sexta-feira, 19 de julho de 2013

The Witch's house tem um final tão ruim assim?

Em The Witch's House, você é uma garota de trancinhas douradas chamada viola que se vê presa dentro de uma casa. Um bilhete deixado na parede ordena que você vá para o quarto da bruxa, logo seu objetivo é sobreviver dentro da casa indo em direção até o quarto.



Contém spoiler. 

Apesar de The Witch's House ter sido o primeiro jogo de RPG Maker que eu joguei, não foi o primeiro que finalizei, porque eu o achei chato desde o inicio. Não tinha lógica um urso capetoso saindo do nada pra me atacar, ou um cozinheiro que sai cortando a mão dos outros, que rude! Para mim, era totalmente sem graça, não só por causa do terror, era simplesmente chato.

Tenho que admitir que com o passar dos puzzles eu fui gostando cada vez mais. Eles vão ficando melhores passando os três primeiros. Minha parte favorita é quando tem que fazer som em todos os quartos, sinceramente aquilo foi divertido e foi criativo também, eu nunca vi um puzzle parecido em algum outro jogo. A trilha sonora não é algo que me impressiona. É bem comum. Existem outros jogos com trilhas bem mais interessantes e que combinam totalmente com o jogo.

Minha relação aos personagens era normal até eu ver o final. Eu nunca gostei muito da Viola, mas do Gato sim! Como tem poucos personagens, eu acho que não dá pra você criar uma relação de amor forte com esse jogo, porque são os personagens que fazem uma serie boa ou ruim, pelo menos na minha opinião é. E em especial, esse jogo quase não tem diálogos. A única coisa que tem é o diário da bruxa que fez eu pensar que a Bruxa era realmente uma idiota fracassada.


Parecia tudo estar perdido...

Pronto... não gostei desse jogo.

Até que...

Feito por Kanade
O final veio! E foi a melhor coisa do jogo. Quando eu finalmente notei que eu era a vilã esse tempo todo! No fundo eu até posso ter ficado triste pela Viola, mas pense bem... Se eu desde o início era a Ellen, então eu sai ganhando. Pelo menos, a garota que eu estava controlando desde o início se deu bem. Claro, o final me fez pensar um pouco, mas logo cheguei a essa conclusão.

Ellen se tornou uma das minhas vilãs favoritas. E The Witch's House só tomou um lugar na minha consciência por causa dela. Mesmo que Ellen tenha sofrido bastante, e saiba como é isso. Ela ainda assim fez isso com outras pessoas, isso é épico, tudo o que eu posso fazer disso é rir. A Viola, coitada, ainda é assassinada pelo próprio pai.

Entenderam agora? Ellen enganou a Viola, e depois o Pai dela. E tudo isso pra que? Primeiro, pra ter um corpo saudável. Segundo, pra ser amada. E esse é o ponto que eu sei que pouca gente notou.  Pra mim faz sentido. Ellen só foi tão má porque ela não foi amada pelos pais, e era esse amor que ela queria. Ela teve uma vida triste e estava prestes a morrer, tudo o que era fez foi se salvar. Eu não acho que ela seja tão má assim. 

Acho que os motivos dela foram mais que aceitáveis. Viola que foi boba de confiar nela. A moral dessa história é sobre o que uma pessoa faz pra alcançar os seus objetivos e o que acontece se você for bobo. Sair pela floresta pra falar com uma pessoa toda acabada? Tudo bem que falando assim parece que eu sou má, mas eu simplesmente entendo o papel das personagens ali. Viola só serviu pra ser boba, enquanto a Ellen sambava na cara dela. 

Concluindo: O desenvolvimento de The Witch's House é ótimo. Quando comecei a jogar, tudo o que pensava é que seria uma merda. Mas, ele teve um final surpreendente. Que me apresentou uma das minhas personagens favoritas. Mas, eu sei que por esse mesmo final muito gente odiou. Só basta saber de que lado você está, jogando.

Capa por Fancybetty.
~ Kanako. 

Feito por Fancybetty (Link excluído)

78 comentários:

  1. Hanoko-chan tive a mesma reação no começo do jogo, realmente quando eu cheguei no final e percebi que eu era a vilã me senti ainda mais diwa e achei que a viola era a personagem mais burra que eu ja vi (eu sendo má com a viola *^*) mais realmente entendi toda a dor da ellen :c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaahah. Sim, divando divamente! Eu achei o máximo essa coisa de ser vilã, sinceramente.

      Excluir
    2. Primeiro que se a viola tava no corpo da bruxa poderia ter trocado corpos denovo e segundo...Quem é burro o bastante pra ter poderes supremos e não usa-los?

      Excluir
    3. Te respondendo, Alquimista, pelo o que se dá para entender a respeito da história é que a Ellen teve que se aproximar da Viola para ela trocar. Portanto possivelmente a Ellen no corpo de Viola não queria destrocar, sendo assim não funcionaria a "magia". Também pode ser que como a Viola, agora no corpo da Ellen, recentemente trocadas, não tinha muito conhecimento sobre magias e essas coisas, por isso talvez não sabia lidar direito com a situação. Só lembrando que é só especulação, nada confirmado.

      Excluir
    4. Galera esse é só um final alternativo, o final bom (e correto na minha opinião) é difícil de conseguir porque você vai precisar encontrar os 4 diários da bruna, aí você pega a faca e corre a cena da Viola (Ellen) esfaqueando a Ellen (Viola) acontece então o pai da Viola ouve e atira na Viola (Ellen) e então a Ellen (Viola) possui o corpo de volta. Eu não lembro direito se é assim mas é quase isso, tudo que eu lembro é que a Ellen morre e a Viola volta pro corpo dela.

      Excluir
    5. É bom saber que esse final tão tenebroso que eu vi a pouco tempo tem uma variavel

      Excluir
  2. Não acho tão assim que os fins justificam os meios. Ellen não buscava apenas amor ela era má em suma.

