sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Zu

     Aloha, como vão? Sou o novo redator do Zero Corpse conhecido por L.C. e hoje trago um jogo inteiramente em português diferente do que vocês estão acostumados a ver aqui; sutil e tranquilo como um passeio no lago... Será?


     ZU foi o jogo vencedor do concurso "Make a Game, Win a Game", realizado em março de 2013 pelo site Projeto RPG Maker. A ideia do concurso era escolher o melhor jogo criado no RPG Maker VX Ace utilizando as limitações do Ace Lite (a versão demo do programa) e Cronus, desenvolvedor brasileiro com experiência a mais de 6 anos, conseguiu em apenas 30 dias criar uma experiência psicológica, misteriosa, envolvente e enigmática que rodeia os jogadores ao entrar no inóspito mundo de Zu.

     O enredo gira em torno de Allan, uma entidade aparentemente sem memória ou forma específica, que vaga por um mundo fora do comum, onde peças de mármore voam pelo céu, inimigos surgem em ataque inexplicavelmente e criaturas fazem jogos com sua mente. Durante o game, flashbacks vão sendo mostrados para esclarecer o passado de Allan e principais perguntas que não abandonam em momento algum os jogadores.



     Com elementos dos clássicos RPGs, Zu possui batalhas constantes no estilo de troca de turnos, algumas sendo possíveis de evitar e outras obrigatórias para progredir na história, habilidades desbloqueáveis, equipamentos que auxiliam Allan em sua jornada, e itens que recuperam vida ou servem como armas (e alguns ingredientes que podem ser combinados para a criação de poções). Porém, esses elementos não seguem os clichês dos clássicos RPGs: heróis e vilões predestinados a se odiarem, profecias ou algo do gênero. Cronus conseguiu cativar e inovar com uma simples história que possui fortes temas como ocultismo e depressão.

Feito por Eurritimia
     Sabe-se que gráficos não são essenciais, mas é impossível não parar durante algum puzzle para admirar a bela estética de Zu. Devoramos com nossos olhos todas as cores e detalhes de cada cenário, um nos deixando mais encantados do que outro. Efeitos de iluminação, névoa, o primeiro plano e o fundo sempre em conjunto, são apenas as mais supérfluas das belezas que Cronus trabalhou em seu jogo.


      A trilha sonora, como uma peça de um quebra-cabeça, fora tão bem planejada que se encaixa perfeitamente com as outras peças de cada momento, desde as partes mais tranquilas às mais enérgicas, cada música as acompanha sem irritar. [Nota 1]
     Apesar de todas essas funcionalidades, o mistério incognoscível  por trás do brilhante enredo é o que não faz o jogador querer abandonar Allan durante sua aventura. Somos puxados pela curiosidade de saber qual será o rumo que essa jornada tomará e qual foi o rumo inicial que levou a ela.

 [Nota 2]

     Infelizmente, como nem tudo são flores, Zu contém poucos pontos negativos relevantes, mas ainda assim, contém. As batalhas com os chefes ficam cada vez mais difíceis para os jogadores casuais. Estes, também podem ficar perdidos em meio a tantos elementos dos RPGs tradicionais citados acima, mas com o tempo se acostumam facilmente e aproveitam o que Cronus deixou de melhor para oferecer.


     A grande sacada de Zu é a imersão do jogador em Allan. Os personagens, cenários, músicas, tudo contribui para ficarmos tão confusos ou estupefatos como Allan em determinada situação.
     Concluindo, ZU não é um jogo de terror, não possui perseguições e o único susto que você levará será quando um adversário escondido decide batalhar em algum momento aleatório em que o jogador passa pelo mapa, mas, como já dito anteriormente, há como impedir tais surpresas. Sua duração mínima é de 40 minutos e a máxima é de algumas poucas horas. ZU poderia ser melhor descrito como do gênero fantasia. Uma aventura que encanta, surpreende e te faz querer mais.           

É recomendado assistir esse trailer com a qualidade mais alta (480p).

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Controles:
  • Teclas direcionais do teclado: movimentam Allan e o cursor.
  •  Shift:  faz Allan correr.
  •  Tecla X: aciona a Caixa, que contem o menu; cancela ações.
  •  Tecla Z: interage com o cenário e personagens; confirma ações.
  •   Tecla S: quando nos mapas, aciona a Lira da Lamentação (se tiver sido adquirida); quando na Caixa, abre o Livro. 
TODOS OS COMANDOS POR LETRAS SÃO ENSINADOS AO INICIAR O GAME.

