sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Leave

Você alguma vez já ficou sozinho em casa de madrugada e teve a sensação de que estava na presença do demônio? Esse sentimento é o que predomina em Leave.



     Uma garota desperta em sua casa, trancada em seu quarto. Não é possível acender o interruptor e há uma figura sombria esperando por ela na entrada ao olhar pela janela. Assim começa Leave, terminado em Outubro de 2013 pela Astral e traduzido para o inglês por Hgdear.


      Nosso único meio de conhecer a história é pela interação com o cenário e pela leitura de diários dos personagens. Em momento algum é dito diretamente as respostas que procuramos para compreender o que se passou naquela casa, sendo assim possível criar dezenas e dezenas de teorias.                      
     Nada em Leave é aleatório, tudo está lá por um motivo, e às vezes nos perdemos entre realidade e fantasia entrelaçadas na história, já que nada também é concreto. Não conseguimos pensar em uma "certeza" para o que estar acontecendo ser real de tão absurdo ou apenas uma visão distorcida da protagonista. Um exemplo disso é o único inimigo do jogo.


     Com uma duração mínima de 15 a 30 minutos, o foco do jogo é o medo psicológico. Há, sim, sustos e jumpscares, mas  alguns são tão simples que é mais provável que causem risos no jogador do que gritos.

     A atmosfera de terror é composta por ambientes escuros e os sons de cada momento, além de objetos clássicos pra amedrontar os jogadores. Mas não se deixe enganar pois nesses fatores o jogo é bem fraco. Você consegue caminhar tranquilamente pela casa quando se acostuma. De fato, há momentos tensos, mas são apenas um ou dois clímax que causam um espanto ou confusão no jogador, o que não fará os mais experientes em terror suarem frio, porém ainda assim não são ruins.


     A jogabilidade não possui nenhuma inovação, os gráficos são bons (se você não contar alguns desenhos do desenvolvedor, cujas chaves parecem abridores de lata) e só há músicas nos créditos. Para surtir o efeito de medo em quem o joga, Leave descarta as músicas durante a gameplay para possuir sons de tambores (?) e passos se aproximando, dentre outros detalhes na sonoplastia que fazem a diferença ao se jogar no escuro e com fones.

[Aff, pai, você piscou na foto.]

     Leave pode ser semelhante a The God of Crawling Eyes: uma história simples, mas curiosa (diferente de todas as que vocês já viram nos extravagantes jogos de RPG Maker), poucas tentativas eficazes de assustar o jogador, acontecimentos bizarros e uma gameplay de poucos minutos. A maior diferença entre ambos é o único final em aberto de Leave, além de seu terror psicológico ser mais forte. Talvez The Witch's House tenha sido uma inspiração para esta criação de Astral.

     Praticamente não há nele nenhuma dificuldade, mas mesmo assim escrevi um detonado no fim da postagem. Vocês podem jogá-lo sem problemas em inglês, devido às poucas frases (e o grande amigo Google Tradutor está aí pra todas as horas também, né?)


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Controles:
  • Teclas direcionais do teclado: movimentam a protagonista.
  • Tecla X: cancelam ações.
  • Tecla Z: examina objetos e faz ações.

Aloha, corpses. O que acharam do jogo?


     Estou planejando ter uma data específica para minhas postagens, talvez sextas e sábados, o que vocês acham e que dia sugeririam? É apenas uma ideia de minha autoria, L.C., e não afetaria em nada as postagens das outras redatoras. Se vocês concordarem, além de meu post semanal fixo, vocês ainda teriam os das outras postadoras e talvez eu consiga até fazer outros para soltar na mesma semana, mas estou aberto a sugestões e ainda é apenas uma hipótese, por isso sua opinião é muito importante.

     Vocês disseram que gostam de textos mais longos, mas, por não haver "muito" do que falar de Leave, resolvi escrever apenas o básico. Ah, e os comentários desse post poderão ter spoilers, revelações da história e teorias, então se você pretende jogar eu recomendo não ler os comentários antes.

Obs.: é necessário o RTP do RPG Maker VX Ace, para instalá-lo clique aqui



----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
✖  DETONADO  

** 2º andar:

- Pegue a lanterna no canto inferior esquerdo e suba na cama para adquirir a chave sobre o ármario. Use-a para destrancar a porta.
- Entre na sala localizada acima da que você saiu e arraste a escada (do lado do urso de pelúcia) para fora do quarto (a porta está indicada pelo brilho branco). Empurre a escada até a sala do lado inferior esquerdo  do corredor e entre nela.
- Leve a escada até a estante com um brilho em cima e pegue o item. Saia deste quarto e entre no que está logo acima. Pegue o item (razor blade = lâmina de navalha) e saia do banheiro SEM olhar o espelho. Ao voltar para o corredor, pegue o item brilhando em uma mesa afastada (adhesive = cola) e entre no quarto inicial do jogo (o inferior direito).
- Abra a caixa e use o adhesive para colar as duas metades da chave do 1º andar. Saia desse quarto e entre no superior direito (o que está logo acima) para cortar a cabeça do ursinho de pelúcia. Vá para o corredor e destranque o portão para descer ao primeiro andar.




