguém possa ter respondido falando que irá traduzir o jogo.

      Excluir
    6. Obrigado pela resposta meu consagrado ;)

      Excluir
    7. alguém já tem a tradução ? pleno 2021 e nada kkk socorro

      Excluir
    8. amigos eu gostaria de falar à vocês que se o jogo estiver incompleto ele infelizmente nunca mais ficará pronto, o criador do jogo Felix morreu à um bom tempo. (Ele tem uma menção honrosa no jogo Oneshot bem no início dele)

      Excluir
  3. EU ESPEREI MUITO POR ISSO SKLSSÇLKW
    Vou jogar agora mesmo! <3

    ResponderExcluir
  4. valeuzao Goma e Mei <3
    que hora pro meu pc quebrar ;-; nao vou poder jogar tao cedo ;-;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ~momento salvando ozamiguinho do blogui~
      se tu tem um cel com android dá pra jogar, só baixar o emulador (acho q é o Chocco Rpg2k, num lembro direito -qq)
      ~fim do momento ajudando ozamiguinho do blogui~

      Excluir
  5. Meu pc acabou de quebrar por causa da chuva e vcs decidem agora fazer uma tradução T-T mas muito obrigada mei e continue fazendo traduçoes *-*
    ass: Andressa(preguiça de entrar na conta do google)

    ResponderExcluir
  6. Mais uma tradução! Valeu Mei e Goma!

    ResponderExcluir
  7. Uma tradução tão esperada finalmente saiu ! *-*
    Obrigada , Goma !
    Obrigada , Mei !
    Vocês melhoraram minha vida ! *-*

    ResponderExcluir
  8. aaa obg pela traduçao :) estava entendiada

    ResponderExcluir
  9. estou ansiosa pela traduçao do The Crooked Man tbm

    ResponderExcluir
  10. Affz odeio esses jogos de rpg maker que tem batalha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara n reclame porque se
      nao vai fazer a Goma e a Mei ficarem triste ;s

      Excluir
  11. Não acredito que traduziram meu jogo favorito ♥ Vou rejogar. Obrigada a Goma pela tradução e a Mei pelo post~
    Ass: Fernanda (Ia demorar um tanto até entrar na minha conta do Google).

    ResponderExcluir
  12. ai um jogo novo ç.ç eu estava em um tédio mortal aqui em casa. Quando entrei no blog pra ver se tinha alguma coisa nova.
    Zero Corpse salvando minha noite *----* vlw

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber se existe tradução dos games do Kuroz?
    Tem otimos graficos com personagens grandes!!

    http://www.freem.ne.jp/brand/2426

    ResponderExcluir
  14. Adorei muito obrigado Mei e Goma Por traduzirem esse jogo eu vi em todos os sites mais n achei esse jogo ai encontrei no site de voces obrigado muito por voce ter me ajudado a achar ele , ;D agora to muito mais feliz meu pc quebro tive que abaixar o jogo no pc do meu irmao :P
    bjjss amo voces

    ResponderExcluir
  15. Uau! Ótimo! Vocês salvaram meu lendo e relendo XD
    Eu tentei jogar esse jogo em inglês mas até uma parte dele eu perdi o interesse em ficar traduzindo e acabava deixando de jogar, mas agora não tem mais desculpas XD

    O jogo é realmente muito bom, porém estou com problemas para passar do mundo 2 na parte onde devemos achar aquele gato num mapa que fica em looping infinito, eu até sei onde o cabra está, mas a sala em que ele se encontra NÃO TEM ENTRADAS! T^T


    You See...~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vdd eu tbm to com esse problema to chorando aqui queria terminar o jogo

      Excluir
    2. Consegui, devemos sair da loja é preciso chegar a um parque de diversões em um dos lados da biblioteca!(Sim, aquele bixo no nada era pura trolagem do jogo)


      You See!~

      Excluir
  16. mei,me ajuda,NÃO CONSIGO SALVAR O JOGO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você salva o jogo naqueles cubos amarelos voadores(e nos vermelhos também), preste atenção nos diálogos do jogo, logo no inicio isso é explicado.

