domingo, 5 de janeiro de 2014

Teorias: Semelhanças entre Mad Father e Misao

Uma postagem que faz um tempo que queria fazer. Fala sobre as relações entre Mad Father e Misao.


Recentemente com a Tradução de Mad Father, eu fui forçada a jogar de novo o jogo e como eu já conhecia a história, mesmo fazendo um tempo que eu já havia jogado percebi certos detalhes que antes não havia percebido. Claro, muitos dos detalhes são especulações, mas outras são 'confirmadas' ou óbvias se você prestar atenção.
Como muitas das teorias de Mad Father estão relacionadas com Misao, eu decidi fazer uma postagem dos dois games juntos. Claro que o post não é simplesmente especulação minha, eu tive que correr atrás de páginas de discussão dos jogos, analisar certos detalhes etc. E lembrando que as teorias não são todas verdadeiras e são chamadas de teorias pois o autor dos jogos não as confirmaram.

Não sei se preciso avisar, mas o post pode conter revelações sobre o enredo de ambos os jogos, também chamados de spoilers.

Novella


Feito por kudjee_kun
Novella, também conhecida como Library Girl, ou Bibliotecária, seria a assistente do Ogre ou Onigawara, dependendo do ponto de vista, mais tarde já falo sobre ele. Creio que esta seja a teoria mais conhecida de Mad Father e Misao e também a mais aceita pelos fãs, pois apresentam muitas evidências de ser verídico.

Conforme a teoria diz, para quem conseguiu a cena extra final de Mad Father, sabe que Alfred estava criando um clone de Aya. Durante os eventos finais dizem que o Ogre resgatou o clone de Aya e a fez como sua assistente.

E como posso provar isso? Bem, aqui vão as evidências:

1- Em Misao, se o jogador recusar a amizade com a Novella, ela se torna violenta e mata Aki por causa da raiva. Já em Mad Father, no final verdadeiro descobrimos que Aya herdou de seu pai a frieza de matar. Portando pode-se esperar que o seu clone não é diferente de Aya.

2- Se os óculos forem removidos, os olhos azuis e franja reta de Novella são basicamente idênticos à própria Aya. A única diferença é que o cabelo é trançado.

Feito por Aimturein
3- Eu vou falar melhor disso, mas em Misao aparecem quem diga tanto o Ogre e Alfred então por que não a própria Aya (Ou pelo menos o clone dela)?

4- Ainda vou falar um pouco disso, mas em Misao a Novella diz em um momento que tem um pai que gosta de fazer experimentos, por isso ele está sempre trancado em um laboratório, dando a entender que seu pai é, na verdade, Alfred. Coincidentemente, quando o jogador entra no laboratório da escola, Aki vê que Yoshino vai ser morto por um homem empunhando uma motosserra. O laboratório também está repleto de cadáveres, de modo que o homem poderia ter sido Alfred antes de morrer.

5- Embora Sen ter confirmado que Novella não é humana, há fortes indícios em Mad Father que Alfred estava fazendo experimentos para a criação de homúnculos, seres humanos criados por humanos, ao invés de uma verdadeira clonagem - as Alraunes ou Mandrágoras são, de acordo com alguns relatos, utilizados na criação de homúnculos. E Alfred estaria armazenando alguns dentro de tubos dentro do jogo. Sendo assim, o "clone" Aya não seria humano, mas sim um homúnculo.

6- Outra evidência seria que quando você está na biblioteca, em Misao, indo falar com a Novella, a música de fundo é basicamente idêntica a música dos créditos finais de Mad Father.

7- A última, mas não menos importante, Novella um certo momento diz: "I have a father who loves to experiment, so he's always locked up in a lab. It's worrying sometimes..." que traduzindo fica algo parecido como "Eu tenho um pai que ama fazer experimentos, então ele sempre está trancado em um laboratório. Às vezes é preocupante...". Isto está relacionado ao o que eu disse na evidência 4. No entanto quando ela vê um aluno ser morto na frente dela, ela disse que nunca mais iria comer hambúrgueres e a comida favorita de Aya eram hambúrgueres.

Ogre/Onigawara


Conhecido por Ogre em Mad Father e Onigawara em Misao. Em Misao, Onigawara é o presidente do conselho estudantil e é ele quem guia Aki. Em Mad Father Ogre aparece como um comerciante e pelo o que se percebe ele também guia a protagonista, a Aya.