    Ela prendeu os pais, para que morressem na cadeia - apesar de ter relatos que a mãe fugiu. Matou todos os funcionários da casa para dar a alma ao gato (Demônio).

    Sem contar que, quando trocou de corpo, ainda drogou a Viola (que estava no corpo dente dela), com as drogas que o pai tinha (acho que era cocaína), para que não ficasse gritando com a dor e incomodo. E, para que não a seguisse para fora da casa/mansão, ainda cortou as pernas dela e furou os olhos para que não visse bem o caminho.

    Ela usou tudo, não importando o que fosse ou quem fosse. Torturando a Viola (no corpo dela) para que não a seguisse.

    É isso~

    Toynako

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Toynako, o gato não era o demônio. Pelo menos não o da Ellen. Se você leu os diálogos direito, vai perceber que o demônio se personificou como casa. Segundo algumas teorias, Viola já era bruxa antes disso acontecer, e o gato preto era o demônio dela.

      Beijos, Chesha-chan.

      Excluir
    2. Viola era uma criança nova, essa é a chave de muitos jogos. As coisas se passam com crianças, de preferência em uma época duvidosa, onde não se sabe se é o nosso 'presente' ou se é um 'passado'.

      A inocência da Viola é normal, ela viu uma pessoa sofrendo que deu a oferta de 'troque comigo por um dia', e pensou que fosse tudo bem. Quando o dia acabou e a Ellen quis ir embora, Viola reclamou pelo corpo (o que aconteceu o que disse ali), sendo que Ellen só voltou a casa porque precisava de algo para as roseiras, sabendo que estava em seu quarto.

      Não teria como Viola ser uma bruxa antes, porque se não Ellen não almejaria todo o 'amor' que ela possuía, toda a vida normal e alegre.

      O gato, creio sim que seja o demônio, a casa se personificou em várias formas, coisas a matavam, então porque não criar um gato? O gato, indicava o caminho, ajudava(salvava), e ele fez isso por conta do acordo que ele fez com a Ellen, ela ter cumprido corretamente.
      Mas no fim, o gato estava morto, porque? Imagino que a 'casa' não tenha mais achado uma função para ele, então simplesmente apagou/matou a existência. Afinal, era o final do jogo.

      Minhas teorias, adoraria comentar sobre mais \o>

      Toynako~

      Excluir
    3. Suas teorias são realmente interessantes Toynako.

      Mas, sobre a Viola ser uma criança nova e tal. Eu tenho que descordar em alguns pontos. Até onde eu sei Viola tem uns 13 anos, que eu me lembre no jogo ela era descrita assim, mas eu posso estar errada.

      Logo estava pensando, se ela tem 13 anos, ela já não é tão inocente assim. Acho que até mesmo uma criança, só de pensar na dor que ela ia sentir, já voltaria a trás em tal situação.

      Também podemos levar em conta que como a Ellen falava no diário ("Minha queria 'amiga', certo, Viola?"), parecia que Ellen havia conseguido bastante confiança de Viola e que as mesmas eram bem amigas, talvez nessa situação sim, consigo imaginar Viola sendo inocente.

      Também vale lembrar que não sabemos à quanto tempo as duas estão trocadas, quem disse que não pode ter sido anos? Vai saber.

      Obrigada por comentar. Gostei mesmo.

      Excluir
    4. Sim, Viola tem essa idade. Mas, não dá para levar em conta essa idade hoje em dia. Hoje 'crianças' assim, já estão em suas boates dançando até o chão 'quadradinho de 8', como se fosse a coisa mais natural do mundo. Não que esteja falando mal de quem curte isso, mas as tudo hoje em dia é 'maduro' demais.
      Antigamente, 'crianças' de 15 anos, ficavam pulando amarelinha na rua com as amigas. Querendo ou não, tem uma grande diferença. Uma inocência maior.
      Até mesmo os avós comentam 'No meu tempo, blablablabla~'.

      E, olhando pelo jogo, não parece ser o 'presente' e sim um passado, ainda mais pelos moveis da casa, ser um lugar afastado. O fato de existir caçadores, as roupas que são usadas.

      Imagino que o jogo se passe em dois lugares:
      1- Um vilarejo próximo, onde vivia a Viola com seu pai e as outras pessoas.
      2- A casa na floresta, mais afastado de tudo, onde por medo ninguém se aproxime.

      Não acho que a Viola tenha ficado tanto tempo assim com a Ellen. Porque se não, o pai estaria literalmente desesperado.

      Minha teoria é que Viola saiu para brincar e se perdeu, acabou encontrando a casa e fez amizade com Ellen. Conversou com ela no dia e depois conseguiu ir para casa. Deve ter comentado com o pai, por isso tem a carta dele pedindo para ela não retornar(Ele pode ter escrito a carta e ir caçar, quando voltou e não viu a filha foi procurar ela). Mas, por ser uma criança sem noção do perigo, não vira o porque não ir conversar com a Ellen. Nisso, ela pede para trocar por um dia... Até ela comenta depois 'nunca disse que devolveria'.

      Ellen, por ser esperta, forçou ao máximo a amizade para que ganhasse a confiança.

      Eu adoro o jogo, e também adoro a Ellen. Estava até comentando com uma amiga. Ellen não era só má, e sim louca. Nada conta sobre os pais, poderia muito bem ser doente e abandonada por eles.. O pai era um drogado (mostra na cena dele pedindo o pó branco), quem saiba, batesse nela(?), a mãe talvez fosse uma pessoa fútil, que só visse a aparência (retratado pelo sapato vermelho).
      O ambiente no qual ela vivia, pode ter contribuído para uma 'loucura', por assim se dizer.
      Achei seu post muito bom, parabéns~ Possuem 3 jogos nos quais eu mais adoro conversar sobre as teorias (A casa da Bruxa / Ib / Pai Louco - sim, prefiro o nome em português deles~).

      Mais das minhas teorias, Toynako.