      Nossa... eu li o que eu disse, me desculpa se eu fui meio grosso, sério foi mal >.<


      You See!~

      Excluir
  17. ESPEREI 12 ANOS!! EM AZKABAN!!! XD

    Nossa, chorei...OFF em PT-BR!
    Snif...snif...

    ResponderExcluir
  18. puts eu entrei dia 22 pra ver se tinha coisa nova... mais foi de manhã... e desisti de entrar no corpse nos outros dias.... ai eu entro hoje e vejo sá coisa divosa aquie <3 <3

    Puts cara adorei isso <3 <3 vou ver mais um pouco de anime e quando for meia noite começo a jogar c': mesmo que no seja terror o jogo c'

    Brigado pela tradução gente <3 <3

    ResponderExcluir
  19. GENTE TEM UM ERRO FATAL! Pelo menos comigo, na zona 3 do mundo, quando vamos enfrentar aquele gordo(não lembro o nome dele, mas se alguém não concordar que ele é gordo está cego), o próprio personagem nos pede para fugir da luta, e é realmente isso que temos que fazer, mas aparentemente não tem como fugir, eu tive que editar isso pelo meu RPG Maker para passar, queria saber também se isso foi só comigo.


    You See!~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade isso faz parte do jogo, no comeco o juiz explica que pra fugir, voce tem que ir nas opcoes de atacar/items do BATTER e ir vendo as opcoes ate ver o "fugir", ai voce podera escapar. De outra forma nao funciona! Ate porque tem essa opcao no comeco das batalhas, mas nao funciona.

      Excluir
    2. Não cara, você não entendeu, o próprio Batter nos manda fugir, e no evento do jogo nessa parte, só continua casso fugirmos da batalha, o inimigo nessa hora é invencível e tem HP infinito, não tem como ganhar, sem contar que depois disso na própria historia estamos fugindo, acho que em algum momento na hora da tradução devem ter impedido de usar a opção de fugir e esquecido de deixar habilitado nessa parte, sei lá...


      You See!~

      Excluir
    3. Eu tbm tive o mesmo problema como vc editou? nao sei mexer com rpg maker ainda mais o 2003 to chorando queria zerar o jogo

      Excluir
    4. Mandei uma ask para o tradutor. Qualquer coisa fica vigiando o tumblr dele que ele deve lançar uma correção.

      Excluir
    5. A tradutora postou no tumblr dela. Parece que isso e normal do jogo mesmo.

      Excluir
    6. http://zveen.tumblr.com/post/114982706288/erro-em-off-na-luta-contra-o-enoch-nao-tem-como

      Excluir
    7. nossa cara eu to quase desistindo esse jogo alem de confuso ainda da uma dessas to ficando traumatizada e.e vou tentar aqui se nao de certo vou desistir

      Excluir
    8. aaaaaa desisto olha isso: http://i.imgur.com/lYo04O6.png

      mds cara nunca passei por isso oh jogo dificil de jogar cara eu so queria jogar um jogo que nao tivesse tanto erro e bug mds ¬¬ alguem me da spoiler do final pq ja excluir essa merda e nao vou jogar mais

      Excluir
    9. O jogo e assim mesmo, foi vereficado que esse erro acontece dependendo muito da onde vc clicou e nao acontece com todo mundo (basta ver por si mesma nos forums em ingles), e uma pena. Mas se chegar ao final vai valer a pena (alem disso, foi testado varias vezes, nao tem dois finais iguais)

      Excluir
    10. A tradutora explicou aqui que tá certo mesmo:http://zveen.tumblr.com/post/114982706288/erro-em-off-na-luta-contra-o-enoch-nao-tem-como

      Excluir
  20. Alguém me explica como eu passo pelo correio.... eu no entendi o que o gato me disse, e to andando de andar pra andar e até agora nada ;---;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dentro da pasta do jogo tem um detonado caso precise...
      E voce tem que falar com cada Elsen, depois voce vai perceber a diferenca no padrao deles!

