sábado, 18 de fevereiro de 2017

Fran Bow

Vendo o mundo através de pílulas. 

Fran Bow é um jogo pago de Terror psicológico e Aventura feito no Point-and-Click, desenvolvido por Killmonday Games. Foi lançado oficialmente em 27 de agosto de 2015 e é dividido em 5 capítulos, contendo apenas um final. 

~ História  ~

"Tudo está bem... Parece que eu estou no céu.
Eu vejo meus pais, eles parecem felizes."

Fran é uma garota de 10 anos que perdeu os pais em um misterioso assassinato que ocorreu em sua casa, além de perder no incidente Mr. Midnight, um gato preto que, de acordo com protagonista, era seu melhor amigo.

Após o episódio a garota passa a morar em um Sanatório, denominado Sanatório Oswald. Doutor Deern é quem supervisiona como Fran está reagindo ao tratamento. O jogo começa quando o Doutor resolve experimentar um novo medicamento, chamado Duotine. Porém, quando Fran o toma, tem uma alucinação horrível cheia de sangue. Ainda desacordada a protagonista tem outra visão, dessa vez com seu gatinho (Mr. Midnight). O mesmo pede a ela que o encontre na floresta com ajuda das pílulas que o Doutor Deern testou nela.

Determinada a descobrir quem foi o assassino de seus pais e também a encontrar seu gatinho, Fran resolve então fugir do Sanatório com a ajuda das pílulas.

~ Gráficos  e Jogabilidade~

Os gráficos de Fran Bow são muito bonitos e detalhados. Quando os vejo tenho a impressão que foram pintados com tinta a óleo, porque dão a impressão de que podem se "desfazer" a qualquer momento. Talvez seja essa a intenção do autor, visto a mudança de cenário quando tomamos nossas pílulas.

Como é um jogo de duas perspectivas, Fran Bow é bastante interativo. Há certas coisas que você só vai conseguir fazer se tomar uma das pílulas que te levam para a "outra realidade". Existem puzzles que você só poderá resolver se alternar entre o mundo com e sem as pílulas. 
Mais uma das características de Fran Bow é que mesmo tendo que explorar o mesmo cenário duas vezes, isso não cansa o jogador. Cada vez mais ele se sente necessitado por saber mais dos dois mundos e do que acontecerá com a Fran.
Screenshot da cozinha do Sanatório, antes da Fran fugir.

~ Sonoplastia ~

A trilha sonora de Fran Bow é envolvente, contém tanto melodias suaves quanto um concerto mais pesado. Algo há se destacar também no universo do jogo são os efeitos sonoros, que são muito notórios ao decorrer do gameplay. Em um conjunto de gráficos + história + sonoplastia, podemos dizer que Fran Bow conseguiu acertar nos três. 


~ Análise Geral ~

Atenção: essa parte do texto contém spoilers sobre a gameplay do jogo em questão. Você foi avisado. 


Fran Bow é, como um todo, um jogo surpreendente. A atmosfera, gráficos e sonoplastia ornam de uma forma incrivelmente perfeita. 

Um dos pontos mais fortes a ser citado perante a protagonista é suas reações ao ver coisas que nem toda garota da sua idade veria em toda sua vida. Fran trata algumas com uma inocência e naturalidade e infantil, e pode chegar até não esboçar uma reação considerada "normal". Seria isso um fruto de sua própria loucura? 

Os personagens de Fran Bow parecem ter sido retirados de um mero livro infantil, assim como alguns cenários. Isso faz o jogador questionar-se se todo o universo por qual passou foi criado pela mente perturbada de Fran, que viu seus pais morrerem ou até mesmo essa ser a forma que a garota encontrou para lidar com os fatos. Outro adendo relacionado aos personagens é o quanto eles podem ser envolventes para a gameplay, visto que são bem diferentes do usual, tanto em personalidade quanto em aparência. 

Seria possível uma criança criar um mundo onde o Terror e a Fantasia se mesclam, de forma que isso possa aliviar seu próprio trauma? Fran estaria passando por tudo aquilo apenas para conseguir, de alguma, amadurecer e se "libertar" do que houve consigo? 

O Final de Fran Bow é triste porém encantador ao mesmo tempo, como toda a gameplay em si. A loucura se une à esperança, transformando os sonhos em realidade para que assim, só assim, o fim tenha uma ligação direta com a história. 

~ Downloads ~ 

Fran Bow pode ser adquirido no Steam por  R$27,99. O link direto para a compra estará aqui.

Caso você não possa comprar o jogo, existem gameplays no YouTube tanto em português quanto em inglês



Ei, se eu pudesse deixar tudo isso para trás
E viver com um sorriso, a vida seria mais fácil?



Já é o suficiente,
- Letty.

34 comentários:

  1. U.u ótima review,agora deu vontade de jogar

    ResponderExcluir
  2. ESSE JOGO É MARAVILHOSO!! Amei o post Letty!

    ResponderExcluir
  3. Esse jogo é perfeito, sempre imaginava quando o ZC iria falar sobre, ótimo post! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre quis falar sobre esse jogo por aqui! Muito obrigada <3

      Excluir
  4. Já tinha visto a game play do Alan do EletronicDesireGe sobre esse game, mas nunca me deu vontade de jogar. Essa sua postagem me despertou certo interesse no jogo, vou ver agora mesmo! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Fico feliz que o post tenha despertado em você tanto interesse assim~ <3
      Eu também vi a gameplay do Alan (é um dos meus canais favoritos se quer saber)

      Excluir
  5. Vocês do Zero Corpse pretende traduzir esse jogo? Seria top!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não pq é pago...