      Excluir
    5. Dessa vez tenho que concordar. Eu ainda não acho que a Ellen seja tão má assim, é como disse, ela se salvou. Simplesmente isso. rs.

      Excluir
    6. Essas teorias de "Ellen é má/Ellen não é má" me fazem lembrar de Ib, haha. Tem a mesma coisa com a Mary.
      Mas enfim, eu acabei agorinha de joga The WItch's House e vi uma certa semelhança da Ellen com a Mary, até. Acontece que acredito que Ellen não é má, mas não significa que o que ela fez foi certo. Foi certo na concepção dela, pois ela estava cansada de todo sofrimento e finalmente tinha arranjado uma amiga, na qual via a salvação. Veja bem, Ellen não sabia o que era "amor", acho que, apesar de ter 7 anos, ela era uma criança indolente.
      Isso ligado ao fato de que ela sentia dor e etc, fez com que ela quisesse se aproveitar da amizade que Viola tinha por ela, então com uma proposta "inocente" (aos olhos de Viola), ela pede para trocar de corpo com ela. Vai me dizer que se você ficasse sofrendo por anos, sem amigo nenhum e apenas trocando de corpo com alguém pudesse acabar com tudo isso, tu não faria o mesmo?
      O pessoal geralmente fica "Nossa, mas a Viola era amiga dela!", mas não enxerga o lado da Ellen. Acho que ela não era louca, mas sim indolente.
      Falta de amor (até mesmo dos pais) + Sem amigos + Sofirmento = Indolência.

      Excluir
    7. Nossa! Toynako, a sua teoria é muito boa! Na verdade, eu não tinha pensado que as pessoas da cela representavam os pais da Ellen! Só percebi isso quando li seu comentário ><
      É muito legal ver essas teorias, a gente consegue ver as coisas de uma outra forma :3

      Excluir
    8. @Lore C.

      Eu estive conversando com o amor da minha vida~(ignorem), sobre o jogo.

      E, foi comentado algo que me fez pensar sobre. Ellen era mesmo abandonada pelos pais? Digo, tem vários presentes pela casa, inclusive no quarto dela - Ursos de pelúcias, bonecas. Quem não ama alguém, não se preza a dar tantos presentes.
      Ela poderia apenas sempre achar que não a amavam, botando a desculpa na doença dela. E, por mais que os pais tentem demonstrar amor, sempre seria o 'falta alguma coisa, não me amam'.
      Então, ela poderia ter 'tudo', e no fim achar que não tinha nada, ela era uma criança é compreensível. Ela não possuía nenhuma dó em quebrar bonecas/rasgar ursos/matar plantas/sapinhos inocentes(Sr: Saposo ;-;). O meio talvez mais fútil que ela viveu a deixou assim. Tipo criança mimada, sabe? Tem tudo o que quer, mas jura que não tem nada.
      Certo, ela era doente. Mas, a doença era fatal? Não me lembro de ter relatado algo como 'estou doente e vou morrer em tal dia porque o médico/pai/mãe disse', mesmo se ela comentasse que poderia morrer, para uma criança tudo é motivo de medo.

      Uma coisa eu não entendo muito. Quem seria o sapinho? Alguém que entrou na casa depois? E, que acabou sendo tragado por ela por não possuir utilidade?

      Quanto a Mary, bem ela deixo para conversar caso fizerem um review sobre o Ib, porque é outra personagem que amo e se fosse falar sairia um texto enorme~

      By: Toynako (Sim, finalmente fiz perfil ~)

      Excluir
    9. @Melody Uchiha

      É que eu adoro joguinhos de Maker/wolf assim (estou até tentando criar um joguinho no RPG Maker, nesse estilo terror/suspense), então quando termino os jogos, gosto de conversar com quem já zerou para compreender melhor o que aconteceu. Afinal, não é pelos gráficos que se joga, e sim pela complexa história~
      Fico contente que minhas teorias tenham ajudado em algo.


      By: Toynako (Sim, finalmente fiz perfil ~)

      Excluir
    10. Realmente. Essa coisa de presentes.... Hm... Os pais dela também poderiam ser aquele tipo que só dá presentes pra substituir o amor, já que eles são muito ocupados e tal.

      Eu comecei a escrever uma review sobre Ib, porém não sei quando sai. Então me aguardem viu? XD

      Excluir
    11. Olha,a Ellen é louca.Vi um dia desses um tipo de diario mais completo,com todo o passado dela,não sei se é feito por fans,mas aquilo mudou meu ponto de vista e vou escrever minha crítica a partir daí.
      A mãe dela amava ela muito (de acordo com o diário),pórem não podia deixa-la sair pra fora de casa por causa de uma doença grave que ela tinha,mal conseguia andar também.QUando saia pra fora,as outras crianças se sfatavam.Ela compreendia a sua situação,até ai tudo bem.O texto era muito longo,eu não li tudo,pode ter rolado mais coisa,mas o ponto é que ela matou a mãe que amava ela falando "eu só queria ser amada...Mas vocÊ me despreza,vc me odeia não é?" ou algo assim.Voltei no texto e li algumas partes,nenhum indício da mãe ter mostrado desprezo.ELa também matou o pai,mas este era meio hostil.
      Também falava que mesmo sendo bruxa,ainda havia a doença.E a atrapalhava muito.Viu a Viola como uma oportunidade,e começou a conversar com ela;Viola trouxe remédios para ellen para ver se amenizava sua dor,isso mostra que viola era muito gentil e ajudaria qualquer pessoa em um estado ruim.3 dias depois,ellen pediu para trocar de corpo e tals,cortou as pernas do seu corpo original e arrancou os olhos,e tal.Viola só tinha continuado viva por causa dos poderes de bruxa,que lhe deram um pouco mais de resistencia.QUando chega ao final,viola pensa "Você foi muito amada,é a minha vez.Sei que ele não me amará,e sim quem ele acha que está neste corpo,mas eu não ligo.Obrigado por me ajudar,viola"
      Cheguei a conclusão que ela NÃO era má por natureze,porém enlouqueceu,,mas pensou no seu bem

