quinta-feira, 16 de julho de 2015

Horror time: Estudando Fantasmas

Eles estão sempre em nossa volta.


Sabe, é meio estranho isso, galerinha.

Nós sempre comentamos bastante sobre casos envolvendo fantasmas, diversos jogos envolvendo-os, ou até mesmo brincadeiras com eles. Mas nunca procuramos estudá-los. Fantasmas não são algo simples, não é todo morto que consegue ficar nesse estado, assim como muito menos só há um tipo de fantasma.

Então, decidi compartilhar o que realmente são fantasmas.

Origem

Não existe exatamente uma explicação concreta para alguém se tornar um fantasma. Há várias, como; a não existência de um plano divino onde as almas podem descansar ou sofrer (ou seja, qualquer pessoa que morre se torna um fantasma, mas só aqueles que têm mais força são capazes de serem vistos) ou se tornar um fantasma por certo tempo até que seja “sua vez” no julgamento que determina o descanso eterno ou um castigo eterno e entre outras teorias.
A mais aceita é que quando uma pessoa sofre uma morte terrível, traição inominável, tragédias obscuras, ou a vontade de não deixar o mundo que conheceu quando morrem possuem uma força de vontade o suficiente para romper a densa barreira da morte e se tornar um fantasma.
Relatos de fantasmas já eram normais na Idade Média, alguns necromantes* conjuravam os que já tinham morrido para servi-los, além de que, era fácil encontrar um naquela época, por exemplo; para tentar encontrar um fantasma, é essencial ir ao lugar onde ele morreu, ir para o lugar onde ele morava ou ao lugar onde ele foi enterrado. Naquela época, não era normal alguém destruir uma casa por inteira ou muito menos um terreno inteiro.
Mas com a destruição de vários lugares, a construção de prédios, casas novas... Os mortos  deixaram de encontrar um lugar para descansar e suas essências passaram a vagar pelo mundo, perdidos, esquecidos...

Variedades 

A palavra fantasma é um nome que generaliza criaturas mortas que esteja presa (ou permaneça por vontade própria) em uma forma incorpórea.
A verdade, no entanto, é que existem diversos tipos, diversas variedades e logicamente, com suas características únicas.

Aparições

As aparições habitam os locais onde seus corpos foram enterrados ou abandonados, presos nessa certa região.
São capazes de manifestar sua dor através do som, palavras mal pronunciadas. Podem mover objetos e até mesmo pessoas com sua força de vontade sobrenatural. O dom mais poderoso só é usado quando sentem falta de um corpo, nesses momentos, eles abusam os de espírito fraco e adentram no corpo do indivíduo.
Esse tipo de fantasma tem uma aparência parecida muito como ele em vida, mas com feições magras e fracas, sujas e desgrenhadas, as “roupas” aos farrapos.

Poltergeists

Nascidos através da traição e da violência.
Um poltergeist é um espírito dedicado a atormentar os vivos das maneiras mais cruéis possíveis. Vagam pelo mundo atrás de vítimas medrosas, se alimentando do medo e do pavor gerado pelas suas presenças.  
Janelas explodem, cristais trincam, TV desligam e ligam sozinhas, desligam o receptor de luz e diversas outras coisas que essas criaturas fazem somente para atormentar os vivos. Em outras palavras, não espíritos tão fortes assim.
Sua aparência já é uma “versão cadavérica” do que foram em vida, muita das vezes com parte de seus corpos faltando, vozes esganiçadas e risadas medonhas se fazem presente também.

Obsessores

São aqueles que morrem com fortes assuntos inacabados com os vivos. Retornam do além como obsessores. Almas angustiadas e presas a uma única tarefa durante toda a eternidade ou até que alguém cumpra o seu papel.
Não apresentam nenhum tipo de habilidade especial, apesar de possuírem certo domínio sobre o território que habitam, podendo expulsar ou fazer alguém entrar de quem lhe agradar. Qualquer obsessor possui alguma “âncora”, ou seja, um item que foi bastante apegado durante a vida e que delimita seu território. Se alguém carregar a “âncora”, esses mortos são obrigados a seguirem quem o carrega mesmo contra sua vontade.
As aparências dos obsessores são completamente idênticos com a que ele possuía em vida, porém são transparentes e rápidos, difíceis de sempre vistos.

