sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

The Boogie Man

Após meses de espera, um dos jogos de terror mais aguardados do ano finalmente chegou. Senhoras e senhores, com vocês: The Boogie Man!

Postagem atrasadíssima, mas ainda em tempo. Eu acho...

ALOHA, corpses!

     L.C. aqui novamente após meses hibernando para a análise do quinto jogo da maravilhosa Uri, lançado dia 5 de setembro de 2015 para todo o mundo (ou, pelo menos, para aqueles que entendem japonês ou inglês).

     Depois de Paranoiac, The Crooked Man, Sereia do Pântano e The Sand Man, ficou bem claro para os amantes de RPG Maker que a pessoa por trás do nome "Uri" sabe como criar jogos excelentes em plataformas 2D. Ano após ano, somos surpreendidos por personagens novos e aprisionados nas tramas de seus problemas pessoais e conflitos existenciais. Porém, desta vez, Uri decidiu inovar em alguns aspectos. E, assim como é capaz de produzir um bom terror psicológico, ela também consegue fazer ótimo uso de clichês e reutilizar recursos já explorados por ela mesma para criar novas histórias. E justamente esse é o caso de The Boogie Man.

Capa do jogo, divulgada por Uri em seu twitter.
   The Boogie Man é um jogo gratuito de terror, mistério e aventura com puzzles e grande foco na história. Feito por Uri no Wolf RPG Editor, dura cerca de quatro a seis horas que levam a cinco finais diferentes. É o terceiro jogo da série "Strange Men Series", ocorrendo depois de The Sand Man, de acordo com a linha do tempo desenvolvida pela criadora.

Keith Baring é um detetive temperamental e viciado em trabalho que 
recebe um convite de seu chefe para tirar férias em um castelo turístico. 
Relutante, Keith acaba sendo convencido por sua esposa, Helena, 
que aproveita a oportunidade para confessar algo importante ao marido.
Porém, os turistas logo percebem que caíram na armadilha de um sujeito 
misterioso que está disposto a participar de um jogo cruel para torturar a todos
 e levá-los aos limites que separam a sanidade da loucura e a vida da morte.


     Antes de mais nada eu gostaria de agradecer a Neil por ter deixado a honra de escrever esta review para mim. Eu estava surtando pelo lançamento de The Boogie Man e, apesar das expectativas altíssimas, não me decepcionei nem um pouco com o resultado de tanta espera. Pelo contrário, após ter feito todos os finais, pela primeira vez em tempos tive o prazer de cruzar os braços e dizer com satisfação: "esse jogo foi melhor do que eu esperava".
    A narrativa demora um pouco para prender o jogador porque expõe seus personagens e os amarra ao enredo de forma bem lenta e gradual. Durante os minutos iniciais, somos apenas espectadores. Assim como em The Gray Garden e Wadanohara, aqui também temos uma grande quantidade de diálogos para a apresentação da história e envolvimento com a trama, porém a principal diferença é a opção de pular algumas cutscenes com o shift.


     A jogabilidade é a mesma a que vocês estão acostumados: explorar o cenário e resolver puzzles - bem complicados, por sinal. O mapeamento é um pouco confuso por todos os andares, corredores e portas do castelo se interligarem de uma maneira meio ilógica, tornando quase impossível para o jogador criar um "mapa mental" dos lugares aonde está e para onde deve ir, além de ser preciso dar voltas e voltas para chegar em salas que parecem ter sido colocadas longe de todos os atalhos pra testar a paciência do jogador.
     A sonoplastia é eficaz, tendo sons ambiente para manter a atmosfera de suspense e músicas bem tensas em momentos enérgicos a fim de causar mais pressão e ansiedade em quem está jogando. Os gráficos são normais, chegam até a ser "charmosos", mas a grande surpresa está na arte criada para ilustrar certos instantes durante a gameplay, superior se comparada às anteriores da autora.