A semelhança entre Ogre e Onigawara não é nenhum segredo, mas ele é um personagem completamente misterioso, Sen, o criador de ambos os jogos, disse tão pouco sobre ele. No entanto existem várias teorias a seu respeito.


Dizem que o Ogre é a versão mais velha do Onigawara. Faz sentido, já que sabemos que ele tem poderes sobrenaturais. Então possivelmente depois dos acontecimentos em Mad Father e antes de Misao, Ogre tenha usado seus poderes para ficar com a aparência de um garoto do colegial e assim passar despercebido. Há vários indícios sobre isso já que ele possivelmente está com o clone de Aya que outras teorias dizem que ela seria sua aprendiz e outras ainda dizem que Ogre persegue os espíritos malvados para ajudá-los.


Agora outras semelhanças simples são que tanto Ogre e Onigawara fala sobre a Maldição logo no começo do jogo para as protagonistas. E também os nomes de uma certa forma tem uma relação. Onigawara significa algo como "Demônio que protege" e o Ogre seria uma tradução para o "Oni" que mesmo significando demônio pode se traduzir como Ogre para o inglês e Ogro para o português. Lembrando que "ogro" depende muito da cultura em relação a forma física e a própria história deles.

Alfred Drevis/The Doctor



Em Mad Father, Alfred Drevis é um cientista e o pai de Aya e seria o antagonista da história. O doutor em Misao aparece em um laboratório com uma motosserra.

As semelhanças entre os personagem são bem notáveis. Um doutor que usa óculos, jaleco branco, uma máscara médica e persegue garotas com uma motosserra, fora que as personalidades são idênticas... hm... a única diferença que não consegui ver no Doutor foi que ele não grita "Ayaaa" na hora de te perseguir. Isso faz com que eles pareçam ser a mesma pessoa, outra coisa que reparei são os laboratórios quase idênticos, é claro que cada um com o seu tipo de gráfico.

Feito por 窓
Uma teoria fala justamente que no final secreto de Mad Father que o Alfred estava trabalhando justamente com Ogre em relação ao clone da Aya e talvez Ogre tenha o trazido de volta ou algo assim para continuar com o trabalho de assim a Novella tenha nascido.

As teorias sobre o Doutor e o Alfred são bem assimiladas com a do Ogre e a Novella.

Mandrágoras



As mandrágoras em Mad Father aparecem logo depois da parte que a Yoshino morre. A Aki chega a comentar que são fofas. Em Mad Father a Aya usa uma delas para matar um cachorro do mal.

Teorias dizem que as mandrágoras fazem parte da "receita" para clones ou algo do tipo, na verdade eu a relaciono mais como somente no Mad Father as teorias, até porque elas só aparecem em Misao junto ao laboratório, onde vocês já leram que estão mais relacionadas ao doutor. Portanto isso seria mais uma prova da teoria dos clones. Já li também que falavam que as mandágoras são os alimentos dos clones para se manterem vivos.

-----

Feito por 7 1 (Link da imagem excluído)

Inicialmente eu iria fazer uma postagem falando das curiosidades de Mad Father, mas acabou entrando nas teorias que logo depois se juntou com Misao. Só não escrevi mais coisas pois achei que ficaria muito grande, dependendo de como vocês responderem a postagem falarei no próximo post algumas curiosidades de Misao ou Mad Father. Capa feita por Nibirhu89



-Mei

55 comentários:

  1. eu sabia de varias teorias dessas, elas sao bem interesantes, eu nao sabia que o doutor poderia estar em misao porque eu nunca tinha reparado nisso, mas as mandrágoras não são do harry poter?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandrágoras foram só usadas em harry potter, assim como jogos e outras coisas. Não foi exatamente a autora dos livros de harry potter que "inventou" as mandrágoras... já existiam algum mito sobre elas.

      (。´∀`)ノ

      Excluir
    2. Desde a idade media, elas são muito comuns na alquimia e coisas assim.

      Excluir
    3. Realmente, elas não são de Harry Potter. Já ouvi falar que elas foram citadas em Romeu e Julieta. Portanto dizer isso seria o mesmo que dizer que bruxas voarem com vassouras foi inventado em Harry Potter.

      Excluir
    4. Em Romeu e Julieta elas foram usadas para fazer o veneno que Frei Lourenço dá a Julieta, para simular sua morte.

