sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Fun Time: As versões de Ao Oni

       Boa tarde! E aí, prontos pro fim de semana? Eu devia postar ontem, mas estou doente desde quarta. E ainda por cima, numa semana muito agitada. Mas isso não vem ao caso.

       Desta vez, trago uma pequena curiosidade sobre Ao Oni para um Fun time: As “versões” do game.


       Ao Oni é um game de survival horror criado por noprops em RPG Maker XP, que apesar de ser visualmente simples e não ter lá um roteiro complexo, seus puzzles interessantes e os personagens cativantes geraram uma grande quantidade de fãs, com direito a fangames e até uma Novel, lançada esse ano.

       Mas algo que julgo interessante também são suas “atualizações”.

       Geralmente, em uma atualização, você espera a adição de pequenos itens e/ou correção de bugs que a versão anterior apresentou. De exemplo, posso citar o próprio Ib 1.5., que trouxe a dungeon extra e dois finais.

       No caso de Ao Oni, você acaba se deparando com um jogo completamente diferente a cada versão. É o mesmo objetivo – você fugir de uma mansão com um demônio dentro ― mas o andar do game de acordo com as versões vão se diferenciando. Inclusive o Hiroshi já foi bem diferente do que vemos hoje. Destacarei algumas curiosidades e diferenças as versões:

  • Versão 1 (1.1)

       A diferença mais gritante é que além da já citada diferenças entre o protagonista, há uma introdução mais trabalhada, mais personagens ― Inclusive um com o mesmo “corpo” do Hiroshi atual, chamado aqui de Ryota. Os mapas e eventos também são diferentes, e inclusive é citada uma fotografia de um casal no final, que nunca mais apareceu nas versões posteriores.

Da esquerda para a direita: Hiroshi, Kazuya, Megumi (Mika),
Takuro, Takeshi, Ryota.

  • Versão 3 (3.0)

       Os avatares começam a aparecer nesta versão. Aqui, já apresenta muitas similaridades com a versão 6 ― Inclusive o lojista (Homem que aparece no final do 6) faz sua aparição no início dela. Mas algo que é legal de destacar é uma cutscene, que acontece quando Hiroshi resolve dormir no porão. Ele sonha que o Oni invade o local, mas na verdade era seu amigo Naoki vestido de Oni, tudo fazendo parte de uma brincadeira de aniversário, com direito a Mika, Takuro e Takeshi segurando um bolo e desejando um feliz aniversário para Hiroshi. 

Sonho do Hiroshi, com Naoki fantasiado de Oni.
       Também é nessa versão que são introduzidos os novos tipos de Oni, começando com o Squatto.

  • Versão 5 (5.2)

       Sendo o mais próximo do 6, não tem lá muita coisa diferente para se comentar. Mas, ele é o único que você pode salvar TODOS da sua equipe. Sendo assim, você passa para uma cutscene com os personagens imaginando se aquilo tudo não foi um sonho. Em contrapartida, mais um grupo de estudantes resolvem entrar na Mansão...

       Caso escolha ir sozinho, apenas aparecerá diálogos de Hiroshi falando que nunca mais viu seus amigos novamente.


  • Versão 6 (6.23)

       A versão atual, em que os avatares foram atualizados, e Hiroshi aparece sem o cachecol. Nele, você pode alterar o nome do protagonista. Dependendo do nome que você usa, isso pode alterar o jogo de algum modo (mais conhecido como cheat codes). São estes:

- BLOCKMAN: Programa o jogo para ao invés do Oni normal aparecer aleatoriamente, aparecer o Blockman, um tipo de Oni que tem maior velocidade caso fique na frente dele. Isso não se enquadra nas aparições programadas (por exemplo, na parte da Lareira)

- SOUTHPARK: Os personagens ficam no traço do clássico desenho animado, além de diálogos mais cômicos e história mais curta.

-
GODMODE: Com este cheat, quando você for pego pelo Oni numa das aparições aleatórias dele, você não recebe Game Over. Novamente, a exceção está nas partes programadas.

-
HIROSI: Você joga com os avatares antigos dos personagens.

-
TIMER: Habilita uma contagem regressiva para o Oni sumir, quando ele te persegue.

-
JMU: Referência ao tradutor em inglês de Ao Oni. Isso fará com que um homem apareça dormindo no sofá. Se uma perseguição cessar na cozinha, ao retornar nela, o homem se tornará um Oni.


  • Haverá mais alguma versão daqui para frente?

       De acordo com o noprops no twitter dele, ele não planeja nada do tipo. Claro, vendo que cada versão é praticamente um remake, não é algo tão simples começar tudo do zero com a mesma temática. “Ah, mais tem os fangames, se eles conseguem, o noprops consegue” sim, mas lembre-se que tudo foi baseado no que o autor começou. Ou seja, ele é que lança as tendências nos fangames, portanto é algo difícil inovar sempre.

       Entretanto, eu não perco a esperança de, ao menos recebermos informações oficiais mais detalhadas do personagens que fizeram pequenas aparições, como Kazuya (O melhor amigo do Hiroshi da versão 1) e Naoki (Que faz uma aparição na novel, felizmente).
...

       Como tem bastante gente pedindo algo de To the Moon, da próxima vez trarei algo sobre ele. Iria fazer uma análise, mas como tenho quase certeza que pouca gente conhece, farei uma pequena sinopse. Mesmo eu tendo feito uma análise com o mínimo de spoilers, quero dar a chance de todos conhecerem.

       Os prints foram tirados da Wikia, com exceção da de Ao Oni 3.0 que tirei de um gameplay de StriHiryu, e a imagem para a capa, realmente não me lembro do nome da artista. Se alguém souber, agradeço.


---      ---      ---      ---      ---      ---      ---      ---      ---      ---      ---      ---      ---      ---

Mais de Ao Oni:

36 comentários:

  1. Muito bom o Post, Neil, está de parabéns, continue assim! Desta vez não to pagando pal u_u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, você por aqui -qq Enfim, obrigada. q

      Excluir
    2. esse do south park eu queria download mais ate hoje eu não encontrei, eu desisti. queria muito baixar esse do south park.

      Excluir
    3. É um cheat code. É só baixar a última versão, e na hora de colocar o nome do personagem, colocar SOUTHPARK.

      Excluir
    4. neil neim presicei de ajuda eu tava la no youtube ai a babs escreveo SOUTHPARK ai foi u-u

      Excluir
  2. Bom post,eu realmente amo essa versão do south park HAHAH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gent, foi muito comédia! Cara, foi muita malandragem do noprops -q

      Excluir
  3. sab, eu nao gosto mt de ao oni.... kk mentira, eu gost mt!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto um pouco. O Hiroshi é um personagem bem legal. Não é pra menos que se mantém o protagonista.

      Mas é um dos poucos games que não consegui terminar por conta das aparições aleatórias do Oni. Cada hora era um grito!

      Excluir
  4. Nossa, eu não fazia ideia que mudava tantas coisas. Desse jeito até fiquei curiosa para experimentar Ao Oni(Até hoje não tive coragem!). Ótimo post, Neil. Adorei saber mais desse jogo.
    (Oh, teve uma coisa que não pude deixar de reparar, o seu nickname se deve à personagem jogável de Orca?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não. Se deve justamente a um dos personagens de To the Moon, por isso muita gente ficou pedindo.

      E eu também não sabia que essas mudanças eram tão bruscas, até desconfiar que a versão 6 tem muitas coisas diferentes das anteriores (Onde a maioria dos fangames foram baseados).

      Obrigada por gostar da postagem! ^^

      Excluir
  5. Hahaha adorei esse post.....apesar de cagar de medo (sim sou covarde quando se trata de Ao Oni...sem brincadeira nenhuma fico com medo dele sair do armario do meu quarto u.u sendo que tem "só" 3 armários pelo meu quarto...).Já comecei a jogar o jogo e tals....mas nunca zerei realmente...

    É interessante ler sobre jogos que eu nunca zerei...e que tem mais versões isso me da informações sem precisar jogar heheheeh''

    Muito interessante saber que na versão
    5 é possível alvar todos os amigos...Na versão que é possivel mudar o nome (esse que eu cheguei a jogar..)eu experimentei o South Park e ri pacas....

    Acompanhei a PlayerBarbie (aquela linda!) jogando todo o Ao Oni , mesmo nunca tendo jogado..sinto afeto por esse jogo hahah''a playerbarbie faz qualquer jogo ser engraçado o que é ótimo o// foi por ela que eu simplesmente amei Ib e comecei a curtir RPG <3.

    Ahh sobre To the moon...voce poderia contar toda a historia e "esconder" os spoilers com aquela paradinha de ter que passar o mouse em cima (heheeh n faço ideia do nome disso e.e)porque quero saber da história, mas sinceramente nao vou comprar esse RPG :/.
    É claro é só uma dica.....Há muitas pessoas que nao querem receber spoiler...então esse é um jeito de deixar escondido e , ao mesmo tempo acessível para quem quiser saber...
    okok é isso..Adorei saber mais sobre Ao oni :3

    Bjnss xau :]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, não acompanho a Playerbarbie. Não é que eu não goste dela, mas quando eu soube que tinha gente do Brasil fazendo gameplays, eu já tinha jogado um considerável número de jogos.

      E também nunca terminei Ao Oni. Vi um gameplay e tals, mas a cada momento que o Oni aparecia era um momento de tensão.

      É uma boa, mas eu já levei muito spoiler porque não me continha e lia o que estava escondido -q E acho que To the Moon, por ele levar um ritmo de filme, perderia muita a graça da coisa, se você por exemplo soubesse que tudo é "ajeitado" no final. Para quem não for comprar, vou deixar alguns gameplays E o download da versão italiana e se seu achar da francesa também. Vou tentar formular a postagem de modo a equilibrar esses dois pontos, ou só falar mais tecnicamente dele.

      Há a opção de jogar a versão trial, mas sinceramente, tem que ser muito ninja para acabar aquilo tudo em uma hora.

      E até!

      Excluir
    2. Sei sei..mas eu gosto muito dela, ela e muito engraçada, e os game plays dela sao muito bons...Eu acho que pelo jogo dar susto e ser de terror, vale a pena acompanhar varios game players diferentes...para ver todas as reaçoes e pensamentos hehe.

      Nehh..e so aquele bicho aparecer que u me desespero....velho teve uma vez que eu tomei um puta susto...Sabe um mapinha que tem no segundo andar, do lado da sala que a gente acha o Takeshi no armario?Entao..fui olhar aquele mapinha (para que?...)o mapa preenche a tela, ou seja vc nao vê o jogo...na hora que apertei enter pra sair..adivinha quem eu vejo?!sSim ..o Ao oni, saindo da sala do meu lado...e aqula musiquinha que da um medo ...meu coração quase parou. e.e.

      Sei sei....mas e que estou curiosa heheeh, se voce tiver gameplays de gente brasileira que jogou....Seria ótimo, porque eu realmente queria saber toda a história do jogo, inclusive o desfecho >.< , vai ser triste pra mim zerar em italianao ou francs..sendo que nao sei nem o básico dessas linguas o// .

      Bláh detesto essas versões que tem tempo kkkk, poxa podia ser ao menos 2 horas (kkkk ahan ta...ai era melhor disponibilizar de graça)XD.
      Nossa pra fechar em 1 hora...so sabendo de todos puzzles e locais...e olha la!

      Xauzin bjs :3
      ,

      Excluir
    3. Qualquer dia eu vejo um, quem sabe :T

      Eu também morri de susto com aquela parte. Cara, que trollagem.

      Gameplay brasileiro de To the Moon eu acho complicado achar, justamente por causa da compra. Mas os diálogos em inglês são simples de entender, e eu acho que tem até um cara jogando em espanhol.

      E sim, uma hora é pouca coisa. Nem o primeiro ato você passa.

      Excluir
  6. Muito bom o post. Alias, tenho que testar os cheats que vc postou, o único que eu conhecia era o do South Park.
    ...
    Ah! Melhoras de saúde ein!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, já estou um pouco melhor, embora contar com o tempo da minha cidade seja cilada, bino. q

      E vê se foram todos, se estão certinhos e pans, obrigada :3

      Excluir
  7. Neil, testei os cheats e estão todos funcionando exatamente como você escreveu. (Y)
    A cara do Takeshi (Loiro) e do Hiroshi (Principal) no cheat das versões anteriores são muito toscas. Não acha? XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Takeshi é sofrível mesmo haha! Mas o Hiroshi eu não consigo pensar, foi um avatar tão icônico para ele. D: O problema foi a falta de manejo na hora de redimensionar, o que deixou o resultado estranho.

      Sdds Hiroshi de cachecol.

      Excluir
  8. Mei voce tem intensâo de traduzir Mad Father

    ResponderExcluir
  9. Como que faz a versão que tem mais personagens ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa seria uma versão antiga do jogo e pra joga-la vc teria que estar baixando em algum lugar.
      O cheat relatado só mudaria os avatares (mini imagem) do jogo.

      Excluir
  10. Neil ,adoro suas postagens ,acho você tão simpática =^-^=

    ResponderExcluir
  11. neil muito boa a postagem.
    qual a sua versão preferida?
    a minha é a 5.2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não joguei as outras, mas gostei da uma, por algum ponto. Seja introdução, desenrolar, ou puzzles. :P Mas se fosse escolher uma... Acho que a primeira e a 3 são boas. Obrigada por gostar!

      Excluir
  12. Gostei muito do post,mas,como eu pego a versão.5.2?
    ^^'

    ResponderExcluir
  13. fiquei interessado na versão 5.2 e.e

    ResponderExcluir
  14. Poxa, legal uma versão que dá pra salvar outros!
    Dava pra você fazer um post das paródias de Ao Oni, tipo HetaOni, Nira Oni, e outros, se houverem...

    ResponderExcluir
  15. Vim só pra conferir se havia mesmo o comentário de SynDem.
    Aquela Creepypasta... <3

    ResponderExcluir