segunda-feira, 16 de setembro de 2013

OFF (Nova Postadora, também!)

       Boa tarde, sou a nova postadora do Zero Corpse. Aqui, atenderei por Neil. Assim como vocês, sou uma grande fã dos RPG Makers, independente de seu gênero ou engine. Sei um pouco de alemão, gosto muito de História, tenho fascínio pelo tempo e... Gosto de comida em geral. Pois é. Não tenham medo de me caçar nas redes sociais alheias, eu deixo! Eu não mordo... Muito.

      Mas para não poluir a postagem, vamos logo a parte que interessa, trouxe uma pequena postagem sobre OFF para vocês.


       OFF é um game criado pelo belga Mortis Ghost ― dentro da equipe Unproductive Fun Time ― no RPG Maker 2003, que diferentemente dos jogos de RPG Makers habituais que encontramos, foi feito originalmente em francês. Há bastantes lutas até, e um pouco de resoluções de puzzles. Pode ser considerado psicológico por sua ambientação e final.


       Você controla o “The Batter” que desde o início deixa claro seu objetivo: Purificar o mundo em que ele vive ― divido em quatro zonas ―, dos espectros (geralmente fantasmas com aspecto infantil. Mas você pode encontrar seres bizarros e até uma baleia). E a cada mundo que você visita, vai sendo explicados as singularidades deste universo, contando ainda com a ajuda de alguns personagens nesse entendimento. Além disso, nas lutas, você também conta com a ajuda de três aros que vai obtendo nas zonas chamados Add-ons.

Batalha na Zona 2, com dois Add-ons
       No que se refere a batalhas, além dos espectros, cada zona apresenta seu próprio chefe, que indicam que o culpado para esse mundo corrompido é a rainha, te levando a enfrentá-la no The Room. Entretanto, as lutas são razoavelmente fáceis de vencer se saber usar as habilidades do The Batter e dos Add-ons.

       O jogo de fato tem um ar monótono e nonsense, em parte pelo mapeamento e design simples ― o que pode a vir sim a ser algo negativo ―, mas conforme vai avançando, você começa a discretamente notar do que realmente o roteiro se trata ― em especial no The Room, onde tudo enfim é encaixado.


       E em minha opinião, é um final surpreendente e que só enriquece esse jogo surreal, geralmente recomendado para quem gosta de Yume Nikki, pelos motivos citados anteriormente, além de também ser repletos de teorias.

       Outro ponto positivo digno de destaque é a trilha sonora, que ajuda a compor a ideia de “mundo surreal”. Feito por Alias Conrad Coldwood, é um dos itens mais bem comentados do game, e com razão, pois fora bem planejada para cada momento.

  • Personagens:


       Além de você mesmo contar com uma participação no início e outra no final, OFF possui uma boa quantidade de personagens, sendo mais comum os Elsens, supostos moradores das Zonas.


The Batter ― O Protagonista e personagem jogável, com o objetivo de purificar as zonas. É tão concentrado nesse objetivo, que chega a ser uma obsessão claramente mostrada inclusive em diálogos. Seu design, tanto de roupas, quanto em ataques, é inspirado nos batedores dos jogos de Beisebol.

The Judge ― Um gato, NPC que inicialmente te auxilia nos tutoriais, depois te dando uma ajuda ou outra nos puzzles. Tem um irmão chamado Valerie. Parece ser inspirado no gato Cheshire, do conto Alice no País das Maravilhas.

Zacharie ― Um homem que dependendo da máscara que usa, apresenta funções diferentes: Com máscara de sapo, ele te vende itens. Com a de gato, ele te ajuda nos puzzles, tal como Judge.

Dedan ― Primeiro chefe que você enfrenta, na Zona 1.

Japhet ― Chefe da Zona 2, possui três formas.

Enoch ― Chefe da Zona 3, é preciso fugir da primeira batalha, para dar sequência a uma perseguição, que acabará o cansando um pouco, facilitando a batalha. Isto porque, o HP dele na primeira vez é de 999999.

