sábado, 17 de agosto de 2013

Tradução: Akemi Tan (明美譚)

Parece que eu voltei com uma tradução! Espero que gostem, pois eu gostei do jogo.



Akemi Tan (明美譚) é um jogo de terror e aventura grátis feito por Konakonakonakonakona no WOLF RPG Editor.

"A história do jogo é sobre uma vila que tem uma criatura sagrada conhecida por Rei, na qual toda semana alguém na vila tem que fazer uma oferenda para o tal Rei se manter pacífico. Um certo dia uma garota de 19 anos, suja, chamada Shimoko Shimoda foi fazer a oferenda e sentiu fome. A partir daí o Rei ficou furioso com a vila e... vocês verão."



Vou começar a falar logo do gráfico desse jogo. Para falar a verdade, não tem nada em inovador em relação ao cenário e os personagens, já que não são todos originais do jogo. Conseguimos achar até personagens conhecidos, como o David do The Crooked Man, mas isso é normal nesses jogos.

Sem querer falar muito da história, mas como tem casas como "mapa" é interessante falar que não tem nada que não vimos antes, pelo menos eu. Só falando um pouco disso: Geralmente os criadores japoneses usam certos sites, como se fossem um certo padrão. Ou seja, tem um site com os objetos dos mapas prontos e eles postam, quem quiser pegar só tem que colocar os créditos no final.


Já em relação aos desenhos do jogo, como os rotos dos personagens, imagem de game over, etc, eu gostei. Não é daqueles iguais e comum em jogos de RPG Maker/WOLF RPG Editor, são pessoais. Claro que vocês talvez não gostem e acham melhores os genéricos. Ainda nesse assunto, sobre o traço de quem desenhou bem, provavelmente algumas imagens foram trabalhadas em fotos, mas deixou com um bom efeito cabuloso.


Os sons do jogo, assim de como em relação aos gráficos, foram de sites e nada de muito novo. No entanto o autor soube passar o clima das situações e até mesmo de ambientes. Por exemplo, uma criatura tem uma música perturbadora e que... dói os ouvidos.

<spoiler>
No refúgio dos moradores tem uma certa música que passa uma tranquilidade, mesmo você sabendo que isso não vai durar ainda tem e quando começa a ficar tenso as coisas a música para.</spoiler>Ainda nesse assunto de mapas, o jogo tem mapas reais, na minha opinião. Não é daqueles jogos que não tem banheiro, ou não tem cozinha, por exemplo. Claro que vocês tem que considerar que acontece em uma vila no Japão, por isso não estranhe que a privada não fique junto com a banheira.


Se formos considerar todos os personagens que aparece, contando os figurantes são muitos, mas basicamente temos 3~5 personagens principais. Sem soltar spoilers da para dizer que é a Shimoko, Akemi e Ebiko, mas da para considerar mais dois o Yuuta e uma outra. Eu não quero colocar spoilers aqui, por isso só vou dizer isso em relação aos personagens.


Focando mais na história do game, realmente gostei dela. Muitas pessoas vão falar que é um clichê que não tem nada de novo, que é simples, etc. Mas na minha opinião a história foi um ponto forte, normalmente em jogos de RPG de terror a história costuma ser interessante.

[mini-spoiler]A história desse jogo te passa algo, faz você acreditar que tal coisa é certo e outra coisa é algo terrível. Conforme o jogo vai avançando você começa a juntar as coisas que foi achando e começa a entender até que os eventos do jogo parece mudar tudo de uma só vez. Fazendo você acreditar perceber que certa coisa não é tão boazinha assim e a outra não é realmente ruim. Fora que te deixa em várias dúvidas de quem é a pessoa burra.

Mesmo esse jogo não tendo muito diálogos já que a protagonista passa maior parte do tempo sozinha e somente mais no final que começa a ter mais diálogos, você começa a entender as coisas e começa a ter mais ódio ou mais amor para um determinado personagem.


Outra coisa que gostei bastante desse jogo, podemos dizer que a jogabilidade. Vocês talvez não vão prestar muita atenção nesse detalhe para avaliar o jogo, mas direi a minha opinião. Um jogo de WOLF RPG/MAKER talvez não tenha coisas muito diferentes, ainda mais depois que se joga muitos jogos do gênero. Mas esse tem certo detalhes diferentes.

Nesse jogo você precisa ir até o menu de itens e clicar nele para usar. Não é daquele tipo que você pode ficar correndo por aí, interagindo com tudo até conseguir usar algum item, você tem que pensar um pouco. Ok, eu sei isso não é nada.


Ai vamos nós, eu gostei foi de como batalhamos com os inimigos. Não são batalhas de jogos de RPG Maker, que é turnos ou sei lá. Aqui se segue o esquema de pegar o item no menu e usar. Não parece nada de mais falando assim, mas você tem que chegar perto do inimigo sem se machucar, ficar preso, etc, para usar o tal item. Isso as vezes te deixa desesperada.



----WALKTHROUGH----
INTRODUÇÃO #0

Depois de mostrar o criador do jogo, tente entrar no templo para mostrar um pequeno texto. Feito isso interaja com a mesa do lado das escadas. Agora vai em direção a onde você começou o jogo.


CASA DA SHIMOKO #1

*Save point: Cozinha (Quarto Direito - Corredor Vertical).

Quando conseguir andar vá até o Quarto da Shimoko (Quarto Inferior Esquerdo - Corredor Horizontal).