Screenshot

[Imagens retiradas do jogo]

     Seguindo o mesmo estilo de clássicos do terror ocidental, como Pânico e A Hora do Pesadelo, The Boogie Man usa o suspense psicológico como principal estratégia para provocar o medo no jogador, guiando-o pouco a pouco até um clímax sangrento e catastrófico que te fará temer o destino dos turistas nesse jogo mortal de pique-esconde.
    E, por falar neles, acho que é melhor reservar o final dessa postagem exclusivamente para os personagens, pois são os verdadeiros responsáveis por cativar o jogador e tornar prazerosas todas as horas de puro sofrimento nesse inferno turístico.
     Se você já jogou The Crooked Man ou The Sandman, você provavelmente deve conhecer David e Sophie, as duas criaturas mais amáveis desse mundo, e suas respectivas histórias, o que com certeza te fará temer pela segurança deles em The Boogie Man. Sim, eles estão presentes nesse jogo. E não apenas isso, como também são protagonistas fundamentais para o desenvolvimento do enredo e da profundidade de suas personalidades em conflito com seus problemas do passado, que agora voltam para assombrá-los. E não apenas a eles, como também a todos os outros.


     A grande verdade é que você vai se importar com todos os personagens, tanto os que já conhece quanto os que ainda desconhece, porque, acredite no que eu digo: as pessoas realmente morrem nesse jogo. E todos estão expostos aos perigos e pressões psicológicas exercidas pelo Boogie.
    Pra finalizar, eu gostaria de dizer que o vilão criado para este título é definitivamente o melhor dentre todos já criados pela Uri - e talvez um dos inimigos mais marcantes já feitos no RPG Maker, ao lado de outros como Sal e Yuuichi. O Boogie é maldoso, o Boogie é sádico, o Boogie é sarcástico, o Boogie é nosso rei, o Boogie conhece todos nós, VIDA LONGA AO BOOGIE.
     Ah, como se não bastasse, The Boogie Man ainda é inteiramente dublado! Alguns fãs e admiradores da Uri participaram da dublagem amadora em inglês de seus personagens e realizaram um trabalho incrível. Realmente recomendo que vocês joguem com o áudio original.



Para jogar em um Mac é preciso usar o RPGHub.

Ao todo são cinco finais possíveis: quatro ruins e um feliz (pois é, a vida é dura).

► Controles:
[↑↓→←]: Movimentação.
[Tecla Z/barra de espaço/enter]: Interação.
[Tecla X]: Abre e fecha os menus.
[Tecla shift]: Pula os diálogos (apenas os sinalizados).
[Tecla F4]: Altera o tamanho da tela de jogo.

► Sobre uma possível tradução:
Ainda não pedimos autorização à autora do jogo para traduzi-lo por causa das dificuldades que viriam com a tradução (sobretudo a dublagem de mais de 700 caixas de diálogo), mas como The Sandman está sendo traduzido pela Sissi, talvez optemos por traduzir apenas as legendas de The Boogie Man e manter o áudio original em inglês - ou, quem sabe, até a versão sem áudio. Comentem suas opiniões e ideias.

                  

Outros jogos da Série Strange Men:


Outros jogos de Uri:

Paranoiac
Sereia do Pântano
 
                  


"Quem tem medo do Bicho Papão?"

~ L.C.

82 comentários:

  1. sem áudio se n vai dar para entender nada,abraço obrigado pela postagem :D -Garry

    ResponderExcluir
  2. GRITOS, FALARAM SOBRE THE BOOGIE MAN
    quando lançou o jogo nem esperei em ptbr, joguei em ingles mesmo (o dublador do Boogie é mnuito debochado, amo. Mas o dublador do Keith era tão zzzz.... se bem que o Keith é um personagem bem zzz mesmo)
    GENTE O TERROR PSICOLOGICO DESSE JOGO. Eu como amante de psicologia e psiquiatria adorei os bad ends onde só da merda na cabeça dos personagens, também os problemas que eles enfrentam no jogo todo. O final bom é um docinho, tudo o que eu podia esperar.
    VIDA LONGA AO BOOGIE MESMO, IMPERADOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AIMEUDEUS ALGUÉM ME ENTENDE
      Antes de mais nada, foi mal por não ter respondido esse comentário maravilhouser mais cedo, não foi intencional da minha parte. Esse período de festas de fim de ano me deixa bem ocupado e com pouquíssimo tempo livre.
      Gente, nem sei por onde começar.
      A DUBLAGEM DO BOOGIE ME ARREPIAVA TODO, lacre total.
      Sempre que o boogie aparecia eu já ficava apreensivo, ele roubou TODAS as cenas. E apesar do Keith ser o protagonista e eu me identificar levemente com a personalidade dele, não posso deixar de admitir que ele é 99% zzzz (mas aquele 1% é legalzin).
      Eu sou do team bad ends, então nem preciso dizer que foi muito difícil pra mim engolir aquele happy end da "revelação da identidade do boogie", até porque os bad ends são extremamente intensos, de um ponto de vista psicológico e psicanalítico, mas achei um final satisfatório e amorzinho. Sem falar naquela sala bônus deliciosa.
      Obrigado pelo comentário e espero te ver aqui mais vezes c:

      Excluir
  3. EU COMI O DENIS DA LASANHA.

    ResponderExcluir
  4. Eu comi a minha lasanha, cara.
    Aliás, esse mais está queimado na minha retina agora.

    ResponderExcluir
  5. Boogie Man! Melhor jogo da Uri! Grande fazedor de nós mentais! Que linda postagem L.C, nada diferente de vc uhu

    Cara, acho que vocês são uma equipe super organizada e com muuuuuuitos fãs (alguns devem ter vozes maravilhosas). daria trabalho, mas acho que vocês são mesmos os únicos capazes se fazer uma tradução com voz e seria um trabalho incrível :D

    EU INVOQUEI O DEMÔNIO AUHDUAHDAUH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, stop it -n
      Muito obrigado por comentar! <3
      The Boogie Man é incrível mesmo, pelo menos para mim valeu a pena ter esperado por tanto tempo.

      Dica da Bela Gil: fica muito mais divertido invocar o demônio ao som de Ilariê.

      Excluir
  6. so tem dublagem inglesa? quero japonesa ;-; alguem ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, por enquanto só dá pra jogar dublado com áudio em inglês. Eu errei ali em cima, foi mal :c

      Excluir
  7. Nada meu fio. Só estava seguindo as regras universais, though. E ótima postagem, me deu vontade de continuar a jogar.

    Obs.: Dat mais. Primeiro achei fofinho, depois... Mãe da foca. q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thx, neil. Pode continuar sem medo, só recomendo salvar em vários slots (principalmente quando os personagens começarem a se separar q)

      Excluir
  8. EU COMI A LASANHA DO DENIS :3

    ResponderExcluir
  9. se forem fazer a tradução façam com dublagem em inglês e sem dublagem em inglês, pro pessoal poder escolher. >.<

    ResponderExcluir
  10. SINED OD AHNASAL A IMOC UE

    ResponderExcluir
  11. eu esperaria o tempo que precisasse pra ter a tradução desse jogo dublado pela a equipe de vcs, eu sei que demoraria séculos já que tem 700 caixas de diálogo, mas eu iria adorar jogar esse jogo dublado em português.
    Adorei o post, super apoio a tradução desse jogo.

    ResponderExcluir
  12. como td mundo conseguiu a lasanha do Denius? eu tb qro

    ResponderExcluir
  13. Sou a favor de legendar só o escrito e deixar o áudio original! \õ/

    ResponderExcluir
  14. Pra mim seria melhor a versão sem falas, afinal, leio mais rápido do que o dublador fala, então, por esse motivo, as frases ficariam cortadas, não teria paciência de ficar esperando ele terminar a frase. Claro que uma versão dublada é algo legal e pouco visto em RPG MAKER e tem o seu valor.

    ResponderExcluir
  15. Ainda não baixei o jogo, mais já estou hiperventilando ....
    Me preparando aqui psicologicamente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jogo é excelente, mas tome cuidado pra não criar expectativas elevadas demais.