[Nota 1]: Há praticamente uma música para cada mapa do jogo, e algumas são tão suaves que me fizeram parar de jogar para ficar aproveitando a sonoplastia enquanto admirava a estética do mesmo mapa.
[Nota 2]: Este lago, apesar de inovador, é de longe a parte mais irritante. Inicialmente você fica admirado por poder velejar nesse mundo surreal, mas após alguns passeios se torna complicado. Sabe aqueles fantasmas em Corpse Party que ficam te empurrando para os lados que você não quer ir? É assim que funciona o vento desse maldito lago. Mas, após explorar completamente a área do lago, e fizer nela tudo o que for necessário, você está livre deste peso nas costas que é navegar com vento. Apesar de incomodar por um momento, não chega a ser um "contra" do jogo já que foi intencionalmente planejado com maestria por Cronus (com o tempo você aprende em que determinada área do lago o vento te soprará e, de caça, você se torna caçador).

KBGHOwB.png
Feito por Mercia

Sobre mim: gosto de conversar sobre livros, filmes, animes e, é claro, jogos de RPG Maker, Wolf e todas as engines em geral. Na verdade, eu simplesmente gosto de conversar. Responderei os comentários, então, não precisam ter vergonha de me perguntar algo!
Pelo fato de que a postagem ficou mais longa do que eu imaginava, não vou incluir um detonado aqui, mas quaisquer dúvidas fiquem a vontade para me perguntar nos comentários! Espero que aproveitem.

Batalha contra o primeiro Chefe de Zu, Ingo.

Deutsch Download (mediafire)

Não precisa de RTP para jogar. Don't need RTP to play. Keine Notwendigkeit, RTP




~L.C.

80 comentários:

  1. 1 PESSOA A VER ISSO *--*

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. n, eu sou homem, mas sou meio bipolar, e meus emoctions são as vezes exagerados :P e minha fotinha é aleatoria, de tempos em tempos mudo

      Excluir
    2. Oh, desculpe'
      Emoticons exagerados são os melhores (~°w°)~
      Ok, obrigado por comentar!

      Excluir
  3. Aquele ☾-~[Mais?]~-☽ me deu uma fome...
    Daora o post o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ''Tá chovendo hamburger'' in real life o.o
      Valeu, Den!

      Excluir
  4. Acho que é a primeira ou segunda vez que eu comento aqui no Zero Corpse.
    Seja bem-vindo, L.C.! Ótima postagem, parabéns. Espero ver mais sobre você em breve ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar e me receber tão bem :3
      Espero ver mais sobre você aqui também, vou te dar mais ótimas postagens!

      Excluir
  5. Gostei muito do post, esse jogo parecer ser perfeito, vou jogar!
    Esse (-~[Mais?]~-), nem sei o que dizer, fiquei com um pouco de nojo no começo depois comecei a pensar: Cara, que desperdicio, deem esses doces pra mim! Não joguem fora desse jeito!
    Seja bem-vindo L.C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, fico muito feliz! Exatamente, Cronus caprichou muito! Jogue e depois vem dizer o que você achou ^^
      E sobre o mais: o cara deve ter realizado um sonho. QUEM não gostaria que chovesse comida? Mas não sei se valeu a pena o desperdício, poderia chover vergonha na cara dele, porque eu seria egoísta a ponto de em vez de gravar o vídeo, comer tudo sozinho também OuO
      E obrigado pelas palavras.

      Excluir
    2. Nossa esse jogo é perfeito! Terminei agora, me enrrolei um pouco (ou muito) em algumas partes, mas terminei e estou muito apaixonada por ele. Esse jogo tem mais finais ou é apenas um? Valeu por trazer esse jogo lindo e épico para nós! :3

      Excluir
    3. Que bom que gostou de Zu! :3
      Eu te entendo (você terminou mais rápido do que eu quando joguei, fiquei muito enrolado também), e é tão tocante que eu nem sei o que dizer exceto vantagens sobre ele, por isso quis que minha primeira postagem aqui no ZC fosse exclusivamente sobre esse jogo. Inclusive, ele só é de um único final.
      Agradeço pelos elogios e só aguarde que trarei muitos outros jogos maravilhosos para vocês.