Saia do quarto e tente sair da casa pela a entrada. (Extremo Sul - Corredor Vertical). Feito isso vai para o Quarto do Pai (Segundo Quarto Superior Esquerdo - Corredor Horizontal) e veja a janela.

Depois você terá de entrar na Sala de Jantar (Quarto Esquerdo - Corredor Vertical), passar para o outro lado da mesa e sair do quarto.

Vá para o Quarto da Shimoko (Quarto Inferior Esquerdo - Corredor Horizontal). Saia e vá para a Banheira (Segundo Quarto Superior Direito - Corredor Horizontal) e em seguida interaja com o cesto de roupas sujas do lado da porta.

Vá a esquerda do Corredor Horizontal e a porta de correr ficará com sangue;

Se ignorar: Continua
Se entrar: Game Over

Agora realmente entre no Quarto do Pai (Segundo Quarto Superior Esquerdo - Corredor Horizontal) e abra a cômoda.

Dica 1: O diário da Ebiko têm a resposta.

Dica 2: É a data de aniversário do pai.

Resposta: 1803

Agora entre no quarto que está com sangue na porta (Primeiro Quarto Superior Esquerdo - Corredor Horizontal) e contorne o quarto seguindo a direita. Vire em direção a coisa vermelha e use a espingarda.

Entre no buraco e siga reto ao norte até achar uma porta.




CASA DA EBIKO #2

*Save point: Cozinha/Sala de Estar (Térreo - Quarto em frente à Escada).

Após as falas entre no Quarto da Ebiko (Quarto da Esquerda - Primeiro Andar) e veja a foto que está em cima da cama.

Entre na Sala dos Tatames (Térreo - Corredor Vertical - Direita) e dê uma volta na mesa para uma porta abrir.

Suba ao Primeiro Andar e entre na Sala Superior Direita e veja o item brilhando.

Entre na Cozinha (Térreo - Quarto em Frente da Escada) e use o Coçador em frente da estante de livros (Canto Superior Esquerdo) que tem um item brilhando em cima.

Use a chave no Quarto (Canto Inferior Direito) e pegue o Martelo, item que está brilhando no canto direito.

Volte na Sala Superior Direita e use o Martelo na Caixa de Madeira que está no canto superior direito, ao lado do vaso.

Ande pelos corredores , na parte da curva até a porta da Banheira se abrir, quando isso acontecer entre dentro, se preferir salve antes, vá em direção da mulher.

Onde se esconder: Na Sala dos Tatames (Térreo - Corredor Vertical - Direita) no armário aberto, só lembrando que a perseguidora não pode ter entrado no quarto.

Agora volte a Banheira e pegue o item dentro dela. E entre na porta ao lado esquerdo da escada. Desça as escadas e interaja com a porta para acontecer um diálogo.

Depois de ter falado com a mãe da Ebiko, vá para a Quarto dos Tatames (Corredor - Térreo - Extrema Direita) e vá em direção a porta aberta, quando fechar saia do quarto.

Suba para o primeiro andar e siga para a direita. Note que na parede ao norte escorrerá um sangue, use o martelo nessa parte para quebrar a parede. Interaja com a coisa no meio do caminho.

Vá para o quarto que tinha a caixa de madeira e note que terá uma mulher no Quarto da Ebiko. Espere um pouco até ela sair. Quando sair, entre no Quarto da Ebiko e vá na mesa dela, onde tinha aquela mulher olhando, e pegue o Olho.

Vá no Quarto Secreto (Quarto da Parede Quebrada no Primeiro Andar - Extrema Direita) e use o item olho na criatura.

Recomendo salvar antes de continuar.

Desça até o porão, onde a mãe da Ebiko, a Kyoko está presa (Corredor - Térreo - Primeira porta à esquerda da escada).

Onde Fugir: Até o Quarto Secreto (Primeiro Andar - Quarto da Parede depois seguido pelo Quarto da extrema direita) e continue até o armário.

Depois de sair do armário vá no Quarto dos Tatames (Corredor - Térreo - Extrema Direita) e converse com a ruiva. Vá até o Quarto da Ebiko (Primeiro Andar - Porta Esquerda/Cima) e ande um pouco para o norte.

Recomendo salvar antes de continuar.

Desça até o porão, onde a mãe da Ebiko, a Kyoko está presa (Corredor - Térreo - Primeira porta à esquerda da escada), use a chave.

Como vencer a batalha: Comece fugindo dela quando ela se cansar vai começar a parar um pouco, nessa hora use o martelo.

Como vencer a batalha fácil: Logo quando acabar o diálogo já vá ao menu e use o martelo.

Depois da batalha, saia do quarto e só seguir reto, ao Norte, como da outra vez, nenhum segredo.


CASA #3

Suba até o primeiro andar e entre na porta do centro, leia o caderno logo a cima de onde entrou depois leia o papel na frente da estante, no chão. Já na porta mais a esquerda terá onde salvar e um item em cima da mesa.

Na Biblioteca (Térreo - Extrema Direita) você deve quebrar o terceiro vaso da esquerda com o martelo. Suba ao primeiro andar e abre o gaveteiro com a chave.

Vá até o quarto escuro, do lado da escada e use o isqueiro. Siga o único caminho possível e pegue o Óleo no cesto.

Vá ao Primeiro Andar e quarto da esquerda, abra o armário e só saia do quarto.

Recomendo salvar agora.

Vá até a Biblioteca (Térreo - Extrema Direita) tente falar com o boneco vermelho e tente sair.