      Excluir
    2. kkkkk Eu divia ter visto seu comentario antes de jogar kkkkkk, achei que ele tinha ficado sorridente no final 3 mais fui ve ele mata a mulher tipo:whaaaaaaaaaaaaaaat

      Excluir
  16. adorei o jogo mas peguei um dos finais ruins detesto quando eu salvo um personagem só ai ou ele se mata ou ele mata alguém "caramba! te salvei pra que ?! (afinal eu que tava controlando né ?)pra depis vc fazer uma merda dessas" hehewehhehe doidice

    ResponderExcluir
  17. áudio original e legendar só a escrita! o/
    jogo incrível <3

    ResponderExcluir
  18. oq e boggie e oq e man n sei se eu jogo so tenho 8 anos ;-;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The = O
      Boggie + Man = Bicho Papão

      The Boogie Man = O Bicho Papão ^^

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. É só aqui que o winrar do inglês com dublagem esta vazio? ja baixei umas 5x :c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta instalar por meio desse link: http://www.vgperson.com/games/TheBoogieMan.zip

      Excluir
  21. S2 Zero corpse :V mas eu acho q vcs podem deixar os audios e pa, mas tipo.. as legenda traduzida... pq deve ficar bem mais empolgante jogar algo com as vozes no fundo *-* tipo.. corpse party :>

    Bejos \o/

    ResponderExcluir
  22. n seria loko se tivesse um rpg maker de terror do minecraft :3

    ResponderExcluir
  23. PUTAQUEPARIUOLA!
    MANO!tU NÃO SABE COMO EU FIQUEI FELIZ AO VER ESSA POSTAGEM,eu me jogo no chão e agradeço muito,eu espero muito a tradução,tipo MUITO mesmo,tanto quando the sandman que ainda espero jogar em PT-BR(desde que joguei Crooked man,eu fiquei louca com os jogos do Uri,fui caçando suas obras(e creio que esse foi um dos motivos de ter encontrado zero corpse((Apesar de vocês não terem traduzido o jogo na época)
    Mano,eu...Eu não sei o que dizer,eu estou começando a ficar louca aqui de emoção e...Ainda por cima dublado,DUBLADO Senhor! Eu não costumo jogar jogos dublados,mas deve ser bastante foda :D
    Obrigada por tudo! E até! :'3

    ResponderExcluir
  24. TRADUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUIZ ;U;

    ResponderExcluir
  25. Querendo tradução em espanhol, EU AMO OS JOGOS DA URI, AAA AAAAA, vou aguardar a ansiedade, pra qndo eu jogar, entender a história com mais carinho. A Uri é sem sombra de dúvidas, sensacional no q faz <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero tradução em espanhol T-T
      Mas tá dificil :(

      Excluir
  26. Não tem a Tradução em Português ainda? Kyah, que pena.
    A única Língua Disponível que eu sei mais é Inglês, mas bem pouco... vou me matar no Google Tradutor!

    ResponderExcluir
  27. Fui ludibriado pela vida,entrei na pagina e vi the boogie man.Logo pensei que era a tradução mas... ;-;
    Alias sem audio ficaria bem melhor :D
    E o projeto CJ esta em andamento? ou pararam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe não apareça futuramente traduzido aqui no blog?
      Até onde eu sei, o Projeto CT vai continuar no RPG Maker MV, então só nos resta esperar.
      Obrigado pelo comentário e pela sugestão! :)

      Excluir
  28. Tem que entrar no clima e colocar dublagem em portugues! ;D

    ResponderExcluir
  29. Mano,seria bem legal se nós também dublássemos o jogo,seria bem interessante em minha opinião *u*
    Será que será uma boa ideia? Se for,eu já estou aqui pra ajudar :D

    ResponderExcluir
  30. Mano,seria bem legal se nós também dublássemos o jogo,seria bem interessante em minha opinião *u*
    Será que será uma boa ideia? Se for,eu já estou aqui pra ajudar :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoraria dublar, é uma das coisas que quero pra vida

      Excluir
  31. Tem até Cronos comendo seus filhos :v A-M-O <3

    ResponderExcluir
  32. Não sei porque mas,eu baixei o jogo no entanto nas caixas de diálogos estão vazias e só tem a dublagem ,não tem nem sequer as letras do menu para salvar e coisa do tipo ;-;
    Tive que baixar pelo link no comentário pra vir as letras ;-;
    Por que o meu veio assim? 0-0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aconteceu porque as fontes das letras do jogo não vieram instaladas, então você teria que instalá-las manualmente. Dentro do arquivo do jogo tem uma pasta chamada Data, e nela estão todas as fontes necessárias pra que as letras apareçam.

