domingo, 23 de novembro de 2014

Painted Heart: Chronicle of the Hero

Se Ib ensinou que a arte pode te matar, Painted Heart lhe ensinará que a arte pode te salvar - várias e várias vezes.


     Observação: Inspirado pela postagem musical escrita por Neil sobre O Réquiem de Cloé, resolvi fazer uma análise artística do magnífico Painted Heart: Chronicle of the Hero (Coração Pintado: A Crônica do Herói, em português), tratando-o não apenas como um jogo: por seu tema ser sobre as artes plásticas visuais, mais especificamente, a pintura, nada mais justo do que o analisar como uma obra de arte, o que, de fato, ele é. Quero agradecer à uma Deusa que caiu do céu para me ajudar com o banner acima. Não se acanhem caso queiram me perguntar algo ou comentar a respeito, será um prazer saber o que pensam!

✾✾✾

A arte abençoou muitas pessoas com liberdade, expressão e inovação. Quando um mundo preza a arte através do uso de magia, uma técnica chamada Pictomancy, as pinturas criam vida como um dom único para que todos o desfrutem. Mas, para isso, apenas o ápice da renascença cultural poderia ficar da maneira mais semelhante a um sonho...


             

Elementos técnicos essenciais à obra

【Zophie】 【Corbin】 【Agiel】
Zophie é um anjo desenhado por Corbin. Profunda, leal e séria durante a maior parte das vezes, prefere ser direta e violenta à racional e educada, mas suas atitudes dizem mais do que suas palavras.










Corbin, ou apenas Cor, é um aprendiz da técnica Pictomancy, o que faz dele um Pictomancer, ou quase isso. Como seu instrutor estava fora da cidade, decidiram chamá-lo para restaurar uma pintura uma pintura muito importante infestada pela Peste. Medroso e um pouco pessimista, Cor contará com dois desenhos criados por ele, Zophie e Agiel, para enfrentar dezenas de obstáculos e ajudar o Herói a derrotar o Enxame da Peste, ou morrer tentando. Agiel é um demônio desenhado por Cor. Carinhoso, positivo e amigável durante a maior parte das vazes, ele dá o seu melhor para ajudar a todos.













             

     Painted Heart foi pintado por Trass, accha e Chaude (os mesmos artistas de Dreaming Mary, então você já sabe o que esperar deste novo trabalho deles) em junho de 2014 durante o movimento conhecido como 2014 Indie Maker Game Contest e, por mais que não tenha sido o preferido dos jurados, conseguiu encantar a muitos com suas pinceladas de alegria, humor, amizade e superação de medos e julgamentos. A admiração desta obra levará de uma à duas horas.
     É difícil classificar Painted Heart dentro de um período cultural específico, já que este trabalho foi criado claramente para atingir diversos públicos-alvos e vencer o concurso, então os propósitos de sua criação não estão difundidos unicamente, indo desde propostas de aventura, puzzle e RPG, até patamares mais ousados como plataforma e exploração.


     Por mais que essa estratégia de tentar alcançar um número mais amplo de receptores e não reduzir a um único público dê a impressão de que a obra seja perfeita à visão de todos, ela causará sentimentos diferentes em cada um - e é provável que não emocione outros em momento algum. O motivo disso é que os artistas focaram tanto em usar diferentes estilos em sua pintura para agradar a muitos, que esqueceram de leves pequenos detalhes que agradam a poucos.
     Porém, esse mínimo efeito não chega a ser um ponto negativo deste glorioso trabalho, já que uma mesma produção artística não provoca pensamentos e sentimentos idênticos a todos que a contemplam. Painted Heart é apenas a prova viva disso.


     Painted Heart ainda apresenta algumas características únicas como o Trinity Battle System, um sistema de batalhas nunca antes visto criado especialmente para esta obra. Entretanto, a complexidade de tudo o que esse sistema oferece pode ser metódica depois de um tempo, porque aprender todas as dicas de uma vez no tutorial se torna algo muito didático e cansativo, pegamos apenas o básico e o levamos para o resto da jornada, deixando de lago algum (ou alguns) dos muitos elementos de batalha. [Nota 1]


     Mas isso não consegue acabar com a beleza única deste trabalho. Esteticamente falando, a pintura é fenomenal com a beleza original das cores e dos traços, unido ao amor dos pintores pelo pitoresco e diferentes ambientações. Confesso que só fiquei interessado em Painted Heart após ver as imagens sobre ele.
     Outro fator interessante é que, de uma maneira impecável, os mapas pintados por todo o quadro conseguem, por mais limitada que essa estratégia seja, fazer com que os espectadores "apreciem a obra de sua própria maneira". Ou seja, utilizando uma técnica sidescrolling, são lhes dadas as opções de seguir em frente rumo ao objetivo ou explorar todo o mapa. Os que escolherem a segunda opção, podem descobrir segredos ocultos e vantajosos na pintura...


     Absolutamente tudo fica melhor com uma boa música, e nem nisso Painted Heart erra, mostrando ser mais do que um jogo bonito e que sabe entreter. Com a trilha sonora original ideal para cada pedaço da pintura, você entrará em transe com uma OST tão perfeita (de música composta por Trass e vocais de Usachii) que será difícil eleger uma única música como a melhor.
     Para aproveitar as músicas separadamente ou comprar o álbum para ajudar os desenvolvedores, você pode entrar nesse link e dançar ao som da épica disputa entre o Herói e o Enxame, ou relaxar nos campos abertos ao lado das meigas fadas.


     No geral, esta obra me impressionou, me emocionou, me divertiu e cumpriu com sua premissa: fazer o espectador sentir algo com ela e transmitir uma impressão própria em cada um. Para mim, pelo menos, valeu o tempo aproveitado nela, e ainda me deixou com vontade de ter mais. Painted Heart honra seu nome e consegue destacá-lo em um lugarzinho nas belas-artes, por menor espaço que haja.

             

Palheta (Detonado)
  • As estátuas
"A Mãe criou o mundo a partir de seu coração,
então criou o homem para proteger seu tesouro;
O homem fazia adorações a ela com seus sacerdotes,
e derrotou o mal com suas espadas."

Você deve clicar em cada estátua na ordem em que são descritas. Se estiver jogando sem som, ative-o, pois cada vez que você interage com uma, ela emite um específico som, indicando se você escolheu a estátua na ordem certa ou não. A sequência a ser seguida é: Deusa/Mãe, homem com escudo, sacerdote, e o herói. Da esquerda para a direita fica: 3ª estátua, 2ª estátua, 4ª estátua e 1ª estátua.


  • Enigmas do Riddler

Antes de mais nada, faça com que Cor aceite a charada. Quando Riddler perguntar no enigma o que o Sol faz, responda qualquer uma das quatro alternativas e você terá ganhado uma nova técnica de pintura. Fale novamente com Riddler e aceite a segunda charada; ele te perguntará quantas pessoas haviam na fonte na entrada, se referindo ao desafio das estátuas, e você deverá responder: quatro (four).

[Nota 1]: Algo interessante sobre a parte RPG de Painted Heart é que conversar com Agiel e Zophie faz com que eles aprendam novas habilidades (e também causa momentos felizes de interação com os personagens) usáveis no momento das batalhas.


~ L.C.

Mais jogos da Dreaming Games (Trass, accha e Usachii):


38 comentários:

  1. Há, há! O post ficou ótimo, afinal!
    O jogo me parece bem interessante... como disse, um pouco clichê e entediante, mas, mesmo assim, inovador. A trilha sonora... ah, tão encantadora!
    Bom uso de palavras, L.C., esta foi uma boa análise.
    Sei que continuará assim, evoluindo, então, agradeço pelo post.
    Enfim, até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, obrigado!
      É um jogo excelente, apesar de se esforçar demais para cativar os jogadores, ao invés de deixar rolar naturalmente.
      Os gráficos e a trilha sonora não poderiam ser mais perfeitos! E a história também é incrível.
      Mais uma vez, obrigado.

      Excluir
    2. e o the clooked man falta muito?

      Excluir
    3. Não seria The crooked man

      Excluir
  2. L.C.!
    Ah', cada vez me surpreendendo mais e mais com sua incrível capacidade na escrita.
    Você está cada vez mais perto de seu devido título, lembra?

    Continue assim!
    Está cada vez mais impressionante!
    Desta vez não precisei que você desse um adjetivo uwu (acho -q)

    Yay~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mii, como você consegue sempre comentar logo após eu postar algo?
      Eu adorei Painted Heart, então acho que a postagem ficou boa por eu ter escrito com meu coração (até faz sentido se você considerar o nome do jogo -q).
      Muito obrigado por comentar~

      Excluir
    2. Hm... Como será...? -qq
      Devem ser os meus poderes de stalker~ -q
      É claro que eu vou jogar, L.C., você sabe -q
      Eu que agradeço pelo post~

      Excluir
  3. Ótima postagem L.C, deu muita vontade de jogar, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Gi. Acho que você gostaria de jogar este, já que Zophie e Agiel são extremamente shippáveis.