A Rainha (Vader Eloha) ― Chefa do The Room, conta com Add-ons, tal como The Batter.

Hugo ― Uma criança que, apesar de não parecer, tem uma relevância no roteiro. Ele aparece numa cutscene depois que você derrota um dos chefes, e também no final do The Room.

Add-ons ― Três aros que ajudam Batter nas batalhas, e levam o nome de Alpha, Ômega e Epsilon.

Elsens ― NPCs aleatórios, moradores e trabalhadores das zonas.

Sugar ― Chefe secreta do game, encontrada na zona 0 purificada. Para vê-la, é necessário ter os outros itens “elementais”, obtido nas outras zonas purificadas. Esses itens podem ser trocados por Zacharie no final ou pela carta de Áries, que te permite acesso a fim secreto (o game em si te disponibiliza dois) ou a arma mais poderosa do game, a Ashley Bat para o The Batter. É recomendável ter um nível alto para combatê-la.
...

       Espero que vocês tenham gostado da postagem (A qual propositalmente deixei de dar mais detalhes para não ocorrer muitos spoilers) e que eu me dê bem com vocês. Facesets foram tiradas da Wikia, enquanto os prints foi por minha conta e aqui a imagem da capa. 

(Caso tenha problemas com a fonte, instalar as que veio na pasta em separado)

Tradução em Português por Goma

*~ + + Mais? (~ºuº)~ + + ~*

- Neil

50 comentários:

  1. OMG BEM VINDA *-*. Cara eu amei a música desse jogo, você se sente no campo de batalha mesmo, também achei que combino muito com o Judge afinal amo Alice no país das maravilhas e fico me perguntando se não daria um ótimo jogo de RPG Maker. Suas postagens são muito bem feitas, parabéns. Fiquei curiosa para saber de onde vem a idéia do nome Neil...Tipo, é um personagem ou algo do gênero? O.O #A curiosidade matou o gato e foi assim que eu peguei um trauma de infância :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, muito Obrigada! xD Sim, existem umas OSTs que são bem tensas, outras que, por não ter que ser importante no momento, remete a coisas simples (Como Clockwork, que você tem a impressão de estar em escritório, que é justamente o que acontece no mapa).

      Novamente obrigada! Eu fiquei um bom tempo fazendo, para não errar nada >_<

      Neil vem do personagem Neil Watts, do game To the Moon. Ele é muito legal <3

      Excluir
    2. Cara eu vi seus outros blogs, você realmente nasceu para isso u-u
      Esse personagem eu já ouvi falar e acho que vocês poderiam fazer uma postagem sobre o jogo To the Moon. Sempre quis saber mais sobre ele, mas não acho em lugar nenhum
      :3

      Excluir
    3. Ah, não é que nasci para isso... Eu comecei como uma noob cheio de erros, e fui melhorando conforme o tempo. Algo que todo mundo pode fazer :3

      Está nos nossos planos! Inclusive estava no da Mei também xD

      E entendo que seja escassa as informações de To the Moon, pois ele é pago e nem todo mundo está disposto a desembolsar pro volta de 10 dólares por um jogo de RPG Maker. Fora que qualquer informação fora do básico é quase um spoiler. Mas eu farei uma postagem sobre To the Moon sim! xD

      Excluir
  2. Respostas
    1. Muito Obrigada Kanako! :3 Eu também sou canhota xD Levamos uma vida sofrida, não? :/ q

      Excluir
  3. Seja bem vinda ^^
    Bem interessante você ter conhecimentos de alemão, incrementará mais ainda o blog, o fará mais amplo e vasto.
    Boa escolha, Mei ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim. Embora eu não manje de traduções, sempre há um game traduzido pro inglês que ora ou outra o tradutor esquece de traduzir, ou os próprios "Read Me" que seriam úteis, mas que ninguém traduz -q

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigada Garry ^^ Espero que esteja tudo de bom lá no Facebook.

      Excluir
  5. Finalmente alguem lembrou de OFF! O inicio do jogo é meio confuso e vc acha que a missão do protagonista é simples...simples até vc descobrir a verdade...Faltou falar que tem dois finais: Um verdadeiro e outro alternativo...e um especial que aparece com a a carta aries (muito LOL). Um bom jogo, mas tem que sacar de ingles pra entender bem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu fui na interpretação mesmo. E eu não queria dar detalhes sobre o final, pois teria que explicar mais sobre eles, e eu acho que sem passar pelo game inteiro, não teria o mesmo efeito. Mas eu as citei-as sim, na parte da Sugar.

      Muito LOL, mas sinceramente, me arrependi de criar expectativa sobre ele çwç"

      Obrigada por comentar!

      Excluir
  6. seja bem-vinda <33
    ah adoraria jogar esse jogo, já ouvi falar dele e até já vi algumas gameplays rapidinhas, a sua trilha sonora é realmente.... PERFEITA *//////* Eu super amo jogos que tenham esse tipo de trilha sonora... Mas infelizmente o meu inglês não é lá tão bom ;-; Enfim... Adorei a postagem, você escreve bem. */////* ~partiu te caçar nas redes sociais rçrç -q~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, olha só, não duvide muito que futuramente algum grupo venha a traduzir o game, visto a popularidade que ele anda ganhando aqui no Brasil.

      No entanto, eu ficarei no aguardo até a aparição dessa alma abençoada. -q

      Pode vir, não é tão simples (Ou é, a Mei me achou no tumblr e Twitter, tipo wat) mas eu vou adorar conversar com pessoas que gostem de RPG Maker <3 <3

      Excluir
  7. Olaa Bem vinda ao ZC :3.
    Sou a brunna ...mas aki pode me chamar de Kira :D

    hahaha'' acredita que quando passei o olho de relance pelo título da postagem achei que se tratava de uma postagem em "OFF", sem relação com rpg's?? o//.
    Infelizmente nao vou baixar o jogo :/ , detesto YN (e jogos inspirados nele...)mas algo que me faria baixa-lo foi o final que você comentou que é surpreendente....eu gosto de finais assim..XD
    mas fico com extrema preguiça em jogos com sistema de batalhas ...com armas e itens que devem ser usados nessas mesmas batalhas >.> , gosto de jogos com puzzles e "perseguições" em que é preciso fugir do inimigo e não enfrente-lo ( apesar de amar Resident Evil) hehehhe ~le covarde.

    Bem cuide bem de nós Neil,espero que possamos ser amigas >////<
    Ahhhposso te perguntar de onde você tirou esse nome pra lá d elegal?? -3- kukuku''
    Bo noite bjns :]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse lá em cima, veio de Neil Watts, personagem de To the Moon, outro game maravilhoso de RPG.

      Sou suspeita para falar, pois adoro o fandom de YN. Mas OFF é o que o cara de cima falou. Você não dá uma expectativa, mas o final é tipo "MASOQUECOMOASSIMTUDOFEZSENTIDONOW"

      Ah, eu também não curto lutas, mas como eu disse, essas aí são até simples, e é legal ver os fantasmas e criaturas que podem surgir. Há puzzles, alguns até trabalhados, mas nenhuma perseguição.

      Eu coloquei justamente essa comparação com YN para quem se sente desconfortável com surrealismo entender que OFF é algo bem bizarro.

      Entretanto, se quiser dar chance a ele, ficarei muito feliz ^^ Obrigada por comentar.

      Excluir
    2. whhaa' você responde bem rápido *3*
      sorry nao vi a citação sobre o nome de To The moon.. heheeh''eii mas nao foi esse jogo TTM que ganhou um prémio pela Estória??
      Hsahaha estou cercada por gente que ama YN :].
      TNendi..mas é que fico meio confusa com os "Poderes", tipo qual escolher...haha seilá muito complicado pra mim... Masse eu jogasse o jogo seria pelos puzzles e pelo final ...porque vou te dizer...fiquei curiosa!

      Sei sei , voce usou YN como comparativo para podermos avaliar o jogo no quesito surrealidade ^^.
      Ok me convenceu vou baixar...e ver o que rola...Mas já lhe digo:sou dificil de gotar de jogo iguais a esse >.<.

      Xau bjns :3

      Excluir
    3. Eu estou sempre online, mesmo quando não eu deveria... er... q

      Sim, esse mesmo. E cara, só de pensar na história, eu choro ç_ç

      Ah, os poderes... Cara, usa o que for mais forte e recuperação de HP, algum buff random que tá de boas. A única aí difícil de combater mesmo é a Sugar. De resto, de boas.

      Ah, eu gosto de YN, porque dá margem para a interpretação. Eu gosto disso em alguns casos.

      E tudo bem, mas não me mate se não gostar! xD

      Excluir
    4. hahah' eu tbm faço isso, assim que tenho um tempinho eu venho olhar os posts do ZC..:]

      Vou baixar esse To teh moon tbm o// , voce sabe de algum site onde posso baixa-lo? Nao sei se tem aki no ZC o//.

      Entendi usar só os mais fortes...Mas a ação de usar os poderes é ilimitada , ou eu posso usar apenas um número de itens/poderes??

      entendi você gosta de divagar sobre as estórias o//.
      Ei também gosto de estórias com brechas...Mas não com fissuras e.e.
      hahaha nao vou te matar de modo algum o//. Se não como você vai postar mais jogos pra mim baixar hehehe~le cara de pau.
      xau bjns :3

      Excluir
    5. Infelizmente, To the Moon você tem que comprar. Eu baixei em italiano depois de tanto pesquisar algum modo de piratear. ô_o Aí como eu estava com raiva pois um dos métodos acabou com meus créditos no cel eu optei pelo italiano mesmo.

      Tem o sistema de MP né, mas é só usar os equivalentes a poções que tá de boas. Fora que o próprio The Batter tem a habilidade de recuperar HP.

      Até a próxima postagem! o/

      Excluir
  8. eu queria aprender a traduzir rpgs, alguém pode me dar umas dicas? eu não posso ser um novo postador tambem? a nova postadora não podia traduzir migawari shoujo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não manjo das traduções, mas acho que tem um programa para isso. Pesquise um pouco na internet, pode achar algo!

      Para ser um novo postador ou tradutor, primeiramente deve fazer um teste, para ver se você consegue montar postagens sobre diversos assuntos. Na parte da equipe tem um link para isso.

      E, desculpe-me te decepcionar, mas sou apenas uma postadora. Além disso, Migawari Shoujo existe apenas em japonês. No máximo, inglês e alemão é que eu conseguiria traduzir.

      Excluir
    2. acho que não consigo não, postagens sobre diversos assuntos? como deixaram você ser a nova postadora? é que dessas coisas eu não entendo. pensei que pra ser novo postador só precisava trazer novidades e traduzir rpgs.

      Excluir
    3. Deixaram porque além de eu ter feito o teste, as postagens (Enviei três) estão - Ao que parece - boas.

      Diversos assuntos obviamente dentro do tema do blog. Se você manja de RPG Maker e terror e consegue abordar diversos assuntos dentro deste universo - Não só traduzir e falar sobre os jogos - Você pode tentar a vaga.

      Caso você queira ser só um tradutor, você pode fazer o teste de tradutor. O link também está na aba de equipe (Sobre).

      Excluir
    4. muito obrigado pela informação, eu vou tentar me informar melhor, quem sabe? é que eu só sei fazer isso, ficar atras de rpg. kkkkk e falando nisso eu hoje vi um fan game de yume nikki o nome é Yume Nikki Houchou Shoujo Gensoukyoku. ou simplesmente yume nikki gensou. o jogo é em adobe flash player e esta em japonês, alguém se arriscaria em traduzi-lo? não sei se vocês traduzem jogos em adobe mais esse fan game de yume nikki é muito bom, se querem saber eu acho até que ficou melhor que o jogo original, é que a mei falou em uma postagem e eu concordo com ela que yume nikki não é la essas coisas, mais esse outro fan game, Yume Nikki Houchou Shoujo Gensoukyoku é muito bom.