      Excluir
    12. Desculpe, mas a autora desse texto sobre Witch House está sendo completamente irrelevante. Como você pode dizer que Viola foi uma garota boba e é tudo culpa dela, quando a verdadeira vilã foi Ellen, claramente? Pelo amor de Deus, a história deixa isso bem claro.
      Aposto que já mentiram pra você. Aposto que você já chorou porque alguém errou contigo, e é aí que entra a sua hipocrisia: foi tudo culpa sua então, e da próxima, não reclame quando alguém foder contigo (porque a culpa foi tua de ser boba, seguindo a lógica).
      Mano, se você tem uma amiga passando por uma situação difícil e te pede pra que troque de corpo por um dia, você o faria, por ter amor a ela. Afinal, era só um dia. Afinal, era sua amiga. Ou você nunca teve amigos e nem mesmo parentes pra saber o que é AMOR AO PRÓXIMO, ou você tem problemas mentais de pensar de outra forma e é completamente egoísta.
      Boba é você de pensar assim (mas eu perdôo porque isso é texto de gente de 12 anos), e sinceramente espero que você tenha mudado a sua opinião.

      Matar alguém em prol de si mesmo é algo normal pra você? Ellen e Viola eram sim crianças e não há nada no jogo que afirme a verdadeira idade das duas. Felizmente a história não é real portanto respeito a sua opinião, mas já tentou se por no lugar de Viola? Você ajuda uma pessoa e confia nela inocentemente, no final tudo o que ela faz é te trair e roubar tudo o que você tem, até mesmo o corpo. Agora imagine a cena do teu próprio pai matando você e defendendo o monstro que tomou seu corpo e, antes, matou os próprios pais apenas porque pensava ser odiada por eles.
      Legal, né? Pois é.
      De qualquer forma, parabéns pelo esforço de escrever esse texto. Você foi bem nos outros, mas nesse... Por favor. Não.

      Excluir
  3. Serio Kanako, você escreve bem mas por falor Viola com letra maiuscula The Witch's House não witch house...

    ResponderExcluir
  4. Eu também acho que dá para entender a Ellen. Mas o que ela fez não é justo, acabar com a vida de outra pessoa em benefício próprio. :(

    ResponderExcluir
  5. WH não foi o primeiro que eu conclui (foi Mad Father), mas foi o primeiro que joguei em português, então como deu para entender a história eu amei! E os puzzles me deixavam louca pra terminar XD Não consegui zerar no primeiro dia,mas quando zerei e vi a historia fiquei completamente pasma, poxa me pegaram de jeito! Como eu ia adivinhar que a Ellen é a Viola? Enfins um jogo super recomendado pra quem quer começar a amar jogos assim

    ResponderExcluir
  6. "Eu não acho que ela seja tão má assim."
    Bem, eu acredito que alguém capaz de sacrificar seus próprios
    pais só porque não recebe atenção suficiente ou está doente, é no mínimo diabólica.
    Já eu logo no começo não achei o jogo chato, pelo contrário, gostei bastante da atmosfera assustadora. Isso e os sustos foram o que me fizeram ter a sensação de que valeu a pena jogar, porque o final foi bem desagradável u.ú
    Sim a reviravolta foi bastante interessante, mas quando Viola falou: "Fath...da..." e é interrompida, quase chorei :\
    Mesmo assim, recomendo o game, é divertido ver as reações das pessoas jogando :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de como você vê. No jogo não fala como os pais dela realmente são. Até onde eu sei, ela se sentia negligenciada por eles. Esse pode ser um dos pontos que ajudaram à deixar ela doente, e sim, ela realmente é doente.

      A reação que você teve é o que uma pessoa normal teria, em minha opinião; inclusive eu mesma tive, mas logo depois mudei de opinião quando tentei refletir sobre.

      Eu não consegui sentir dó dela, mas eu senti bastante raiva dela e do pai, mesmo que eles sejam vítimas.

      E realmente é interessante ver a reação das pessoas. (;

      Excluir
  7. Pra mim Hellen é má é ruim é louca porque olha oque ela fez com a Viola pocha pre feria outro final ,nunca pensei que Hellen era Viola e Viola Hellen,fiquei muito triste no final e ainda mais quando Viola chamou seu pai e levou um tiro

    ResponderExcluir
  8. Hellen é muito má mano, quase chorei quando ela fez aquilo...

    ResponderExcluir
  9. hehe' Como esperado de você... ^^
    E sim, Ellen só queria ser amada... Viola que foi boba. ^^

    ResponderExcluir
  10. Mei, tenho conhecimento em informática (incluindo um razoável conhecimento programação), e gostaria de ajudá-lo a traduzir aos jogos (sei que provavelmente não terei que programar, só traduzir alguns arquivos em .ini ou algum outro tipo de arquivo). Faço de Graça, apenas por amor aos jogos. Caso se interesse, meme adicione no Facebook (www.facebook.com/pedroguedesboueri?ref=tn_tnmn).

    ResponderExcluir
  11. (Desafio vocês a lerem toda essa bagaça aqui. Quem ler o comentário inteiro, ganha uma bala. -Q)
    GEMT! *-------------*
    Finalmente achei outra pessoa que não odeia a Ellen! Você não sabe o quanto eu estou feliz! Pensei que fosse a única fã de TWH que gostasse dela! *O*
    Quero dizer... Acho que todo mundo que tem sensibilidade o suficiente, e vê as coisas nas entrelinhas, e não apenas como elas são superficialmente, conseguem perceber que a Ellen não era um demônio desalmado... Acho que MUITAS pessoas fariam o mesmo no lugar dela.
    Pensem bem: Você está doente, todo o seu corpo dói, sua Mãe te abandona, seu Pai não te ama, e sua doença te impede de sair de casa e fazer amigos. É muita solidão e sofrimento pra uma pessoa aguentar, a Ellen perdeu a sanidade, obviamente. Que tipo de pessoa com o juízo perfeito mataria os pais, mesmo que não a amassem? Uma pessoa louca não pode ser julgada por seus atos... TUDO que aconteceu no jogo e com a Viola foram culpa dos pais da Ellen! Se eles não rejeitassem a própria filha, nada teria acontecido.
    Qualquer um que vê o final de TWH acha que a Ellen é uma criatura cruel e sem sentimentos, mas não é bem assim. Quando eu olhava o diário dela... Eu ficava com pena. Parecia que ela tinha depressão, ou coisa assim. Ela era uma pessoa sensível, afinal de contas. Inclusive, eu acho que se a Viola e ela tivessem se encontrado antes da Ellen perder a sanidade, as duas seriam amigas. Não... Eu não acho, eu tenho certeza!
    Agora vamos falar sobre o outro culpado da história (que, ainda assim, é o meu personagem favorito x3): O Gato. Se você jogou o final secreto, você sabe que, na verdade, ele era um demônio. De acordo com o diário que fica no corredor das distrações, quando ela matou os pais, o Gato ofereceu a ela um feitiço que a faria curar sua doença. Agora, pensem bem, sua doença é o que impede todos de te amarem, é o que te deixa infeliz, seu maior desejo, é se livrar dela e poder ser amada, então, uma oportunidade pra realizar esse desejo, simplesmente surge! Vocês recusariam? Sejam sinceros, RECUSARIAM? Qualquer pessoa aceitaria, principalmente uma pessoa esperta como a Ellen.
    Se a forma de realizar esse desejo era matando TODAS as pessoas que iam para a sua casa e, no final, trocar de corpo com a única que você não matou, era o que você faria, não?
    Então, se você provávelmente faria o mesmo, porque ainda odeia a Ellen?
    Pois bem, esse foi o meu desabafo sobre TWH, e, se você conseguiu ler até aqui, pegue a sua balinha de presente. *entrega balinha* -Q
    Ah, e Kanako, você fez uma ótima postagem, como sempre! Muita bem escrita! *-------* A única coisa que eu não concordo, é o fato da Viola ser tonta. -Q Digo, ela não era burra, ela só era muito bondosa e ingênua, e confiava na Ellen. Tanto que acabou se ferrando no final. ;_______;
    Enfim, TWH é um ótimo jogo, e, além de uma história incrível e surpreendente, o jogo também tem personagens incríveis! *-* O único problema, é que não tem macho pra shippar no game. Ou a gente shippa incesto, ou yuri, ou zoofilia. D: Ah, tô nem aí, shippers gonna ship. -QQQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O________________O
      Eu, realmente, tenho que começar a escrever menos... E COM URGÊNCIA! ;-------------;

      Excluir
    2. Não faça isso!! Eu me sinto bem sabendo que não sou a única aqui rsrs. E Hahah, eu acho o Gato super macho dá pra shippar ele com a Ellen de boa hahahah.

      Concordo com tudo o que você disse. Mas, ainda acho a Viola tonta u.ú Run. Ah, obrigada pela bala e pelos elogios.

      Excluir
    3. Todo mundo que confia muito nos outros são tontos, sou/fui um ótimo exemplo disso.

      Excluir
    4. YAY! Obrigada pela bala x3
      Concordo com o que você disse. A Ellen fez o que ela achava que tinha que fazer, e o que muitos também fariam se estivessem no lugar dela. Apesar de eu ter ficado com muita pena da Viola no final... Eu não odeio a Ellen, e nem a Viola. Acho que elas só estavam em situações plenamente diferentes, a Viola tinha um pai que a amava muito, e era o que a Ellen queria (além de se livrar da doença, claro). Eu penso que a Viola era inocente demais, e a Ellen, devido aos problemas que lhe ocorreram, oportunista. Só isso. E eu gostei do que você disse que elas seriam amigas se tivessem se encontrado antes da insanidade da Ellen. Seria legal se tivesse algum "final" assim, né? Ou algum doujinshi... Não sei. Apesar de eu não gostar muito, acho que o melhor pra se shippar é yuri, né? uhshuahsa, e o gato é divo dms x3 -q
      obs: Continue escrevendo bastante, é legal ler a opinião dos outros >w< (desculpe, eu sou mto intrometida... ç.ç)...e tbm é legal ganhar balinha *w* #apanha

      Excluir
    5. o que eu realmente acho estranho, é que a Ellen, provavelmente estava insana, e nao andava a muito tempo... um dia depois de pegar o corpo da Viola a Ellen já acostumou? ela sobreviveu a armadilhas da propria casa, fugiu de um urso, de um crânio gigante, de puzzles complexos, estando INSANA? não é tão facil pra gente terminar o jogo, sendo q a gente morre muito pra conseguir terminar, mas a garota doente insana, que só queria amor, roubou o corpo da amiga e em menos de uma semana conseguia andar perfeitamente, correr e resolver desafios super fodas, em plena insanidade..


      #Minato

      Excluir
    6. FINALMENTE. concordo com tudo que disse inclusive penso o mesmo sobre a Viola ela não foi tonta ela era uma menina bondosa e alegre,Ellen pode ter sentido inveja ao ver que ela tinha uma pessoa que seria o pai que a amava e decidiu virar sua melhor amiga e outra como a Viola iria imaginar que sua 'amiga' séria uma menina doida por conta de falta de amigo,falta de amor,solidão. Ellen conseguiu a confiança de Viola por isso ela aceitou a proposta de trocar apenas por 1 dia. bem achei crueldade ela ter enganado o pai de Viola no final mais acho que ela não seja uma menina má só ficou louca por conta dos pais e não achei a Viola tonta achei ela um exemplo de uma pessoa amiga só que ela podeira ter pensado mais trocar de corpo com uma bruxa com certeza daria má coisa por isso ela é chamada de tonta vejam o lado dela também.

      Excluir
  12. Gostei. Curto muito desse tipo de publicação. Sinto falta de postagens que mostrem mais a opinião dos membros sobre y ou x jogo, ou até mesmo casais (tipo o famigerado Ib x Garry, e o post de dia dos namorados não conta mimimimi). Vi várias publicações sobre Shuutai Head Less, mas nenhuma analisando a história. Não me animei pra pegar o final verdadeiro, apenas vi no youtube e achei forçado demais. Vi e pensei "E o que isso tem a ver com a prisão? Como eles foram parar lá? E a bruxa? Wtf". Não me animei pra jogar os extras também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu falei brevemente sobre Shuuitai no meu blog quando ele saiu aqui no Zero Corpse. Foi um jogo que eu gostei muito, e creio que suas perguntas foram respondidas no final verdadeiro. Provavelmente eu faça uma review mais detalhada para o Zero Corpse. Obrigada.

      Excluir
  13. É muito legal que tanta gente participe dos posts. Alguns vem com teorias/opiniões interessantes e deu pra notar que as opiniões variam. Pra você que está participando, Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho uma pergunta, não da teoria, mas sim de uma outra coisa relacionada...

    Porque muitos chamam o jogo de The Witch House? Pois em japonês é Mojono Ie!

    E falando da teoria, acho que a Elen é sim má, principalmente pelo jeito que ela fala com Viola no final e não justifica ela fazer o pai mata-la e sem falar que você pode pegar um "terceiro final" e ver que no diário dela diz que arrancou os olhos e pernas só para que Viola sofresse!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The Witch's House vem da tradução do nome do jogo em japonês. Portanto, no ocidente o jogo ficou mais popular por esse nome. Em português nós temos como tradução "A Casa da Bruxa", porém não é muito usado.

      Excluir
    2. Mojo no Ie, traduzindo dá 'A casa da Bruxa', tá errado a tradução do google tradutor? Não entendi bem o porque estranhar chamarem do nome em inglês/português.

      Excluir
    3. na minha opinião se a hellen matou os pais dela e ela troca de corpo pra ter a vida da viola no lugar quem garante que ela n mataria o pai da viola tbm?
      n faz sentido uma menina que tem tudo ter amor fazer isso ate pq na epoca nunca falou que o castelo tinha uma aparencia sombria na epoca dos pais d eellen e ela eu acho que a casa era bem mais organizada e bonita o motivo pra estar assutadora é pq foi varios tempos e oque eu queria saber é pq a ellen n usou magia para se curar? e se tratar em vez de trocar d ecorpo com a viola? s eel atinha todo esse poder ela poderia muito bem ter tdado um jeito de se salvar sem ser trocanod de corpo e se a ellen matou os pais por diversão? memso que o spias dela tenham comprado brinquedos para ela ela distruia ela poderia ter sido um tipo de criança que gostava de fazer a spessoas sofrerem e n se trata do jeito que eu vejo pq ela teve tudo ela destruiu ela tinha os pais dela ela matou ela mata tudo e n liga pra nada inclusive ela n liga pro pai da viola n importa qual seja a disculpa para defender a ellen ela n se importa com o pai da viola e amor ela so rouba o lugar da viola e faz ela sofrer nao sei pq mas ela n precisa de nada disso pense ela tinha tudo e ela jogou tudo fora como se n importasse pra ela el trocou de corpo com a viola e deixou a viola sofrer sem se importar ela fez tudo isso e fez outros sofrerem memso que nos textos dela ela tenha falado um pouco sobre e bal bla bla ela era bem mimada parece.
      e n tem disculpa de os pais dela serem bem ocupados eles n tem trabalho como alguem tem trabalho no meio de uma floresta gigante perdido no meio do nada?
      e mesmo assim teria a mãe dela pra ficar ocm ela e dar atenção a ela, se a ellen tinha poderes ela poderia ter usado pra sobreviver ela foi meio burra com isso ate pq em vez de esperar um tempo de alguem chegar pra trocar de corpo,acredito que quando elas se conheceram a ellen ja tinah matado os pais dela antes (antes de conhecer viola ) bom se eu descborir mais coisas eu posso alterar e implementar e fazer uma teoria

      Excluir
  15. Yo! Bem, acabei de conhecer o blog, e só posso dizer que é ótimo! Acompanharei sempre! Aliás, são vocês que traduzem os jogos, né? Parabéns pelo trabalho. Deixa muita gente como eu feliz, hue :3
    Ontem mesmo terminei o The Witch's House, até agora só tinha jogado Ib, e, no começo do TWH minha reação foi parecida com a sua. Eu ficava o tempo todo dizendo a mim mesma (já que não tinha ninguém com quem comentar sobre isso T-T -q) que Ib era melhor, porque a gente não morria por qualquer bobagem (fala sério, no TWH a gente morre por qualquer coisinha ç.ç), mas aí no decorrer do jogo a coisa foi ficando mais interessante e o final foi surpreendente, sabe, acho que ninguém nunca imaginaria um final desses.
    Eu sou muito indecisa, por isso eu ainda não sei decidir se gosto ou não da Ellen. Esse post e também as teorias dos comentários me ajudaram muito. Eu entendo o que a Ellen fez, e a parte que você citou do amor dos pais foi o que mais me tocou. Mas eu também entendo a Viola, ela só quis ajudar a Ellen (eu tbm sou tonta, por isso eu entendo ç.ç) ... digamos que ela era ingênua demais. Mas teve uma coisa que eu não entendi ainda: A Ellen cortou as pernas e furou os olhos antes ou depois que trocou de corpo? Eu sei que parece meio bobo, e que o óbvio seria que fosse depois da troca, mas é que no final especial do gato (não, eu não consegui esse final, sou ruim demais pra isso, mas eu vi um vídeo desse final) quando se lê o diário, tem uma parte em que a Ellen diz: "Antes de você vir, eu arranquei meus olhos fora, cortei fora minhas pernas", algo assim, então eu fiquei pensando se ela não teria feito isso antes, mas acho que não tem muito cabimento, né? Enfim. Desculpe se o comentário ficou grande demais >< Parabéns novamente pelo blog e pelas traduções c: Bye ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá aqui é a Toynako, vim responder e ajudar nas suas duvidas~

      A Ellen, após ter trocado de corpo. Para torturar a Viola, furou os olhos e cortou as pernas sem contar que a drogou ainda com as drogas do pai dela.

      Minha ideia sobre isso é que ela cortou as pernas, para que Viola não a seguisse, furou os olhos para que não visse o caminho e a drogou para não conseguir falar... Tanto que não consegue dizer nada depois.

      Espero ter ajudado~

      Excluir
    2. Aah! Obrigada Toynako-senpai, você ajudou bastante! Sua ideia realmente faz muito sentido. Obrigada mesmo ^^

      Excluir
  16. ñ que eu ache que o final foi uma porcaria , mas eu queria uma continuação , tipo a alma da Vaiola volta e se vinga da Ellen! Seria legal , né? Mais a parte mais xata que eu achei foi a de que vc tinha que passar a monalisa , nossa que saco Mais valeu

    ResponderExcluir
  17. O final foi legal, emocionante. Tá bem, Viola é muito burra. Eu gosto da Ellen mas vamos concordar, ela era meio louca... Talvez devido a essa falta de amor.
    Acho que seria uma boa ideia fazer uma análise do final de Yume Nikki, na minha opinião foi outro que merecia que todos ficassem satisfeitos, (Ou no mínimo felizes) afinal a Madotsuki se libertou da sua própria prisão.

    ResponderExcluir
  18. Adorei esse jogo. Em vários Rpg Horror existe as personagens malucas. Mas Ellen foi a minha favorita.

    ResponderExcluir
  19. AMEI O JOGO
    mas, 1 eu peguei um final ruim, que é o que vc abre o armário e pega alguma coisa, ai vc sai da casa e a bruxa pega seu corpo e sai com o seu pai, E SEU PAI TE MATA!
    fiquei brava então resolvi pegar outro final,
    depois de um século fugindo da bruxa eu sai direto da casa e peguei um final bom \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmm, não sei se falou brincando, mas sua ideia do jogo está um pouco errada =/

      Definitivamente, não existe 'final feliz' em A casa da Bruxa. O primeiro final que você pegou, é o correto.

      Não houve troca de corpo naquele momento, simplesmente você já tinha trocado a um tempo com a Ellen.. Você comandava a Ellen (usando o corpo da Viola), o tempo todo.
      Ela apenas retornou a casa, para pegar o veneno das roseiras.

      Ou seja, o final que pegou é o correto por explicar melhor a história, mas pegar os outros não mudará o fato de que você era a Ellen (no corpo da Viola).

      Dá para entender mais, se tiver a coragem de zerar o jogo novamente sem falar NENHUMA VEZ com o gato, assim conseguirá entender bem mais muitas partes do jogo, porque terá mais informação disponível depois.

      É isso, espero que tenha entendido melhor~

      By: Toynako

      Excluir
  20. eu nunca achei que a viola fosse burra,e sim generosa,porque ela estava se importando com a "amiga" dela,ela queria ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmm.... será?! Uma pessoa generosa daria seu corpo saudável pra trocar com um corpo todo acabado?

      Excluir
    2. como você pode sentir raiva deles? A Ellen não tinha direito nenhum de pegar o corpo da Viola e nem fazer o pai dela matar ela, isso é cruel sim, muito cruel, e a Viola não sabia que a Ellen pegaria seu corpo para sempre, e outra, ela cortou as pernas da Viola e arrancou seus olhos. Ellen pode ter sofrido muito, mas ela é má sim. Se estava prestes a morrer, que morresse logo e não acabasse com a vida de uma pessoa, isso é doente.

      Excluir
    3. eu sinceramente faria isso,se foi a intençao da viola,um ultimo dia de felicidade para a amiga dela,sem ela ter que sofrer,é isso que eu penso

      Excluir
  21. A Viola não foi burra,só queria ajudar,também por que Ellen disse:"Vai ser só por um dia".Ela devia achar que estava tudo bem(Se bem que ela devia pensar nas consequências...),o final realmente me surpreendeu,fiquei procurando por todo lugar algo que ajudasse a explicar melhor,foi quando descobri as cenas secretas,ajuda um pouco...

    ResponderExcluir
  22. Ela é ma sim,a Viola e a Ellen eram amigas antes dela ficar doente.A Ellen enganou a melhor amiga dela e ainda fez seu pai matar ela.Você ainda acha que ela não é uma desgraçada ? aheuaheuha Viola só é ingênua de ter deixado isso acontecer :c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não encaro bem assim.... Acho que a Ellen desde o início estava pouco se fudendo pra Viola, então não fez mal pra ela. XD

      Excluir
  23. Na minha opinião o jogo foi otimo e não liguei muito para a morte da viola a unica coisa q eu realmente não gostei foi a morte do gato

    ResponderExcluir
  24. Eu fiquei com pena da Viola quando terminou o jogo, mesmo assim, eu não odiei o final. Acho que os jogos de terror (maioria, pelo menos) são melhores quando terminam com um final triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. E são exatamente esses que marcam, porque muitas vezes você não consegue aceitar o final.

      Excluir
  25. Vcs falam tanta porcaria que doem meus olhos, no post o ouro(a) fala como se fosse um sabio do univero ¬¬, entenda cara, vc e vcs são so mais ums merdas sem vida no meio do mundo que possui 7 bilhões de pessoas. E o jogo é bom desde o começo =3

    ResponderExcluir
  26. pior post que ja li em um blog ever...

    ResponderExcluir
  27. O "The Witch's House" também foi o primeiro jogo de RPG Maker que eu joguei, ainda assim foi o primeiro que finalizei, "apaixonei-me" por jogos RPG (de terror) através deste jogo, mas no final que eu joguei não se viu a verdade toda por isso passaram dias até eu saber que tinha sido a vilã o tempo todo, e só soube quando fui pesquisar os outros finais, aí fiquei ainda mais "apaixonada" por jogos RPG.
    Para mim, (sabendo de toda a verdade sobre a história do jogo), todos os finais são tristes. Claro que a função do final "falso" é fazer a pessoa pensar que realmente acabou tudo bem, quando não acabou.
    Um jogo muito bem feito, bons enigmas, porém não tem uma grande história em comparação com outros, mas afinal são sempre as personagens que fazem o impacto, não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu devo concordar com você em relação ao jogo não ter uma história muito grande. Mas o forte desse jogo seria mais o "gameplay".

      Excluir
  28. Concordo plenamente, a história desse jogo estava muito sem graça antes do final, ele realmente precisava de um "impacto comovente" e é exatamente isso que o final tem a oferecer...

    Quanto ao "Gameplay" é realmente bem legal...
    principalmente os puzzles, que são bem divertidos...

    ResponderExcluir
  29. hoje eu descubri um jogo que chama Red Book e ele é um Fangame de The Witch's House, até a personagem principal é igual ela. vocês não podiam traduzi-lo? o jogo é curtinho, daqueles que se da 3 passos ja acabou o jogo. curto igual Esse Hon Chon Chon Dong Ghost.

    ResponderExcluir
  30. Ainda to tentando fugir do bixo que vem depois de colocar o livro da morte na estante HEUEHUE, bem, eu achei meio "exagerado" no começo, porque eu sou noob no mundo de rpgs makers, só já joguei a casa da bruxa e mad father (mad father eu avancei bem mais, mas não consegui passar da parte que tem que pegar a luz no meio dos zumbis da cafeteria...). Sobre essas partes da Ellen e tal, ela fazer isso é meio coisa de gente doida D: como eu disse, nunca joguei todo, e nunca terminei um jogo desse estilo, mas achei. Enfim, boa sorte a mim, vou procurar um jogo mais fácil e depois volto com a casa da bruxa u.u bai bai, adoro o blog ♥♥

    ResponderExcluir
  31. E mais, a Viola só foi para a floresta por ter brigado com o pai dela -p

    ResponderExcluir
  32. acho que a Viola não foi possuida logo dps de entrar na casa,veja aqui:vc vai no 3 andar (ou no 4 andar slá,aquele lá que é um jardim) e vc consegue a garrafa brilhante,quando vc vai no escuro e pega o charuto (não sei explicar) e vai embora,no meio do caminho tem um som,print:http://prntscr.com/6mdef7 (5 segundos dps vc deixa a garrafa cair e quando vai para o menu:http://prntscr.com/6mdf9k) acho que a bruxa possuiu a Viola nessa parte!

    ResponderExcluir
  33. What did Ellen has no justification... I know Ellen deceive Viola making her believe that the two were friends, but I believe that even Ellen has gained all the memories of Viola, she could get to pretend to be Viola for the rest of life? All that Ellen will live a lie, even if you say that Ellen does not care about it, that's the truth. Do you think Ellen would be able to pretend for the rest of her life? Even with the memories of Viola I find it impossible. Also is the father of Viola, even if Ellen pretended to be Viola, do you think a parent would not notice differences from the old Viola, and the new Viola? I also think that at some point Ellen comes to realize, that in all of her schemes and plans to find love, there was someone who loved her the whole time - Viola.

    Ps - And she would not have cat helps because technically the contract ended with the death of Viola.

    ResponderExcluir
  34. Nossa mey yanderela nos finais mto bom cortas os pe as virila que ixto no chato n vi ainda mais quero ve the witch house me deu ums susto eu nem gosto de ib <3 mei case comigo -Tia_Cete

    ResponderExcluir
  35. Eu confesso que fiquei muito triste com os finais e fiquei com muita raiva da Ellen, e muita pena da Viola.. ela era apenas uma garotinha inocente que se iludia naquela amizade com a Ellen.. ela foi bobinha fazendo isso mas era apenas uma pobre criança inocente, e no fim Ellen ganhou.. e ficou com o amor do pai da Viola com a beleza da Viola um corpo saudável amor.. e a Viola? Viola foi morta pelo próprio pai, eu quase chorei quando ela falava. P...a..... e PÁ! o tiro, mas a Ellen.. no fundo ela não é realmente má. Ellen era apenas uma menina doente que não recebia amor dos pais e não tinha amigos. E ela se revoltou a tristeza corrompeu ela e então ela decidiu seguir os pior dos caminhos para o seu benefício, mas não por maldade, ela apenas queria ser amada apenas queria ter amigos.. apenas queria poder viver de verdade.
    Mas isso não tira que eu achei triste demais o final -qq

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Ouso a dizer que esse foi um dos melhores finais que já vi em um jogo. Fiquei com cara de cú igual com o final de Bioshock pelos mesmos motivos: "fui jogar só pra me divertir, até chegar o final e olha no que deu :v". Interessei neles mas pela jogabilidade... no início, dps de zerar foi amor eterno pelas histórias. No caso de Bioxota foi pelo fato de achar o gameplay foda, lance de misturar poder com armas tipo um revolvi que custa 500 conto (inclusive é o máximo de grana que da pra carregar no jogo, então o seu buceta lá seria rico) achei satânicamente louco. E The Wich's House foi pelo fato de gostar da formula Silent Hill: Puzzle com terror.

    ResponderExcluir
  38. Ainda tenho dó do gato c.c
    Amo gatos, mesmo que nao seja real, ainda amo
    Até que o demonio era legalzinho ne :v
    Poh mas tinha que pegar o corpo do gato ;-;, pegasse seila, uma vaca saudavel, um esquilo do mato po c.c

    ResponderExcluir