* 1º andar:

- Entre no quarto mais próximo a personagem, logo acima, e pegue a corda dentro do guarda-roupa. Saia desta sala e pegue a faca na pia da cozinha. Entre no porão (é recomendado salvar antes de prosseguir) clicando em "Go inside".
- Após se esconder, abra o baú (senha: 4796) e fuja do porão seguindo reto até chegar a uma bifurcação, então desça e continue reto para subir as escadas.
- Volte ao único e primeiro quarto do 1º andar, coloque o item adquirido no porão dentro da garrafa de liquor ao lado do diário e vá para a cozinha. Deposite a corda e a cabeça do ursinho sobre a mesa e volte novamente ao quarto. Corte o retrato com a faca e saia da casa.


(?) Finais:

- Há um final único que pode ser descrito como surpreendente e confuso. Ao terminar, você recebe uma senha para ter acesso ao arquivo "PASS" que contém imagens extras e músicas do jogo.

                                                                 ./././mAiS?\.\.\.

~ L.C.

34 comentários:

  1. parece legal.... olha esse L.C de novo u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena conferir se você quiser algo bom e curto...
      Olha esse Yakatsu 'u' (não errei agora, foi mal por semana passada).

      Excluir
  2. O L.C entrou e o bonde tirou férias HUEHUEHUE só ele trabalha -qn

    ResponderExcluir
  3. Parece assustador. -q

    L.C. está animado, postando. -qqq (mwehehe)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É menos assustador e mais bizarro, do tipo que te deixa arrepiado -q

      É uma honra e um prazer postar aqui.
      Obrigado pelo comentário, mortal.

      Excluir
    2. Eu mortal? De tanto que já te matei e já morri, diria que estamos quites.

      Excluir
  4. Mesmo sendo poucas frases seria bom a tradução em português desse game, pelo fato de que não sei inglês e que vou começar a gravar jogos em RPG Maker no meu canal...

    ResponderExcluir
  5. A protagonista não é exatamente boazinha, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ela é bem fria, do tipo que não se espanta com qualquer coisa. Há partes no jogo em que o jogador pode estar com um intenso medo, mas ela não esboçará um mínimo de reação ao que ocorre à sua volta.

      Excluir
  6. L. C desde que vc não nos abandone ;-; tipo uma pessoa que só posta em feriados e a outra que stalkeia os outros (qualquer semelhança é mera coincidência)
    Esse jogo parece ser meio paranoiac, já to vendo que eu não dormirei por uns dias #BaixandoPraDivarNaCoragem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nha, vou ficar aqui com vocês por um bom tempo <3

      HAUSHASUHEA Acho que a única semelhança real entre Leave e Paranoiac seria a possibilidade das protagonistas sofrerem de esquizofrenia por terem passado por complexos problemas familiares (se bem que isso apenas é explicado em Paranoiac, em Leave conta apenas como uma de suas muitas teorias possíveis).

      É fácil ficar meio perturbado após jogar (ou, mais fácil ainda, ficar confuso ou perdido em ideias), mas prove sua coragem jogando, anônimo! o/

      Excluir
  7. o hiro já jogou esse *---*

    ResponderExcluir
  8. Eu baixei o jogo e foi assim, eu fiquei meio nervosa com alguns sustos (principalmente o do banheiro) e depois fiquei totalmente perdida, assim exclui o game ♥. Sou sem paciência total, principalmente depois do susto do banheiro, nossa, eu não posso ficar jogando game de terror resfriada. Sério.

    Eu não quero ler o detonado que você escreveu, pode ter alguns spoilers, então, pode dar algumas dicas? Aliás, você escreve muito bem. Ah, e juro eu não sou tão chata assim, eu não desisto assim, tão fácil ;_; eu vou voltar a jogar, yeey (´≖◞౪◟≖`).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me leve a mal, mas adorei seu comentário. De verdade, obrigado. Fico contente em saber que o trabalho escrevendo é recompensado, isso nos motiva cada vez mais! Sobre o jogo: também fiquei estressado em alguns momentos (completamente desnecessárias aquelas escolhas do banheiro. Ou você vira para um monstro maníaco nas suas costas ou "morre quebrando o pescoço"? WOW, que bom que foi dada mais de uma opção -q)

      Minha principal dica é mexer em todos os objetos do cenário e não ficar entrando apenas em salas ainda não exploradas porque (a) por mais que alguns itens brilhem, outros estão guardados dentro de armários. Alguns diários também são necessários para progredir por conter "respostas"; e (b) fazendo determinado evento em alguma sala, pode ser que a do lado, se já tiver sido vista antes, mude completamente, então sempre vale a pena conferir a mesma sala mais de uma vez!

      E eu sou profissional em abandonar jogos quando não consigo avançar. Quanto mais óbvio for o que eu tiver que fazer, mais tempo levarei pra conseguir ç_ç (e no Casos de Família de hoje: "Jovem entra em depressão por amar o jogo mas não conseguir progredir no mesmo pela falta de detonados"). Mas sempre tento planejar algum tempo livre para colocar todos em dia e tirar o peso na consciência de os ter abandonado. E não desista mesmo, pois "No mundo, há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam." ツ

      Excluir
    2. Obrigada pelas dicas, no final acabei usando o detonado. Depois disto que você disse no final do comentário, me sinto até mal por ter desistido de algumas coisas na primeira tentativa. Obrigada.

      Acabo de terminar o game e posso dizer que é bem assustador (na verdade eu não sei, talvez eu seja medrosa demais), as perseguições são as piores partes e ao mesmo tempo as melhores (?). O final foi meio estranho, deu a entender que aconteceu algum tipo de assassinato, idk, é curtinho e da alguns sustinhos. Como você disse o jogo deve ser recheado de teorias.

      Excluir
  9. quando vcs vao volta a traduzi o Ghost School??
    sem querer ser chata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hm, é uma boa pergunta. Por enquanto a tradução de Ghost School está cancelada por tempo indeterminado e eu não tenho contato com o cara que está traduzindo, infelizmente.
      Caso ocorra alguma mudança, a barra lateral do blog de "Traduções" será atualizada.

      Excluir
  10. Yoo o//

    Bem vindo ao ZC hohoho (Acho que é tarde demais para isso e.e'')
    nao pude comentar antes pq só vi seu post no domingo, e achei que era melhor esperar o próximo heheeheh

    Nao joguei o Leave, e nem jogarei essa semana, porque estou "acumulando" RPG's de terror para jogar com minha amiga :P por isso a maioria dos meus comentários vão ser sem nexo e so agradecendo por mais um jogo pela minha listinha hahaha, a nao ser que eu ja tenha jogado o jogo, ai espere por um testamento em forma de comentário XD

    Bem muito obrigada por trazer esse jogo para a gente, e por escrever esse post e esse detonado :]

    Ahh e acho uma ótima idéia ter a sexta como dia fixo, apesar de isso as vezes ser um pouco sufocante, uma vez que voce fica se esguelando para fazer o post a tempo e.e Se nao me engano, o dia fixo da MEI era segunda, mas acho que ela esta atarefada nos ultimos tempos T.T Os outros fazem tempo que nao postam, acho que o ultimo de Neil foi no comecinho de agosto o//.

    Xauzin :]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aloha, Kira o/
      (Hey, você curte Death Note?)

      Obrigado pelas boas-vindas! Nah, nunca é tarde demais para fazer os outros felizes ^^ O próximo post (pelo menos meu) deve sair sexta. Quem sabe as outras redatoras decidem tomar alguma atitude e publicar algo? [Se vocês estiverem lendo isso, encarem como um sério pedido senão o público enjoa de mim cedo e.e] Ei, você percebeu que sou o primeiro homem a postar no Zero Corpse?

      Essa sua amiga é realmente sortuda por ter alguém como você. Seu comentário ficou incrível e muito "kawaii". Agradeço enormemente por tanto carinho e compaixão, ler algo com tanto afeto é o que me impulsiona a continuar escrevendo e tentar trazer o melhor para vocês. Não só eu mas todos no blog trabalham aqui para isso: vocês são o verdadeiro valor fruto de nossa união~

      Sim, a Mei costuma postar segunda, mas não era algo fixo por ser sempre difícil acompanhar um ritmo. Além de postar, traduzir, revisar e salvar a humanidade, a Mei tem outras ocupações, o que a levou a abrir as vagas para postador. Uau, você realmente é bem fã do ZC, estou impressionado com tamanha compreensão <3

      Há também a Neil, com seus posts perfeitos e milimetricamente bem-elaborados :3 Pessoalmente falando, eu prefiro qualidade à quantidade e nisso as duas são inconcebivelmente talentosas (perdão por meu vício em advérbios terminados em -mente, já devo ter soltado uns cinco nesse comentário sem notar ç_ç).

      E agora temos os redatores novos. Além da Eyree ter feito uma postagem diva sobre terror em músicas Vocaloid, estou dando uma força para vocês não ficarem com abstinência de textos interessantes aqui no blog. Além da Eyree e de mim, há ainda a Mary que está organizando surpresas muito bem-vindas (sem contar o quanto ela é simpática, vocês a adorarão owo).

      E desculpe se meu comentário ficou muito longo, eu simplesmente (OLHA O ADVÉRBIO VICIANTE AQUI DE NOVO) queria dar uma resposta à altura do seu comentário. Aliás, qual seu jogo do RPG Maker preferido? E boa diversão com sua amiga, que vocês se divirtam e se assustem muito juntas~

      Excluir
    2. YOO o//
      Primeiramente, gosto sim muito de death note haha mas n foi dele que tirei o Kira kkkkkk acho q já gostava desse nome hehe

      Aah que bom, achei que ia ficar meio deslocado dar boas vinda agra ^3^
      Estou ansiosa para o próximo post *---*, aguardarei com paciência ate sexta heheh. Torcendo para elas postarem tbm, com saudades da MEI (nao sei quando começou, mas sempre falo o nome da MEI em caixa alta hahah) e da Neil T.T
      Agora que vc falou eu percebi, sei que o Alen e o Denius traduzem. E nao sei se estou maluca ou se algum deles fez algum post das traduçoes, mas postador mesmo de homem e so vc haha.

      Aah muito obrigada, eu aprecio muito quando os postadores respondem ao nosso comentário ^.^ E quando somos tratados com tanto carinho <3 hehe

      Sim sim, achei que era fixo o// pq abria o ZC todo dia as segundas e quase sempre tinha um post da MEI ^^
      Pois e, eu fico impressionada com esse povo q pede mil traduçoes de jogos e ficam reclamando da demora ou de na ter saído o jogo que queria... Nao e como se vcs fossem pagos para fazer isso, vcs fazem por amor então n temos o direito de sair xingando e reclamando. Fico revoltada u.u
      Haha acompanho o blog faz tempo, mas so fui criar essa conta para comentar aqui um tempo depois e.e...
      Se vcs abrir os posts mais antigos vai ver meus comentários aushaudhauh

      Sim sim eu concordo, e preferível um post com todo carinho e tempo que elas conseguirem do que um vazio :/
      Tbm adoro palavras com "mente" ou "ente" minhas preferidas: Solenemente, sobressalente, brevemente, complacente, mecanicamente.... Haha XD
      E bom saber que teremos novas redatoras *--*, nao cheguei a comentar no post da Eyree, dps vou la conhecer ela :)
      Ansiosa para conhecer a Mary *--* ( adoro a Mary do Ib, msm tanta gente odiando ela... A mesma coisa com a Ellen u.u)

      Olha não sei definir o meu preferido, toda vez que perguntarem vai mudar de colocação a medida que eu jogar ou ler sobre o rpg e.e, mas essencialmente esse três disputam acirradamente (essa e outra palavra que gosto haha): Mermaid swamp, The witchs House e The crooked Man. Gosto do clima melancólico e sombrio desses jogos :) Sempre preferirei estórias com finais tristes e surpreendentes e pelo menos um final de cada um desses me surpreendeu ^.^
      Muito obrigada, espero ficar com muito medo hehe (ela ainda por cima e cagona hahaha)

      Bem e isso obrigada pelo seu comentário divo <3

      Xauzin

      Excluir
  11. "Aff pai, você piscou na foto" Tsc, a culpa é sua que além de demorar colocou esses monte de flash e ainda por cima tacou efeito. Fiquei saahbeendo que tentou editar no fotoxópi. MINHA BOCA FICOU DOENDO DE TANTO SORRIR OK

    ... ;-; Eu jogaria, se não fosse em inglês </3 E hmm, não li o detonado para não correr o risco de spoilers (já recebo muito deles do povo fela da pota osajdosdosadk LEIA ISSO KYU, E #SAAHQUE ESSA INDIRETA), mas acabei entendendo que a protagonista não é do tipo que se espanta facilmente. Cara, eu ia adorar ver ela convivendo com a Aya UHASUHASUHUHASUHASUHAS Eu gosto de ambos os tipos de protagonistas, e isso de que há espaço em aberto para várias teorias provavelmente iria me agradar *0*

    E *foge um pouco do assunto do post, foi mal q* CARA, TÁ QUASE ACABANDO A TRADUÇÃO DE TOILET IN WONDERLAND Q Nunca joguei, mas apenas a ideia de uma nova tradução me anima, porque sou péssima em inglês q E... Se não me engano o jogo é sobre achar banheiros? Mds UHASHUASUAUSH

    ResponderExcluir
  12. Oi, L.C.,
    Me adiciona, vamo conversar ^^
    meu nick é babyblue no fb.

    ResponderExcluir
  13. parece assustador O.o

    olha o L.C ai de novo,todo animado por postar algo ^-^ ;3

    ResponderExcluir
  14. SATANÁSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS....
    '-------'

    ResponderExcluir