      Excluir
  9. Sério que já tem nova postadora? Nada contra, mas se isso é pra ter post todo dia, a Mei que saiba que duvido alguém achando isso realmente necessário. Não quero me meter também porque curto o blog e já vi que a Neil vai dar uns posts maneiros, mas ter muita gente na staff de um blog pequeno nem sempre é bom.

    Só um errinho: você colocou no começo que o Mortis Ghost fez o jogo, mas acredito que toda a equipe tenha participado do projeto. Corrija-me se estiver errado.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não planejo postar tudo dia, até para vocês curtirem postagens dos outros postadores e da própria Mei. Eu vim para complementar onde o blog pode faltar. Pois nem todo mundo sonega o horário que tem (-Q) para ficar jogando, e tendo paciência para pesquisar mais a fundo.

      Porque né, ou traduz o game, ou cria postagem, ou joga, ou faz as outras coisas na vida. E muito obrigada por criar uma expectativa sobre minhas postagens.

      Não chega a ser um erro, na verdade eu coloquei "Dentro da equipe Unproductive Fun Time" porque sim, a equipe fez todo o projeto acontecer, mas o desenvolvedor foi o Mortis Ghost. É o mesmo caso da Freebird Games, que apesar de uma equipe, o desenvolvedor dos jogos no geral - e a trilha sonora - é o Kan Gao. É muito comum usar um nome ou outro para chamar a atenção, geralmente do desenvolvedor.

      Tal artifício é mais comum nos filmes, em que os atores chamam mais atenção que toda a equipe e até em alguns casos, do diretor.

      Foi legal você notar isso, parabéns. E um abraço!

      Excluir
    2. Anônimo, não pretendo ter muita gente "trabalhando" no blog. Até porque só tem 3 redatores, sendo que eu não ando tendo tempo com postagens e elas estão ficando uma droga. Preciso que o blog inteiro funcione sem mim até Dezembro, por isso eu preciso de gente que preste. Gente, saibam que não estou desvalorizando ninguém que ajuda no blog, mas praticamente eu ainda carrego o blog inteiro nas costas e não tenho tempo para nada.

      Excluir
    3. Esqueci de mencionar algo, a frequência de postagens vai continuar o mesmo... ^^

      Excluir
  10. Otimo post, espero outros posts bons como esse!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero poder corresponder a sua expectativa, muito obrigada!

      Excluir
  11. Tipo pelo seu post eu vou gostar muito de vc pq tipo esse jogo eu baixei e adorei, e tipo vc ta aqui pra fazer coisas que a gente gosta pra nos divertir, e eu adorei isso tipo eu passei pra todas as minhas amigas que gostam de RPG Maker e elas tambem adoraram...entao acho que vou adorar vc no blog! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, ainda mais por ter curtido o jogo e chamado outras pessoas para acompanhar o blog! >w<

      Excluir
  12. Nyaaa! Bem vinda a Zero! Eu amo as postagens e games daqui! Eu amo aqui! E agora tenho uma nova postadora para amar! *o* Nyaa!

    ResponderExcluir
  13. eu vi o negocio do teste sobre ser tradutor, parece muito legal, eu tenho tempo pra ser tradutor mais no momento estou preocupado com outras coisas, quem sabe em breve e se me deixarem tambem, acho que não basta só fazer um negocio tem que ver se as outras pessoas gostarem da minha tradução tambem, acho que depende de uma serie de coisas.

    ResponderExcluir
  14. uma unica vez eu traduzi um jogo levei mais de 6 meses pra traduzi-lo porque era um jogo enorme com 12 paginas e cada uma delas tinha mais de 500 palavras. não era rpg eu ia por pra download mais eu achei que a tradução ficou pessima então eu exclui a tradução mais foi uma vez só.

    ResponderExcluir
  15. só eu que acho que OFF daria um ótimo filme?

    ResponderExcluir
  16. Oi gente como derrota o chefe da terceira zona ç.ç

    ResponderExcluir
  17. A página do download da Goma não tá aparecendo ;~;

    ResponderExcluir