segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Tradução: Corpse Party if

Bem, a tradução do mês, sim no último dia. Espero que vocês gostem desta ótima aventura.


Corpse-Party if é um fangame de Corpse Party. O jogo é do gênero aventura com terror feito por AMISOGUMI no RPG Maker 2000.


O jogo conta a história de Yoshiki Kishinuma seguindo depois de um dos finais do jogo Corpse Party inicial. O final é aquele que o Yoshiki e o Satoshi Mochida escapam da escola e a irmã mais nova do Mochida o mata. Yoshiki depois seguiu sua vida e se tornou professor de novo. Em uma noite chuvosa Yoshiki acaba voltando para a escola de seus pesadelos.


Personagens:



YOSHIKI KISHINUMA (25 anos)

O único sobrevivente da incidentes de 8 anos atrás. Ele não conseguiu salvar nenhum de seus amigos, até mesmo a Ayumi. Dia a dia o pesa a culpa pelo seu fracasso. Yoshiki agora é um professor de uma escola.





AKARI MINAMINO (17 anos)

Uma dos alunos de Yoshiki, que parece bastante com a garota que gostava, Ayumi. O seu jeito estranho faz com que as pessoas pratiquem bully com ela.

SAYAKO KASUI (17 anos quando morreu)

8 anos atrás, Yoshiki se perdeu na culpa pelo seus amigos. Ao ver isso, Sayako falou com ele francamente, forçando-o a se abrir para ela. Como ele passou um tempo com ela, seus sentimentos negativos começaram a derreter lentamente. Sayako ensinou ao Yoshiki kendo, o caminho da espada, ela era vice-presidente do clube de kendo.


 
SATOSHI MOCHIDA (17 anos quando morreu)

O protagonista da versão original PC-98, de CORPSE-PARTY. 8 anos atrás, Satoshi escapou com Yoshiki da escola. No entanto, ele foi morto por sua irmã mais nova, Yuka, depois de voltar para casa.

 
NAOMI NAKASHIMA (16 anos quando morreu)

Na versão original PC-98, de CORPSE-PARTY, Naomi foi morta pela menina de vermelho a 8 anos atrás. Sua morte foi despercebido por seus companheiros, até que foi revelado tarde demais no final que a "Naomi" era realmente a menina de vermelho que tomou seu lugar no grupo.

YUKA MOCHIDA (14 anos quando morreu)

Na versão original PC-98, de CORPSE-PARTY, Yuka foi morta pela menina de vermelho há 8 anos atrás no interior da escola amaldiçoada. Quando ela estava viva, ela deu seu amuleto para seu irmão mais velho, Satoshi. Ela ama muito o irmão.


 
AYUMI SHINOZAKI (17 anos quando morreu)

Na versão original PC-98, de CORPSE-PARTY, Ayumi foi capturada e morta pelo modelo anatômico há 8 anos atrás no Laboratório de Ciências. Ela estava com Yoshiki na época. Ela estava prestes a ser morta, Ayumi gritou pela ajuda do Yoshiki, no entanto, tomado pelo medo, Yoshiki a abandonou e deixou-a morrer.



No post desta tradução eu não vou fazer uma análise, mas como a nova tradição das traduções, vai ter um walthrough.

Feito por 权-

Walkthrough:

Siga para cima até aparecer uma fala, quando isso acontecer entre na sala logo ao lado. Interaja com o armário mais a direita.

Fale com a Akari. Depois saia da sala e siga ao norte, na próxima tela fale com o espírito azul, ou só vá em direção dele. Depois suba as escadas.

Entre na primeira sala a direita e saia pela a outra porta. Siga um pouco mais o caminho até encontrar uma sala com portas abertas. Fale com o cadáver para conseguir a [Chave da Sala 2-3].

Continue avançando no corredor, você vai virar para o sul e quando for virar para o oeste terá um diálogo. Entre na segunda porta e siga o caminho a oeste e pegue a [Tábua Solta].

Volte para o Piso 1, descendo as escadas, e avance para a primeira porta aberta interaja com o menor borrão e use a [Tábua Solta] para atravessar. Ignore o cadáver por enquanto, caso o contrário Game Over.

Na segunda mesa mais ao sul terá uma marca de rastro no chão perto dela, por isso tente empurrá-la. Atravesse ela e pegue a [Chave do Laboratório] com o cadáver.

Suba até o Piso 3 e abra a segunda porta a direita. Vá para sudoeste da sala e fale com o cadáver, recomendo salvar antes. Fuja do Modelo Anatômico em direção da saída.

Corra para a Sala do Diretor (seguindo a Leste, porta com quadros ao lado) e pegue a espada do Gogatsu Ningyo, você obviamente conseguirá a [Espada do Gogatsu Ningyo], saia da sala.

Siga o fantasma. Entre na porta que ele abriu. Após a cena fale novamente com o cadáver.

Agora que tem os [Sapatos Abençoados], você consegue andar em cima da lama vermelha. Por isso desça para o Piso 2 e siga ao sul. Entre no banheiro feminino e ande um pouco mais a dentro até começar uma cena. Quando aparecer três escolhas, se escolher:

"...Você é a Mochida?" -> Fim de Jogo
"...Você é a Naomi Nakashima?" -> Continua
"...Você é a Shiho Hasegawa?" -> Fim de Jogo

Agora continue rumo a oeste pelo corredor e entre na primeira sala. Fale com o cadáver encostado na parede para conseguir a [Marreta]. Agora volte rumo a escada, quando chegar suba para o Piso 3.

Seguindo a direita você vai encontrar algo que tem o formato de um U, bata usando a [Marreta]. Vá rumo ao sudeste e entre na terceira porta. Suba até achar um piano e depois vá para a Sala do Diretor (fica no Piso 3, o andar que você está, é a sala que tem uma maçaneta dourada e quadros do lado esquerdo).

Pegue a partitura da segunda prateleira da esquerda. Volte para a Sala do Piano e faça a Akari tocar. Agora siga o caminho nessa mesma sala para a direita.

Depois de toda a cena. Vá para aquele negócio com forma de U e use a [Corda].


Agora avance em direção leste ignorando tudo, você vai passar por duas telas, se não me engano até chegar em um lugar que está cheio daquela lama vermelha.

Ande rumo norte. Até achar uma sombra preta, interaja com ela. Depois continue rumo a norte você achará o Yoshiki. Continue seguindo ao norte até achar um monte de cadáver e modelos anatômicos. E por aí vai, você vai encontrar mais algumas pessoas até chegar finalmente ao Yoshiki.

Após a cena siga para a direita, na próxima tela, siga o caminho, entre na escola e vá em direção a garota de vermelho.

Aqui acontece a bifurcação do jogo, dependendo do resultado da batalha você consegue finais diferentes... Você vai batalhar até morrer.


Agora fuja, não importa como, para a esquerda até não ter mais saída, interaja com a corda para ativar uma cena.

Corra rumo ao terceiro andar rumo a parte sudeste do andar. [Quando você chegar em uma parte que o boneco parece ter ficado para trás e tiver uma mesa vermelha, recomendo salvar, ele vai aparecer na sua frente, então fique em frente a mesa que ele vai aparecer e dê um olé.] Assim, continue até chegar naquela porta que tem um "X".

Siga em frente usando só a seta para cima. Ignore tudo, só avance.

Feito por †のどくろ†
 Final Bom:

A bifurcação acontece quando você pega a espada daquele boneco, para supostamente usar contra o manequim. Quando sair da Sala do Diretor, você vê um fantasma andando. Em vez de segui-lo, como eu havia dito, vá para onde ele estava e pegue o item que estará no chão.

Depois, só seguir o evento e depois ir na última sala do corredor norte do segundo andar. Lá terá um espírito azul que se você fosse antes ele sumiria, agora com o amuleto você conseguirá falar com o fantasma.

Continue com os eventos normais até quando você chegar na parte do piano, que você encontra o Satoshi. Logo depois te encontrar com ele, fale com ele de novo.

Agora a diferencia acontece na batalha final. Você deve aguentar até a oitava rodada para acontecer a mágica. Feito isso, só vencer da Sayako e fazer o mesmo do que o outro final e por fim, verá a diferença.

[End]


Observação: Eu realmente não sei se vocês conhecem Corpse Party, mas o Yoshiki, nas versões "modernas" ele é loiro. Porém na versão original ele tinha o cabelo preto.

(PC-9801)



(Corpse Party BloodCovered ...Repeated Fear)

65 comentários:

  1. Só para avisar aos leitores que esta tradução não é oficial.

    ResponderExcluir
  2. Eu cheguei a ver o animê que acabou a pouco tempo, que fizeram com a história, e depois soube que o final do animê é um dos finais ruins do primeiro jogo, mas não sei se essa informação é verdadeira..
    E também que esse tal primeiro jogo é para PS1 ou 2.. enfim.
    Então esse jogo que você publicou seria uma segunda parte a partir de uma das opções de finais.. é isso?
    Desculpe a pergunta besta c.c
    E que bom te ver, Mei ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii õ/
      Pra falar a verdade , esse é um fangame
      Ele é a continuação de um final que se pode obter no jogo .
      E pela introdução , aparentemente é o final que Yoshiki e Satoshi sobrevivem , e a irmã dele tira a vida dele :3.

      Excluir
    2. eu sei que é ridículo responder 7 anos depois mas kkk

      No jogo original sobrevivem 5 daqueles que foram pra escola

      Satoshi
      Naomi
      Yoshiki
      Ayumi
      Yuka

      Excluir
    3. Hmm vejo que você é um homem de cultura também

      Excluir
    4. NÓS vemos que eres um homem de cultura

      Excluir
    5. Alguém me ajuda? Aparece a seguinte mensagem na hora de executar o setup do RTP"a sintaxe do nome do arquivo, do nome do diretório ou do rótulo do volume está incorreta"

      Excluir
  3. Sou super fã de Corpse Party, obrigado pela tradução Mei diva HUUASHUAHSUHS

    ResponderExcluir
  4. Mei, o Corpse Party de 98 tem quantos finais?

    ResponderExcluir
  5. vocês não podiam traduzir o corpse party d2 depths of despair demo v6? por favor, esse jogo é muito legal e como ele é demo ele não é muito grande, tem só 3 capitulos e algumas coisas extras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, [if] eu for traduzir Corpse Party D2 será quando o jogo estiver pronto. ^^

      Excluir
    2. juro que não entendi, esse corpse party d2 depths of despair demo v6. ja ta pronto mais ele é demo. kkkk, não entendi nada. ???

      Excluir
    3. Bem, não sei se sabe, mas "demo" significa demonstração, portanto o jogo não está pronto. Posso estar errada, mas ainda terá uma versão considerada completa. Fora que quem está fazendo o jogo da uma atualização quase sempre.

      Excluir
    4. eu sempre soube o que é demo mais tambem não sei se vai existir uma versão completa na minha opinião não, porque a mesma pessoa que faz um jogo demo pode fazer um jogo completo, eu penso assim, a pessoa que criou preferiu fazer a demo do que o jogo completo, acredito eu que esse jogo sempre vai ser demo, mais isso é uma coisa que ninguem sabe. mais tudo bem. pode ser mesmo que esse jogo ganhe uma atualização no ano que vem.

      Excluir
  6. Vcs podem traduzir os outro corpe party eu queria jogar em ordem se tem o primeiro aqui no blog traduzido poderia me avisa se nun tive poderia traduzir tb e queria ssaber a ordem dos jogos obrigado a quem respodem e se for vcs mei Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o primeiro jogo, já era para estar traduzido, mas parece que não deu certo.

      Bem, na verdade a ordem dos jogos seria "oficialmente" do primeiro Corpse Party PC-9801 e depois o Corpse Party 2: Dead Patient, mas claro que tem outras histórias encaixadas e paralelas. [As informações são as que eu sei, deve ter alguma coisa mais oficial ligando as histórias, mas eu realmente não sei.

      Excluir
  7. Oi, eu dei uma olhada no site, ele é muito bom mesmo, mas eu não achei o jogo Misao, vocês pretender traduzir ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Misao estou adiando um pouco a tradução dele, mas não digo que não farei.

      Excluir
  8. Mei,tem aqui no blog o jogo antes desse traduzido em pt? eu não achei,e obrigado pela tradução!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe o jogo "antes desse" em português e se eu fosse traduzir seria o Corpse Party -Rebuilt-.

      Excluir
    2. Corpse Party inicial,não é esse? 'u'

      Excluir
    3. O primeiro Corpse Party é o Corpse-Party (PC-98), lançado no Japão em 22 de Abril de 1996. Até onde eu sei ninguém traduziu o jogo para o inglês, mas existe um remake oficial feito por um fã anonimo chamado Corpse Party -Rebuilt-. Este é mais 90% perto do original, mas a principal diferencia são os gráficos.

      Excluir
  9. Mei faz pf a tradução do game: Clock of Atonement? obg ^^

    ResponderExcluir
  10. [SPOILER]Ainda bem que fiz diferente do que você passou pois quando eu segui esse walkthrough... ;-;[SPOILER]

    ResponderExcluir
  11. Mei e agr oque vc vai traduzir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem um jogo que chama red book ele é de rpg maker e é igualzinho the witch's house pelo menos pela personagem principal, mais não sei se vale a pena traduzir ele, eu particularmente baixei e não gostei muito porque ele é igual the witch's house mais acho que ficou muito pior porque alem de ser parecido é um jogo muito curto.

      Excluir
  12. Whaaa MEI sua linda! Queria muito jogar Corpse Party , mas é Visual Novel, então .....Nem sabia que tinha um RPG maker hehehehe..
    Gogogo baixar e jogar :3.

    Assim que acabar o jogo venho aqui comentar -*-------*.

    Xauzin bjs . :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Originalmente Corpse Party foi feito em 2d, não visual novel.

      Excluir
    2. o// Eu juraaava que era visual novel!kkkk .
      Okok brigadinha MEI...Inclusive ja comecei a jogar <o/ ,

      Achei meio "sem nada" sabe...so tem os itens dos puzzles...e achei que a estória se desenrolou muito depressa...Eu não contaria para uma aluna minha o que aconteceu sem conhecer ela direito e.e , fiquei um pouco (diga-se de passagem\) em relaçao aos personagens e acontecimentos....A guria dobanheiro eu passei d eprimeira suhushdudaahus acredita??Achei o nome Naomi mais bonito e escolhi heheh olha a futilidade.

      Os puzzles são facilzinhos, passei de boa a única parte que nao passei até agora, foi a propria Sawako....Não consegui mata-la :X.
      Li seu tutorial e entendi....Ainda bem que faço igual ao Hirodots e salvo num monte de lugar de uma vez...(ja gastei todos os 15 espaços e.e)

      Obrigada por essa tradução MEI sua linda -*-----*-.
      Melhoras e bjns :3 Nao se esforce demais uwu
      Xauzin

      Excluir
  13. Mei dá pra vc fazer tradução de Mad Father?

    ResponderExcluir
  14. cara eu perguntei se era a yuka e morri cara fiquei depre obrigado por dizer que era para perguntar se era a naomi.

    ResponderExcluir
  15. Peguei o final bom, adorei!! Após a luta final não deu para conter a lágrima T^T Realmente adorei o jogo! (゜∇゜)

    ResponderExcluir
  16. realmente suas traduçoes são otimas........mas eu fiquei um pouco aterrorizada quando descobri que o jogo da continuidade a historia de book of shadows,aterrorizada e curiosa para saber com vai acabar desta vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o jogo não da continuidade para o Corpse Party Book of Shadows, e sim para o jogo original e/ou ao -Rebuilt-, CP BoS seria contar certas histórias do jogo original mais profundamente.

      Excluir
  17. Mei vc poderia traduzir Ghost school ???

    ResponderExcluir
  18. amei corpse party zerei ele ontem mas queria a versão completa.
    No jogo aqui termina quando a menina vira para trás e morre e fala que tem uma continuação. Tentei achar em todo lugar as continuações mas não achei... Mei coloca aqui pf
    Zero Corpse continuem assim sempre trazendo novas novidades!

    ResponderExcluir
  19. Mei, linda e <3, sqn, parei. Nem te conheço, masok. Eu comecei a jogar Corpse Party If, e tipo, logo no ínicio percebi que devia ter outro. Você já traduziu o outro? É que eu queria jogar muito essa "saga". XP

    ResponderExcluir
  20. Mei tem dois Corpse Party e eu queria saber se é melhor eu jogar o Corpse Party -Rebuilt- primeiro ou eu posso jogar esse primeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo jogar o -Rebuilt- antes de qualquer outro.

      Excluir
  21. eu n consigo jogar!!! eu coloco pra entrar no jogo e fica uma tela preta e nada acontece ;-; ME AJUDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  22. Mei sua linda,faz a tradução do Corpse Party Blood Covered de psp *-* sempre quiz jogar mas como so tem a versão americana e eu não entend nada de ingles fica ruim :3 <3

    ResponderExcluir
  23. Eu acho que fiz besteira. eu entrei na cabeça do kishinuma.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. EEEEEEEEEEEEITA QUE EU ASDORO! VOU JOGAR É AGORA!
    Valeu s2

    ResponderExcluir
  26. Obrigado pelo game, o link em PT está perfeito, porém o Link em inglês esta offline

    ResponderExcluir
  27. em pleno 2021 jogando um jogásso desse para me entreter (por mais q seja curto)

    ResponderExcluir