domingo, 12 de janeiro de 2014

Teorias: Ib

Vocês gostaram da última postagem sobre teorias, então aqui estou eu escrevendo mais teorias. Desta vez estou falando sobre Ib.



Depois de falar sobre as semelhanças entre Mad Father e Misao, eu decidi ir em busca de teorias de outros jogos que vocês gostam. Claro, sei que nem todos os jogos tem teorias, mas pensei que Ib, por ser um jogo famoso teria algo. Para a minha surpresa, realmente existe teorias sobre Ib.

Levem em consideração o mesmo do que as teorias sobre Mad Father e Misao: O autor não confirmou nada, então não se sabe se é verdade ou não. E pode conter revelações sobre o enredo, spoilers.


[Guertena]

Guertena, ele seria basicamente o personagem que menos sabemos sobre ele e o que mais se fala dele. Existem várias teorias sobre ele e bem, eu vou falar um pouco delas.

Feito por Sinshana
Existe uma teoria que fala que Guertena praticava ocultismo e essas coisas talvez para ter sucesso e por isso as obras dele ganharam vida literalmente. Há uma outra teoria que diz que por causa dele estar envolvido com o ocultismo virou um espírito que assombra a sua exposição ou alguma coisa do tipo.

Há uma teoria que todas as obras de Guertena estariam relacionadas com a vida de Guertena em si. Por exemplo a Mary ser sua filha com uma Lady ou que todas as Ladies representam seus amores e a Mary seria seu desejo de ter uma filha. Bem, melhor não me empolgar em falar da Mary agora porque pretendo falar mais dela depois.



[Garry]

Garry, muitas teorias sobre ele envolvendo outros personagens... Ele também é um pouco estranho, pois ele foi encontrado na galeria sendo que minutos antes de você entrar no quadro ele aparece na galeria normal.


A primeira teoria sobre ele que digo, é envolvendo Guertena. Você já pensou do Garry estar relacionado diretamente com o Guertena ou pelo menos um parente dele? Lendo algumas teorias faz um pouco de sentido se levantarmos certos assuntos. Bem, dizem que o Garry seria a reencarnação de Guertena e isso explicaria o porquê da Mary não "gostar" muito dele já que ele é bem parecido com Guertena, ou simplesmente é algum rancor de ser abandonada de seu "pai".

Nós todos sabemos pinturas e fotografias podem durar séculos, e Mary, não sujeita às leis da natureza, não consegue entender que Guertena morreu, nunca mais o vendo. Ela acha que Guertena a abandonou, aprisionando-a na galeria (porque ele está entediado com ela) e começando a ter um desgosto por ele. E conforme o tempo passa e tudo mais seu desgosto por Guertena só aumentava.

Feito por 乃一
E então Garry e Ib acabam indo presos na galeria, tentam achar um saída. E como Mary acha que Garry seria Guertena,  então ela supostamente tenta prendê-lo na galeria para verem o tempo passar e ficarem juntos para sempre. E o resultado disso seria a obra Forgotten Portrait.
---

Também há quem diz que Mary e Garry são relacionados como irmãos, ou algo parecido. Seus nomes são parecidos, ambos acabam sendo pinturas, eles agem de forma infantil, às vezes. Ambos estão relacionados a azul, a Mary tem como cor favorita, já o Garry tem sua rosa. Ou seja tanto Garry como Mary seriam as crianças de Guertena.


Voltando a falar da teoria de Garry ser Guertena, seria um pouco estranho o Garry não lembrar de coisas como a Mary ser um pintura, mas claro que podemos considerar algum tipo de perca de memória.

[Bonecas]


As bonecas que são coelhos que são bonecas, mas quem são elas? Bem, existem teorias sobre elas. Uma teoria forte que os fãs de Ib falam seria que as bonecas são na verdade outras crianças que a Mary "ficou" na galeria... Se for pensar faz sentido, já que o fato de ter tantas bonecas e elas de um certo modo parecem gostar de ficar com a Mary e parecem querer fazer você ficar na galeria.