      Excluir
  6. "não possui perseguições" + gráficos bons

    VOCE SALVOU A MINHA VIDA, OBRIGADO EU NECESSITAVA DISSO

    ResponderExcluir
  7. L.C VLw por ttraduzir esse jogo tem tempo que eu nao jogo um rpg marker em pt vlw mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, eu só fiz a postagem, o criador é brasileiro!
      Espero que você goste. Qualquer coisa, é só comentar.

      Excluir
  8. "Responderei todos os comentários, então, não precisam ter vergonha de me perguntar algo!" Desafio aceito, meu chapa. -qqqqqqqqqqqqq

    CERTO, CARA. Você gosta de que livros?
    E filmes?
    E animes?
    E jogos?
    E blogs?
    E tumblrs?
    E páginas do fb?
    E animais?
    E cores?
    E mangás?
    E nomes?
    E músicas?

    Agora vai ter que responder tudo e -nnnnnnnn USAUHASUHASHUASUHHUAS
    Olá, moço o/ Daww, não posso ver o Mais, nem ouso entrar no youtube com net ruim qqqqqqqqqqqqqqqqq

    Enfim, bem vindo e wow, eu adoro posts grandes <3 Parece ser legal, embora eu prefira o tema horror mesmo. Uma amiga minha já baixou e falou que é difícil pacarai, já eu não sei UAEHAEUHEAUAEHAEUH Baixei One Shot recentemente, mas como meu inglês é uma droga, Niko não durou nem 20 minutos e já morreu porque eu fechei o jogo *empacada*, tuts tuts

    De qualquer forma, não comento muito mas sempre leio os postes, então tô surgindo ultimamente pra encher vocês vez ou outra :V

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, era exatamente isso que eu queria dizer com não ter vergonha de perguntar. Bom, já que você leu o post todo, quero ver se vai conseguir ler esse comentário inteiro também -q

      LIVROS: eu gosto daqueles em que algo trágico ou terrível acontece e a trama gira em torno do personagem convivendo ou tentando resolver esse fato (acho que o nome desse gênero é Drama) e também curto romances policiais.
      FILMES: eu tenho alguma filosofia de vida que me deixa apaixonado por filmes protagonizados por crianças -q (acho que porque crianças possuem duas coisas incríveis: criatividade e a infância, o que torna quase todo filme que gira em torno de crianças agradável) A invenção de Hugo Cabret, Jumanji e Ponte para Terabitia são meus preferidos.
      ANIMES: eu gosto de todo anime que assisto :v e quando eu não gosto eu não assisto, então eu até esqueço dos que eu não gostei. Acho que os meus preferidos são os curtos, de 12 ou até 22 episódios, quando o anime é muito longo os roteiristas começam a enrolar a história toda (*cof* *cof* *one piece* *cof*). Se eu pudesse recomendar apenas 2, eu pediria pra todos que conheço assistirem BTOOOM! e Denpa Teki na Kanojo. (E o anime de Corpse Party também é fantástico, né? <3)
      JOGOS: Hm... Acho que eu gosto dos de terror em geral, ou os que tem uma história envolvente e sem clichês. E odeio FPS. Alguns até tem algo de inovador, mas em geral todos giram em torno da mesma coisa: matar pessoas. Os produtores nem se preocupam em melhorar a jogabilidade ou criar um mínimo de história ("Ah, nããão, vamos apenas melhorar os gráficos que é isso que vende")
      BLOGS: Zero Corpse, Zero Corpse e tem aquele outro lá que também é muito bom: Zero Corpse.
      TUMBLRS: eu não consigo decorar os nomes dos meus tumblrs preferidos pois, apesar de serem dezenas e de alguns mudarem a URL constantemente, eu só entro pra ver fanart. Quais você gosta?
      PÁGINAS DO FACEBOOK: eu rio horrores naquela do Ajuda Luciano e a Conselhos do Tio Ben é muito boa também /o/
      ANIMAIS: eu gosto muito de gatos, apesar de nunca ter tido um (ainda). Tenho um peixe que me odeia e já tive um canário (~~dica pra você que gosta de ouvir pássaros cantarem~~: compre um canário. Eles cantam O DIA TODO, é quase como um recital em casa -qqqqq).
      CORES: acho que desde que me entendo por gente, laranja é minha cor favorita. Pesquisei no Google e descobri que é a cor da criatividade, embora eu não acredite em ***significados das coisas*** (como dos nomes, horóscopo), acho interessante isso owo
      MANGÁS: não leio muitos... (Pra não dizer nenhum EHUEHUHASHYASG) mas comprei o Musume de Corpse Party que vi na banca esses dias e acompanho a HQ de The Walking Dead também, mas acho que é só ;-; (eu lia MUITOS mangás online, mas perdi o interesse por enquanto)
      NOMES: eu gosto dos nomes Sarah e Kevin, acho que eu darei um desses para um futuro peixe SE ELE NÃO ME ODIAR
      MÚSICAS: gosto de quaisquer estilos que NÃO TOQUEM DE MADRUGADA EM CARROS COM AMPLIFICADORES PERTO DE CASA