Vencer a batalha: Você deve usar o Óleo 5 vezes no boneco vermelho e depois o Isqueiro.

Dicas: Nunca deixe os bonecos amarelos te cercarem. Tente sempre atraí-los para alguma ponta de baixo. Não tente usar o Óleo quando eles estiverem muito perto de você.

Depois de vencer a batalha saia da Biblioteca e entre na porta do meio, continue até chegar no quarto que tenha cadáveres. - Após a cena vá até a figura preta para ir de novo a uma tela preta. Como sempre, vá para cima reto.


FLORESTA #4

Após a cena, siga para a direita. Encontrará mais um lugar para salvar. Salve antes. Continue para a direita. Se escolher...

Continuar: Game Over
Deixar quieto: Você conseguirá avançar.

Para avançar você só precisa escolher isso, mas se quiser ir em direção a esquerda pode. No buraco entre as árvores você consegue passar se usar o máximo a sua direita. (Desculpe se isso ficou confuso.)

Na próxima tela avance até encontrar a cabana, entre e terá mais um lugar para salvar. Se quiser leia a anotação. Saia da cabana e continue em frente.

Dica: Se você leu a anotação já sabe o que fazer.
Resposta: Bem, só acenda o isqueiro quando os monstros aparecerem.

Passe pelo próximo mapa rumo ao norte, por enquanto ignore a cabana. Na bifurcação...
Se escolher esquerda: Avança
Se escolher direita: Morre se continuar ao limite.

Entre na cabana seguindo o trajeto e pegue a chave. Volte para a cabana que eu tinha pedido para ignorar e arraste a caixa para fora da cabana e depois para o sul, seguindo a trilha e passando pelo mapa aberto, continue seguindo ao sul, até a uma outra cabana. Note que tem uma corda na ponta inferior esquerda do teclado, use essa caixa para pegá-la.

Volte até o mapa que tinha uma bifurcação e use a corda onde tem uma descida perto do tronco de árvore cortado. Feito isso siga até o sul e pegue o item brilhante.

Depois da cena só ir ver o corpo.


REFÚGIO #5

Quando puder andar novamente suba até o segundo andar e vá para a direita. Depois do curto diálogo entre no quarto mais perto da escada. Fale com a Akemi, depois desça as escadas e fale com o Yuuta. entre no banheiro da esquerda e interaja com o vaso.

Volte para o quarto aonde a Akemi e a Ebiko estavam.

Depois de toda a cena desça as escadas e siga ao oeste, sem parar, terá um monólogo, continue mesmo assim até começar uma nova cena.

Volte para o quarto onde a Ebiko estava deitada (primeiro andar, primeira porta) e fale com ela.

Depois da longa cena saia do quarto para o final do jogo.


FINAL SECRETO/FELIZ/ ##

Eu não tenho muita certeza de como conseguir se é por tempo ou se é pela segunda vez que está jogando, tenho quase certeza que é pela segunda vez que está jogando. O que muda é quando você vai passar da Casa 3 para a floresta. que você será teletransportado para um lugar diferente.

Pegue as facas na caixa logo a direita. Depois siga ruma ao norte até achar o fantasma que salva.

Recomendo de verdade salvar.

Funciona assim: Você tem que correr para o sul. As facas nos itens servem para atrasar essa criatura. Só não deixar chegar perto de você. Use as facas com sabedoria.

A partir daqui a história segue o mesmo rumo, só que o final é diferente.



____________________________________________________

Resolvendo futuros problemas:

Para acessar o menu pressione a tecla "esc" ou a tecla "x", isso pode mudar dependendo da configuração que escolher.

O jogo precisa ser extraído, se tiver usando o arquivo Winrar. Se não fizer isso, talvez não funcione salvar.

Se por acaso não aparecer algum texto, nesse ou de outro jogo, talvez você precisa baixar a fonte certa. Também se vocês baixarem pelo idioma errado pode dar esse problema.

Acho que por enquanto é só. Se houver mais problemas comentem. ^^ Lembrando também que eu coloquei um walkthrough, ou seja, creio que não vão precisar de uma babá.

____________________________________________________



(Em japonês precisa de senha para baixar, coloque do lado do botão de download "kona5")

Avisos:


*Parece que vocês frequentam mais o blog por causa das traduções, por isso vou começar a olhar mais para elas.

* Eu estive doente e cheio de serviços, por isso esteve sem postagem, me desculpem.

*A postagem ficou um pouco maior do que eu esperava.

*O próximo jogo que vou traduzir será do tachi, ele acabou atrasando o jogo, mas assim que sair eu começo a traduzir.

*Dessa vez eu procurei certas expressões em português, pois eu ainda estou aprendendo português.



-Mei

107 comentários:

  1. muito obrigado por ouvir as minhas preces mei,eu pedi esse jogo, acho que você deve ter lido o meu comentario, por um minuto eu pensei que você não traduziria, mais obrigado, obrigado de verdade, o seu site é sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, parece que eu faço o que vocês mandam... xD Eu acabei atrasando pois tinha dado uns problemas de saúde e tudo mais, mas aqui está.

      Excluir
    2. eu sei que não é TOTALMENTE um RPG maker mas poderia trzer ao site Phoenix Wright Ace Attorney?

      Excluir
    3. é bem legal Phoenix. Mas um jogo que porfavorzinho se tu tiver um tempo livre poderia traduzir alice mare ?

      Excluir
  2. Caramba, o Hiro jogou esse jogo né ?

    Bom, acho que vou baixar porque gosto muito das suas traduções Mei, mas não acho que me dará muito medo ou sustos, porque eu vi as gameplays do Hiro, e já sei a estória, mas posso tentar né ? Quem sabe não levo uns sustinhos xD

    Obrigado por traduzir !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele jogou.

      Bem, para ser sincera eu não gosto das minhas traduções, mas tudo bem. E sobre esse jogo, eu já joguei tantas vezes ele que sei tudo o que é para fazer... E bem, acho que da para levar alguns sustos. Se achar algum erro bobo me avise, por favor.

      Excluir
    2. Falando em traduções... Mei, gostaria de saber se não há uma versão em Inglês, pois todos os jogos de RPG Maker que baixo, se não forem Brasileiros, gosto de ter sempre 2 versões, em Português e em Inglês, caso não tenha, tudo bem.

      Desde já, agradeço.

      Excluir
    3. Esse jogo não existe em inglês, não pretendo traduzir para o inglês evitar conflito. Se quiser ter duas versões tenha a em japonês e/ou a chinês, porém não tenho o link da em chinês.

      Excluir
  3. Mei e Kanako, obrigado por fazerem das minhas semanas as melhores :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mei te adoro as traduçoes sao otimas vc e tao perfeitinha :3

      Excluir
  4. Mei, estou tendo um problema, não sei se é por causa de alguma Fonte não instalada, algum problema do meu PC, ou se é realmente do jogo, ou algo que aconteceu durante a tradução...

    Aqui vão algumas imagens:

    http://i.imgur.com/5PMeZ66.png
    http://i.imgur.com/XMzKF5E.png
    http://i.imgur.com/QoY3WsS.png
    http://i.imgur.com/0JBzFye.png

    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que você precisa instalar a fonte MS Gothic... Desculpa, nesse arquivo eu ainda não arrumei isso.

      Excluir
    2. Problema resolvido, porém... tive que colocar a fonte na pasta mesma pasta do jogo, e não instala-lá na pasta Fonts do Windows. (Não sei se há alguma ligação mas eu uso WinXP).

      Muito Obrigado.

      Excluir
  5. Bad Apple <33 *-*
    Gostei da tradução e obrigada queria muito mesmo jogar esse jogo <33
    Continue assim ;u; <33

    ResponderExcluir
  6. Mei, achei 2 errinhos bem pequeninhos e bobos durante o jogo, mas acho que seria bom você ficar sabendo:

    - Quando a Shimoko interage pela primeira vez com a mãe da Ebiko, durante toda a conversa, há várias falhas de português como: " 'Está' acontecendo coisas " o certo seria, 'estão' .

    - Quando o Yuuta, avisa as garotas que a reunião vai começar ele diz: " Você podem vir aqui ? " o certo seria " Vocês podem vir aqui ? "

    Talvez existam mais erros, porém fiquei tão entretido com a estória, que nem prestei muita atenção. Terminei o jogo acho que em 2 horas ou algo assim, gostei bastante, e sobre sustos, pensei que teria poucos, mas realmente, levei bastantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela deu duro pra que você e outros pudessem jogar o jogo, citar erros é como humilhá-la. Agradeça, pois tu pôde entender o jogo.

      Excluir
    2. Adny-Chan, Em parte você está certo, porém ele está fazendo uma "Crítica Construtiva" e além disto, ele está ajudando na correção da tradução.
      Então tem que agradecer a ele também pois ele está ajudando.

      Excluir
  7. Mei Eu baixei a um tempo o Mad father so que eu n consiguo salvar o jogo roda mais sempre que eu fechoo o jogo o save nao apareçe !

    ResponderExcluir
  8. OMG. Essa eu não esperava! Obrigada Mei. XD Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  9. desculpa mei mais eu no seu lugar cuidava primeiro dos problemas de saude, o jogo pode esperar, a saude não. e corrigindo, eu não mando nada, o maximo que eu posso fazer é pedir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, em questão de colocar o blog em dia é minha responsabilidade. E eu estava brincando em mandar, tem gente que realmente manda em mim aqui. ^^

      Excluir
  10. Sou nova aqui no blog , conheci ele através da PlayerBarbie . Estive vendo as postagens e estou amando ! Já baixei alguns jogos XD

    ResponderExcluir
  11. Olá, amei esse jogo <33 obrigada por postar!
    Ah, eu gostaria de perguntar *mesmo tendo quase certeza de que a resposta será negativa*
    Vocês poderiam traduzir *ou pensar em traduzir~~* Ghost School, Migawari Shoujo, Akami no Onryou ou até mesmo a continuação de Kioku Shoujo [Kioku Shoujo Aenakute] ou Mad Father?
    Acabei perguntando demais. Mas só de vocês pensarem em traduzir eles, já ficaria bem feliz!
    Obrigada pelo blog, graças a ele amei esse tipo de hoje!
    Muito obrigada e desculpe qualquer transtorno õ/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ***Esse tipo de jogo
      Acabei errando ><

      Excluir
    2. Desses jogos o único que realmente não quero traduzir é Migawari Shoujo, porque eu não gostei do jogo. ^^ Os outros acho que você pode esperar, só que Ghost School está meio distante atualmente...

      Excluir
    3. <333 Obrigada pela resposta, e fiquei feliz por ser positiva!!

      Excluir
  12. Mei-Chan sei que aki não é o melhor lugar para escrever isso mais quando você puder dê uma olhada no teu e-mail ^^

    ResponderExcluir
  13. mei ja pensou em sua proxima tradução ? se for possível traduz o ichirou shounen kitan que eu tento jogar mais não consigo :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tinha começado uma vez a traduzir esse jogo, mas tinha ficado um pouco difícil... xD

      Excluir
  14. Mei, você acha que a Akemi desse jogo tem alguma relação com a Bruxa Vermelha de Shuutai Head Less?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fui a única a perceber isso! xD
      Não, na verdade não, mas se for pensar ambas compartilham um passado parecido e as próprias roupas. Talvez até o tachi tenha pego alguma referência sem querer... Eu ia falar disso na postagem, porém eu tirei para não criar polêmica.

      Excluir
  15. Ahhh *----* Mais um jogo de RPG pra eu baixar e travar meu PC! #Apanha
    Brinks Mei, posso não ser uma "veterana" no Zero Corpse, mas já li quase todos os post ( apesar de não ter comentado em todos) e posso afirmar uma coisa: Você nunca decepcionou seus seguidores! Conheci aqui procurando apenas um site onde poderia baixar mais jogos de RPG (interesseira, eu sei #apanha) e acabei encontrando uma coisa muito mais. Além de disponibilizar os downloads de jogos sempre muito bons, você comenta sobre alguns ( dando sua opinião sobre eles), traduz vááários outros jogos excelentes e ainda encontra tempo para postar algo mais "descontraído" de vez em quando. Não sei se leu meus outros comentários ( como Arlequina, Mascarade ou Bruna C. mesmo), pois não sei se tem como receber uma notificação quando você os responde, mas tenho de lhe dizer que mesmo com o pouco tempo como seguidora do Zero Corpse, você já conquistou uma fã de carteirinha.
    A única coisa que me entristece é meu PC travar na maioria dos jogos :( Tava toda animada indo jogar Dungeoneer e o que acontece? Travou meu computador :) Que delícia! :P
    Mas, estou tentando descobrir um jeito de parar com isso, já se não bastasse meu celular possuído ( que desliga e liga sozinho) agora meu PC travar com meus jogos?? Ah! Isso não. Sem meus jogos de RPG não sou nada X(
    Porém, estou aqui apenas para comentar e não falar sobre meus problemas, né?
    Por isso...parabéns mais uma vez! Vou tentar vasculhar e ver se alguns de meus outros comentários (foram enviados e) foram visualizados por você.Ou...ou...você recebeu meu e-mail?
    Desculpe-me mesmo! Estava muuuito chata naquele dia (TPM...) e por isso pode ter parecido meio puxa-saco ( okey, foi um pouco) mas saiba que fui sincera em cada palavrinha que elogiava você. E...se leu minha -pobre- tentativa de auto-promoção, sinto muito, espero não ter queimado seus olhos com tantas besteiras. Como tinha dito no e-mail, não sei me auto-promover. Então ou eu faço demais, ou de menos :X Gomen >.<
    Enfim²... Vou baixar agora o jogo! Obrigada por, além do download, disponibilizar o walkthrough ( é assim que escreve? Sempre confundo o r e o h #apanha). Quando eu ficar parada em alguma parte ( e acredite, eu vou) vou vir correndo consultar aqui! haha
    Okey...isso ficou meio grande...
    Desculpe qualquer coisa! Da mais nova fã do Zero Corpse,
    Arlequina/Mascarade/Bruna C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mei para de fazer tudo, coloca seus óculos de leitura para ler esse comentário...
      Bem, eu sinto a responsabilidade em fazer o que eu faço. ^^ E eu respondo seus comentários, pelo menos alguns...
      Sobre certas coisas não funcionarem, eu realmente não sei direito, eu teria de estar ai mesma para resolver.
      Qual o seu e-mail, para que eu possa ver?
      Eu agora vou postar o walkthrough nas minhas postagens de traduções, vocês pedem muito isso.
      Ficou grande mas eu gostei... não sei se já viu os comentários da '-' ela comentava bastante também... só que ela sumiu...

      Excluir
    2. Ah, Mei!!! Que honra você me responder *w* Estou nas nuvens agora *w*
      Sobre meu PC, bem, vamos dizer que os problemas não são os jogos. Na realidade, não sei direito o porque dele estar assim tão lento e travando toda hora ( e o engraçado é que isso começou depois que eu emprestei ele pra uma amiga...hum...), já tentei desinstalar os programas adicionais, tirar as informações, mas aparentemente vou ter que dar uma espécie de "boot". O problema é que eu não sei fazer isso :/ e tô pobre então não tem como eu pagar um técnico. Até lá vou ter de jogar escondido no computador Principal da casa >.< hehe
      Ahhh *w* Mas sério mesmo, obrigada por responder meu comentário! E fico triste que a '-' tenha sumido, apesar de não ter visto seus comentários se ela te agradava tanto e agora ela desapareceu deve ser triste :(
      Meu e-mail tá como meu nome( o real) mesmo: Brunacamarini@....
      [acho que com isso você talvez consiga achar, sei que pra um verdadeiro hacker, apenas essa informação já basta, mas o quanto eu pude dificultar não colocando o provedor ;) - hehehe ]
      Obrigada mesmo, Mei! Fico muito honrada com a sua resposta!
      Beijos*,
      Arlequina/Mascarade/Bruna C.

      Excluir
    3. estou tentando ler mais a preguiça nao deixa porqueeeeeee

      Excluir
    4. Sim, existem muitos hackers por aí.
      Desejo melhoras para o seu computador, porque com ele você pode jogar os jogos.
      A '-' é legal, ela já me motivou e muito para continuar com o blog sempre. Se quiser procurar em algumas postagem com mais de 100 comentários, com certeza grande parte são dela.
      Depois eu tento achar seu e-mail.
      Eu respondo o comentário quando sei a resposta, quando vale a pena ou sei lá. Não é muito difícil eu responder.

      Excluir
  16. eu to quase morrendo com esse jogo , por omenos na minha opiniao , da muito medo , mais mesmo assim quero ficar jogando , mais vou descansar um pouco pq meu corasao ja esta branco kkkkk

    ResponderExcluir
  17. mei aki no meu jogo ao eu fazer essa parte: Suba para o primeiro andar e siga para a direita. Note que na parede ao norte escorrerá um sangue, use o martelo nessa parte para quebrar a parede. Interaja com a coisa no meio do caminho.

    manda fazer o seguinte no seu manual

    Vá para o quarto que tinha a caixa de madeira e note que terá uma mulher no Quarto da Ebiko. Espere um pouco até ela sair. Quando sair, entre no Quarto da Ebiko e vá na mesa dela, onde tinha aquela mulher olhando, e pegue o Olho.

    só q aki n aprece a mulher n dando para continuar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu não me engano, você tem que ir na Sala dos Tatames... ^^

      Excluir
    2. isso mesmo meu irmão q falou aki (mesmo assim vlw por responder) a proposito primeiro final trite :(

      Excluir
  18. Legal esse jogo, pelo que parece, mas tem batalha? não sou muito fã dessas coisas, to loko procurando um jogo de rpg maker, mais comprido que de uns sustinhos, mas que tenho uma história como Mad Father, Ib e etc, a maioria já joguei ou vi game play D:
    Sou muito fã da Zero Corpse só pra avisar^^ está até salvo na barra de favorito, quase todo dia entro :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse jogo não tem batalha como você pensa que tem. ^^ Eu chamei de batalha porque tem alguém querendo de matar e você precisa fazer algo para impedir. ^^

      Excluir
    2. Oh, entendo, então acho que sipá se eu tiver tempo eu baixo, deixo na minha listinha de coisas pra jogar q

      Excluir
  19. ola a todos da zero corpse ^^ eugostaria de pedir,(se nao for muito e.e) que vcs traduzam o jogo mad father, por que eu terminei o jogo em ingles mas nao entendi boa parte do que estava ecrito sabe..., e eu como cosplay da aya peço isso de joelhos para vcs ta ^^

    ResponderExcluir
  20. Hey , Mei , eu estava pensando em conseguir o outro final , mas realmente não estou com paciência para isso , em algum site ou alguém fez vídeo do outro final desse jogo ? realmente fiquei curiosa *Mas Com Preguiça , Né ?* Obrigada ^^

    ResponderExcluir
  21. Mei, no ultimo capitulo aprece o David e o Paul do The crooked man !!!

    ResponderExcluir
  22. Hey Mei , como você jogou muito esse jogo , pode responder minhas dúvidas ? *provavelmente a maioria delas sejam impossíveis ... mas vou me manifestar*
    Sobre a história do jogo , na segunda vez jogado , quando aparece aquela mulher de cabelo branco e lutamos com ela , aquela mulher é a mesma mulher de cabelo branco de antes ? porque eu lutei com ela e oque isso mudou se o final foi mais ou menos igual?
    E sobre o final , o primeiro e o segundo , na verdade o segundo não mudou nada apenas foi acrescentado algumas coisas ,eu realmente esperava mais do final , a achei estranho a Akemi ter voltado a vida e quem era Akemi realmente?, e quem era o pai dela ? oque aconteceu com a mulher de cabelo branco ? e o Yuuta ???? porque aparece uma cena em que ele tinha se enforcado ? essa foi a parte que menos entendi e mais quero entender. Qual a necessidade de mostrar aquilo , se depois não ia ter nenhuma explicação?
    Eu fiquei realmente bolada com o final ;-; eu realmente esperava algo como eu matasse a mulher de cabelo branco e tal e tudo voltasse ao normal , ou qualquer coisa , mas eu realmente não fiquei satisfeita com os finais .
    ^^ Thanks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb nao faço ideia sobre o yuuta, mas foi ele que teve a ideia de sacrificar a Akemi no fim, morrer foi a consequencia.

      Excluir
  23. MUITO OBRIGADO PELA TRADUÇÃO DO JOGO!! Não creio que vou poder jogar Akemi tan em português *O* Muito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  24. Posso fazer um pedido?
    gostaria que traduzi-se o jogo Mad Father
    eu ja joguei em inglês mas, em português não seria ruim

    ResponderExcluir
  25. O meu jogo não quer abrir diz que não achou o aplicativo dbgeng.dll. Ouqe faço??

    ResponderExcluir
  26. Mei, EU TE AMO MENINA!!! (é serio >.<)
    cara, eu quase chorei no final do jogo T-T (eu gostei tanto da Akemi <3 eu amo esse nome ^_^)
    agora eu vou tentar pegar o final secreto.
    Muito obrigado mesmo por traduzir os jogos pra gente :)
    bjs'

    ResponderExcluir
  27. Mei, na parte da casa da Ebiku, quando nós temos que entrar na sala dos tatamis, a porta deveria fechar, certo? Eu até vi acima se eu tinha feito tudo certo e fiz. A Porta não quer fechar. Tem que ficar parada em frente a ela durante algum tempo?

    ResponderExcluir
  28. Mei, na hora em que a gente entra na parte em que tá a mãe da Ebiko, depois que a gente dá uma "martelada" na cabeça da mãe dela, a principal começa a rir e depois vomita.Tem como não sair o vômito?
    Bjos Mei!Adoro o blog <<3

    ResponderExcluir
  29. boa noite mei, eu ia pedir pra você traduzir Migawari Shoujo, mais eu acabei de ver em uma resposta sua que você não quer traduzi-lo, e como eu não posso fazer nada a respeito, o minimo que eu posso fazer é respeitar a sua vontade, tipo se você não quer tudo bem, mais eu queria ele em português.

    ResponderExcluir
  30. MEEEIII :] e aaiii?
    com saudades de mim??! Aposto que nao hheheheeh.
    enfim , to baixando esse rpg agara entao nao posso falar muito o//,mas ja acabei de jogar o sereia do pantano ( ah e ate comentei la , so que axo que vc nao olha os coments das postagens antigas)e gostei muito,
    [SPOILER ON] devo dizer , que minha cabeça quase explodiu naquela parte em que vc escolhe ficar ou nao com o Seitaro, e claro, como shippei (to pegando muito essas manias da carol-chan u.u)a Rin e o Seitaro desde o começo, escolhi ir com ele sem titubear ,na hra que eu vi ela indo pra porta e ele com a faaca (madeira , seila o que era aquilo)meu queixo foi pro chao!
    [SPOILE OFF]
    Anyway...gostei muito do jogo , e entendi a mensagem que ele passou :] , tem uma coisa q a Uri (uri neh?!)nao "falou"/mostrou no jogo, na minha concepçao , quando a Rin sonhava que estava de baixo d'água e aparecia aquela silhueta preta, era na verdade a visao das sereias , dentro dos tanques sem conseguir sair, e a silhueta na verdade, era o Velho tsuchida observando elas, ...ou é isso ou eu estou viajando hehehe.
    Bemm ...devo dizer que demorei horrores pra terminar o SdP, fiz os 4 finais que são realmente impressionantes, assim como voce disse...
    Okok heheh enchi esse coment de outro jogo o// mas eu quando começo a digitar nao paro kkk''
    Vou jogar esse e terminar o menina das memórias, pq agarrei numa senha dos barris...e olha q ja contei barril na sombra , barril sem estar na sombra...sinceramente nao gostei muito dos puzzles daquele jogo...alguns nao tem pé nem cabeça o//
    É impressão minha ou a Carol sumiu .-.??
    Xauzinho MEI bjns ;]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades sim de você, Kira.
      Esse jogo eu gostei, não sei quanto a você. ^^ Eu olho os comentários de todas as postagens, só fiquei um tempo sem ver por estar no hospital.

      Sim, é Uri. Pode ser mesmo isso, dependendo do final que conseguiu pode se dizer uma coisa, mas eu realmente gostei dessa teoria.

      Eu nunca joguei o Seria do Pântano, tipo eu só traduzi, por isso a tradução ficou horrível.

      Para falar a verdade a Menina das Memórias foi um fracasso da minha parte, eu passei mal os puzzles. Desculpe, pelo trabalho ruim. A dica da senha dos barris é que você precisa achar um papel em um lugar para conseguir, não lembro exatamente aonde. Mas fala que o barril grande conta 5 e o pequeno 1.

      A Carol sumiu, creio que ela pegou algum desgosto aqui, ou está tendo problemas. Ela não entra no blog faz um tempo, mas por algum motivo... ela entra no Facebook.

      Excluir
  31. AAHHmmm agora entendiii! haha'' mas nao creio que seja pela traduçao...
    Tipo aquela que vc fez da ABE pra mim foi bem coerente...mas alguns puzzles que são esquisitos msm...
    nooh que pena que a Carol sumiu :/ , me passa o face dela?! o//
    eii sabia que ontem foi meu aniversário?!haha.
    Mei seja lá o que for que você tenha, desejo melhoras, eu sei como ficar presa num hospital sem pc , musica , ou jogos e ruim!.
    Bem e isso :]
    xauzin

    ResponderExcluir
  32. Nossa eu só não perdi o coração porque ele tava no meu corpo me assustei toda a hora hsauahsuash

    ResponderExcluir
  33. Eu gosto de posts mais completos assim *-*
    Já vou jogar esse jogo todo mundo tá dizendo q assusta demais uu

    ResponderExcluir
  34. Mei, acabo de começar a seguir aqui, mas já conheço o seu blog a algum tempo. Está de parabéns, suas traduções são ótimas. ♥ ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas traduções são um lixo. Mas obrigada por seguir. ^^

      Excluir
  35. Mei , ajuda plz, na parte q vc entra no buraco(hmmm) e vai reto pra achar a porta, eu aperto z e ela n acha/abre nd D: help

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. MEEEEI PODIA FAZER UM POST SOBRE COMO FAZER UM JOGO DE TERROR NO RPG MAKER, OU SÓ SOBRE OS "PACOTES" DE MÓVEIS, MAPAS E PERSONAGENS QUE TEM PRA BAIXAR NA WEB PRO RPG MAKER. PLEASEEEE *-*

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Oie Mei gosto muito das suas traduçoes. Vc ja pensou em traduzir Mad Father ou Misao?