Outros tipos

Esses três grupos englobam praticamente todos os tipos de fantasmas existentes na terra, mas não é difícil que apareçam outros com outras variações, aparências ou origens. Essas variações normalmente são agrupadas dentro de outras três tipos básicos.

Mulheres de branco

Esposas de maridos ou mulheres infiéis. Descobrem o adultério, matam seus filhos (caso tiverem), matam o (a) companheiro (a) e por fim, se suicidam. Depois que retornam, esse tipo de aparição passa a acreditar que nenhuma pessoa é digna de confiança e retorna com esse nojo. Nisso, na beira das estradas a noite (período em que elas conseguem se “materializar”) elas surgem seduzindo pessoas e levando-as até o local onde assassinaram suas vitimas e então, ela mata o atraído no local. Em outras palavras, são espíritos muito fortes, porém raros.

Arautos da morte

Esse tipo é bastante raro e perigoso de poltergeist. Nasce quando um inocente, geralmente uma criança, é brutalmente assassinada. Esses eventos costumam gerar lendas relacionadas ao local da morte ou às ações e rituais executados no nome do morto (brincadeiras com espíritos). Quando tal fato ocorre de forma errada, um sinal é enviado de alguma forma e aquele que executou passa a ter seus dias de vida contados por esse arauto.
Passa a segui-lo, ameaçá-lo e atacá-lo por ter tido seu descanso violado ou por ter o desrespeitado de alguma forma.
Há poucos que sobrevivem a um arauto da morte. O jeito de fugir disso é simplesmente passar a maldição adiante, ou seja, fazendo com o que o outro execute o mesmo ritual (do jeito errado).

Andarilhos 

Surgem dedicados a resolver um serviço incompleto.
São os famosos “vultos”.
Com rara exceção entre os fantasmas, esses obsessores não são naturalmente agressivos e até agradecem para aqueles que os ajudam a resolver os seus problemas inacabados. Mas aqueles que os perturbam na ordem de seus afazeres, o fazem se tornar uma criatura terrivelmente perigosa. Passam seus dias percorrendo o trajeto que seguiam até o local de sua morte. Assim como os obsessores normais, possuem suas “âncoras”.


Claro, também tem a possibilidade deles não existirem e só ser coisa da nossa imaginação ou lendas. Mas isso já é com você. Sua escolha acreditar ou não.

Lembre-se: um fantasma só aparece pra quem acredita.
-Hana

*Necromante: Aquele cujo invoca espíritos. Estabelece um contato com o mundo humano e o mundo espiritual. Diferente das mediums, ele vai além de se comunicar.
A capa não é da minha autoria, mas sim do grande mestre Ito Junji.

68 comentários:

  1. nossa, quanto tempo hana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é qqq
      É que meu pc tinha parado de funfar e escrever pelo celular é meio difícil :^). Ai só agora consegui um pc.

      Excluir
    2. Nossa quanta saudade!Ainda bem q vc voltou Hana!

      Excluir
  2. Fico feliz por postarem depois de tanto tempo, achei que o blog tinha sido abandonado.
    Gostei do post, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaa
      muito obrigada.
      Não, não se preocupe. Nunca abandonarão o blog.

      Excluir
  3. Gente, quanto tempo >.>
    Sem nem mesmo as traduções achei estranho.
    Não queria ser chata mas eu não curto muito fantasmas e tal (tipo, são quase 00:00 e eu vou ter muitos pesadelos se ler qualquer coisa) então vim aqui pra perguntar uma coisa.
    Os tradutores do blog podiam fazer a tradução de 1bitheart? Até agora não sei nem se tem tradução sem ser para inglês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui são 05:20. q
      Bom, isso já não é comigo. Então, não faço ideia.

      Excluir
    2. É miwashiba cara, o Allen com certeza vai traduzir.