      Excluir
    2. acho que também porque não é rpgmaker rs

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Não é rpg maker e é pago, suponho que não vamos traduzir por esses fatores.

      Excluir
  6. Eu gosto bastante desse jogo! Mas parece que ele está sendo esquecido, uma pena.. Ótimo post, Letty!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran Bow é uma lenda!
      Espero que não esqueçam totalmente dele ;/

      Excluir
  7. LETTY SUA MARAVILINDA, FICOU DIVOSO! <3 <3 <3
    Amei seu post de Fran Bow! (deixar aqui registrado a sua divosidade U.u)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ LINDA, VAMOS TC (-qn)
      Obrigada meu amor <3 *hug*

      Excluir
    2. OWNNN <3 <3
      AMO VC SUA LINDA MARAVILHOSA <3
      :D :D

      Excluir
  8. Melhor jogo <3 (dps de undertale e yandere sim. mas ok é ótimo msm assim)

    ResponderExcluir
  9. OMG! OMG! Não comento muito aqui mas Fran Bow é especial e-e S2
    "Encontrei" vendo as gameplay do Alan (ElectronicDesireGE) Fran Bow é o Melhor Jogo!!!

    ResponderExcluir
  10. Não tô questionando a política interna de vocês, masss por que vocês não disponibilizam mais o download pirata?
    Além do simples e puro fato de ter os créditos do criador, clarooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm, deixa eu ver...
      Nop. Sem chance.
      Não vai rolar, sorry.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Mas eu não pedi pra disponibilizar, eu perguntei o porquê

      Excluir
    4. "Além do simples e puro fato de ter os créditos do criador"

      Não é SIMPLES. Imagine você, um criador que suou para fazer um jogo - seja RPG Maker ou não - e ele ser espalhado sem sua devida permissão, completamente destroçado para todos usarem as coisas que VOCÊ criou e nada de retorno. Isso seria muito ruim e um prejuízo monetário se você PAGOU por alguns itens diferenciados do jogo, portanto não.

      Eu sei que você começou a questionar porque no passado eu disponibilizei o To the Moon, mas essa foi uma atitude que mais prejudicou a equipe do que ajudou, pois o jogo ganhou fama por aqui e sabe-se lá quantos dos meus leitores chegaram a efetivamente realizar uma compra do jogo ou no mínimo da OST original.

      Infelizmente vivemos em um mundo globalizado em que dependemos de fã traduções e gambiarras para estarmos a par do que acontece em nosso nicho, mas nada impede de que você, futuramente, possa comprar algo do autor para retribuir o trabalho dele.

      Essa semana a tradutora do mangá de Underworld Capital Incident sofreu um strike da editora e teve seu trabalho excluído, então não colocar esses links também é uma maneira de proteger o blog de strikes e processos.

      Parece simples disponibilizar não? Mas as implicações é mais fundas do que parece. Por isso também estamos tentando deixar o nosso trabalho o mais amigável com os criadores possíveis, e espero que vocês nos apoiem neste processo.

      Excluir
  11. Eu sei de tudo isso, falei simples pra enfatizar minha pergunta do porquê não disponibilizam. Reconheço os créditos do autor, não sou à favor da pirataria idem, e não estou pedindo que disponibilizem nem diminuindo o trabalhando de ninguém. A minha pergunta foi direcionada a entender o motivo de vocês.
    É muito pretensioso da parte de vocês virem se justificar dessa forma por uma pergunta que eu fiz buscando somente saber o que mudou. Por favor, interpretem direito antes de só ficarem defensivos/agressivos pro lado dos seguidores de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe se você interpretou de uma forma agressiva. Mas deve-se levar em consideração que você não é o único que está lendo esse blog tão pouco este comentário. Portanto, é uma boa oportunidade para explicar o porquê de pararmos, que foi dito na resposta acima (Por isso mesmo pedi o apoio de vocês nessa transição para um blog mais amigável com os criadores).

      Além disso, eu apenas enfatizei que sim, o motivo para pararmos é em respeito ao(s) autor(res). Só que da forma que você colocou pareceu-nos que isso não era suficiente para mudarmos nossa política.

      Mas na verdade é. Novamente, me desculpe se minha explicação soou agressiva. Entretanto, como sua resposta também soou insensível aos criadores e me senti na obrigação de dar uma resposta completa do que "É justamente por causa dos créditos do autor".

      Excluir
    2. "A minha pergunta foi direcionada a entender o motivo de vocês."
      Feche os seus olhos e pergunte a si mesmo(a). Por que um site não disponibiliza um download pirata?
      Porque é errado e fere aqueles que trabalharam para produzir tal conteúdo(?). Viu só?
      Eu entendo que você queira saber se temos algum motivo a mais para não disponibilizar nada disso, mas acho que está claro que este princípio é embasado nada menos que na moral e na ética. Ou uma pergunta que não requer muito para se auto responder.
      A resposta da Neil pode ter parecido um pouco defensiva/agressiva, mas foi bem explicada por sinal.

      "É muito pretensioso da parte de vocês virem se justificar dessa forma por uma pergunta que eu fiz buscando somente saber o que mudou"
      Por fim, a sua pergunta dava a entender que você queria um link de download do Fran Bow. Realmente parecia, mas, well, não foi a intenção de ninguém começar uma discussão, não é? ¯\_(ツ)_/¯

      Excluir
  12. Lmebro que vi o Alan jogando, MUITO BOM O JOGO!!!

    ResponderExcluir