quinta-feira, 31 de outubro de 2019

TRADUÇÃO Aria's Story! Feliz Halloween!!

"Todos querem ter sua própria aventura"

Olá aqui é a Beuregard! Estou aqui para apresentar um jogo de RPG Maker VX Ace chamado Aria's Story, que traduzido ao pé da letra seria "A História de Aria" que é um jogo de terror focado na exploração, história e personagens. E o mais interessante: foi inspirado em Ib, já traduzido pelo Zero Corpse <3. Este jogo foi desenvolvido por Lydia e Rindre. Esta tradução belíssima é de Charlotte, nossa Tradura e Mama Cor-de-Rosa <3


"Aria é uma devoradora de livros, portanto passa a maior parte do seu tempo livre na biblioteca. Um dia ela adormece enquanto lia um livro e quando acorda percebe que a biblioteca está fechada. Acreditando que esqueceram de acordá-la, ela tenta encontrar uma maneira de escapar... Naquele momento ela se torna a protagonista de sua própria história"





『 Aria 』



Uma garota gentil e que adora livros.







『 Lewin 』



Um prodígio e um escritor talentoso.








『 Narradora 』



Uma garota misteriosa encontrada por Aria no Mundo Literário.








『 Bibliotecário 』



Um jovem bibliotecário que trabalha na Biblioteca da vila a qual Aria vive.








Prazer, Narradora. Eu queria que você estivesse na minha vida.

Vamos à análise, primeiramente, gostaria de pontuar que o enredo é muito interessante e bem feito. Gostei muito das fases serem gêneros literários, sendo eles: Comédia, Conto de Fadas, Romance e Terror. O enredo captura o jogador em diversos sentidos, seja pela arte ou pelo mistério, você se sente instigado a descobrir os segredos daquele Mundo Literário. O mistério e suspense foram muito bem utilizados, devo, porém, alertá-los do uso de jumpscares em diversas partes do jogo, não acabam afetando muito a história no entanto não sou, particularmente, fã dessa mecânica pois há maneiras muito melhores de "assustar" um jogador.

Por causa dos quebra-cabeças o jogo tem uma experiência lenta, fazendo jus à jogatina de exploração, deve-se prestar muita atenção nos detalhes para conseguir prosseguir, muitas vezes uma sala vazia e silenciosa esconde muitos segredos. Para uma pessoa como eu, um pouco desatenta, demorei um pouco mais para prosseguir pelas fases, principalmente em horas que há charadas. 

Dúvida eterna, mas como seguidora da jornada do herói, eu avançaria.

Para uma amante de livros e de literatura este jogo é um prazer aos olhos e mente, fui apresentada a vários escritores, referências literárias e livros renomados, como o "Patinho Feio", "Chapeuzinho Vermelho" ou "Romeu e Julieta". Isso foi um aspecto encantador em Aria's Story, consegui acreditar estar em uma biblioteca de verdade pela quantidade de livros e autores mostrados, provando que a equipe, Rindre e Lydia, pesquisaram e são amantes de livros como eu e muitos outros. Qualquer viciado em livros vai amar este jogo e protegê-lo com todo o seu coração.

Dirigindo-me para as artes gráficas: o cenário é muito bem construído ao redor das fases e combina com a proposta do jogo de ingressar o jogador no Mundo Literário. A atmosfera muda conforme o gênero explorado, isso chegou a me surpreender pois todas as fases são extremamente belas. Consegue-se enxergar o cuidado da equipe de desenvolvimento, tanto no cenário e atmosfera quanto ao enredo, este último sendo fascinante.

Ai.

A música se destaca e há seus momentos, alguns deles bem emocionantes, no início ela me chamou muito a atenção pelo fato de transmitir uma aura mágica, de conto de fadas, ao jogo. A soundtrack demonstra uma excelente adaptabilidade, podendo ir de felicidade à tensão em poucos segundos, algo bem difícil de encontrar atualmente. A sonoridade e os efeitos sonoros foram muito bem utilizados. Nesta parte o jogo não pecou nem um pouco.

Quanto à gameplay e mecânica, são simples e comuns dos jogos de quebra-cabeças (puzzles), enigmas ligados ao Mundo Literário e referentes aos diversos finais do jogo. Vou focar mais na partes dos quebra-cabeças, alguns são relativamente fáceis porém complexos o suficiente para que você tenha de ficar minutos pensando na resposta, use o ambiente ao seu favor e nunca descarte as dicas dadas pelos NPCs(personagens não jogáveis), exploração é a chave mestra desse jogo, usada com muito esmero pelos desenvolvedores. Algumas charadas são tão fáceis embora não tão óbvias assim, tornando sua resposta divertida, adorei os quebra-cabeças na fase literária "Comédia".   

Sustos, sustos e mais sustos.

Uma parte da mecânica supracitada no primeiro parágrafo desta análise são os jumpscares, e devo alertá-los que alguns deles resultam na morte da personagem, Aria. O que mais me surpreendeu nessa mecânica, embora não seja muito fã dela, seria o fato de que as mortes são completamente e indubitavelmente culpa minha, afinal, eu fui curiosa demais e acabei incomodando certos objetos, afinal, num Mundo onde livros falam, quem sou eu para dizer que os outros objetos não possuem consciência? Explorem com cautela e salvem frequentemente na pena azul.

Eu recomendo jogar Aria's Story mais de uma vez, mesmo que você tenha obtido os três finais: O famoso Bad Ending (Final Ruim), Normal Ending (Final Normal) e o True Ending (Final Verdadeiro). Pois você verá que todas as pistas e referências sempre estiveram lá, você só não sabia para onde olhar. O Final Verdadeiro é o mais coeso dos três, sendo ele o único que causa a sensação de encerramento da história, independente de seus sentimentos, a verdade é nua e crua, mesmo que tenha se afeiçoado pelos personagens.

Arte linda.


Nesta parte dos personagens não tenho nada do que reclamar embora no início eu os tenha achada rasos demais, principalmente Lewin, cujas motivações não são mostradas tão claramente e o jogo tivesse feito com que eu achasse esse garoto prodígio um personagem muito mas muito chato, no entanto eu fiquei surpreendida com o desenvolvimento de cada um deles e, no fim, acabei gostando de todos, inclusive do Lewin, este se tornou o meu segundo personagem preferido depois de Aria. Aria's Story, por algum motivo, fez-me lembrar de Cemitério Maldito, obra escrita por Stephen King, principalmente o personagem chamado "Bibliotecário", se vocês viram/leram essa obra e verem o final verdadeiro de Aria's Story pode-se comparar alguns temas discutidos em ambas as mídias. 

Chegamos ao final da análise, no geral, Aria's Story é um jogo com uma boa história, bom cenário, arte gráfica, embora contenha aquela velha fórmula de jogos de terror em RPG Maker, este detalhe negativo é completamente ofuscado pelos pontos positivos, sendo que no final da jornada nem me dei conta de sua existência de tão entretida que estava com o enredo.

Sim, eu li It A Coisa e a Bibliotecária disse que eu era nova demais para lê-lo, é isso que dá ter cara de criança

Este jogo está disponível nos seguintes idiomas:

➛ INGLÊS

➛ ESPANHOL

➛ JAPONÊS

➛ COREANO

➛ CHINÊS SIMPLIFICADO

➛ CHINÊS TRADICIONAL

Baixe aqui, no site oficial de Aria's Story

➛ PORTUGUÊS BRASILEIRO

Para fazer download do jogo em PT-BR (Português Brasileiro), traduzido pela Charlotte do Zero Corpse, baixe aqui.

59 comentários:

  1. Ameiiiii muito obrigada por traduzir <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não consegui joga:( o jogo não entrava

      Excluir
    2. voce precisa do rpgmaker pra jogar, aqui no site msm tem a aba 'ajuda' la vc pode baixar as versoes do rgpmaker, eu recomendo q vc baixe todas as versoes....=D

      Excluir
  2. aaaa mdsss
    muito bom, obrigadoo por traduzirem

    ResponderExcluir
  3. Baixar agora pra logo sábado jogar, o hype já esta me matando kkk

    ResponderExcluir
  4. Eu queria uma ajuda. Quando chega na parte das portas eu consigo passar delas, menos na porta rosa, já coloquei a resposta de todas as formas e mesmo assim ela diz que aquela não é a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem estou preso nessa parte

      Excluir
    2. Lindissimo, agradeço ashuashua tinha colocado todas as repostas possiveis e não pensei nisso.

      Excluir
    3. alguem podia me ajudar? eu to presa na parte de achar as bolas pro livro , já achei as duas a vermelha e a verde e dps ganhei uma chave pra abrir a masmorra do libro porem eu vou morrer se abrir e dps n tem mais nd pra fz não sei como passar poderiam me ajudar?

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a tradução ♥️
    mas estou presa em uma parte :') Consigo resolver as charadas das três primeiras portas mas quando chega na última (a rosa) diz que a resposta tá incorreta, já tentei colocar ela de várias maneiras mas nenhuma funcionou 😔

    ResponderExcluir
  7. foi perfeito, há muito tempo não jogava um rpg que me deixasse tão ansiosa ^^

    ResponderExcluir
  8. Esse jogo é simplesmente maravilhoso, fiquei um dia todo pra joga-lo, a historia é muito envolvente e eu n consegui parar até fzr todos os finais rsrsrs. Obrigada pela tradução! Espero que possam traduzir o outro jogo da criadora, pelo que sei já tem dois capítulos desenvolvidos.

    ResponderExcluir
  9. a tradução da quarta charada da porta é CORAÇÃO

    ResponderExcluir
  10. alguem me ajuda a passar da parte da árvore da sabedoria? não sei oq fazer

    ResponderExcluir
  11. Céus, eu amo esse jogo. Joguei ele em espanhol, vamos ver quanta coisa entendi enquanto estava jogando.
    Obrigada por traduzir!

    ResponderExcluir
  12. Esse jogo é maravilhoso e emocionante, não tem como não chorar no final <3 já joguei em espanhol e vou jogar denovo porque vcs são incríveis. Obrigado pela tradução :3

    ResponderExcluir
  13. Obrigada por mais esta tradução <3

    ResponderExcluir
  14. Adorei a tradução, mas estou presa na parte da Rosa, onde ela pergunta qual flor significa ternura já tentei todas as respostas e não foi.

    ResponderExcluir
  15. Não tá funcionando no RPG XP no Android Vocês poderiam resolver?

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigada pela tradução <3

    ResponderExcluir
  17. Alguem pode me ajudar? Como eu faço pra traduzir jogos desse tipo?

    ResponderExcluir
  18. quando vou extrair o .zip fala que o arquivo tá corrompido, já naixei o arquivos 4 vezes e não resolve. oq eu faço????

    ResponderExcluir
  19. Que história amigos. Realmente no começo os personagens parecem rasos, mas eles ganham uma profundidade imensa que até me fez chorar nos finais verdadeiro e bom. A Lydia é uma autora incrível, estou ansioso para alguma outra tradução de um de seus jogos como Midnight Train, se possível.
    Obrigado pela tradução Zero Corpse!

    ResponderExcluir
  20. O jogo parece ser bem legal,Mas não consegui acessa-lo, eu uso o Neko RPGXP e, instalei o plugin VX Ace, fiz os procedimentos para jogar o jogo Mas quando tento entrar sai, alguém teria uma solução para isso? Eu realmente quero jogar esse jogo.

    ResponderExcluir
  21. eu adorei o jogo.uma mais me prendeu foi a historia (que nem preciso comentar de como e maravilhosa), a dublagem, que foi a primeira vez que vi um rpg maker com uma ,e os gráficos, simplesmente não vi rpg maker com gráficos tão bonitos quanto esses.
    Porem, um dos pontos ruins comuns em rpg maker e a cliche protagonista, sempre doce, simpática e ingenua (que na minha visão , vejo como burra as vezes). ja vi esse tipo de personagem tantas vezes que e muito mais difícil para mim criar uma empatia por acha-la tediosa e chata. por ser o foco da historia, acho importante pontuar.
    Ja na tradução percebi um erro: se você tentar ir na direção contraria a porta que aria descansa, o lewin fala uma frase em inglês.

    adoro as traduções de vocês , sigo o trabalho de vocês a 3 anos <3

    ResponderExcluir
  22. Ameii!! Com certeza um dos melhores jogos de RPG <3
    Me pergunto se vcs vão traduzir Midnight Train...

    ResponderExcluir
  23. Que jogo legal... Me diverti muito, joguei compartilhando tela com meus amigos no Discord e foi uma experiencia incrível! Obrigado por traduzir. sz

    ResponderExcluir
  24. Que delícia cara, muitos jogos feitos no RPG Maker para jogar, e melhor traduzidos em português, "louvado seja o deus do prosciutto!"

    ResponderExcluir
  25. Eu entro no jogo, fica uma tela preta e sai

    ResponderExcluir
  26. Esse jogo = Tudo pra mim S2, obrigada por terem traduzido esse jogo maravilhoso, confesso que chorei com ele KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  27. Foi maravilhoso para mim, amei jogar este game! tomara que possam traduzir o outro jogo da mesma autora.

    ResponderExcluir
  28. Descobri como fazer o final bom,verdadeiro,perfeito e normal mas não descobri como fazer o outro final ruim. aceito spoiler kkkkkk eu gostei do final verdadeiro e normal, o final perfeito e bom me surpreenderam. O modo bônus é bom demais S2

    ResponderExcluir
  29. to presa nas três charadas :c
    mais a tradução tá ótima 7v7

    ResponderExcluir
  30. Já estou com as 4 cartas mas não sei oq fazer agora aaaaa ja fui em tudo que é lugar

    ResponderExcluir
  31. Tem uma parte do jogo que não consigo passar, eu vi gameplys e eu preciso subir numa escada, mas no jogo e não consigo subir, o boneco não se move, acho que deve ser algum bug.

    ResponderExcluir
  32. eu amo tanto tanto esse jogo, mto obg pela tradução

    ResponderExcluir
  33. alguem sabe como fazer o final perfeito? pf

    ResponderExcluir
  34. Eu fiz o final bom mas n vi o código do coelhinho do início alguém sabe ?

    ResponderExcluir
  35. COMO SALVA O PROGRESSO? SEMPRE DA ERRO QUANDO VOU SALVAR

    ResponderExcluir
  36. Amo esses jogos que parecem ser fofos mas não são, levei varios sustos, mt bom

    ResponderExcluir
  37. Oiiii, então, o jogo está com umas fontes estranhas pra mim, com símbolos e números, alguém tem uma ideia do que pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir