quarta-feira, 9 de abril de 2014

The God of Crawling Eyes

       Um game curto para descontrair não custa, não é?


       The God of Crawling Eyes (O Deus dos olhos Rastejantes – tradução livre) é um jogo de RPG Maker de curta duração criado por Housekeeping no RPG Maker VX.

       Nele, controlamos Max, um jovem que só enxerga o mundo em preto e branco, e ainda tem receio sobre os efeitos do remédio que ele está tomando para com o tempo enxergar as cores.

       Todo o enredo se passa dentro da escola dele, que de acordo com seu melhor amigo Chase – um fã de filmes de terror – esconde certos mistérios tenebrosos. Também é deixado claro no início que Max gosta de uma garota chamada Lily.

       Após uma progressão repentina no tratamento dele, Max passa a enxergar a cor vermelha. Mas é justamente quando um assassinato repentino acontece, restando apenas Lily, Chase e Max. E agora, você tentará descobrir a verdade sobre a escola.


       O Jogo tanto em termos de roteiro quanto em imagem não tem nada de relevante. Formatação simples, e gráficos convencionais do próprio RPG Maker VX. Isso é em parte culpa da própria engine, que é MUITO limitada se compararmos com sua versão posterior – ou melhorada, nesse ponto de vista: O RPG Maker VX Ace.

       Entretanto, no que falta em categorias convencionais, sobra na genialidade do uso de sistemas.

       Basicamente, existem 4 finais que dependem da resposta que você for dar para Chase e Lily na fase introdutória, e com quem você irá seguir a fase final. E cada final abre uma sala distinta e/ou te dá alguma vantagem para a próxima jogada. Isso aliado aos puzzles simples de se fazer, meio que te cativam a ver até onde você pode ir com Max. Fora que você só pode salvar em determinados momentos, o que na primeira vez dá uma tensão, acredite.

       O único ponto realmente negativo é que não tinha necessidade do protagonista ter essa condição, sério. Ao meu ver foi uma desculpa para se “fazer um jogo preto e branco (mais simples) e salientar o vermelho por causa do sangue e elementos de terror”.

       Deixo aqui umas dicas pros 4 finais, afinal, eu mesma me enrolei em certas partes. Afinal eu sou uma lerda.

Final bom com o Chase: Dê respostas de cunho positivo para ele, e siga-o no momento final.
Final ruim com o Chase: Dê respostas de cunho negativo para ele, e siga-o no momento final.
Final bom com a Lily: Dê respostas vagas para ela e siga-a no momento final.
Final ruim com a Lily: Dê repostas que evidencie que você gosta dela e siga-a no momento final.

P.S.: Recomendo primeiro o final bom com o Chase. O item que se ganha com ele é muito útil. Você entenderá o porquê depois. Aliás, a sala que ele desbloqueia também é legal haha.

       Você deve estar se perguntando “Neil, mas por que você nos trouxe um jogo tão simples?” Porque faz tempo que não posto e nem sempre você está com saco para um jogo complexo até a alma, quer apenas algo para passar o tempo. Então esse jogo é perfeito para esses momentos. Leve, dinâmico e tenho certeza que algum final vai te surpreender. E se não for isso, vai ser algum outro elemento desbloqueável/evento dentro do jogo.



- Neil

33 comentários:

  1. Hoje nem a net nem o blogger querem me dar uma mãozinha ;-;
    Depois eu tenho ajeitar os errinhos de formatação, desculpe povo ><

    ResponderExcluir
  2. Neil, exatamente o que eu queria, com tantas provas eu estava em abstinência de jogos, já que não posso dar tanta atenção TT_TT.
    Eu achei estranho tudo em preto e branco, dá uma sensação de estar jogando algo feito no paint, mas é interessante, a história parece ser boa e eu adorei :3
    Estou no começo ainda, mas me interessou, apesar de eu me cansar com jogos em inglês -_-, mas aí é culpa da minha preguiça hehe'.
    Agradeço pelo jogo Neil.
    Até ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei como é que é. De vez em quando algo complexo mais cansa que fascina. Isso é porque sua mente tá focada em outra coisa, e NÃO tem como você parar e processar algo com o cérebro carregado.