      Excluir
  4. Olar~~~
    Nunca comentei aqui (sou praticamente leitora fantasma q) mas, quanto tempo >< estava com saudades ;^; fiquei preocupada que fossem excluir.
    Nesse momento to com medo das Mulheres de Branco e dos Poltergeists kdjok eu não acredito que li isso sozinha em casa... ainda bem que não fiz e nunca vou fazer essas brincadeiras de fantasmas, sou atrapalhada e com certeza iria errar alguma coisa q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAA, ♥
      fico feliz por isso, sério. Mas tentarei escrever mais por ter mais tempo atualmente!
      SIM, EU FIQUEI MORRENDO DE MEDO ESCREVENDO ISSO Q. Porque, tipo, eu adoro pesquisar sobre fantasminhas e tudo mais, mas me dá um puta medo e ai eu acabo dormindo de luz ligada. /eu falhei na vida, rip

      Excluir
  5. "um fantasma só aparece pra quem acredita"
    ok, conseguiu, vou dormir com a luz acesa por um bom tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SHASAUSHA, mas é verdade.
      Você falaria com alguém que nem liga pra ti?

      Excluir
    2. MAS EU FAÇO ISSO SEMPRE, SENPAI NÃO ME NOTA UASHUSUAHSUASHU

      Excluir
    3. EU TAMBÉM FAÇO A MESMA COISA, MAS OS FANTASMAS NÃO SÃO TROUXAS. //SENPAI ME NOTA, MAS É UM TSUNDERE MALDITO, OK -OTAKA FEELS N-

      Excluir
    4. "auto niveis de otomes detectados"nhe é só essas duas

      Excluir
  6. que legal, quando eu crescer quero ser uma fantasma mãe! fantasma é vida, amor e oxigenio.
    e ótimo post hana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POR ALGUM MOTIVO, EU ACABEI RINDO DISSO.

      Excluir
    2. Queria ser um fantasma também, mas acho que se eu tentaria ser acabaria tendo uma vida de bosta. /idkkkk

      Excluir
  7. Eu acho estranho vida de fantasmas, mas nunca sonhei. Pode ser legal sonhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. //aa, estou confusa com esse comentário.
      buut, fantasmas são meio estranhos mesmo. É

      Excluir
  8. A zero corpse não está morta <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade, sim, não está morta. //que que eu to dizendo

      Excluir
    2. shasush , que bom <3 E adorei a postagem Hana, faz tempo que não leio algo relacionado a fantasmas s2

      Excluir
  9. Ótima postagem, pode ajudar muito caso eu queira desenvolver um jogo mais relacionado a fantasmas, criar uma "espécie" nova para focar, no mais, daria ótimas histórias.
    De qualquer forma, parabéns pela ótima postagem, e de certa forma, engraçada. Talvez seja coisa minha mesmo...

    Espero que meu próximo jogo tenha uma resposta melhor do que o primeiro que não foi muito bem recebido depois dos tempos longos de desenvolvimento e.e De qualquer forma, não vim aqui para reclamar.

    Fico feliz de ver movimentação aqui novamente XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Criar" uma espécie nova seria bastante interessante, mas particularmente acho difícil isso, por que o que mais um fantasma poderia ter de diversidade de poderes? hmmm

      Ah, obrigada, péssima piadista aqui, maaas obrigada por achar engraçada sdhaush.

      Seu jogo? hmmm

      Excluir
    2. "Lei da Praça é Nossa", por ser um péssimo piadista seremos engraçados não sendo engraçado.

      E sim, tenho um jogo, apesar de não ser tudo aquilo, ser um tanto doente para caramba e ainda por cima nem ter tido tanta vibe quando completo, meio que desanimei com a série dele, e atualmente estou focando mais no Second Chance, mas se quiser ver, tá ai: http://www.mediafire.com/download/5cxkrj612ypdq34/The+Innocence+Of+Darkness+Completo.rar

      Excluir
  10. ótima postagem, eu particularmente me interesso muito por esse tipo de assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      E eu também me interesso, mas particularmente, ainda tenho muito medo. é

      Excluir
    2. perder o medo é fácil é só enfrenta-lo, a um tempo atrás eu também tinha muito medo

      Excluir
    3. sinceramente, pra mim, é realmente difícil evitar isso, mas //i don't know

      Excluir
  11. Eu queria saber se vão fazer a tradução de "Violated Heroin".Eu agradeço se souber de algo Hana,e ótima postagem <3!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aa, muito obrigada.
      Bom, isso já não é comigo também.
      Mas creio que uma hora irão traduzir ----creio----. Sempre fazem o possível pra traduzir todos os jogos que pedem, mas é preciso ter paciência, ainda há outros na fila.