--------


Bem, talvez o post ficou e um pouco curto e ruim, mas não seria para ser postado hoje, mas como já estava escrito pela metade e precisava de uma postagem para hoje, aí está.

Existem outras teorias como sobre os pais de Ib, a própria Ib, e  muitas das obras de Guertena, mas ficaria um pouco difícil falar de tudo.

Se quiser que eu procure e poste curiosidades ou mais teorias de Ib, comentem aí em baixo.

Capa por keerou.



-Mei

54 comentários:

  1. Fico legal e as teorias parecem ter sentido mais nao se sabe se é verdade U.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para saber se é verdade, o kouri, criador de Ib, teria que confirmar e kouri não é uma pessoa fácil.

      Excluir
  2. Post muito legal *-* Poste mais curiosidades pf :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo fazer depois uma série de post sobre curiosidades.

      Excluir
  3. Mei poste mais Teorias :3 ficou muito legal tanto quando a de Ib quanto de Mad Father & Misao ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh' Fico feliz que goste das teorias.

      Excluir
    2. e vc tabem pode postar mais jogos em portugues por favor !!!!!

      Excluir
  4. Ficou legal! Pena que foi curto, por isso: Fale (escreva) mais sobre teorias. E mais teorias de Ib!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei este post!
    Por favor poste mais teorias!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hm... As pessoas parecem gostar de teorias, talvez eu poste mais sim.

      Excluir
  6. Adorei Descobri muita coisa que nem tinha passado pela minha cabeça :) queria saber mais teorias :*

    ResponderExcluir
  7. WTF baraMais?bara º-º bara eu msm me prometi que nunca mas ia clicar nesse mais (Curiosidade Grande) apessar de essa teoria ser tido curta eu achei interresante por nunca ter ido atras de teorias de Ib(e nen de nenhum RPG) mas ficou bom '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clique nos "Mais?" são interessantes/ridículos/aleatórios.

      Excluir
  8. Uau adorei o Post, Mei posta mais curiosidades por favor adoramos você =3

    ResponderExcluir
  9. Ótimo post ! A teoria do Garry = Guertena foi muito boa, se pensar no final que ele morre aparece um quadro dele, sendo que Guertena n pinta pessoas existentes... ( coisa estranha de se falar, pq Guertena tbm pinta a mãe de Ib... ) Se poder poste mais teorias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. talvez a mãe de Ib tenha tido,no passado,alguma relação com Guertena. Isso explicaria a visita a galeria no aniversário dela(?) e o porque no final em que a Mary sai com a Ib,os pais de Ib a tratam como irmãs (?) . Slá .

      Excluir
  10. continua ^^ , eu gostaria de ler mais sobre as teorias envolvendo os jogos , porque além do mais , tem muito mais sentido por mais que não sejam confirmadas , seria ótimo você continuar com as teorias de IB porque ainda tem MUITAS teorias pela frente , assim como você citou no texto acima ^^ , obrigado e até Mei , eu amo seus posts.

    ResponderExcluir
  11. Se vc escutar puppet a música da Mary , tem uma parte em que ela fala que ele (Garry ) faz lembrar o Guertena !

    ResponderExcluir
  12. Continua com as teorias sobre os jogos, Mei. Por favor ! ^-^

    Gostei muito da postagem ><

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que existe algo relacionado com Garry e Guertena, logo que rosa do Garry é azul, e pelo que me lembro, quando você sai da galeria só com Mary, uma tinta azul começa aparecer nas parede, algo relacionado, não?
    A respeitos pais da ib, não sei dizer muito mas na parte onde descobre passagem secreta (perto do fim) onde tem quadro do Guertena, existe uma cama de diamante preta, e mancha azul se localiza ali também, sera cama de Guertena? quando ib está sozinha, ela deita na cama e começa sonhar com seus pais, o pai dela da um coelho de aniversario se não me engano, enquanto mãe, deu lenço.

    ResponderExcluir
  14. Adoreii Mei (eu tb me codifico como meii,mas meu nome é Emmy(apelido na vdd nao quero falar aki MEDO) hehe, eh eu quero saber mais dessas teorias pois a maioria nao ta em pt,e eu tenho mt preguiça de traudizr, amei ^^ jogos mt bons apesar dos graficos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá outra Mei, ou Emmy. Não acho que seja perigoso você só dizer seu apelido, ou talvez seja, quem sabe?

      E sim, a maioria das teorias são só em inglês.

      Excluir
  15. Mei, nao sei se vc ja percebeu, mas o garry nao entra pela mesma passagem que a Ib, a Ib entra pela escutura de peixe, e o garry ja estava la, onde ele pegou a rosa, como ele chegou na outra entrada!???
    perguntas q nunca seram respondidas :I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá meio óbvio isso, no final bom / Promise (sla se é um s ou 2 s ) of reunion nas cenas dos créditos, acontece a mesma coisa com o garry , mensagens pedindo para ele entrar na galeria bizarra , ele passou pelas mesmas coisas que a ib, mais foi primeiro que ela encontrou a rosa e foi atacado pela Dama de azul

      Excluir
  16. Eu acho que se você souber na versão 1.04 no final que leva para o calabouço aparece a entrada como o Garry foi pego pela Lady in blue

    ResponderExcluir
  17. adorei esse post, não sabia que Ib tinha tantas teorias seria bom
    saber o resto das teoria, mas ai depende da curiosidade do leitor

    ResponderExcluir
  18. Amei Mei Continua :)
    -Maria Eduarda Albano

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da teoria, Mei! Se puder, faça uma "parte dois" :)

    ResponderExcluir
  20. Mei, adorei a postagem!!
    Você foi fundo nas teorias nessa vez, pois eu nunca havia ouvido falar disso e nem pensado nisso, nem sonhar, ou pensar em pensar isso, pensar em pensar em pensar isso, ou até mesmo, me passar na cabeça e depois esquecer rápido, bem... Whatever...

    Poste mais teorias, pois suas teorias mexem com a minha cabecinha *~*

    Meus parabéns pela ótima postagem. =3

    ResponderExcluir
  21. gostei muito dessas teorias pq joguei o jogo e nunca me perguntei sobre esses detalhes ^^

    ResponderExcluir
  22. Poste mais teorias sobre Ib, por favor *^*

    ResponderExcluir
  23. Mei do céu. *-* Ótima postagem, igual o resto das suas postagens. Tipo, façam mais dessas postagens, são muito <3

    ResponderExcluir
  24. Mei por favor poste mais teorias de Ib :D essa materia ficou incrivel....gostaria de saber se você poderia postar a historia do Corpse Party :D nunca joguei mas gostaria de saber a historia Primeiro :D ~~Heverton

    ResponderExcluir
  25. Mei, eu fiquei me perguntando oque acontece se você não devolver o casaco do Garry depois que você acorda coberta por ele, e quando você volta pro mundo "real" e vê que o Garry não se lembra de você (Ib). Será que se você pegar o casaco e devolver, ele lembrará da Ib? Mds mds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, você tem que conversar bastante com ele durante o jogo todo, e nunca responder "......" quando houver essa opção. O truque é conseguir afinidade com ele. Eu fiz o final "feliz" com ajuda dos spoiler do vgperson, que traduziu o jogo para inglês. Você TEM que devolver o casaco, acho que não tem como não. E conseguindo falar com ele, na hora que você queimar a pintura, ele fere a mão ou coisa assim. Aí você dá o lencinho pra ele. Quando vocês saem da pintura, você se lembra dele por causa da balinha de limão que tinha no casaco dele, que ele te deu. E ele se lembra de você por causa do lencinho :)

      Excluir
    2. obg Ariel :D eu nem sabia que tinha a pintura da Mary (lerda? eu? magina) eauheuh graças a você eu consegui o final feliz e como chorei aeuhaeuhaeuh -parei ... Obrigada mesmo :D

      Excluir
  26. Eu acredito na teoria de que todas as obras estão relacionadas com a vida de Guertena :B Mas acho que é mais provável que a Mary seja o desejo dele de ter uma filha do que a filha em si. Sei lá.
    Sempre me perguntei como raios o Garry tinha ido parar na galeria, exatamente por eu ter encontrado ele minutos antes de entrar no quadro. Só que nunca consegui pensar em nada que explicasse isso... Pode bem ser que ele tenha algo a ver com Guertena, faz até sentido.
    Já as bonecas, acho que Guertena as criou para a Mary. Ela é uma garotinha, dar bonecas pra ela seria a coisa mais normal do mundo -q (tudo bem, ela é um quadro-vivo que estaria ganhando bonecas-vivas, mas não vem ao caso).
    Poste mais teorias, sim o3o Mas não apenas de Ib, continue postando de outros jogos também!

    ResponderExcluir
  27. Eu acho que essa teoria sobre as pinturas serem relacionadas a vida de Guertena são boas, tanto que se fosse isso, talvez se a teoria de que Garry poderia ser irmão de Mary fosse verdade, ele poderia ser um que conseguiu sair da galeria, porém não levou Mary e ela ficou com raiva disso...
    E com o tempo que ele ficou fora da galeria, ele poderia ter perdido as memórias e entendido que era um humano comum

    ResponderExcluir
  28. Todas as teorias são interessantes, mas a teoria que eu não considerei foi a das mulheres dos quadros. Eu penso que são a mesma mulher, só que com vestidos diferentes. As cores seriam as qualidades e defeitos que ela tinha e o que fez Guertena se apaixonar por ela, como por exemplo, o vermelho significa diversão, mas também significa impaciência.

    Um dos melhores post q vcs já fizeram, sem brincar :3

    ResponderExcluir
  29. Ótimas teorias!
    Sobre a Marry, eu sempre achei que ela fosse a filha do Guertena, ou a de verdade, ou a pintura se tornou a garota mesmo. Já o Garry, eu vi na música "Puppet", que também é a música tema da Marry no próprio jogo, que ele lembra-a seu pai, no caso Guertena. Mas nunca considerei que ele pudesse ser irmão da Marry (Não vamos citar aqui minha surpresa ao re-assistir "Os Muppets" - Gary e Mary são o casal "humano" principal). E se bem que, quando se fala bastante com ele, acho que sob o sol de giz, ele diz que foi à galeria com os amigos. Essa teoria podia ser meio inválida, afinal. Já a Ib, eu apenas a considero uma garotinha solitária, com muita imaginação fértil. Acabou pegando no sono na galeria e o jogo todo não passara de um sonho. Nunca pesquisei uma teoria específica sobre ela. E então as bonecas. Lembro que havia uma parte em que Garry leu em um livro que "a medida que sua sanidade vai se perdendo/desgastando, você vai começando a ter alucinações", e em outro, quando ele estava separado das duas, que "um grupo de três está seguro, já um grupo de dois...". No caso, eu acho que 1) Ou o Garry foi que ficou alucinado, achando que os coelhos de cerâmica eram aquelas bonecas perturbadoras, 2) Ou as garotas que ficaram alucinando, achando que as bonecas eram os coelhinhos bonitinhos. Mas essa história de elas serem crianças que foram tragadas pela galeria até que faz sentido quando você para pra pensar nas súplicas de uma delas, quando o Garry começa a andar por aquele corredor zugue-zague. A Damas acho que não há dúvidas, elas eram amores de Guertena. Eu considero cada quadro dele como, por exemplo, uma página de diário. A primeira, ou possívelmente a última, seria, lógico a Marry. O quadro do Malabarista sera talvez um dia que ele a tivesse levado para um circo. Mas tem um quadro que eu não faço ideia do porquê está ali. Não lembro se tinha apenas na versão em inglês ou apenas na em português, ou se era em só um que tinha a passagem para ele... Enfim, era no começo da área vermelha, onde a Ib ainda estava sozinha. Aparecia uma coisa preta, tipo os espíritos que aparecem para a Aki, em Misao, quando ela resolve dormir na enfermaria. Antes de entrar na sala do "Uh" e do "Ah", as esculturas. Havia por ali uma sala mais separada, sem passagem visível. O nome era "Soul-Sapping Throng". Não sei o que significa, mas era bem nada a ver com essa minha última teoria.
    Mas o que eu queria dizer mesmo é que, Mei, você arrasa nas teorias XD
    Adorei o post, Ib é meu jogo favorito!