      Foi mal por essa inconveniência ter te pegado de surpresa, quaisquer outros problemas com o jogo é só comentar aqui.

      Excluir
  33. Depois q salvei sophi e o papa eu fiquei invisivel velho oq fazer

    ResponderExcluir
  34. Depois q salvei sophi e o papa eu fiquei invisivel velho oq fazer

    ResponderExcluir
  35. Esperei um tempo para ver se algum youtuber brasileiro jogava. Nada. O jeito é baixar o jogo e pegar '' spoiler '' já que meu inglês não é tão bom assim. Ia esperar alguém fazer vídeos jogando ou tradução, mas estou muito ansiosa e curiosa para esperar.

    ResponderExcluir
  36. Nossa, deu vontade de jogar. Baixando.
    Parabéns pelo blog, ótimo!!

    ResponderExcluir
  37. Porque não traduzem tbm a Dublagem?

    ResponderExcluir
  38. doeu meu coraçao quando eu nao vi que tinha tradução kkk david.......eu quero ver david

    ResponderExcluir
  39. E o The Sandman cara? Ja estamos terminando 2016...
    Alias só façam legendas, sem dublagem.

    ResponderExcluir
  40. eu gostaria de saber se vocês do zero corpse pretendem traduzir para potuguês, afinal o jogo é muito bom.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Vou esperar a tradução para jogar, joguei The Sandman em inglês e fiquei mais perdido que tudo.
    No esquema da tradução, acho melhor só traduzir as legendas

    ResponderExcluir
  43. Mano eu nunca vi a voz do boggie eu tipo:
    -MEU DEUS APARAZEU O CAPIROTO APETA ESPACO MEU DEUS;-;(eu jogando com minha amiga)
    -calma pls '-'

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Tem possibilidade de tradução para o português?? Seria bom ter mais uma tradução dos jogos do Senpai (Uri). Corpses continuem com o ótimo trabalho com as traduções ;3 Arigato e sayonara :)

    ResponderExcluir
  46. SE VC CONTINUAR A FALAR ASSIM EU JURO QUE VOU SURTAR

    ResponderExcluir
  47. Ainda existe possibilidade de uma tradução?

    ResponderExcluir
  48. Ainda desejando uma tradução.
    PS: Legenda os áudios, mas não tira eles não

    ResponderExcluir
  49. amoreeess,vcs vão traduzir the hanged man tmb???? precisooooo

    ResponderExcluir
  50. nao ira ter traduçao nao? so a legenda esta bom, queria jogar mas nao sei ingles, infelizmente.

    ResponderExcluir
  51. Nessa quarentena vcs podiam traduzir, se vcs traduzerem eu agradeço, obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei nisso tbm, mas o pessoal parece ta pouco se lixando pro game

      Excluir
    2. Conheci esses jogos nessa quarentena. Estava acompanhando o alanzoka jogar todos e tals... Mas NINGUÉM fez video sobre esse jogo e o seguinte aqui no Brasil, triste!! Pelo visto vou ter que comprar na Steam e me ferrar jogando pq sempre é mt dificil! ksksksks. Uma pena msm a galera não se interessar e se lixar pro game. ;-;

      Excluir
  52. Amigo, será que você conseguiria me ajudar? Eu tenho certa dificuldade com o inglês, e eu estava com a ideia de me virar usando o google tradutor, porém, toda vez que eu saio do game, o mesmo trava e só volta se eu fechar e abrir dnv, tornando assim impossível de traduzir e jogar, será que você saberia me ajudar com isso?

    ResponderExcluir
  53. Joga pelo PC e tenta traduzir pelo celular ai n precisa ficar saindo e voltando toda hora

    ResponderExcluir
  54. FAÇAM TRADUÇÃO DESTE JOGO EU IMPLORO

    ResponderExcluir