      Excluir
    2. Obrigado por esclarecer Hana,muito obrigado ^^.Essa é minha primeira vez comentando em mais um dos incriveis posts do ZC <3

      Excluir
  12. Os "obsessores" me lembraram da história do anime Ano Hana.
    Ótimo post, Hana! Estava morrendo de saudades <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. !!
      Sim, Ano Hana é um ótimo exemplo.
      AAA, Ohime <333. Fico tão feliz ao ler isso. /rllyyyyy

      Excluir
  13. Meu deus, de repente veio um monte de exemplos de vários desses fantasmas. Terror <3

    ResponderExcluir
  14. AEHO, LI ISSO SOZINHA EM CASA E OUVI PASSOS NO ANDAR DE CIMA~~!
    Mas eu moro em prédio. Então deve ser o vizinho brincando de sapatear com salto alto e enchendo o saco, hah. Gostei muito do post, achei a ideia tão diferente <333 Até onde me lembro, nunca tinha visto um post dedicado ao estudo de fantasmas antes (não que eu francamente gaste muito de meu tempo pesquisando sobre o assunto, maas...) ouo/ E como já falaram, o blog tava um pouquinho desanimado mesmo dsojdnfdsdjaos Mas entendo que vocês tem seus problemas e provavelmente tava difícil ;u;
    Ei Hana ei ei, você já presenciou algo relacionado a fantasmas? *curiosidade repentina* Mas qualquer coisa não precisa responder, se for um incômodo HUASHUUSAHUSAHUASHUAS
    Se eu pudesse me locomover sem problemas por aí depois de morta, suponho que acharia interessante seria entrar fundo na água se eu continuasse pensando como penso agora, já que eu não teria perigo de morrer afogada ou esmagada. Sim, meus objetivos são muito grandiosos, eu penso muito alto, eu sei. Mas eu não sei nadar e o mar é tão curioso, vai que eu encontro uma Wadda ;u;
    (btw mas imagina só um fantasma "morrendo" afogado, "MAMAIN EU VOU MORRER SOCORR" "Ops, já tô morto, oops, disfarça") Bem, chega de pensamentos sem noção~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria morar em prédio. Deve ser legal trollar o vizinho de baixo de madrugada. Q
      Bem, já faz um tempo que eu não postava, então era meio normal não vim um post comigo qq, mas talvez os outros só não puderam postar porque época de férias, praia, lazer e tudo mais. Todo mundo precisa de uma folginha ao menos. ~
      SIMMM, todo mundo já vivenciou algo com fantasmas só que alguns com casos mais preocupantes e outros mais leves (tipo, vulto passando na tua frente até um cara realmente aparecer pra ti e quebrar coisas). Tipo, sempre eu via coisas de madrugada e QUASE SEMPRE aparecia na janelona que meu quarto tem, claro, não era aquela coisa "ai meu deus, to vendo um homem fantasmagorico". Era tipo reluzente e rápido e sempre passava de noite por aqui e eu sempre ficava me borrando, mas ok. Também teve outra vez na madrugada de Natal em que meu primo disse que viu um rapaz meio transparente passando pelo jardim *eu tava de costas pro jardim* e ai ele disse que passou por mim, mas eu não notei nada, então //idkkkk.
      Sinceramente, eu também queria entrar no fundo do mar, mas acho que teria medo mesmo sendo um fantasma qqq. Que parada bizarra poderia ter? Acho que iria por fundo dos triângulos das bermudas, sabe?
      ISSO SERIA TERRIVELMENTE ESTRANHO. SDJIFSDUSDF