      Excluir
  4. Parabéns L.C., como sempre ótimos posts. Não sou muito de comentar ou posso dizer que esse é o meu primeiro comentário na Zero Corpse.
    Painted Heart: Chronicle of the Hero é um jogo muito lindo, não joguei, mas só de ler esse post já percebo que é ótimo o game. gostaria de lhe perguntar: existe uma tradução oficial ou não oficial desse game? pois eu não sei inglês e joga-lo sem poder entender uma unica letra estraga toda a diversão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou muito agradecido por seu comentário, Animetrom, é uma honra poder tê-lo feito nessa postagem.
      Quando eu vi esse jogo pela primeira vez, antes mesmo de instalar eu já tinha certeza absoluta de que ele era maravilhoso, hehe'. Sobre traduções: vasculhei todos os cantos da internet e não encontrei versões dele em outro idioma sem ser o inglês. Talvez por ser bem recente... Você consegue entender um jogo em inglês por gameplays? Se precisar, posso te mandar algumas boas do Youtube.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Não, infelizmente o único idioma disponível é o inglês.

      Excluir
    2. Entendi. Obrigada por responder.

      Excluir
  6. Parece ser muito bom esse jogo,vou tentar jogar .. bem eu arranho um pouco o inglês q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é muito bom mesmo! Aproveite o que der para entender do jogo, afinal nem eu sabia todas as palavras por causa do vocabulário um pouco erudito. xD

      Excluir
  7. Completamente viciada nesse [mais?], não consigo tirar dessa página, estou enfeitiçada 0.0 o post ficou ótimo :3 não estou muito motivada a jogar agora, mas quem sabe mais tarde. É tão lindo, e parece interessante.
    E esse [mais?] cara... ME AJUDEM, NÃO CONSIGO PARAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei como é isso... esse [mais?]... tão colorido e psicodélico...
      EXTRA: Se você pegar a URL de alguma imagem e jogar no canto superior direito da página do [mais?], você cria um efeito mais anos 70 com a sua própria imagem...

      Obrigado por comentar! Eu te entendo, esse efeito acontece com todos, SE ACALME, VOCÊ CONSEGUIRÁ.

      Excluir
    2. valeu pelas dicas o/ e eu consegui parar... aí fiz o que você me disse e viciei de novo

      Excluir
  8. ta ai um jogo interessante e de RPG :D,eu acho que vou jogar por mais que esteja em inglês .
    XLeon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele é um prato cheio pra quem busca um RPG divertido e completo. E, por mais que as palavras em inglês nele sejam um pouco difíceis de ouvir no cotidiano (por serem relacionadas a arte e até trocadilhos), você conseguirá entender a maior parte do jogo tranquilamente.

      Excluir
  9. aliás, amei o jogo :3 <3
    bela postagem, como sempre, L.C. e-e

    ResponderExcluir
  10. poxa,nao consigo baixar,o google chrome diz que ele pode prejudicar a navegaçao :\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só ignorar isso e instalar normalmente.

      Excluir
    2. o Meu tbm acontece isso ><

      Excluir
    3. nao é Maware? pq se o google avisa é pq tem algo de diferente nesse jogo '-' cara me diz se posso confiar ou nao '^"

      Excluir
  11. Cara,por favor vcs tem que traduzir esse jogo por favor

    ResponderExcluir
  12. Tiraram o jogo do Mega D:
    Como posso jogar ele agora? Todo site que vou coloca o site desse Mega, mas não tem mais.

    ResponderExcluir
  13. Verdade, referência ao comentário acima, retiraram o jogo do mega, não consigo baixar pelo mesmo. Podem arrumar e indicar outro link para download? Thanks ;)

    ResponderExcluir
  14. Verdade, referência ao comentário acima, retiraram o jogo do mega, não consigo baixar pelo mesmo. Podem arrumar e indicar outro link para download? Thanks ;)

    ResponderExcluir
  15. pq nao to conseguindo baixar o jogo?? tipo no MEGA fala que esse arquivo foi retirado e tals :/

    ResponderExcluir
  16. Oii, sei que faz um tempão que vocês postaram... Mas não dá pra baixar! Quero mesmo, mesmo, mesmo jogar então disponibilizem no media fire, please!

    ResponderExcluir