      Pronto, duvido agora você ler e responder tudo -NNN MUAHAHAHA
      Sei como é, solto fogos de artifício aqui quando minha net decide pegar bem. Obrigado pelo carinho e pelas boas-vindas, vou fazer mais posts grandes em breve!
      HWEUahuhweuhHUHASUHUEH, entendi. Mas fica tranquila que minha próxima postagem vai ser de um game de terror. E até eu terminá-la provavelmente alguma redatora já terá postado algo de terror pra vocês não sentirem falta <3 Se tiver sugestões pra posts que você gostaria de ver por aqui é só deixar um comentário que sempre tem alguém lendo e eu posso fazer algo sobre sua ideia, por que não? c:
      Valeu por comentar e por ter gostado da postagem! (E EU RESPONDI TODAS AS SUAS PERGUNTAS. DURMA COM ESSA.)

      Excluir
    2. Yepp, bem, digamos que eu não sou exatamente o tipo de pessoa mais tímida do mundo, então eu definitivamente não vou ter um pingo de vergonha na cara mesmo HU3 Nem mesmo pra perguntar qual é a cor das suas roupas íntimas (Ok. Não.)

      "Pronto, duvido agora você ler e responder tudo -NNN MUAHAHAHA " Cara, você não devia ter falado isso. Bitch please, eu leio tudo, desde pessoas inúteis falando coisas inúteis até livros de séries avançadas (mesmo sem entender nada) só pra enrolar na aula e -nnnnnnnnn E fazem bullem comigo ;A; Sempre que eu vou responder em algum do RPG onde você interpreta personagens, falam "lá vem bíblia" <3 Eu rio um monte lá *embora eu dê risada muito facilmente adodajsoakads* EAUHAEUEAHUAEHAEUH

      PÁÁÁÁSSAROS, EU TIVE UM PÁSSARO -Q Só que era um periquito. E ele nem era meu direito. Eu era pequena, e minha mãe que cuidava. E aquele bicho me odiava também, psé ;-; Ele me bicava, e depois aparece pássaro frito no almoço, E NINGUÉM SABE O PORQUÊ :v <--- (Leia isso como se fosse um aviso maléfico para os pássaros revolts do mundo) E eu QUASE ganhei um peixe uma vez ;-;

      Ah, laranja... Hmm, você me lembrou o Peeta agora q Eu gosto de preto mesmo :v E depois branco e vermelho ou azul <3 Normalmente tenho mais tendência para o azul do que para o vermelho, mas gosto mais do vermelho dependendo de onde ele será usado q

      Eu só acompanho Pandora Hearts ultimamente, que é meu mangá preferido, aliás -w-

      Kevin me lembra Ben 10 (É Ben mesmo? Pelo menos, acho que não se escreve "Bem" UEAHUAEHEUHAE "Bem, Bem, o que você fará hoje?"). E Sarah me lembra Os Legados de Lorien.