      Excluir
    2. Queria morar em prédio. Deve ser legal trollar o vizinho de baixo de madrugada. Q
      Bem, já faz um tempo que eu não postava, então era meio normal não vim um post comigo qq, mas talvez os outros só não puderam postar porque época de férias, praia, lazer e tudo mais. Todo mundo precisa de uma folginha ao menos. ~
      SIMMM, todo mundo já vivenciou algo com fantasmas só que alguns com casos mais preocupantes e outros mais leves (tipo, vulto passando na tua frente até um cara realmente aparecer pra ti e quebrar coisas). Tipo, sempre eu via coisas de madrugada e QUASE SEMPRE aparecia na janelona que meu quarto tem, claro, não era aquela coisa "ai meu deus, to vendo um homem fantasmagorico". Era tipo reluzente e rápido e sempre passava de noite por aqui e eu sempre ficava me borrando, mas ok. Também teve outra vez na madrugada de Natal em que meu primo disse que viu um rapaz meio transparente passando pelo jardim *eu tava de costas pro jardim* e ai ele disse que passou por mim, mas eu não notei nada, então //idkkkk.
      Sinceramente, eu também queria entrar no fundo do mar, mas acho que teria medo mesmo sendo um fantasma qqq. Que parada bizarra poderia ter? Acho que iria por fundo dos triângulos das bermudas, sabe?
      ISSO SERIA TERRIVELMENTE ESTRANHO. SDJIFSDUSDF

      Excluir
    3. estranho quando seu comentario vai duas vezes e você não entende o porquê. hm

      Excluir
    4. é que o seu dopllegengar enviou o 2º comentario de cima para baixo

      Excluir
  15. Meu deus, de repente veio um monte de exemplos de vários desses fantasmas. Terror <3

    ResponderExcluir
  16. Os "obsessores" me lembraram da história do anime Ano Hana.
    Ótimo post, Hana! Estava morrendo de saudades <3

    ResponderExcluir
  17. HANAAAAA ❤❤❤❤
    LINDA, DONA DO MEU KOKORO ❤
    SENTI FALTA DOS SEUS MARAVILHOSOS POSTS, SUA ESCRITA ALEGRA MEU CORAÇÃO OBSCURO ❤❤❤❤

    Voltando ao post...

    Bem, eu não acredito em fantasmas, mas esse post ficou realmente incrível e conseguiu chamar a atenção principalmente das pessoas que não acreditam, e conseguir colocar um medinho nas que acreditam (-qq), parabéns ❤❤
    Eu adorei ❤❤

    Ei, Hana, já ouviu falar em projeção astral? É um tema bem curioso, não acho que tenha a ver com fantasmas, pois são várias culturas que falam sobre isso. Eu, particularmente, acredito na que diz que a projeção astral é simplesmente o seu sonho, mas existem aqueles que conseguem controlar o que fazem em suas projeções, ou aqueles que estudam em conseguir fazer isso, e isso é bem interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
      MI!!!!!!
      QUE SAUDADES, CARA. ♥

      EU FICO SEM O QUE DIZER QUANDO ME ELOGIAM Q, ENTÃO VOU DIZER SÓ OBRIGADA. DFHDUIFISDUH ♥♥♥

      Sinceramente não, mas vou dar uma olhada sobre isso depois, Mii. a

      Excluir
  18. Amei esse post! Sempre quis saber mais sobre tipos de fantasmas e tal.. Então obrigada! E continuem a postar mais coisas do mesmo género <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. !!
      Obrigada, cara.
      Fico tão felizinha com esse tipo de comentário, mas não sei como responder. a

      Excluir
    2. !!
      Obrigada, cara.
      Fico tão felizinha com esse tipo de comentário, mas não sei como responder. a

      Excluir
  19. Muuuuito bom esse post! (até anotei... vai saber né).

