segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

LISA: The First



'' Você pensou que poderia esquecer? ''





LISA: The First é um jogo de exploração e terror psicológico, feito no RPG Maker 2003 por Dingaling Productions, em outubro de 2012. Inicialmente, foi intitulado apenas como LISA, mas o criador decidiu criar outras duas continuações que tiveram o mesmo nome. A partir de então, o jogo passou a chamar-se LISA: The First, por ser o primeiro de sua trilogia. Os seus sucessores são LISA: The Painful e LISA: The Joyful. É semelhante à Yume Nikki por possuir portas que levam Lisa a diferentes áreas no jogo.

Descubra o passado de uma menina solitária e em conflito.
Faça uma viagem através de um mundo desconhecido, 
mas ao mesmo tempo familiar. Descubra os demônios que assombram seu bem-estar.


Basicamente, LISA consiste em explorar diferentes locais e conseguir itens que fazem progredir no jogo. O Lobby (também conhecido como Nexus, em Yume Nikki) é a área principal do jogo, que transporta Lisa para os outros cenários. Você pode salvar seu percurso interagindo com a cama, e assistir os VHS interagindo com a TV. Este jogo tem dois finais, um ruim e um verdadeiro. Também é importante citar que LISA já teve seu nome marcado aqui no Zero nesse post feito pela Mei. 


C o n t r o l e s
[↑↓→←]: Movimentação.
[Tecla Z/barra de espaço/enter]: Interação.
[Tecla X]: Mostra os itens.
[Tecla shift]: Leva para o Lobby.
[Tecla F4]: Altera o tamanho da tela de jogo.

☞ G r á f i c o s


Urina, vômito, lixo, cerveja. Estas são apenas algumas das coisa que você vai encontrar no cenário de LISA. Se comparado com os gráficos dos jogos que estamos acostumados a jogar, ele é visivelmente perturbador, minimalista e surreal.
 Alguns mapas são brancos, repetitivos e cheio de lixo. Há lixo por todo o lado. Todo este desleixo passa um enorme desconforto para o jogador. Sua atmosfera é suja, cheia de garrafas de cerveja e privadas espalhadas em praticamente todos os cenários, incluindo as cômodas, que estão sempre trancadas. Sem comentar a simbologia do jogo, onde há pelo menos uma cruz em cada cenário, acompanhadas por quadros estranhos que Lisa parece não compreender o que significam. A sonoridade também segue o mesmo estilo, com sons de vômito sempre que Lisa interage com uma privada do cenário. O volume alto que vem da TV em que Ele está assistindo, com gargalhadas, estáticas e vozes distorcidas também inquietam quem está jogando.
 


P e r s o n a g e n s




Lisa: É a personagem principal do jogo. Ela tem cabelo preto que cobre seu rosto, usa batom vermelho e uma camiseta branca. Seus sapatos são vermelhos também. Ela mora com ''Ele''




Ele: É um homem acima do peso, calvo, que usa óculos escuros e camiseta de bolinhas. Pode-se dizer que ele é um alcoólico. Gosta de assistir TV.







Rick: Um cara sensível que gosta de ficção e de explorar cavernas.









DOWNLOAD







nota: Você precisa ter o RTP 2003 para jogar.

nota2: Existem traduções em espanhol/português, mas não foram autorizadas pelo criador.


。゚+.\ DETONADO /.+。゚


Dentro da casa: Desça as escadas para encontrar Ele assistindo TV. É recomendável não explorar o restante da casa, pois Ele mandará Lisa de volta para seu quarto. O único objetivo é fugir, então, vá pelos cantos a esquerda atrás do sofá e abra a porta.

Fora da casa: Siga o caminho pela floresta até encontrar Ele bloqueando a passagem. Você só conseguirá progredir no jogo se responder Sim.


 A Cidade
Imagem do jogo.

Entrando pela porta vermelha no Lobby, você será levado até A Cidade. Suba a corda e abra a caixa para encontrar um par de luvas. Elas serão úteis para ajudar Lisa a mover as pedras que bloqueiam o caminho. 




Imagem do jogo.

Vá para o norte para encontrar a casa feita de cimento. Lá está Ele, que lhe pedirá algum rum. Você encontra este item indo para leste, entrando no bar. Entre na porta vermelha à direita para falar com o barman. Leve o rum para a casa de cimento e dê a ele para obter a chave vermelha.




Imagem do jogo.


Vá para a casa no meio do lago para ouvir um segredo. O caminho revelado por Ele fica atrás da casa de cimento, entre as árvores. Siga até o final para encontrar uma banana.




Porão Vermelho


Imagem do jogo.

Destranque o portão com a chave para entrar no Porão Vermelho. Resolva os puzzles de pedra para prosseguir. Quando chegar na área em que há quatro pedras espalhadas, mova a última pedra ao sul para a esquerda para liberar o caminho. Entregue a banana para ele para receber em troca uma casca de banana. Em seguida, desça as escadas para uma nova área.






Imagem do jogo.


Imagem do jogo.

Escolha ir pela direita e desça as escadas. Explore o cenário até encontrar muitas flores. Abra a caixa para obter o item navalha

Após obtê-lo, volte para a área anterior e suba pela corda. No final do caminho, você encontrará Rick. Use a lâmina nele para abrir uma nova passagem. Nessa nova área, Rick aparece bloqueando o caminho, mas você não pode matá-lo dessa vez.

Estrada em Branco

Imagem do jogo.

Estando no Lobby, vá pelas escadas de ferro para entrar nessa nova área. Abra a porta para chegar no Quarto Branco. Explore o cenário até encontrar duas estátuas, e caminhe por entre elas. Isto fará o cenário mudar, bem como o surgimento de uma nova passagem no local.
Desça pelas escadas para encontrar o item saco plástico entre as duas cruzes no meio do cenário. Feito isto, volte para o Lobby.





O Quarto da Corda

Nada de realmente interessante existe aqui. Suba pela corda até o fim (sim, existe um fim) para encontrar alguma coisa.


Quarto do Mar

Entre pela porta de areia para ser levado até este local. Ande pelo cenário até encontrar Ele deitado em uma jangada e dê sua casca de banana para obter o item guardanapo.
Procure pelo norte vários Ele flutuando sobre a água e corte as canas com a navalha para liberar o caminho.

Quarto das Aranhas



Imagem do jogo.
Vá para o norte para encontrar Ele-aranha (?) e não deixe que te peguem. São inimigos que fazem você retornar no jogo. Para passar do labirinto de aranha, você precisa ter além de agilidade muita paciência, pois esta é uma parte realmente chata que faz parte do jogo.
Após escapar do labirinto, suba a escada vermelha para encontrar um pote com pílulas e uma abajur que não está ligado. Desça a escada novamente e passe por um novo labirinto de aranha. Aperte SHIFT para voltar ao Lobby e use a porta vermelha.


Ofereça as pílulas para Rick e desça as escadas para obter o item espada. Novamente, segure SHIFT para voltar ao Lobby. 


☞ Quarto da Ousadia


Imagem do jogo.
Suba pela escada vermelha para entrar no quarto. Empurre as pedras e continue no caminho. Este cenário é bem parecido com a sanguinária Estrada em Branco, bem avermelhado e sujo.
Explore mais para encontrar Ele olhando para um pequeno lago e lhe dê o guardanapo. Com isso, você ganha o item Dedo.


Imagem do jogo.

O próximo objetivo neste cenário é ir para o norte e entrar na casa sem janelas. Existe uma passagem secreta que vai te levar para um novo labirinto de aranhas (sim, de novo) porém este é razoavelmente mais fácil, pois se tem rochas para impedir as aranhas mais rápidas de se movimentarem. 

Após passar pelo labirinto, você irá encontrar Rick. Use o
 saco plástico na cabeça dele para receber um VHS. Você pode usá-lo interagindo com a TV no Lobby.

Quando a fita acabar, use a escada de ferro para encontrar Ele e lhe dê o dedo. Você ganha um novo VHS.

A Mansão


Imagem do jogo.
Estando no Lobby, use a porta ao lado da corda. Coloque a espada na estátua para entrar na mansão. Existem muitos quartos e eu aconselho explorar todos, pois pode esclarecer muito se caso você não estiver interessado em jogar os sucessores de LISA. Explore a mansão até encontrar Ele e entre pelo caminho da esquerda atrás dele.
Converse consigo mesma para ser levado de volta ao Lobby e pegar o item colar. Feito isto, segure X para ir a tela de itens e use a porta. Interaja com a vela e tenha um bom fim de jogo (^▽^)




☞ Finais
Apenas leia isso se você teve dificuldade.

LISA tem dois finais: um ruim e um verdadeiro. O final ruim acontece se você pegar o VHS e decidir continuar caminhando no cenário enquanto Ele fala coisas terríveis.
O final verdadeiro acontece se você pegar o VHS e segurar Shift para voltar ao Lobby e usar a fita na TV. 

☞ I t e n s
Luvas: faz com que a movimentação de objetos seja possível.
Rum: você o consegue no bar.
Chave Vermelha: abre o porão vermelho.
Banana: parece uma banana estranha.
Casca de Banana: uma casca.
Navalha: a lâmina está cega.
Saco Plástico: um saco grande, cabe uma cabeça nele.
Guardanapo: é melhor limpar.
Pote com pílulas: muitas pílulas velhas dele.
Espada: parece uma espada oriental.
Dedo: parece um corte recente.
Colar: algo que você se apegou muito.


☞ S u c e s s o r e s
A atmosfera dos jogos que sucedem este são completamente diferentes. Tanto em LISA: The Painful como em LISA: The Joyful, o personagem principal não é o mesmo e a história não é mais centrada em Lisa, apesar de apresentar mais detalhes sobre seu passado e sua relação com o misterioso Ele.
Eu particularmente não sinto vontade em jogar os sucessores deste jogo, por tanto, dificilmente farei um post contando sobre eles, já que sei o que acontece com a personagem principal e os demais xD Mas, se você estiver interessado, você pode encontrar o download para ambos crackeados pela net afora, ou pagar por eles, visto que não foram distribuídos gratuitamente.


Arte feita por jcmapache2

Acredito que LISA: The First não foi criado com o intuito de ser apenas mais um RPG Maker. O criador usou seus conhecimentos com base no assunto para criar uma tamanha repulsa no jogador.
O tempo todo vemos que Lisa não está feliz, e de que seu maior inimigo é alguém que vive com ela. Conforme o jogador vai avançando na história do jogo, percebe que existe um problema maior. Lisa está mentalmente perturbada, vendo Ele em todos os lugares que vai. É como um lembrete constante de que ela nunca vai conseguir esquecer, tão pouco se livrar do cara que atormenta sua vida.
É importante citar a parte visivelmente sexual que existe no jogo. Como por exemplo, o personagem Rick, que tem uma aparência um tanto quanto suspeita, e, se analisarmos bem, percebemos que o formato do mapa onde as aranhas aparecem também se assemelha ao órgão genital masculino. Sem esquecer da reta final do jogo, onde Lisa tem que literalmente ''entrar'' nele para poder progredir, ou a famosa frase que surge na tela ''Você enfiou a espada dentro do buraco'' ao interagir com a estátua.
Em outras palavras, LISA vai ser diferente de tudo aquilo que você já jogou. Esqueça aquelas antigas tramas com casas assombradas ou maldições. Este jogo trata sobre um assunto não fictício, e nós todos sabemos disso, o que torna a experiência de jogá-lo muito mais perturbadora. E esse é o medo real.




A V I S O:
Corpses, antes de mais nada, peço desculpas pela demora desta postagem. Ela já estava pronta a algum tempo, mas tive problemas com a tradução. Então este aviso, serve mais como um pedido.
Eu sei que existe uma tradução de LISA, e inicialmente, iria colocá-la aqui. Mas não tenho permissão pra isso. Se vocês quiserem, e claro, irão encontrar, baixem por si mesmos e, por favor, não postem o link aqui. O Zero Corpse não se responsabiliza por divulgar o que o autor do jogo não autorizou. Obrigada <3


Feito isto, é desta forma que encerro a minha postagem de hoje. Espero que tenham gostado. Comentários sempre são bem vindos!



~mary


20 comentários:

  1. Estou amando o esforço de vocês de postarem frequentemente <3
    Deve dar um trabalhão pra fazer isso tudo, por isso tento ler com atenção, pq sei q tudo foi feito com grande esforço, e amor. <3

    Obgd pela postagem.
    Força! ZC ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós estamos cumprindo horários agora xD
      Obrigada você pelo carinho e comentário!

      Excluir
  2. Fenomenal o trabalho aqq do Zero Corpse traduzindo os jogos. Deve dar um trabalho. Acho que ja joguei mais da metade dos jogos traduzidos daqui e sempre esperando por mais :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, a maioria dos nossos leitores prefere mesmo as traduções. Mas nesse caso, nós não tivemos nenhum contato com o criador do jogo nem com a pessoa que o traduziu, por isso, infelizmente, não pude trazer este jogo incrível em português :c
      Mas obrigada pela força!

      Excluir
  3. 

    ResponderExcluir
  4.  

    ResponderExcluir
  5. Socorro! Me esbaldei de rir com esse ''mais''. Adorei essa sua postagem, poste mais jogos com esse ar peculiar, trash.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah, é o melhor site para se visitar em dias depressivos. Eu AMO gatos.
      Muito obrigada! Vou me esforçar para atender seu pedido ^-^

      Excluir
  6. Vocês não vão mais traduzir os jogos em Português mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro que nossa equipe traduzirá, mas se for para depender de postagem só quando tem tradução, vocês vão ficar uns 3~6 meses sem algum tipo de conteúdo.

      Fora que o blog não é apenas de traduções - também tentamos apresentar um bom conteúdo de terror. Então peço sua compreensão nisso.

      Excluir
  7. Nossa, vocês roubaram o Zero-Corpse da Mei mesmo.

    Translated by Google Translator.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, eu não sei que você é realmente o autor de Lisa The First, mas aqui vamos nós.
      Mostramos os nossos pontos de vista sobre a história publicamente, além do que já foi confirmado através de uma fonte confiável que Mei saiu por vontade própria.
      Se você não acredita mesmo depois de tudo estar exposto de uma forma tão clara, posso fazer o quê?

      Mas vamos, eu quero ver o que você tem a dizer. Argumentos, fatos, qualquer coisa que prove o que você está falando para que possamos discutir de uma forma saudável.

      E lembre-se, palavras sem fundamentação são palavras atiradas ao vento.

      Excluir
  8. Que jogo fantástico -gritos- e esse foi o melhor mais fo mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaaaada. E eu super concordo com você! O jogo é fantástico, e esse foi o melhor mais do mundo mesmo(ʘ‿ʘ ) q

      Excluir
  9. Gostei muito do post e fico feliz com o detonato, pois eu sou uma idiota de carteirinha que intala em várias "fases"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah, que bom que você gostou! Particularmente, eu também não sou uma gênia em certos jogos... Um detonado assim ajuda bastante ^-^

      Excluir
  10. Nossa eu tava tipo muito procurando um detonado desse jogo já que empaco toda hora quando se trata de jogos em inglês :v e não foi diferente aqui, eu já conhecia ele então só tava esperando sair aqui em alguma postagem.....é uma pena que vcs não conseguiram contato com o criador...Mas né... ele não sabe o q tá perdendo...e sobre os Gatos o que dizer kkkkkkkkk Adorei QUIERO MAIX- q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Então eu fico muito feliz em poder ter te ajudado! ^-^
      E se você me permite perguntar, como você conheceu o jogo? Não é um jogo muito conhecido, então é raro saber de alguém que já jogou! xD
      É chato mesmo, mas a gente faz o que pode...
      E SIM!! Gatos >>>> vida q

      Excluir
  11. Eu já joguei Lisa, tipo, há muito tempo!
    Nem mesmo consegui sair do meio do jogo. A trilha sonora perturba mesmo e os gráficos, cenários (enfim), também são meio ruins de ver. Sei lá, o jogo tem uma atmosfera terrível!
    Eu até tentei ignorar e seguir em frente, mas não deu não. ;-; Concordo: ele é diferentes de todos RPGs Makers que vemos por aí. :')

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, concordamos que a atmosfera do jogo não é muito convidativa :p Mas ao meu ver, foi algo necessário. Não posso dizer que me diverti ao jogá-lo, e talvez, essa nem fosse a intenção do criador.
      Obrigada por deixar seu comentário!

      Excluir