      Excluir
  2. adorei o post, já tinha ouvido falar dessas teorias, mas não tinha ido a fundo no assunto, iria adorar se vc fizesse as curiosidades ^^

    ResponderExcluir
  3. Post muito legal xD Uma coisa interessante que descobri sobre Misao esses dias é que o criador, Sen, é muito fã de JoJo's Bizarre Adventure e o personagem do professor Sohta é baseado no vilão da parte 4, Yoshikage Kira, um Serial Killer com um fetiche por mãos que aparenta ser um homem normal e querido pelas mulheres. e em MadFather o garoto do rosto queimado é chamado de Dio, o mesmo nome do antagonista da 1° e 3° parte e vilão maior da serie, e tem a aparência semelhante a ele na juventude, alem dos dois serem um tipo de morto-vivo(um é um fantasma o outro um vampiro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que houve essas inspirações, provavelmente por eu não conhecer JoJo's Bizarre Adventure.

      Excluir
    2. Tipo tem muitas coisas que tiveram inspiração nesse mangá, Mei. Principalmente jogos. Um exemplo é Persona/Megami Tensei que foi muito inspirado no conceito de Stand da parte 3 em diante. Mais claramente mostrado nas Persona Gun Summon, que fazem referencia a como o protagonista da parte 3, Jotaro, demonstrou a existência do seu Stand no começo dela. Eu recomendo bastante esse mangá, principalmente pra quem gosta de anime/mangá, jogos japoneses(principalmente indie/rpg maker) e principalmente música. xD

      Excluir
    3. Ah, uma parte de Misao, indo para a saída de emergência, tem uma garota que fica cantando uma música... Essa música seria Kagome Kagome - Vocaloid.
      Realmente, tem várias coisas do tipo ^^'

      (Anonimo por preguiça \o/)

      Mei, adorei o post *-* (mesmo vendo atrasada :v :v )

      Excluir
  4. *Clap Clap Clap* Ótima postagem Mei o/ a teoria que eu mais gostei foi a da Novellax, mas tipo, quanto ao Alfred acho meio difícil ele ter voltado por obra do Ogre/Onigawara '-'

    ResponderExcluir
  5. pra mim os dois jogos são ótimos e acho q eles deixam esse mistério u.u
    bela postagem mei >.< espero mais o//

    ResponderExcluir
  6. Eu entendi que a Novellax é o clone de Aya então quer dizer que não existe Novellax mas sim a própria Aya e o clone dela.E uma semelhança interessante é que nos dois jogos(tanto Aya quanto Novellax)apresentam um certo interesse de matar.

    (P.S:Eu ainda vou jogar Misao e já joguei Mad Father.Oque percebi no Mad Father e nesse post foi que Aya estuda e mata mulheres para fazer experimentos com bonecas que nem o pai,já Novellax se decide em Amizade:ok e Não Amizade:matar.Bem intrigante isso não?).

    (P.S.S:Falando em Misao vocês poderiam mandar a tradução né?)

    ResponderExcluir
  7. falta so traduzir o misao ne mei? quer dizer vc vai traduzir?

    ResponderExcluir
  8. PQP, tem algumas coisas q eu não percebi em mad father e misao q fazem sentido, parabens, o post ficou mt da hora!

    ResponderExcluir
  9. Bem que eu notei as semelhanças quando eu fui jogar Misao. Eu achei mesmo que eles tivessem alguma ligação, ou algo parecido. Mas, como você disse, são teorias. A única que eu não notei é a da Aya e Novellax (porque eu não fiz o final o qual mostra a cena do clone).

    ResponderExcluir
  10. Essas teorias têm lógica, mas eu acho meio difícil a do Alfred voltar. Sei lá...
    Tipo, a mais "possível" é a do clone da Aya, a Novellax. A primeira coisa que notei quando a vi é a semelhança das duas e.e
    *clap clap* Mais uma vez mostrando sua perfeição, Mei.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom! Na verdade, perfeito.
    Todos essas teorias que você comentou eu já tinha notado, mas nunca tinha dado "vida" a elas. A única que eu só me toquei quando você comentou é a da do Clone. Eu vi a cena extra e achei até um pouco esquisita, mas nunca tinha raciocinado para compara-la nesse ponto à Misao.
    Sem muita esperança, acho que ainda será lançado um outro jogo que aparecerá estes mesmos fatores. Não é como se eles realmente estivessem interligados, mas é como se seguissem uma estória linear começando por Mad Father.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente terá mais jogos explicando tudo, porque o Sen, o criador de Misao e Mad Father, não explicou basicamente nada sobre o Ogre.

