quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Close Your Eyes

"Por favor, feche seus olhos"

Olá, corpses.

Preciso assumir que esse foi um dos jogos mais confusos e mais empolgantes que joguei durante dias. Close Your Eyes vai trabalhar com uma pegada parecida com Yume Nikki, ou seja, não apresentará a história totalmente explícita para o jogador e exigirá quebrar a cabeça um pouco para descobrir sobre. Embora ele mostre, sim, as falas do personagem principal quando interagimos com algum objeto ou com outro personagem.


Close Your Eyes é um jogo de terror psicológico, com puzzles e mistério criado por AestheticGamer, feito em RPG Maker VX Ace em 2014, para o Ludum Dare 29 em dois dias. Com uma jogatina de mais de 2 horas e 8 finais no total. O autor afirma que houve muita coisa que ele não gostou na obra e resolveu fazer um jogo mais reduzido - Close Your Eyes: Redux.

Não recomendado para menores de idade 
ou pessoas com problemas cardíacos, 
contém jumpscares e cenas com sangue e mutilação. 


"Através de um golpe de pura sorte, você conseguiu escapar do corredor da morte. Levado a um metro subterrâneo, deve tentar encontrar a sua salvação. Poderá se libertar do passado que o amarra? E por favor, pode fechar os olhos? Apenas feche-os."




Introdução≪ 
Realmente, à primeira vista Close Your Eyes é um jogo que não traz tanto entusiasmo, tanto em design quanto na sinopse apresentada em vários fóruns e sinceramente também não sei tampouco o porquê de eu ter me forçado a baixar esse rpg para passar algumas horas do dia. Pensei que seria mais um daqueles jogos que apenas jogamos para passar o tempo. Porém, digamos, que é totalmente o contrário.


Gráficos
Esse é um dos aspectos que mais deixa um pouco de divergência nas perspectivas. De um lado temos uma ambientação simplificada, com ambientes totalmente mal estruturados e objetos simplesmente espalhados aleatoriamente pelo mapa. E do outro temos cenários, em cenas um pouco mais essenciais para a trama, que são bem mais trabalhados com um toque de ternura ou de terror. Já as cutscenes, que aparecem em certos momentos da jogatina, são realmente de uma arte encantadora e são a parte mais bela de quase todo o jogo, misturando uma pitada de terror com um desenho de uma pequena criança feito em um papel com giz de cera, gerando também um sentimento de inocência ao mesmo tempo que o jogador sente apreensão. Então podemos incluir os gráficos tanto como um ponto forte quanto o que traz um pouco de desinteresse por parte dos jogadores que geralmente prestam mais atenção em conteúdos deslumbrantes.




Personagens
Além da história, que dará vários nós dentro de suas cabeças, os personagens são os elementos que mais deixam vazios durante o enredo e percebe-se que não houve um maior desenvolvimento nestes, que poderiam ter sido melhor aproveitados pelo autor. Muitas vezes o raciocínio da trama acaba perdendo um pouco da ideia durante algum mapa e acaba confundindo um pouco os sentimentos ou ações dos personagens, além de que muitos poderiam ter mostrado um pouco mais influência na história. Não pode classificar-se como algo ruim, dependendo apenas da visão de cada jogador.

   Trilha Sonora 
É um dos pontos mais positivos de Close Your Eyes. Com efeitos de sons produzidos pelo próprio autor e algumas músicas adicionais de autoria independente, conseguiu passar ao jogador a ideia central de cada cena retratada, fazendo com que quem está jogando sinta medo, angústia ou até mesmo alegria junto com o personagem principal. Mesclou suavemente com os cenários, até mesmo os mais vazios de conteúdo, sendo uma das melhores partes durante a jogatina que o fazem querer escutar novamente alguma música tocado durante o jogo. Além de uma dublagem sensacional e assustadora por parte também de AestheticGamer, que são geralmente os momentos que causam mais medo no jogador.




  Algumas partes dubladas pelo autor
(trailer da versão Redux)


  História
A primeira vez que terminar um dos finais, seu cérebro começará a dar várias voltas, e acabará se perguntando: "O que diabos acabou de acontecer?". Depois, será obrigado a continuar a jogando apenas para terminar todos os finais para realmente descobrir a verdade por trás de toda a imagem construída durante o jogo inteiro. 
Essa é a estratégia de Close Your Eyes: Deixar o jogador tão curioso com relação ao enredo, que ele acabará jogando horas e horas apenas para descobrir uma pequena parcela do que realmente é a trama. Embora em alguns momentos, como comentado anteriormente, o autor acabou por perder "o fio da meada" e terminou por embaralhar algumas informações, confundir ações, entre outras situações. 
Porém, a história do jogo não dispensa elogios por toda a complexidade, além de tratar de temas um pouco mais pesados para a maioria dos jogadores. Isso foi um dos motivos que mais me motivou a escrever essa postagem, dando como exemplos suicídio, assassinato, sangue, parte do corpo desmembrado, representados na maioria das vezes pelas cutscenes. Algumas vezes, também é possível perceber um certo tom de sarcasmo ou humor negro em alguma falas durante o jogo.



Conclusão
Então, em minha concepção, Close Your Eyes é recomendado para jogadores que preferem um pouco de mistério e um enredo não tão explícito, porém tem uma jogatina um pouco entediante para pessoas um pouco mais ansiosas para terminar o jogo. Todavia, depois de toda carnificina e medo que ele pode transmitir, não pude deixar de criar uma certa sensação de fofura com o design do personagem principal. O rpg apresenta uma edição Redux, onde o autor afirma que diminuiu alguns elementos desnecessários, mas quando joguei parece que perdeu um pouco da essência da primeira versão, deixando a história ainda mais confusa tornando tudo um pouco sem sentido demais. Dentro do próprio jogo há um minigame secreto que também recebeu uma nova versão: Girl's Graveyard: Redux que contém uma história intrigante e não dispensa elogios meus.

"Por que a escuridão do mundo
 é muito mais aterrorizante 
do que a escuridão detrás de seus olhos?"


Requer RPG Maker VX Ace ( Faça o download aqui


Do you have any last words? (¿Más?)

~Rina

36 comentários:

  1. Oi Rina :3,então adorei muito a postagem.Infelizmente,n me interessei muito em jogar ele,e sobre o desing vms dizer que é aqueles desings simples né?E sobre a soundtrack do jogo em si,ela me deu medo rsrs,mas,até que o conteudo do jogo é de mistério e essas coisas e pq n ter uma soundtrack horripilante,n é mesmo? Minha conclusão sobre esse jogo: Bem,esse jogo não é aquele de da muito interesse ao publico,pq hj em dia o publico prefere conteudos mais explicitos e selvagens nos jogos. Enfim,acho que o jogo,não vai da muito entusiasmo de vc terminar ele,por exemplo:Vc ta no meio do jogo,ai ele vai indo ficando chatinho e acaba seu entusiasmo. Tchau 2beijos. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tsumiki realmente eu acabo por concordar com você em muitos pontos, mas eu acho sempre importante dar uma relevância também para jogos que não trazem tudo de maneira "selvagem", já que muitos jogos costumam ser uma caixinha de surpresas ;). Muito obrigada pelo comentário :D.

      ~Rina

      Excluir
    2. Vc n sabe como é o jogo antes de o jogar. Eu me interessei por ele

      Excluir
    3. Vc n sabe como é o jogo antes de o jogar. Eu me interessei por ele

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Alguém sabe dzr quando sai OneShot? vou viajar daqui a 2 dias e queria baixar antes de ir pq la n tem internet ;-;

    ResponderExcluir
  3. Estou me perguntando até agora, como eu não achei esse blog antes? Estou amando as postagens <3 (até comecei a ler das primeiras kkkk) continuem firme

    ResponderExcluir
  4. olá eu baixei o jogo e tenho o RPG Maker VX Ace instalado mas quando vou rodar o jogo aparece uma mensagem dizendo "Unable to find file: Graphics/Splash" gostaria de saber o que eu devo fazer nesse caso já que tenho o Rpg Maker VX Ace, se puder me ajudar eu ficaria muito grata, e aliás a postagem ficou muito legal eu gostei muito por que é sobre um fangame de Yume nikki (ou um jogo baseado em Yumi Nikki) que eu não conhecia e eu realmente gostei muito só lendo a postagem sobre como parece ser a história do jogo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tentei aqui e o meu deu errado também. Recomendaria baixar os outros dois que tem disponível ou baixar direto da Steam (porém precisa estar logado).
      Obrigada pelos elogios, bruna.

      ~Rina

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá Rina. Então, eu já havia baixado Close Your Eyes na Steam (não tenho certeza se foi a versão redux ou não), mas até hoje nunca tentei jogá-lo, isso porque o jogo não chamou minha atenção em nenhum aspecto. Mas os pontos positivos apresentados por você nessa postagem (que está muito boa, por sinal) serviram de estímulo para eu pelo menos dar uma chance ao jogo, então agradeço.
    Para falar a verdade, um jogo do mesmo autor que tem chamado a minha atenção é Red Haze, que além de usar como inspiração o meu conto de fadas favorito: Chapeuzinho Vermelho, aborda temas que não usadas com muitas frequência em obras, que nesse caso é o uso de drogas. Mas uma pena é que ele será pago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que minha postagem tenha te motivado a dar uma chance ao jogo.
      Sim, Red Haze será pago e já estará disponível em Janeiro, talvez eu traga para o blog.

      ~Rina

      Excluir
  7. *bate palminhas porque é tudo o que pode fazer*
    Eu prometo que algum dia escrevo um texto sobre por que amo seus posts, mas não estou com muita paciência hoje qqqq
    Além disso, você está postando bastante <3
    Espero que esteja descansando, mas não posso deixar de falar que quero muito ler mais posts seus owo
    Então... também espero que continue escrevendo muito <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Yakatsu :3
      Eu acho que já descansei o ano todo sem postar regularmente, então para sua felicidade (eu acho haha) eu quero postar bastante esse ano. Espero que tenha aproveitado a postagem :D

      ~Rina

      Excluir
  8. Eu queria saber se o jogo tem muito dialogo, por estar em ingles pode ser que eu perca parte do entendimento da historia. Adorei o post e um bom Natal :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria que a versão Redux tem poucos diálogos e seria a mais aconselhável nesse caso, porém a primeira versão exige um pouquinho de conhecimento em inglês já que tem puzzles com áudios (não foi um spoiler :( ) e muitas conversas :T ! Obrigado e um feliz Natal para você também :D

      ~Rina

      Excluir
  9. O jogo parece bom... já vou deixar na lista pra jogar >u<

    ResponderExcluir
  10. Esse jogo é muito bom e a trilha sonora é perturbadora, super recomendo! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou ^-^ Recomendo também o minigame se ainda não tiver jogado!

      ~Rina

      Excluir
    2. Eu joguei esse jogo na steam há bastante tempo, acho que nem cheguei a ver o minigame. Vou jogar ele sim, obrigada pela dica ^^

      Excluir
    3. De nada :) Bom proveito na jogatina ;3

      ~Rina

      Excluir
  11. Algum dia vocês vão traduzir, ou fazer um post, ou sei lá, sobre OFF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://zero-corpse.blogspot.com.br/2015/03/traducao-off.html
      http://zero-corpse.blogspot.com.br/2013/09/rpg-maker-game-off-nova-postadora-tambem.html

      Excluir
  12. Eu joguei Close Your Eyes e gostei bastante, macabro do jeito que eu gosto. Excelente sugestão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também recomendo o minigame Girl's Graveyard: Redux!

      ~Rina

      Excluir
  13. Se tem sarcasmo e humor negro, já está na fila pra próxima obrigação.
    P.S.: O emoticon, que usa depois do seu nome me lembra sarcasmo, acho que gostei de você. :)

    ResponderExcluir
  14. OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, ACABEI DE DESCOBRIR QUE TEMOS O MESMO ESTILO MÚSICAL, QUE TEM SET IT OFF NA SUA PLAY LIST, DEUS DO CÉU, DEUS DO CÉU!!!!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu joguei e não entendi nada (como esperado), mas enquanto jogava e tentava entender, nossa fiquei imergido demais (zerei a primeira vez com duas jogadas, e olha que é impressionante para um cara que não curte tanto jogar jogos nesses estilo, e sem contar que eu ficava minimizando e pesquisando os significados em inglês), eu interpretei da minha forma o que entendi e achei uma boa experiência, sem contar que ele também da um pouco de medo.

      Excluir
  16. Esse jogo tem na Steam e é gratuito. Acho mais interessante deixar no link pra baixar o link da Steam, dado que é uma forma mais legal de se obter o jogo, e como é gratuito, todos podem jogar sem gastar nada. E o melhor da Steam é que não precisa baixar os programas de RPGmaker para rodar o jogo. E ele funciona mto bem, pois o tenho no meu note. Inclusive descobri o jogo pela Steam.
    O link da Steam do jogo: http://store.steampowered.com/app/377330/Close_Your_Eyes/

    ResponderExcluir
  17. Tem mais dois jogos do Close Your Eyes que estão para sair este ano. Um remake de aniversario e um outro. Estão na Steam para sair.

    Close Your Eyes: Intermission:
    (disponível em algum momento de 2017)
    http://store.steampowered.com/app/667270/Close_Your_Eyes_Intermission/


    Close Your Eyes -Anniversary Remake-:
    (Disponível entre Novembro e Dezembro de 2017)
    http://store.steampowered.com/app/706710/Close_Your_Eyes_Anniversary_Remake/

    ResponderExcluir
  18. Sei que a postagem é bem antiga, mas mesmo assim:

    Maaano, joguei o jogo ontem e fiz uns quatro dos oito finais. Enquanto jogava a cara que eu fazia era "WTF?" e cada final que eu fazia era uma "WTF 2.0, duas vezes mais forte, ultra mega, blaster". O jogo é bom, mas não sei se meu inglês ta num nivel tão baixo ou se realmente precisa fazer todos os finais para entender a história por completo - só digo que o negócio é complexo.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo blog, até hoje ele tem muita relevância.

    ResponderExcluir