    ResponderExcluir
  20. Oie Hana! amo suas postagens mais nunca comento.. ( sem criatividade pra escrever ;-; ) Naquela Frase '' lembre-se: um fantasma so aparece pra quem acredita... Caraca eu fiquei '' MDS OQUE EU FASSO DA MINHA VIDA AGORA! Não tem aqueles Arautos da morte ? eeh eu estava no sítio da minha irmã de noite eu ach q passava das 1:00 hrs da manhã, nós estava comendo churrasco com som ligado , eu tava sentada de boas...quando olhei pra a arvore um pouco longe do meu lado. Eu VI UMA MULHER DE BRANCA AO LADO DE UM CACHORRO PRETO E BRANCO!! ( Pensei mds, que merda e aquilo ? socorro.Socorro. Alguém ta vendo aquilo ?? MDS e coisa da minha imaginação relacha.RELACHA LUIZA!! Eu ach que era uma Aruto da morte. Quem sabe pode ser coisa da minha imaginação. OU NÃO EU VIIII ;----; !!! Foi sério , sérisimo !! T^T ( só sei q me tremir de medo.) Vou na igreja agora. Vo pedir pra um padre, pastor rezar neuuu!!! .....-qqq

    ResponderExcluir
  21. Muito interessante, vocês poderiam fazer também uma matéria sobre bruxas.
    Eu adoraria saber sua opinião quanto ao assunto.

    ResponderExcluir
  22. legal esse post(faz +de uma semana que esse post ta no blog e eu ñ li discupa ;-;),eu não tenho muito medo de fantasmas pois tenho que sófrer com a maldição de ser assombrado por algumas entidades :)

    ResponderExcluir
  23. queria saber fazer viagens astraus para eu poder virar um fantasma :3

    ResponderExcluir
  24. para quem ainda nao percebeu:as almas das
    criancas do five nights at freddys sao arautos da morte!!

    ResponderExcluir
  25. Amo o Junji Ito.Acho que ele merece uma postagem em sua homenagem,já que não é tão conhecido <3

    ResponderExcluir
  26. Oi, eu li sobre o post porque quando eu era menor, eu via muitas aparições. Contudo meus pais sempre falavam que era falta de Deus no coração. Eu realmente acredito que era fantasmas, porque nada se cria, e eu não criei aquilo da minha mente. Eu me lembro de três em especifico, o primeiro é o que me deixa mais intrigada, e era o que eu tinha menos medo; Era um menininho, de 8 ou 9 anos, meio pálido transparente, usava um boné para trás, camiseta e short mesmo, e ele sempre ficava olhando pra eu como se tivesse medo de mim, e lgc, eu dele. ele ficava no encosto da porta só olhando.
    O segundo era um esqueleto, bem estranho, e ele ficava andando de um lado para o outro em frente a porta do meu quarto, as vezes parava, olhava pra mim e dava risada. Odiava ele, me dava muito medo.
    A terceira, era uma mulher de branco, como citada acima, mas ela nao estava na estrada, ela saia do meu banheiro, e ficava andando como os outros dois acima, na frente da porta do meu quarto, de um lado para o outro, o que me dava muito medo mesmo.
    O que me deixou muito intrigada, foi um quarto, quando eu ja tinha certa idade, la para os 12 anos. Eu acordei cedo, 5 ou 6 horas da manha, e fui calçar o tenis, mas eu vi de relance, parado na porta do meu quarto um homem alto, esguio, usando terno preto e gravata vermelha, e com orelhas pontudas. Quando eu olhei para a porta, nao tinha nada, fiquei com medo, à principio, mas depois eu ignorei e continuei o que estava fazendo.
    Bem, parando para analisar agora, nenhum deles, em nenhum momento, adentrou o meu quarto, nunca, mas eu não sei o porque disso.
    O que eles poderiam ser?!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU DEOS. Enfim, eles podem ser fantasmas que estão na casa, mas uma coisa é certa: Eles não querem te fazer mal, se não, por que não teriam feito? Se você dá medo á aquele garotinho..Eu acho que tem algo dentro de você, como uma segunda personalidade..Não sei :''D (Meu deos que que eu tô falando)

      Excluir
    2. eles só te observavam.
      ..alguns apenas te observam pois n podem te fzr mal.
      algo q vc n pode ter eh medo deles...
      ter medo deles eh o q faz mal.

      Excluir
  27. Um fantasma só aparece pra quem acredita?...me ferrei então!vou dormir agarradinha com a minha mãe agora!e eu já vi dois vultos!no meio do mato...me ferrei...

    ResponderExcluir