      Excluir
  12. *----*. Tipo, quando eu estava vendo a Borbolinda (Aki kajshjdada), parei, tipo, quando estava vendo Misao, a Babs falou que era a Aya e tals. Eu procurei muito, tipo, cê não tem noção, MUITO sobre isso. Mas, realmente. essa postagem esclareceu tudo. :3

    ResponderExcluir
  13. Que postagem perfeita mei >///< quando eu terminei Mad Father fiquei super curiosa pra entender o final, e já tinha ouvido falar que os dois jogos tinham coisas a ver, mas agora eu entendi tudo com essa postagem *w* mas apesar disso não ter a ver com com a teoria (eu acho) no final de Mad Father a Aya quando ta saindo da mansão ela acha um livro no chão e pega, mas não mostra o que era o livro e então ela sai, será que isso tem alguma coisa a ver com os dois jogos ou é alguma coisa falando sobre as mandragoras e tals? ;s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu provavelmente vou falar isso em uma outra postagem, mas conformem dizem, o livro seria o mesmo livro que o Alfred anotava seus experimentos e tudo mais. Portanto, como foi a única coisa que sobrou da mansão, a Aya leu bastante aquilo e aprendeu tudo, por isso, talvez ela tenha seguido os passos do pai. Algumas pessoas dizem que o livro é o meu livro que a Aya acha no laboratório do pai.

      Excluir
  14. Olá!
    Achei muito interessante o post. Leio tudo por aqui, me interesso bastante em jogos de RPG Maker, mas nunca joguei nem um.. Então uma ideia maluca me veio em mente: criar um canal de gameplay no youtube só com jogos de RPG Maker. Mas fico com um pouco de medo, pois a maioria já conhece os jogos ou até mesmo já jogou, então é possível que ninguém assista aos meus vídeos... Será que faço o canal ou desisto?

    Obrigada ^.^

    ResponderExcluir
  15. Ooie MEI o//

    Adorei a postagem, você mostrou como Misao e Mad Father estao "conectados" de uma certa forma...
    Bem, a teoria da Novellax eu ja "conhecia", mas a versão que eu fiquei sabendo era de , que na verdade a Novellax era a própria Aya e não um clone, mas enfim , a sua tem mais fundamento heheeh''

    Eu tambem notei (até uma minhoca notaria a semelhança...) que o Onigawara era o Ogre,( ou o homem do chapéu bacana) e vice-versa...

    Agora as outras semelhanças eu nem prestei atençao. ( e tambem , após pegar o final secreto em Mad Father eu nem saquei que aquilo era um clone...hehe)

    Por Favor, poste as curiosidades , estou ansiosa por isso!

    Bjns MEI Continue com as postagens -*----*-
    :3

    Ps.: Os vídeos do "Mais?" são perfos demais, achei a voz da Maria e da Mãe da Aya simplesmente incríveis ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o Onigawara e Ogre... qualquer um repara a semelhança.

      As curiosidades vão ser escritas... em algum momento.

      Vídeos do "Mais?" sempre surpresas. -qq

      Excluir
  16. Mei, acabei de reparar em uma coisa. Acabei de terminar Mad Father e fui ver o vídeo do final com as 21 gemas, e no final, no laboratório com o pai da Aya e o Ogre lá - que eu esqueci o nome q - o formato desse laboratório é idêntico ao laboratório de Misao onde a Yoshino é morta.
    Veja só:
    Laboratório de Mad Father: http://oi44.tinypic.com/348rcqv.jpg
    Laboratório de Misao: http://oi41.tinypic.com/vngvip.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, sim. São bem parecidos mesmo. eu reparei isso, só que não peguei as duas cenas lado a lado. Boa observação, anônimo.

      Excluir
  17. Mei, quando a mãe de Aya conta a história pra ela '' O estranho de olhos vermelhos '' era Ogre? Se sim, quem ele deu o poder de amaldiçoar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De certa forma sim, mas nunca li uma "confirmação" sobre.

      Excluir
    2. Nesses livros o Jack diz: "obrigado, agora posso ter minha vingança"

      Significa que ele queria vingança, nos dois jogos eu acho que os "inimigos" querem algum tipo de vingança, em Misao você tem que matar 4 colegas para desfazer a maldição (Alem disso ela foi humilhada, traida, estuprada, morta e esquartejada no mesmo dia, eu tambem iria querer vingança) , e em Mad Father a mãe de Aya poderia querer uma vingança contra o pai da Aya por te-la matado e querer transformar a filha em um boneco

      Eu acho que "Jack" seria a representação da Misao e da Mãe da Aya, e de qualquer pessoa a quem "o estranho de olhos vermelhos" dê o poder de amaldiçoar

      Eu não sei muito bem porque ele faria isso, diversão talvez? Afinal, ele é um demonio (ou alguma coisa do tipo)

      Excluir
  18. Na época em que eu era stalker de Misao, eu achei um MONTE de teorias sobre o Onigawara no tumblr. Tinha uma que dizia que ele era o verdadeiro pai da Aya (e, acreditem, fazia sentido), e outra que explicava sobre o motivo dele ter ajudado a Mãe da Aya e a Misao com a vingança delas, e depois fez a Aya e a Aki derrotarem as duas, e outra sobre as identidades dele... Eu tentei achar os posts pra te mandar, mas não os encontrei. Enfim, se você as lê-se, acho que seria legal trazer um post sobre estas aqui no Zero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei curiosa para ler essas teorias e quem sabe escrever mais sobre isso. Se você encontrar só avisar... ^^

      Excluir
  19. Mei achei mut interresante gostei mt tb da pequena modificação no designe do blog queria saber se vc vai traduzir crocekd man (sei la como se escreve mas vc sabe) so queria um aviso msm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah' Fico feliz que tenha gostado. The Crooked Man estava sendo traduzido, aí falaram para mim não traduzir. No entanto isso foi no meio do ano passado se não me engano.

      Excluir
  20. Mei tem um pequeno erro no nome da materia......está escrito "selhanças" :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acredito que passou tanto tempo assim e eu nem percebi.

      Excluir
  21. Mei..ou outros.
    Vocês traduzem jogos certo?
    Mas como vocês conseguem traduzir?
    Me deem algum tutorial por favor!
    Eu quero criar um jogo mas para isto eu preciso aprender a traduzir.
    Me ajudem por favor..eu imploro.
    Ja perguntei em sites mas ngm fala como.
    Eu to tentando traduzir pelo Wolf mas ele não abre os arquivos. Me expliquem por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você quer traduzir um jogo criado por outra pessoa ou você quer criar um jogo seu e depois traduzir ele para outro idioma?
      Se for a opção 2 então tenta traduzir pelo Google tradutor..

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Talvez isso explique o porquê do autor "não encontrar um nome para ela". Aya, cadê você? ='D

    ResponderExcluir
  25. Se a escola foi transportada pra outra dimensão, podemos considerar que aquele é Alfred morto, mesmo

    ResponderExcluir
  26. Muito interessante, só acho uma pena que o Mad Father tenha finais tão tristes sendo o bom, talvez o pior deles... A Aya da imagem lá de cima lembrou-me na hora a garota do livro "Maldita" que eu acredito que seja a Madison Spencer, uma garota que morre e vai para o inferno (brr!). As duas são mesmo parecidas, embora pela imagem, Novellax tenha olhos verdes e não azuis, e esta imagem do clone da Aya pareça ser ela adulta. Segundo o Mad Father Wiki, Aya mata pessoas que já estejam doentes, então ela não é realmente como o pai, embora o fim do game dê a entender que ela continuou matando pessoas e as transformando em bonecas. Seria interessante uma sequência com uma garota que tivesse que escapar de Aya, não acham? E até mesmo bater um papinho com a bela Maria!

    Ps: Legal ver o Video Games Death lá em cima, um velho conhecido meu, rsrs.

    ResponderExcluir
  27. MDS MINHA VIDA FAZ MUITO MAS SENTIDO DEPOIS DISSO MTO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  28. Cara, eu não se isso tem em todas as versões do jogo, mas na versão definitiva de Misao na Steam. Se você colocar o nome da bibliotecária de Aya, ela vai dizer que você não pode usar esse nome porque só o pai dela pode chamar ela assim. Então WTF!!

    ResponderExcluir
  29. Meu deus, eu sempre soube que os dois jogos eram feitos pelo mesmo criador, mas é tão interessante como os universos dos dois jogos estão completamente interligados! Eu realmente achei o cientista de Misao bastante parecido com o Alfred, e juntando os factos da Novella, Alfred e Onigawara faz tudo muito sentido! A minha mente fez boom simplesmente, ótimo post! Obrigada mei e obrigada por ter traduzido esse jogo maravilhoso eheheh

    ResponderExcluir