    ResponderExcluir
  30. [spoilers]
    Eu estava jogando Ib esses dias, e reparei que depois que a Ib e a Mary se separam do Gary, na sala pra ver as datas das obras, a descrição do Juggling, diz que foi baseada em um artista de circo que ele viu quando foi ao circo com seu/sua neto(a)... Entaaaaaao nao sei, só queria comentar isso hahaha
    Ótimo post :)

    ResponderExcluir
  31. 1 Teoria - Essa até que faz sentido...
    2 Teoria - Nunca foi revelado que Mary odeia Garry, para Mary, Garry é apenas a pessoa de quem ela vai substituir a existencia, além do mais, nunca foi revelado também que Garry é parecido com Guertena então, uma coisa não tem nada haver com a outra.
    3 Teoria - ... Você tá de brincadeira né? Mary só queria sair da galeria pegando a existencia de outra pessoa então por que diabos ela aprisionaria crianças e as tornaria bonecas? O unico objetivo de Mary era sair da galeria, fazer amigos e ter pais, como qualquer outra criança... Ainda disse "uma teoria forte" kkkk
    Nossa, eu sei que são teorias mas que teorias mixurucas essas hein? :v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fui eu que criei, para mim Ib é só um jogo normal.

      Excluir
  32. Oi, sou uma anônima, sempre olho esse site e comendo em anônimo.
    Enfim, uma teoria que surgiu da minha cabeça entre Mary e Garry:
    E se, Garry fosse um filho de Guertena, e Mary fosse apenas uma pintura, Mary via Guertena junto com Garry, e ficava com inveja, isso poderia explicar bastante coisa tipo, porque Mary odiava Garry?; Porque ela torturava e opinava em pegar a rosa dele?
    "minha cor favorita é azul" <-- ok, explicado o porquê da minha teoria.
    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Teoria 2º - Bonecas de Mary
    Acho que as bonecas de Mary, quem criou foi ela mesma, em tentativa de "fazer amigos" (LITERALMENTE!)
    =3 enfim, fail huheuheuhe ou não? ok, foram minhas conclusões
    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------===================Natcchan======================================================================================(Se alguém usar meu nome para fazer comentários maldosos...======
    ...Vou te matar entupido(a) de paçoca)==========================

    ResponderExcluir
  33. Eu acho que o quadro Equivoco pode ser o Gueterna, primeiro que ele usa as mesmas roupas que Gueterna usa em seu quadro e segundo que esse quadro é o único que abre portas, seria mais normal ele colocar varios equivocos pra te perseguir, mas e se só existi-se apenas um?

    ResponderExcluir
  34. Pode ser que o Garry era uma pintura, como a Mary, mas ele conseguiu sair da galeria, e o tempo começou a andar normalmente para ele, pois ele meio q virou uma pessoa de verdade. Enquanto ele visitava a galeria para relembrar os velhos tempos, a Mary prendeu ele lá de novo. O Garry, sabendo da natureza de Mary, não gosta muio dela.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir