domingo, 11 de junho de 2017

Histórias de Terror

Do quê você tem medo?




       Olá Corpses, sou eu, Eyree. E hoje vou dar algumas pistas de como criar uma boa história de terror.

        Primeiramente para uma boa história de terror temos pensar no que dá medo. Claramente hoje  estamos cada vez mais corajosos apesar de não parecer. Antigamente só uma máscara fajuta era necessária para deixar as pessoas ao ponto de infartarem.  Ao contrário da nossa atualidade onde nem as mais fantásticas computações gráficas e sangue jorrando na tela são capazes de gerar a mínima comoção no público.

Gostar de coisas bizarras, tétricas e violentas se tornou muito comum.

       Passou a ser bacana ter estômago forte para esse tipo de coisa sabe? Ser louco, sádico e excêntrico nunca foi tão popular ou talvez até, banal. Então como podemos criar uma história que é realmente assustadora nessas condições?

A resposta é simples! Não somos corajosos de verdade.

       Pense bem: Se você passou a sua vida assistindo filmes de terror e de muita violência,  mas no meio da noite um monstro peludo sai do seu armário...Você pula de janela.
        A questão não é ver. É sentir. Sentir-se ameaçado. Sentir-se encurralado. Coisas que põem em risco a sobrevivência. A sobrevivência do leitor. As pessoas procuram tentar adivinhar a sequência da história sempre que leem uma nova frase.

A garota se desespera ao perceber que alguém ou algo, a está perseguindo. Ele era...

         Logo que você leu este trecho já foi imaginando no decorrer da história, e pode ser até que já tenha imaginado o caráter do perseguidor.

        Isso acontece por um mecanismo de defesa que possuímos. Para que não nos surpreendamos com algo, geralmente antecipamos o evento para evitar qualquer problema que possa surgir, ou seja, ansiedade. Por exemplo: Você está indo para casa sozinho(a), através de um bosque, na calada da noite e do nada você sente algo pontudo nas suas costas. Pode ser só um graveto, mas nessas condições você instantaneamente imagina que seja algo que possa te prejudicar. O importante mesmo não é a razão, e sim a situação. Na atmosfera certa até uma simples boneca pode ser seu pior pesadelo.

Para auxiliar de forma um pouco mais lúdica, vou deixar aqui os maiores medos da humanidade pra vocês explorarem.




Bichos Peçonhentos.

Cobras, aranhas, ratos. Todo o tipo de coisa nojenta, esse foi considerado o medo mais comum na sociedade. Fácil de trazer repulsa ao leitor, mas é meio clichê.




Sobrenatural.

O queridinho do Zero Corpse. Envolve fantasmas, zumbis, vampiros e tudo que o desconhecido pode proporcionar. Tem muito material, muito mesmo, sempre há o que usar. Mas na minha opinião, precisa de muito estudo para fazer uma história com esse tema; senão sua obra vai cair no Drácula, Zé do Caixão e etc...











Altura.


Não precisa ser uma história de terror para assustar. Se quiser um suspense, aposte em lugares altos e isolados. Sem jeito pro seu protagonista fugir, você terá mais tempo de desenvolver sua história. Ah! Personagens altos e esguios estão muito populares, invista! É um medo muito difícil de encaixar, tome cuidado.

Escuro.

O clássico. Imortal, medo do escuro. É aquele que nunca sai de moda. É o pré-requisito para toda boa história de terror. Não é nem mais um tema, é algo que sempre estará presente. Vai acabar aparecendo na sua história mais cedo ou mais tarde.


                                     Ficar só.


Algo que todos tem medo no final das contas. O ser humano é um ser social. Só que nem sempre é uma boa ideia ter um personagem sozinho o tempo todo, pode ficar cansativo. Estimule o leitor a sempre esperar alguma coisa; ou então ele pode nem esperar para terminar sua história.

Morte.

Ultra comum, mas brincar com esse tipo de medo é muito fácil. Você tem o poder total sobre seu universo, você é onipotente. Matar e salvar seus personagens, trazê-los de volta a vida, transformá-los em mortos vivos... Isso está em suas mãos. Se sua história vai ser boa ou não, é uma questão de vida ou morte.


É isso! Espero que tenha ajudado vocês! Comentem aqui embaixo qual é o seu maior medo! Oh, você quer saber qual é o meu? Vou deixar uma pista. (Quem acertar qual é, ganha um bombom!)

 Imagens feitas por Rodrigo Vega



27 comentários:

  1. Tenso, o meu seria do escuro e altura. O pior é que a luz sempre acaba aqui em casa. Até pra dormir eu tenho que deixar uma luz suave ligada, senão não consigo dormir.
    Postagem super interessante Eyree, muito bem feita. Sempre quis escrever uma historia de terror, meu gênero favorito, mas sei lá, é complicado manter uma atmosfera aterrorizante por muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade,o foco deve ser em picos de tensão, e o resto em desenvolvimento!

      Excluir
  2. Excelente postagem, estou pensando em criar algumas creepypastas, e como sempre vocês estão me ajudando MUITO com suas "matérias", continuem assim!
    Sempre tive medo de Águas profundas/Abismos subaquáticos, tipo Talassofobia.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post Eyree!Eu mooorrroo de medo do escuro,não consigo dormir em casa sem a luz acesa >^<

    Seu medo é de bichinhos do mar? (sei lá,chutei)

    ResponderExcluir
  4. O meu seria Um bicho de 4 patas (que são braços humanos),corpo de humano,cabeça de um bebe com chifres e dentes afiados cheios de sangue,e ele anda sempre com 4 patas ele n anda em pé. Q -Q

    ResponderExcluir
  5. Não vou mentir, tenho medo de um porrada de coisa, sou bem medrosa. XD
    Mas eu sempre me interesso por essas coisas de enredo, e etc, (estou até criando um jogo).
    Eu conheci esse site a pouco tempo, mas ele é muito incrível!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu amo muito histórias, creppys e essas coisas que envolvem terror, e é engraçado porque antes eu odiava isso com todas as forças, tipo tinha medo de que quando eu terminasse de ler ia acontecer comigo (ok a uma probabilidade e tal).
    Eu tinha até medo do site de vocês (porcausa da rumia ali no canto dizendo "medo?") No final eu fiquei tão viciada que vira e mexe to procurando sobre brincadeiras assustadoras.
    Não quero me gabar mas eu sou a melhor contadora de histórias macabras, acho muito legal ver o pessoal se arrepiar todo quando falo "mas se ela olhar pra trás, ela morre" ou "aviam olhos a seguindo".
    Eu tenho "medo" de insetos, não sei se é medo ou nojo, mas não tenho fobia, tipo eu poso ver uma imagem de aranha, ou de uma minhoca que não sinto nada só quando eu vejo real life mesmo.
    Também tenho bastante medo de garotos, altura eu sou mais agonida mesmo mas é pela queda mesmo e de ser observada quando eu durmo.
    Eu sempre quis criar historias de terror, jogos e tal, até porque eu tenho uma incrível criatividade (meu unico lado bom).
    Mas um dia veremos se rola.

    Faz tempo que não aparecia pra ces em, eu virei uma fã fantasma denovo (tentei zerar dreamfarer nesse meio tempo e não rolou).
    Eyree! Quero mais post sobre coisas de terror, que tal contos uhm? Uhm?

    Mais historinhas para eu contar plis (cansei de ler aquelas creppy like a sonic.exe)

    ResponderExcluir
  7. Ah, justo a noite aparece notificação dessa postagem KKKKKKKKKK :c
    Gente, amo o blog de vocês e estou esperando ansiosamente pocket mirror para poder gravar <3
    Chu ~
    ♡ Buquê de Flores ♡

    ResponderExcluir
  8. Morro de medo do escuro! Algo do tipo que já me fez entrar em pânico total á ponto de chorar e essas coisas.
    Achei interessante essa análise, sou apaixonada pelos seus posts Eyree!!! Enfim... Eu estou fazendo um jogo RPG maker de terror, e o foco principal será o medo do escuro, além de outras fobias e, o medo da morte. O medo de ficar sozinho não existirá, pois a personagem principal ficará sozinha em vários trechos da história por períodos medianos de tempo. Ele ficará pronto até o ano que vem, já que quero implementa-lo bem. Espero que ele ganhe uma avaliação sua ��
    HM... Quanto ao seu nome... Seria... Helen? Não sei, haha, mas deve ser realmente muito bonito ��

    ResponderExcluir
  9. O que eu tenho medo? Lugares espaçosos demais sem chão ( completando, o universo, a galaxyas ects...) tb tenho medo do fundo do mar, e medo de bixiga (sério, tenho uma fobia por bixigas, é horrivel)
    o que vc tem medo é de bixinhos que podem entrar dentro de vc? tipo comer baratas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bixiga? Tipo ela estourar? (Porque tipo, não gosto quando alguem tenta estourar uma bixiga no meu ouvido...)

      Excluir
    2. samos duas também tenho esse medo, o pior é quando acontece um bug, as vezes aparece aquela profundeza ou tipo um som junto que mds..

      Excluir
  10. Deu até uma vontade de fazer uma história de terror

    ResponderExcluir
  11. o seu medo é das profundezas do mar, tem medo de aguas profundas

    ResponderExcluir
  12. Escuro e insetos, SIM, insetos.
    Um monstro, esguio com a aparência meio artrópode me lembrando um besouro, que eu só vejo "graças" a alguma brecha de luz iria, facilmente, me causar um infarto ou aquela sensação de:
    "Já era..."

    ResponderExcluir
  13. eu tenho medo de tudo e tu faz isso comigo cara? '-' AMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIIIIIII!!!! <3 sou novo no blog e to amanduuuuuuuuuuuh!!! <3

    ResponderExcluir
  14. Caraca, que bela expressão hein, realmente uma pura e maravilhosa verdade.
    vou indo pessoal, fiz aquela brincadeira e to fazendo amizade com o espirito aqui flw -qq

    ResponderExcluir
  15. Oi, bem, depende... Criar uma cena de terror não é apenas você jogar essas informações na tela, precisa existir um clima, um contexto e um uma boa narrativa dependendo da forma. Eu vejo muitas pessoas que criam creepypastas e não sabem escrever, ou não sabem criar um roteiro. Botar não apenas medo, mas qualquer sentimento depende de várias coisas. Um exemplo, você pode criar uma cena onde tem apenas duas pessoas se olhando, e o medo, a história ficar tudo no sub texto, mas isso depende de quem escreve/cria :b

    ResponderExcluir
  16. Lol eu acho que meu medo sempre foi sobrenatural e aranhas

    Eu costumava não ter medo do escuro mas aí, um dia um bicho entrou pela janela do meu quarto né... fui atacada enquanto dormia .-. Agora tenho medo de sobrenatural aranhas e escuridão ahsjahjksh

    ResponderExcluir
  17. Ela encara a porta, batidas eram ouvidas do lado de fora se misturando com o som dos trovoes. Sozinha em uma imensa biblioteca com algo do outro lado da porta, ela decide se esconder atras da estante mais distante, porem se vê presa em um beco escuro. Os barulhos aumentam "BAM, BAM, BAM" entao param de repente "..." a garota solta um imenso suspiro e passou a olhar para baixo, onde percebe que havia um pequeno papel jogado no chão, ela pega lentamente o papel e nota que ha algo escrito nele....





    "atras de você"

    ResponderExcluir
  18. O meu medo é o Sobrenatural , eu tenho muito medo mesmo ksksk

    ResponderExcluir