      Seres que "ostentam um som daora" saahcaram essa indireta aí -n Ou não, nunca se sabe :v

      E pronto, li tudo e respondi tudo q Bem, exceto as páginas do facebook, mas é porque eu não frequento muitas (e agora foi respondido) :v Eu vejo mais as sobre RPG Maker e animes mesmo q Ou sobre livros. E quanto a carinho, boas vindas e posts grandes: Insira um discurso louvável e inspirador sobre os meus agradecimentos aos seus agradecimentos (wat) aqui. Porque eu tô sem inspiração -Q
      Ah, de boas OuO Hey, uma dúvida breve: Foram apenas 2 redatores que entraram pro [risca]bando[/risca] povo do ZC ou mais? Se não puder responder, de boas q
      E quanto as sugestões, eu tinha uma antes, mas agora tô só brisando mesmo e sem nenhuma concreta <3
      E de nada, moço q Eu acho que gosto de todos os posts daqui, nunca vi nenhum que eu achasse chato ou maçante, falando de modo sincero.

      Dormirei. E vou sonhar com você sendo destroçado pelo seu peixe que magicamente criou asas (se o Peixonauta avoa, why o seu nau? ELE VAI AVUA PRO SOL E VIRAR PEIXE FRITO TUTS TUTS) enquanto se balança numa corda indo pra Terabitia. -nnnn

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH RESPONDI

      Excluir
    3. Cortaram uma parte do meu post aqui: "RPG onde você interpreta personagens, falam "lá vem bíblia" <3 Eu rio um monte lá *embora eu dê risada muito facilmente adodajsoak"

      É ISSO AÍ, COMPUTADOR. ;A; Droga, agora fiquei bolada qq

      Excluir
    4. "Sempre que eu vou responder em algum do RPG onde você interpreta personagens, falam "lá vem bíblia""
      PORQUE MAIS 200 LINHAS EM UM TURNO NÃO É NEM UM POUCO Q

      AH, EU TO INVADINDO O COMENT DOS OUTROS MESMO Q

      Agora, L.C., me abraça, porque eu amo BTOOOM e odeio FPS </3

      Excluir
    5. Kyu, 200 linhas não é bíblia :v E CALABOK OK QQ
      Rala, sua mandada e -nnnnnn

      E claro, vocês querem o quê? Vocês ficam um poste inteiro debatendo sobre os hentai no celular do Heinz e o shota do Johan e querem que eu faça o Joshua com um post de 2 linhas? u_____u Eu tive que responder um monte de peçoas e ainda colocar as divagações do Josh, poarr

      Ele nau vai te abraçar, enxergue isso, SENPAI NÃO VAI TE NOTAR E -OkNão

      Excluir
  9. Respostas
    1. Obrigado de verdade, espero trazer cada vez mais novidades para vocês c:

      Excluir
  10. Bem vindo ao blog!
    Parece legal esse jogo, vou baixá-lo ;p

    ResponderExcluir
  11. bem-vindo ao blog! e esse jogo me chamou a atenção, que vontade de jogar! NÃO CONSIGO RESISTIR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu (:
      Eu sei que essa vontade é mais forte que você! Não resista, jogue!

      Excluir
    2. baixei e comecei a jogar, como Zangado dos jogos do Maker esse jogo tá maravilhoso.

      Excluir
  12. Hum... Sabe quando você tem certeza de que vai ficar um bom tempo jogando isso? Meu único receio e me perder muito com ele e.e

    Enfim, parece um ótimo jogo (apesar de que eu prefiro o gênero terror) e pretendo me dedicar a ele em breve...

    Bônus: Belo post. Não ficou tão curto, como geralmente, e isso é muito bom... Posts longos são os melhores em matar o tédio ><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe aquele ditado "quem tá na chuva é pra se molhar"? Então, "quem tá no Zero Corpse é pra ficar um bom tempo jogando" pode ser o ditado do blog facilmente :v

      Fique tranquilo(a) que meus próximos posts serão de jogos de terror (já estou escrevendo), esse foi apenas para me apresentar e mostrar um bom jogo em português, dar uma diferenciada no conteúdo e saber o que vocês achariam. Se houver algum jogo que você gostaria de ver aqui no blog, sinta-se a vontade para me sugerir.

      E obrigado pelas palavras! O post só não ficou maior porque eu decidi falar o básico do jogo sem enrolar, e ainda assim não ficou curta por ter muito do que se falar de Zu. Mas não se force a jogar algo que você não quer.

      Espero que goste de mim ^^

      Excluir
    2. Hahahah Sem sombra de dúvidas daria um excelente ditado...

      Opa, terror é sempre bem vindo por todos aqui (pq será?).
      Para falar a verdade, ultimamente fiquei curioso sobre Mirror Lied... Então, está ai a sugestão e.e

      Nah, sou uma pessoa que sempre depende de um empurrãozinho meio forçado (O tédio é sempre uma voadora perfeita) para criar vontade. Então é certeza de que logo irei me entreter muito com o jogo. De qualquer forma, um projeto brasileiro tão bem feito merece devido respeito, né? ^~^

      Bom, é isso...
      E poxa, você realmente respondeu até mesmo os mais tagarelas (Não vou citar nomes mas está a alguns comentários acima :v) hahahahha

      Agradeço a atenção.

      Excluir
  13. B-e-m-V-i-n-d-o, L.C.
    A postagem está boa, parabéns, eu acho.

    Seja um bom alface.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obRigado, mistEriosa PessOa no anonimato, taLvez, acHO que serei.

      Excluir
  14. >..< poderiam me passar pra download sem estar em .Rar?
    E Bem Vindo, L.C *u*

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. moço só tem 1 final ?
    Bem Vindo :3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, só um. O que achou dele?
      Obrigado ^u^

      Excluir
    2. eu achei bom até , mas é como se tivesse faltando final -qq ><

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  18. Eu tentei jogar esse jogo a tempos, só q droppei em uma parte q n sabia o q fazer, creio q precisava da Lira da lamentação só q não sei como conseguir, e nem acho detonado do jogo.. triste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é fácil ficar confuso em Zu, por isso para conseguir a Lira da Lamentação [referência a Zelda?] você precisa derrotar o boss do lago (aquele ruivo que fica adormecido no meio do mapa). Porém, para acordá-lo, você deve derrotar os 4 Siren que estão espalhados pelo mapa do lago (representados por pequenas esferas brilhantes no meio da água isoladas do resto do cenário [referência a Dragon Ball?]).
      Após derrotá-los, seu som acordará o boss do lago, Ingo, que tem que ser enfrentado por você e perder para te dar a Lira da Lamentação! Então você concluiu a área do lago.

      Espero ter ajudado e estarei aqui para quaisquer demais dúvidas.

      Excluir
    2. Nossa, depois dessa vou jogar de novo, mt obg, deviam ter feito um detonado desse jogo, afinal ele é muito famoso, obg dnv o3o

      Excluir
    3. ei The L.C. pode me dizer onde por a cabeça que se ganha depois de derrotar o lotus?

      Excluir
  19. Mei(Kanako,L.C,Hana,Derius, ou Darius foi mal...etc,nao sei o nome de todos) Oque vc faz no jogo .flow,tipo é igual yume nikki so q eu n tenho a opção d acordar e eu to preso no mundo dos sonhos,entao oq eu faço pq eu explorei os 4 mundos e n sei oq fazer,se vcs puderem me ajudar vlw ai

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. eu to parada na parte do Toya e não sei onde acho/como faço o tonico lá, socorro

    ResponderExcluir
  22. haam... Cara, a quanto tempo eu não venho aqui, lembro que quando cheguei aqui o site ainda nem tinha gadget de seguidores. De qualquer forma é bom ver outras pessoas interessadas a ajudar no projeto que a Mei começou, ah, e seja bem-vindo, ٩(๑•◡-๑)۶.

    Sobre o jogo é meio difícil pra mim ficar interessada já que você disse que tinha batalhas (você disse que tinha batalhas, né? Céus, estou ficando louca?), mas, também percebi que o jogo não é de terror, então acho que dá pra relevar isso e talvez eu jogue, fiquei muito animada quando você disse "...fortes temas como ocultismo e depressão." e nossa, estou parecendo uma psicopata falando assim, não sei nada sobre ocultismo ou depressão, mas, desde que seja ficção eu fico animada quando ouço sobre. Escrevi demais(・ρ・)ノ ah e mais uma vez, bem-vindo <(^_^<)~~.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, obrigado pelas palavras. Fico muito feliz em ver que há pessoas que acompanham o blog há tanto e são a favor de novos membros na equipe. Afinal, o Zero Corpse é muito mais do que apenas o blog ou o que postam nele. Somos leitores, tradutores, redatores, fãs e amigos, juntos como uma grande família, é sempre é bom ver o quanto nossa união é mútua e forte. Nada disso seria capaz sem pessoas como você, que nos encorajam com comentários assim ◕‿◕