    ResponderExcluir
  40. Mei, essa é a primeira vez que eu entro aqui, então eu estou meio com vergonha de perguntar, mas... A porta da sala dos tatames interfere em alguma coisa no jogo? É que a minha porta não quer fechar e eu já interagi com ela... T^T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mei, pode deixar que eu já resolvi o problema, tá? =^u^=
      Eu tinha que ter entrado no quarto (eu achei que o quarto do rastro de sangue que era a parede quebrada ^^') e depois ter quebrado a parede (dã!).

      Excluir
  41. Mei o David tava junto hsuahsuahsusahush

    ResponderExcluir
  42. Tenho Medo de Fazer a Parte da Espingarda

    ResponderExcluir
  43. Hey fofa , Traduz o "Misao" ? Please eu tento jogar mais não da porque né .. fica dificil

    ResponderExcluir
  44. ei ,alguem pode dar uma dica de como conseguir o segundo final ? é pela segunda vez que se joga desde o inicio apenas ? obgd ;2

    ResponderExcluir
  45. Estou baixando. E pela descrição parece ser um jogo muito legal! E como n sei nada do jogo, queria que vc me avisa-se de alguma coisa, por exemplo: Que nem no Paranoic que aparece o monstro na tela, queria que vc me avisa-se se aparece alguma coisa do genero. Acho que vou gostar do jogo. OBG MEI!

    ResponderExcluir
  46. Mei pra ír no final feliz
    depois que zerei o final ruim é só clicar em começar de novo é ?

    ResponderExcluir
  47. wow argatou Mei
    como voce tinha dito era só recomeçar T~T muito obrigada
    o/ final feliz pra akemi

    ResponderExcluir
  48. ;-;
    Quando começou a tocar old doll naquela parte da menina de cabelo branco eu começei a cantar uma versão que uma youtuber fez...
    E quando começou greensleeves eu tive um ataque cardíaco >.<
    '3'

    ResponderExcluir
  49. Olá Mei! Eu estou traduzindo Akemi Tan para inglês para treinar um pouco,um projeto pessoal mesmo,mas não consigo achar um certo dialogo. É o "prontinho" que a Shimoko fala logo no começo do jogo. Não consigo acha-lo nos mapas ou na barrinha de eventos do maker. Poderia me ajudar com isso? Me dá um sentimento de coisa incompleta quando eu vou testar e já é no comecinho do jogo.

    ResponderExcluir
  50. Gente quase chorei com esse jogo,o final triste é horrível esse foi um dos melhores jogos desse site que eu já joguei!!! T-T

    ResponderExcluir
  51. Nossa que final forte foi esse, otimo trabalho com a tradução.

    ResponderExcluir
  52. as letras acentuadas tão sendo trocadas por pontos e alguns caracters japoneses.... comofas?/

    ResponderExcluir
  53. Yo, Mei-san! Andei acompanhando o blog e já até baixei alguns jogos, gostaria de te parabenizar por todo o seu esforço, pois sei que não deve ser fácil traduzir todos esses jogos. :3 Queria pedir, quando você puder, a tradução do jogo Wadanohara ^^' Desculpe o incômodo, e eu amei o blog.

    ResponderExcluir
  54. Eu posso colocar esse jogo em meu blog? eu vou te dar creditos

    ResponderExcluir
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Ola mei eu sou Sr ??Z e voce anda muito ocupada entao vou lhe deixar esta mensagem de qualquer forma eu estou muto "feliz" mas nao entendo o conceito do seu desespero para traduzir os rpgs maker sao desta forma e em alguns voce coloca palavras erradas mas eu tenho um pedido porque voce nao traz nira oni.

    desde ja Sr:??Z

    ResponderExcluir
  58. Olá! Queria ser informado de uma coisa.
    Poderia falar sobre o blog de vocês no meu canal?
    Desde já agradeço!





    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. "Depois da cena só ir ver o corpo." Porra, um avisinho seria bom SAUHUSAHUH Estou jogando e adorando, mas é um dos mais assustadores que já joguei. Obrigado por traduzi-lo, Mei. Você é demais. ♥

    ResponderExcluir
  61. kkkkk,adorei aquele -mais?-

    ResponderExcluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  63. Tenho uma pergunta rápida, por favor meeesmo ^^
    Na primeira vez que precisamos correr da mulher de cabelo preto, ela não pode entrar no quarto dos tatames?
    No meu jogo ela entrou e agora depois que ela vai embora eu não consigo fechar a porta de onde me escondi..
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  64. Me ajudem: Quando eu vou baixar a versão em português, dá erro

    ResponderExcluir
  65. Ainda não entendi por que do Yuuta se matar no final secreto

    ResponderExcluir
  66. EU TO TENTANDO PASSAR DA PARTE DOS BONECOS A 2 HORAS
    EU ODEIO MUITO ESSES BONECOS AMARELOS

    ResponderExcluir
  67. Minha Reação ao Final Normal:
    ;-; Akemi ;-;

    ResponderExcluir
  68. Ajuda aqui!! na hora que nois tem que pegar o item na banheira nao apareceu nada para mim

    ResponderExcluir
  69. pessoal tenho um canal no youtube to querendo fazer uma serie desse game oque vcs acham

    ResponderExcluir
  70. ela passa o jogo todo com a calçinha suja kkkk

    ResponderExcluir