      Excluir
  21. GENTE!!! ALGUÉM!! POR FAVOR!!!
    eu joguei o jogo todo hoje.... e tipo os dois finais terminam iguais?? O-o como assim gente???
    ALGUÉM ME EXPLICA ;---; VOU CHORAR CARA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim? Tinha as duas opcoes mas os finais eram iguais...? Nenhuma diferenca?

      Excluir
    2. ai cara mds nao me diga isso ai vou pirar tbm to passando por um bug ai vc vem e me falar que os finais sao iguais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a mano ess ejogo ta deixando traumatizada mas vou tentar terminar pq comecei tenho que terminar né e.e

      Excluir
    3. Não são iguais não, há um caso o Juíz ganhar e outro caso o Batter ganhar, se você mudar de lado, e o resultado for o mesmo do de antes, tudo continuara igual, mas os finais são sim diferentes

      Excluir
  22. Se vocês estão passando por problemas na tradução entrem em contato com a GOMA. http://zveen.tumblr.com/ask

    ResponderExcluir
  23. qual é a senha daquele prédio ? aqele de 99999 andares ? ;-;-;-;-;-;-;--;-;-;;-;-;--;--;-;-;-;-;-;-;;----;-;-;-;-;---;

    ResponderExcluir
  24. Respostas
    1. baixei todos os tipos de rtp2003 mas diz que ñ tá registrado, e agora?

      Excluir
  25. não tem nenhum jeito de melhorar a fonte ??

    ResponderExcluir
  26. Os link para download em Português esta off

    ResponderExcluir
  27. Que jogo bom mano!
    A Tradução também é incrivel :)

    ResponderExcluir
  28. O meu botão “fugir” não funciona, como eu vou matar o terceiro chefe MEAJUDAPELAMORDEDEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc precisa clicar em atacar, e ai nas opcoes do Batter vai descendo e embaixo de itens deve ter a opcao de fugir

      Excluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Eu conhecia o jogo, mas faz pouco tempo que decidi ir atrás (as postagens no Pixiv Sketch me deram um suave empurrão). Na primeira vez o link não ia, na segunda foi. Versão 1.1, a tela fica preta do nada, por um segundo eu achei que fosse coisa do jogo, ele nem sequer quis fechar nas primeiras vezes, mas então ele reiniciava... E só. Queria muito jogar em pt, e em espanhol minha permissão foi negada (nem queria mesmo). Vocês ainda trabalham com isso e poderiam me responder se pretendem trabalhar na tal versão 1.4 que eu tanto ouvi falar? Abraços e obrigada pelo trabalho duro, parabéns ao site por disponibilizar tantos jogos incríveis.

    ResponderExcluir
  31. Cara o jogo é realmente maravilhoso, é meu rpg 2D preferido q inclui batalhas de turnos. Porém eu tenho um problema e espero que alguém possa me ajudar. Na zona 2, no parque, naquele puzzle do pedalinho eu não consigo me mover livremente, não por causa dos bloquinhos que te empurram pra frente. Eu estou jogando no android e não sei se isso é um bug no jogo ou no emulador, pois não tem muitas configurações no emulador... Eu realmente não sei o que fazer, pois ao ver gameplays no pc, eles conseguiam se mecher e passar do puzzle. Já no meu caso... Espero que alguém possa responder, obrigada pela tradução do jogo bgw <3

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. o meu nao foi da sempre um erro e nao consigo resolver

    ResponderExcluir
  34. Olá Mei e Goma, eu acabei tendo problemas ao baixar, em todos os links. Media Fire, Mega e o outro que esqueci o nome -w-
    Não funcionava, no media fire não tinha o Game, no Mega, dava erro quando eu instalava o RTP e o Game. O outro nem baixou
    Podem me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao sei se ajuda, mas tem como baixar aqui tambem...: https://archive.org/details/OFF_RPG_201707

      Excluir
  35. toda vez que entro no rpg_rt a tela do computaodr fica preta, e depois volta pra minimizada aparecendo a area de trabalho e da um erro que fica se repetindo na tela, escrito " nao implementado", oq eu poderia fazer?

    ResponderExcluir
  36. não consigo abrir o jogo por conta do rpg maker, sempre quis jogar off mas nunca deu certo :(

    ResponderExcluir