sexta-feira, 3 de abril de 2020

【TRADUÇÃO】
Hello Charlotte: Heaven's Gate

Você está escondido entre linhas,
Eu alcanço, ensurdecido pelo silêncio.
Enquanto nós lamentamos a passagem do gafanhoto,
os portões do céu se abrem.


       Hallo,

       Como tem sido a semana de vocês? Espero que nesta quarentena vocês estejam seguindo as recomendações necessárias, tomando conta da saúde de quem é próximo.

       Hoje trago para vocês uma anális de um spin-off da série Hello Charlotte, chamado Heaven's Gate. A razão de eu trazer ele agora, é que além de termos finalizado os três volumes principais da série, Heaven's Gate também pode ser lido em português graças ao esforço de Charlotte e a ajuda da própria etherane no processo, então, por que não dar meu parecer sobre ele?

ATENÇÃO
Esta postagem contém spoilers cruciais da série Hello Charlotte. Recomendo ler apenas caso você tenha finalizado o jogo.


       Dito isso, podemos prosseguir para a postagem, não é mesmo?

       Heaven's Gate é uma visual novel spin-off de Hello Charlotte feita em Ren'py, lançado em 28 de setembro de 2018 e contém aproximadamente 40 minutos. Esta novel é um universo paralelo focado nos personagens do True Realm (Charles, Vincent e Henrietta). Tenha em mente que esta é uma kinetic novel, ou seja, não há a presença de escolhas que ramificam a história do jogo. 


       Ainda focando nesse aspecto, Heaven's Gate também não possui som. Ou seja, sua experiência será unicamente com a leitura e o traço típico da autora. Se você não consegue lidar com esses contras, recomendo paciência. Ironicamente, entretanto, mesmo a novel sendo estática em termos de trilha sonora e jogabilidade, quem está acostumado com a narrativa de etherane sabe que ela sabe fazer seus personagens brilhar com bem pouco - e aqui não é exceção. Aliás, dado as condicionais, é impressionante que Heaven's Gate tenha consiga prender por 40 minutos sem cansar o leitor.

       Mas como se cansar quando temos um vislumbre de personagens que foram introduzidos de forma decente apenas no episódio 3? Mesmo que aqui sejam versões paralelas dentro do "e se Charles e Vincent tivessem se conhecido pessoalmente antes do evento de Hello Charlotte?", você começa a compreender bem o que um significava para o outro.


       Os temas que a novel aborda são, assim como na série principal, profundos e reais. São críticas contemporâneas, que passam por uma perspectiva psicológica. Dito isso, etherane usou como recurso metafórico sintetizar os temas de cada parte com personagens de Hello Charlotte, então não estranhem eles aparecendo do nada - são apenas exemplos simples do que cada personagem ou tema quer abordar de forma mais extensa.


       Isto se dá porque, em resumo, nós estamos desvendando Vincent, sob o ponto de vista distorcido de Charles. E como qualquer pessoa com pontos de vista distorcidos, vemos Charles mudando de opinião de tempos em tempos, olhando para alguém que nós leitores, não sabemos se é uma idealização ou real. Eu devo meus parabéns para a autora, afinal, antes de mais nada, precisa de um personagem extremamente complexo para sequer cogitar uma história assim, e Vincent é. Outro ponto interessante é que em oposição ao ideal que Charles põe, Henrietta tenta mostrar a realidade sobre seu "admirado".

      Falando nela, não se preocupe. Anri não é a personagem confusa e difícil de se apegar como na série principal, mas sim uma jovem maravilhosa. Um pouco agressiva? Sim, mas uma pessoa que cuida de Charles e tenta ser pé no chão sobre tudo, especialmente sobre a vida que os dois tem. Simplesmente a melhor Anri. Bônus: Henry aparece! Yay!


       Dito isso, se você se interessa por Hello Charlotte e quer saber mais dos personagens do True Realm sem o exagero literário do mundo de Charles, Heaven's Gate é praticamente obrigatório. Mas não se preocupe, ele é de graça. Você pode baixar sem problemas no itch.io da etherane e se você comprou na Steam, ele veio como um bônus.

Aliás, se você comprou da Steam ou comprou a novel no itch.io, ele vem com um diário (não-traduzido) da Anri de Hello Charlotte sobre seus dias de escola com o Charles. Então é mais um conteúdo sobre estes três que, por alguma razão, me despertam uma simpatia melancólica.

Afinal, se pararmos para pensar, eles são jovens como a gente.

Idealizando. Decepcionando. Encarando. Consertando. 

Sem saber se o amanhã será de recompensas ou mais provações.


★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★
 
★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★

Fiquem seguros,
- N. L.

31 comentários:

  1. Vcs pretendem fazer um post de clock tower ou traduzi-lo

    ResponderExcluir
  2. A tradução não vai para Steam? Tinha comprado a DLC lá há algum tempo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela foi. Abra a visual novel e veja nas configurações;

      Excluir
    2. Eu abri a visual novel e fui nas configurações, porém não encontrei a opção de mudar a linguagem. Pode me explicar onde fica exatamente?