      Sobre o jogo, você está certa em relação a batalhas. 90% do jogo é composto de batalhas, e quem foge desse elemento em RPGs de certo não gostará nada sem dar uma segunda chance.
      E quando eu disse sobre ocultismo e depressão, é bom ressaltar que essa é a essência de Zu: diferente dos outros RPGs de fantasia, ele tem temas dos RPGs de terror, e é em torno disso que gira todo o enredo. Já que você está indecisa em relação a instalar ou não, eu vou dar um curto resumo da história aqui para você (algo que eu não pude fazer no post lá em cima porque senão seria considerado spoiler):

      "O enredo gira em torno do jovem Allan, que invoca uma entidade sobrenatural conhecida simplesmente como Zu [por motivos inicialmente desconhecidos]. O protagonista submete-se ao desafio de viajar por um mundo formado por lembranças da criatura mágica, sendo obrigado, durante o caminho, a interagir com outros seres igualmente bizarros e assustadores." - [retirei do baixaki]

      Também acho interessante assuntos como ocultismo e depressão nesses tipos de jogos (The Crooked Man <3). E não tem problema algum em escrever demais, além de eu gostar de ler, minhas respostas sempre serão maiores 'u'

      Excluir
  23. Alguém pode traduzir as versões atualizadas de LiEat, LiEat II e Misao?

    ResponderExcluir
  24. n consigo passar a parte da charada
    so ruim mesmo

    ResponderExcluir
  25. *suspiro pesado de felicidade* esse jogo.... é tão lindo.... tão beautiful.... tão.......... lindo²..... tenho nem palavras <3
    vou jogar com certeza, aliás L.C., amei seu post, usou muito bem as suas palavras, foram muito formais! continue assim, agora eu amo vocês até a flor da pele, seus lindos <3

    esse jogo com certeza eu vou viciar aushuahsuahus (será? talvez nem tanto)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei alguém que entende meus sentimentos por esse jogo <3
      Muito obrigado mesmo pelo seu comentário! Você não faz ideia de como me fez feliz lendo isso 'u'
      E, para o caso de você se viciar em Zu, eu te passo o endereço do centro de reabilitação em que eu to me tratando para sair desse vício também.

      Excluir
  26. Olá no meu pc o jogo está super lento me ajudem por favor obrigada :3

    ResponderExcluir
  27. Alguém me acode! Comecei a jogar Zu! e estou presa, o que tem que fazer com a cabeça que você consegue depois de derrotar aquele monstro que tem na flor rosa?

    ResponderExcluir
  28. SEU PORTUGUÊS É TÃO LINDO E SEU VOCABULÁRIO É TÃO EVOLUÍDO QUE ME DEU VONTADE DE JOGAR ZU! -QQ.

    ResponderExcluir
  29. PLEASE me digam como zerar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! nao consigo passar da parte em que eu consigo aquela arpa com o troy ! o que eu faço ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após conseguir a Lira da Lamentação, se não me engano, você precisa ficar sobre aquelas marcas no chão frente à árvore e tocar a harpa, depois procure por todos os mapas por outras marcas no chão e toque pra abrir novas portas. Existe um puzzle com as estátuas que se torna disponível após derrotar o Troy, então tente falar com elas pra ver se algo mudou.

      Pra ver o livro de músicas da Lira da Lamentação, abra a caixa apertando X e, então, aperte S.

      Excluir
  30. (acho que meu outro comentário não enviou :v ) ok,de novo: (primeira vez comentando,e talvez a ultima :v [não comento,mas adoro o blog] ) gente,sempre que abro o jogo,aparece: "RGSS301.dll não encontrado" oq eu faço?

    ResponderExcluir
  31. HELP
    eu to amando o jogo, mas cansei de ficar andando sem rumo para achar um meio de abrir as portas.

    ResponderExcluir
  32. Quero saber o nome do musica do lago AAAAAA

    ResponderExcluir
  33. Zoado perguntar isso mas alguém por ventura saberia como ir pra floresta depois da parte do mano TOYA

    ResponderExcluir