sábado, 22 de abril de 2017

Trick & Treat

Bem-vindos à minha festa!

Trick & Treat (em português, Doces e Travessuras) é um jogo gratuito de terror, indie e aventura feito no Rpg Maker VX Ace, criado por Rabbiton. Contém 3 finais e está disponibilizado na Steam em três idiomas: Chinês, Inglês e Espanhol.

Na noite de Halloween, uma bruxa denominada Charlotte e sua empregada Amelia saem para brincar de "Doces ou Travessuras". Nisso, Charlotte decide visitar uma mansão dita mal assombrada.
Ao chegarem no local se deparam com uma estranha figura no Salão de Festas, que Charlotte persegue, deixando Amélia para trás. Perdidas uma da outra a história começa a se desenrolar.

 Personagens




Amélia: A empregada de Charlotte. Criada a partir de uma abóbora. É muito inocente e leal.
Como foi recém criada, às vezes tem problemas de funcionamento, para o desconforto de Charlotte.
Nascida como empregada, Amélia é boa cozinhando e limpando. Agora tenta aprender como agir como uma humana normal.







Charlotte: Uma jovem bruxa que acaba de começar a viver de forma independente, vive em um bosque perto de uma pequena aldeia. Gosta dos humanos porém os mantém longe. É alegre, porém tem um temperamento forte.
Costurar é um de seus passatempos. O rosa lhe encanta, porém ela nunca admitirá.










John: Um homem que é encontrado logo no começo do jogo.












???: O homem misterioso que Charlotte persegue no começo do jogo. Não se sabe muito dele, mas parece ser o anfitrião da festa.








A descrição de Amélia e Charlotte foram retiradas do Extra e traduzidas do espanhol por mim. Passivo de spoilers sobre o enredo do jogo, ocultei algumas partes da descrição. As duas descrições finais foram feitas por mim.

 Gráficos & Sonoplastia

Os gráficos de Trick & Treat não são a grande revolução do Rpg Maker, porém ainda sim são muito bonitos, digamos que até fofinhos. Os sprites dos personagens também são muito bem feitos. O jogo em si é bastante rico em detalhes e esse é um dos pontos positivos. Outro ponto positivo é como o cenário muda conforme você faz as missões do jogo, como ele pode mudar de algo normal para algo bastante sangrento e assustador.
Agora sobre a jogabilidade não há nada inovador: para abrir o menu aperta-se ESC, para correr Shift, etc.
A trilha sonora do jogo é muito presente em quase todas as partes do jogo. São melodias muito tradicionais, típicas de um RPG Maker não tão famoso. Ainda sim ela consegue passar uma boa impressão para o jogador.
Perante os efeitos sonoros também é algo muito presente no jogo e trás um elemento a mais, coisa que a Trilha Sonora deixa a desejar.

Análise Geral
 
Trick & Treat tem todos os elementos de um Rpg Maker, mas ainda sim há coisas que podem decepcionar um pouco o jogador. O jogo tem um bom enredo, mas ele não é tão bem desenvolvido como o esperado e isso se mostra no seu final, que, ao meu ver não se encaixava direito com a história.
Imagino que esse jogo tenha sido feito mais com o objetivo de passar o tempo do que necessariamente envolver o jogador em um mistério inexplicável e fazer com que ele passe horas tentando resolvê-lo. De qualquer forma, Trick & Treat cobre bem o que era de se esperar para um jogo como esse, e ainda sim vale a pena jogar.

 Finais

No Jogo, há 3 finais: o verdadeiro, o normal e o ruim.

Para o Final Verdadeiro: escolha "Sim" no Quarto Final e fale com o vampiro antes que o tempo se esgote.

Para o Final Normal: escolha "Não", e chegue antes do tempo estipulado para falar com o vampiro.

Para o Final Ruim: escolha "Não" e exceda o tempo para falar com o vampiro.

*Para ter acesso ao conteúdo você deve concluir o final verdadeiro, ou o final normal.


(O tradutor não permitiu a tradução do jogo, deixando claro desde já.)

~(o `▽´ )oΨ ~(o `▽´ )oΨ ~(o `▽´ )oΨ ~(o `▽´ )oΨ ~(o `▽´ )oΨ

Olá, Corpses! Aqui quem fala é a Letty! Muito obrigada por terem lido até aqui, eu realmente fico muito feliz! Gostaria de pedir desculpas por estar tão ausente, mas infelizmente a escola anda muito puxada, então eu acabei não conseguindo escrever para o blog. Peço mil desculpas, vou tentar compensar isso com mais postagens! ಸ‿ಸ


~(o `▽´ )oΨ ~(o `▽´ )oΨ ~(o `▽´ )oΨ ~(o `▽´ )oΨ ~(o `▽´ )oΨ
 
- Letty

14 comentários:

  1. Respostas
    1. http://store.steampowered.com/app/497640/

      ou entra na steam, vai em loja e escreve Trick & treat

      Excluir
  2. Vocês não farão mais traduções? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós fazemos. A última foi Filament, dia primeiro de abril. Se estiver se referindo ao aviso de Trick & Treat, foi pedido pelo próprio autor porque a Helo (nossa tradutora) tinha interesse em traduzi-lo.

      Agora se for sobre a predominância de análises de jogos do que traduções, entenda que o processo de tradução é demorado então não podemos sair lançando uma tradução realmente boa uma vez por semana ou a cada 15 dias, os tradutores também tem vida. Portanto, acalme-se e leia os posts, os redatores também dão duro para trazerem conteúdo de qualidade para vocês.

      Excluir
    2. Fazem a Tradução de Trick & Treat e libera pra gente em Português. Eu baixei da Steam mais está em Inglês. Por isso estou pedindo para fazerem a Tradução de Trick & Treat Por favor Obrigado.

      Excluir
  3. Obrigada pelo post bastante informativo,deu até mais vontade de jogar ^^

    ResponderExcluir
  4. Aaah eu estava esperando esse jogo aparecer aqui rsrs, eu gosto dele mas não consigo considera-lo terror eu acho na verdade bem fofinho, os fantasminhas que aparecem nas janelas são muito fofos rsrs, e na minha opinião a trilha sonora corta aquele clima de suspense. Eu não tenho nada a declarar sobre a história, fiquei um pouco decepcionada com aqueles finais mas ainda gosto do jogo, é bom mesmo pra passar o tempo rsrs

    ResponderExcluir
  5. Algúem poderia me dizer a senha para entrar no quarto ao lado do closet?

    ResponderExcluir
  6. joguei esse jogo é inglês , muito bom

    ResponderExcluir