      Espero que tenha gostado. Eu achei bem simpático :3

      Tenho muitos jogos ainda para postar, vocês verão o/ q

      Excluir
  3. Interessante! Vejo que ele usou alguns recursos próprios, mas usou o face maker para as faces (Duh.) e usou personagens próprios do Character Generator do VX Ace, não que isso seja um problema, fico surpresa de ele ter usado na verdade, muitas pessoas parecem ter algo contra esses recursos "tradicionais", é bom ver algo assim... Alem de que essa sacada de preto e branco ficou bem legal, apesar de não ter a necessidade como você disse, deu um outro 'ar' ao jogo. Ele usou muito bem recursos básicos que tem pela 'internetz', vou dar uma checada! Obrigada pela indicação, Neil! Mais um joguinho pra lista ehehe XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é tanta coisa simples que deu uma mistura legal LQJWEQE Nada, eu que agradeço por comentar.

      Excluir
  4. n tenho problema em jogar inglês, vou jogar :) parece interessante

    ResponderExcluir
  5. Neil, a quanto tempo ^^

    Sim sim, qualquer jogo de Rpg Maker de terror para mim é muitíssimo bem vindo, e, até agora so gostei de um que nao fosse de terror, siiim o queridissimo To the Moon que a senhorita fez favor de nos agraciar fazendo uma postagem sobre ele no blog hehe.

    Vou baixar agora mesmo esse o Misao em PT e jogar -*---*-

    Ah, eu achei legal a ideia de ele nao poder ver cores, pois assim fica mais evidente o vermelho, o sangue, e claro contribui para o coitado ficar mais traumatizado , pois imagina só, ele não vê cores desde que se entende por gente, e a primeira cor que ele começa a enxergar é o vermelho, o pobre coitado se envolve numa trama de terror com sangue/vermelho para todo lado ou seja, a primeira experiencia dele com cores, deixa de ser uma coisa boa para aterrorizante pois toda vez que ele ver a cor vermelha, significara mais um amigo morto.
    Hehe mas essa e a opniao de quem ainda nao jogou ^^ assim que terminar venho aqui contar minha experiencia com o game, se não for muito incomodo o//

    Obrigada pelo jogo novo ^^
    Bjns :]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto tempo mesmo. E fico lisonjeada assim, Gott.

      Mas enfim, inicialmente é bem legal, uma premissa ótima para o personagem. Mas infelizmente isso não é explorado. O único efeito que ter vermelho no jogo realmente fez sentido foi depois de mexer no ar condicionado. O clima da sala que você entra fica bem interessante depois disso.

      Nada, espero que goste ;3;

      Excluir
    2. o/// Bem quando é assim nao há muito o que se fazer, ai foi erro do criador, uma vez que ele poderia explorar essa "doença" do protagonista ^^.

      Bem, vou ter que jogar o jogo (??) para ter uma análise mais a fundo hehe , então até lá Niel o//
      Bjns :]

      Ps.: tem que se sentir lisonjeada mesmo, pra nos fazer chorar com um jogo, um jogo de RPG maker o//

      Excluir
    3. É, é. Só jogando mesmo para analisar. Mas espero que goste da dinâmica dele xD

      Excluir
  6. Vocês vão traduzir o Mogeko Castle ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que sim o_o, mas não sou eu que cuido das traduções. Então é só ficar no aguardo ^^"

      Excluir
  7. Respostas
    1. É uma das traduções que Denius está cuidando. Mas não é tão simples por ser em outra engine. Tudo que podemos fazer é esperar progressos.

      Acredite, eu estou tão ansiosa com isso quanto você xD

      Excluir
  8. Neeeeeeeeeeeil, mim helpa D:
    Eu tenho que fazer a bandeira grudar no cano, mas não sei o que tem que fazer. Se eu molho ela o bicho me manda pra dentro do espelho. O que eu faço ;n; ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um dos "eventos" do jogo. É aleatório.
      Aliás, era pensando nesse evento que citei o "/evento" eu fique num momento de tensão com aquilo, porque não imaginava o Game Over haha!

      Excluir
  9. gente vcs não podem esquecer o the crooked man aquele jogo além de ser um dos melhores, o final foi lindo e épico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se esquecer como? o.o

      Se falar em fazer postagem, tem ele aqui sim
      (http://zero-corpse.blogspot.com.br/2013/03/horror-game-crooked-man.html)

      Agora se for tradução... Aí já não é comigo ó_o Mas ouvi em algun lugar que tinha um grupo traduzindo :~

      Excluir
  10. Esses jogos apenas em Inglês T-T... Morro de curiosidade.. Mas acho que vale à pena jogar esse e.e

    * EU VOLTEI A ACOMPANHAR O BLOG .-. JURO QUE NÃO PARO MAIS e.e*

    Adorei a postagem ><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem xD Não tem problema deixar de acompanhar ^^" Às vezes não dá ne, mas sempre que der xDD

      Obrigada, e espero que tenha gostado do jogo ></

      Excluir
  11. a versão inglês do the crooked man baixei aqui, acompanho blog desde que começou Neil, tava falando da tradução!!! o blog na minha opinião é o melhor, o pessoal é legal e atencioso, tipo já traduziram muitos games, eu agradeço muito, muitos clássicos já foram traduzidos, mas sempre tá faltando o the crooked man, aquele jogo é lindo!!!

    ResponderExcluir
  12. Mei traduz A Bird Story, é do mesmo criador de To the Moon, adoro muito o seu site, e eu o considero o melhor. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. .................. Wait
      Saiu o "A Bird Story"? o_o *Vai lá ver* Não. Cara, não tem como traduzir o que nem saiu õ_o

      Excluir
  13. Pessoal, vocês tem que entender que a gente tenta traduzir o que vocês querem, mas não é assim. Dá trabalho e tira tempo. Sobre os pedidos de the crooked man, já tem alguém traduzindo, parem de cobrar/pedir que isso enche o saco. Crooked é hiper famoso e é óbvio que mil pessoas iguais a vocês já nos pediram. O Denius e eu ficamos com ódio das cobranças que Misao e Alice Mare nos trouxeram, então entendam que isso tira o estimulo do tradutor. Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. ei, o que vcs acham de começarem a traduzir algum visual novel? eu acho que muita gente iria gostar. :D

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. ei pessoal da zc sei q vc não são uma pag de creepypasta mais eu acho q se vcs traduzirem o manga Blue Pact la do devianART ia ser uma coisa boa acho eu ^^ e só uma opinião

    ResponderExcluir
  17. espero que o corpse party de psp ñ seja traduzido do inglês.

    ResponderExcluir
  18. eu vi esse jogo, e fiquei meio abismado por tudo ser preto e branco, e ele poder ver vermelho! mas legal!

    ResponderExcluir
  19. (primeira vez comentando aqui no blog, mas já acessava ele a um tempão)
    adorei o jogo. apesar de ser bem simples e curtinho, a história é bem legal.
    e um final é mais surpreendente que o outro.
    gostei quando ganhei as galochas e pude passar pelo lodo preto e ver o que tinha lá. XD fiquei morrendo de curiosidade de saber o que tinha no banheiro das meninas. :X

    ResponderExcluir
  20. 👉🏾👈🏾🫰🏾🤙🏾🖕🏾🖕🏾🖕🏾🖕🏾🖕🏾🖕🏾🖕🏾🖕🏾🖕🏾🖕🏾🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼

    ResponderExcluir