      Excluir
    3. Eu também não tô conseguindo encontrar onde se muda a linguagem :(

      Excluir
    4. Eu também não, diz na Steam que o potuguês não está na lista de idiomas disponíveis.

      Excluir
  3. Adorável ♡♡♡♡♡♡

    ResponderExcluir
  4. Não sei oque seria sem esse blog

    ResponderExcluir
  5. Heaven's gate....por um momento eu li HEAVEN'S DOOR KKKKKK isso q da ser jojofag

    ResponderExcluir
  6. é reconfortante ver que ainda estão em ativa...
    obrigada

    ResponderExcluir
  7. Não acredito q só vi agr, meu empolgada para jogar!
    Obrigada pela tradução!!!

    ResponderExcluir
  8. eu realmente espero que esse blog nunca acaba que 6 tem um bom gosto gigante
    tenham uma boa noite :D

    ResponderExcluir
  9. oioi, bem, sei que não tem muito haver com esse jogo, mas pode ter com outros. tem alguns jogos que eu queria muito jogar, e dando um exemplo, palette; eu queria jogar, mas não tem a tradução do jogo e meu inglês não é dos melhores, além de que isso pode dificultar na hora de entender a história

    eu entendo que vocês tem muitos jogos para traduzir em “jogo”(a tradução está no jogo, já é em português), mas por que vocês não fazem tradução por blog? com isso, quero dizer para pegarem as falas e ações, traduzirem, e escrevem no blog

    não sei se deu para entender muito bem, mas posso explicar de outro jeito de for esse o caso

    -(vocês também podem olhar traduções de jogos otomes ((para ajudar, sugiro diabolik lovers, tem um site que traduziu do jeito que falei e acho que fica mais fácil de entender se vocês virem))

    mas é só isso, obrigada pela atenção ^^

    ResponderExcluir
  10. Zero corpse vocês um dia vam colocar o jogo undertale no seu site tradução?

    ResponderExcluir
  11. seria muito bom jogar undertale no emulador RPG maker e RPG Xp

    ResponderExcluir
  12. é muito bom saber que vocês continuam essa página ativa <3

    ResponderExcluir
  13. Fico feliz em saber que ainda são ativos, tenho revisitado as antigas postagens já faz um tempo, eu fico triste por saber que não existem tantas comunidades ativas sobre jogos de RPGMaker no geral, como já foi antigamente, eu gostaria de fazer uma sugestão para vocês, por que não criam um servidor no discord? Poderia, de certa forma, ajudar na atividade da ZeroCorpse, além de provavelmente, poderem encontrar com o tempo pessoas habilidosas para conseguir ajudar vocês com seus trabalhos

    ResponderExcluir
  14. queria ajudar a traduzir, o que precisa pra traduzir os jogo????

    ResponderExcluir
  15. Mano, eu n consigo acessar a traduçao nao importa como, eu ate so consigo abrir o jogo pelos arquivos, estou fazendo algo errado?

    ResponderExcluir
  16. muito obrigada pela tradução! acompanho vocês desde 2016.

    ResponderExcluir
  17. Desculpe os incomodar, mas o link para o download de hello charlotte delirium está quebrado! eu tentei achar por outras fontes mas parece que em português mesmo só existe aqui, podem me informar se algo aconteceu?

    ResponderExcluir
  18. iria ser legal um post explicando a historia completa de Hello Charlotte, porque mesmo jogando ainda tem alguns alguns pontos que ficam dificeis de interpretar.


    ótimo post e obrigada.

    ResponderExcluir
  19. sinto saudades do zero corpse ativo :( pq pararam de traduzir?

    ResponderExcluir
  20. Saudades! Mas espero que estejam todos bem!

    ResponderExcluir
  21. Olá, gostaria de saber se esta tradução vai para a Steam igual as demais? Se não, como baixa-la?

    ResponderExcluir
  22. COMO TER O JOGO EM PORTUGUÊS NA STEAM

    Após pegar a DLC na Steam, baixe a versão gratuita no site https://etherane.itch.io/hg

    Extraia os arquivos HeavensGate-5.0-pc, terá três pastas dentro, Game, Lib e Renby.

    Copie tudo o que tem em cada uma delas e transfira para as pastas Game, Lib e Renby para Steam/steamapps/common/HC3/HeavensGate-1.0-pc, lá terá as pastas com o mesmo nome, Game, Lib e Rendy, somente cole os arquivos de cada uma da HeavensGate-5.0-pc na HeavensGate-1.0-pc, substituindo todos.

    Obs: Não se preocupe, os conteúdos extras ficaram intactos, não serão danificados.

    (Desculpe se ficou muito confuso)

    ResponderExcluir
  23. Agradeço a tradução, mas como posso achar esse diário que me dá acesso a DLC? Buguei kkkk

    ResponderExcluir