domingo, 30 de novembro de 2014

Dreaming Mary

Onde você escolheria viver entre um falso mundo perfeito ou a triste e dura realidade?


     Dizem que por trás de todo sonho há um pesadelo. E conforme você for mais fundo em um sonho, mais próximo está de ser tomado por ele, tornando-se incapaz de distingui-lo da realidade. Apesar da afirmação do pai da psicanálise, Sigmund Freud, de que "todos os sonhos são a realização de nossos desejos", jamais saberemos o quão forte um desejo oculto pode ser para fazer com que o sonhador não queira mais acordar, e pretenda ficar para sempre naquela realidade construída. Não por vontade própria, mas pela sedução do seu próprio mundo perfeito. E, justamente esse, é o pesadelo.

     Basicamente essa é a proposta de Dreaming Mary. Criado por Trass e accha (os mesmos sonhadores de Painted Heart) em abril de 2014 no RPG Maker VX Ace, seu sucesso na internet foi quase que instantâneo. Dos gêneros Puzzle, Aventura, e Terror psicológico, teve inspirações em Ib, Yume Nikki, Eversion (jogos) e Mahou Shoujo Madoka Magica (série japonesa que originou o jogo Medoka Magik Grls); levará cerca de 20 a 40 minutos para ser concluído, possui cinco finais definitivos e outro extra, e pode ser bem... Perturbador para alguns jogadores.

Tão... rosa.
     A jogabilidade de Dreaming Mary é simples como qualquer outro sidescroller: você só pode andar para a direita e esquerda. Diferente de Painted Heart, em que você podia escalar montanhas, subir escadas e pular rochas, em Dreaming Mary você é limitado a apenas dois lados. E as salas possíveis de serem exploradas são, no geral, seis ou sete. Não há batalhas, vidas ou alguma outra limitação que impeça o jogador de continuar, fora os puzzles sem nada muito complexo (porém, caso haja dificuldade neles, fiz um detonado e um guia de finais).

     Dentro dos sonhos de Mary você pode fazer o que quiser, porém de maneira bem linear, com o próprio jogo sempre te dizendo o que fazer em seguida... a não ser que você queira tomar um rumo diferente. Durante esse mundo dos sonhos, você deve coletar itens, resolver charadas e fazer decisões. Mas fora dele...

Tão... bonito.
     A trilha sonora fantástica de Trass com vocais de Usachii contribui perfeitamente para o jogo ser um berço que conforta o jogador em um doce sonho. As batidas suaves e confortantes não servem apenas como música ambiente para as salas, dando um real significado à sua presença em cada momento. E a ausência das músicas também possui um motivo... Você pode ouvir a OST de Dreaming Mary por aqui ou comprar o álbum completo para ajudar os desenvolvedores.

     Os gráficos, apesar de não serem o essencial, são muito bem trabalhados. Beleza e comodidade sem exageros para os olhos do jogador. A doçura e meiguice do cor-de-rosa está presente em todos os mapas do sonho de Mary. Quando Mary conversa com algum personagem, ele aparece em um tamanho grande ao lado, para ser possível ver suas reações. Os animais do sonho foram muito bem desenhados e coloridos por accha, se assemelhando a gravuras de um livro infantil clássico.

Tão... perfeito?
     Por enquanto a única língua disponível para se jogar é o inglês, mas entendendo só um pouco do idioma é possível compreender a mensagem que ele quer passar, já que além de as frases serem curtas e fáceis de ler, o jogo não se resume a elas para cativar quem está jogando.

     Dreaming Mary é tão simples mas tão inovador que os diferentes pontos de vista oferecidos de uma mesma história bastam para tornar aterrorizante um sonho deliciosamente adocicado, a partir do momento em que o jogador passa a olhá-lo com outros olhos. As pequenas mudanças na música, no cenário e no comportamento dos personagens revelam as intenções reais de um sonho tão profundo.

     "Sonhos não são algo desnecessário. Os sonhos são capazes de nos aprisionar, mas também podem nos libertar. Como nem sempre têm poder para isso, deixam a chave para destrancar as portas ao nosso redor em nossas mãos e nos convencem a fazer as escolhas para trazer nossa felicidade."

☁ Download, controles e dicas 

Aparentemente, não é necessário RTP, mas me informem nos comentários se algo der errado.

  • Movimentar Mary: setas do teclado.
  • Confirmar ações ou falas dos personagens: tecla Z, enter ou barra de espaço.
  • Cancelar ações: tecla X ou Esc.
  • Salvar o jogo: tecla S.
  • Retornar para a tela inicial: tecla A.
  • Correr: tecla shift.
  • Alternar para tela cheia ou tela normal: Alt + Enter.
Não há menu, portanto os itens são usados automaticamente, com a permissão do jogador.
E não se preocupe em decorar os controles, pois são ensinados logo no início do jogo.

Dicas

Jogue esse jogo no escuro e com fones de ouvido. Não há jumpscares, mas todo terror psicológico fica melhor ao ser jogado assim.

Para falar com algum personagem dos sonhos de Mary, fique ao lado dele, e não na frente como nos jogos comuns de RPG Maker.

Quando estiver lendo a história da Bela Adormecida na mesa de Penn Guindel, use a tecla Shift para acelerar.

Logo no início do jogo, um rádio te dará informações importantes sobre Mary, sobre o mundo real, o mundo dos sonhos e os animais dele, mas é muito complicado entender a voz do rádio por causa da estática, e nem há legendas. Assim, o esclarecimento completo do jogo só se dá quando o final verdadeiro é realizado, então o rádio nem se torna essencial para saber a história.

A quantidade de pétalas do lírio que você recebe no começo alterará seu final tanto quanto suas escolhas ao passar do jogo. Entretanto, elas apenas são importantes para desbloquear finais ruins diferentes.

Após conseguir fazer os quatro finais (salvando-os em alguns dos 16 slots disponíveis) você recebe uma senha para acessar o conteúdo do arquivo Bônus presente em uma pasta zip do jogo.

➙ Em algum dos finais de Dreaming Mary há uma breve introdução para o próximo jogo do grupo Dreaming Games: Blue Dreams, que com certeza aparecerá futuramente por aqui.


☁ Detonado dos sonhos

     Dreaming Mary possui quatro finais, um subfinal e um final extra, sendo ao todo seis finais: dois ruins do sonho, dois normais do pesadelo, um verdadeiro e outro final... Street Fighter. Eu sinceramente recomendo que você tente fazer todos para aproveitar o jogo completamente, já que ele é tão curto. Para conseguir cada um deles, é necessário fazer diferentes escolhas. Você pode ir cada vez mais fundo no mundo dos sonhos... ou pode sair na busca da realidade. "Sempre lembre-se que você pode fazer o que quiser em seus sonhos se tentar, Mari."

Obrigatório a todos os finais

Pegue os lírios brancos na mesa.
Tente sair pela porta, então coma o chocolate sobre a cama.
Use a chave "Gold Leaf Key" na porta.

Entre na primeira porta do corredor e fale com Bunnilda, então saia.
Entre na segunda porta do corredor e fale com Penn Guindel, então saia.
Entre na terceira porta do corredor e fale com Foxanne, então saia.

Será prático se você salvar o jogo agora.

Obrigatório apenas para os finais ruins do sonho

Vá reto e abra a porta do canto do corredor.
Fale com Boaris, então volte para a sala de Bunnilda e aceite ajudá-la.

                

As estátuas de Bunnilda - Parte 1 

No pedestal da esquerda, coloque a "Confident Statue".
No pedestal do meio, coloque a "Wounded Statue".
No pedestal da direita, coloque a "Longing Statue".

                

Após terminar, fale com Bunnilda, vá para o corredor e entre na porta seguinte.
Converse com Penn Guindel.

                

Os livros de Penn Guindel - Parte 1 

Procure pelo livro que ele quer nas estantes atrás dele, então, escolha "Describe book"
para poder dar a resposta.
Responda (apenas com letras maiúsculas): YELLOW

                

Após terminar, vá para o corredor e entre na porta seguinte.
Converse com Foxannne e aceite jogar com ela.

                

O esconde-esconde de Foxanne - Parte 1 

Salve o jogo primeiramente, então fale com Foxanne.
Ela irá se esconder e você terá 45 segundos para achá-la. Ela está atrás do frango assado.

                

Após terminar, vá para o corredor e entre na porta de Bunnilda novamente.
Converse com Bunnilda.

                

 As estátuas de Bunnilda - Parte 2 

No pedestal da esquerda, coloque "Flower".
No pedestal do meio, coloque "Red Fruit".
No pedestal da direita, coloque "Gold Fruit".

                

Após terminar, fale com Bunnilda, vá para o corredor e entre na porta seguinte.
Converse com Penn Guindel e aceite seu novo desafio.

                

 Os livros de Penn Guindel - Parte 2 

Resposta do primeiro livro (apenas com letras maiúsculas): AESOP
Resposta do segundo livro (apenas com letras maiúsculas): THE GIVING TREE

Obs.: Para a resposta do segundo livro, é necessário separar as palavras do título.
A barra de espaço está localizada entre o ";" e o "Page".

                

Após terminar, vá para o corredor e entre na porta seguinte.
Converse com Foxannne e aceite jogar com ela novamente.


                

 O esconde-esconde de Foxanne - Parte 2 

Salve o jogo primeiramente, então fale com Foxanne.
Ela irá se esconder e você terá 25 segundos para achá-la. 
Ela está escondida atrás do vulto o mais no canto direito possível, no balcão, logo ao lado do copo.

                

Será prático se você salvar o jogo agora.

A partir daqui, você poderá chegar a dois finais ruins diferentes

Para conseguir o primeiro final ruim do sonho (macabro)

Resumindo: consiga as sementes, mantenha as pétalas e aceite dar uma pétala a Boaris.

Após terminar, vá para o corredor e ande até o local de Boaris. 
Fale com ele, então saia e entre na sala de Bunnilda.
Converse com ela e selecione "Yes" para aceitar sua proposta.
Responda "I don't know".


Vá para o corredor e entre na sala de Penn Guindel.
Converse com ele. Em seguida, converse de novo e escolha "Describe book" para poder dar a resposta.
Responda (apenas com letras maiúsculas): "GLENN"
[Você só entenderá quem é Glenn se fizer algum outro final sem ser ruim.]


Vá para o corredor e entre na sala de Foxanne.
Converse com ela e selecione "Yes" para fazê-la aceitar sua proposta.
Desta vez, você terá 10 segundos para achá-la.
Para achá-la, dê alguns passos à frente e olhe para baixo para a sombra mais próxima a você, de alguém com orelhas de lobo.


Vá para o corredor e entre no local de Boaris.
Fale com ele e selecione "Yes" para aceitar sua proposta.
Entre na porta da árvore de Boaris.

Use a seta pra baixo para descer mais fundo em seu sonho.

Feito por Karousel-k

Para conseguir o segundo final ruim do sonho (não tão ruim)

Resumindo: consiga as sementes, perca as pétalas e aceite dar uma pétala a Boaris.

Em seguida, vá para o corredor e ande até o local de Boaris.
Fale com ele, então saia e entre na sala de Bunnilda.
Converse com ela e selecione "Yes" para aceitar sua proposta.
Responda "His mother", "Goddess of love" ou "Queen of the underworld".
(Você ganhará a semente de Bunnilda independentemente da resposta que der a ela)


Vá para o corredor e entre na sala de Penn Guindel.
Converse com ele. Em seguida, converse de novo e escolha "Describe book" para poder dar a resposta.
Responda qualquer coisa aleatória.
(Você ganhará a semente de Penn Guindel independentemente da resposta que der a ele)


Vá para o corredor e entre na sala de Foxanne.
Converse com ela e selecione "Yes" para fazê-la aceitar sua proposta.
Desta vez, você terá 10 segundos para achá-la.
(Você ganhará a semente de Foxanne independentemente de ter encontrado ela ou não)


Vá para o corredor e entre no local de Boaris.
Fale com ele e selecione "Yes" para aceitar sua proposta.
Entre na porta da árvore de Boaris.
Use a seta pra baixo para descer mais fundo em seu sonho.


Obrigatório apenas para os finais normais e verdadeiro

Após ter conversado inicialmente com cada um dos animais do sonho de Mary, exceto Boaris, procure por uma quarta porta nesse corredor, oculta por algo brilhante no primeiro plano do jogo.
Ela está entre a porta de Foxanne e a porta que levará a Boaris.

Quando entrar nela, mexa no aquário quatro vezes para ele se quebrar
e libertar o "sea angel" (Borboleta do Mar, em português).
Volte para a sala inicial do jogo e pegue a "Gold Leaf Key" usada na porta.
Toque duas vezes na pintura grande na parede deste quarto.

Após ser transportado, destranque a porta com a "Gold Leaf Key" e volte para o buraco que leva ao mundo dos sonhos.

Vá até Bunnilda e ajude-a com As Estátuas de Bunnilda - Parte 1 (respostas no começo desse detonado)
Vá até Penn Guindel e arrume Os Livros de Penn Guindel - Parte 1 (respostas no começo desse detonado)
Vá até Foxanne e faça O Esconde-esconde de Foxanne - Parte 1 (respostas no começo desse detonado)

Após isso, ajude Bunnilda com As Estátuas de Bunnilda - Parte 2 (respostas no começo desse detonado)
Vá até Penn Guindel e arrume Os Livros de Penn Guindel - Parte 2 (respostas no começo desse detonado) 
Vá até Foxanne e faça O Esconde-esconde de Foxanne - Parte 2 (respostas no começo desse detonado)

Após terminar os jogos com os animais, vá para o corredor e ande reto até a porta de Boaris.
Entre e converse com Boaris, então vá até a sala de Bunnilda.

Converse com ela e selecione "Yes" para aceitar sua proposta.
Responda "His mother", "Goddess of love" ou "Queen of the underworld".
(Você ganhará a semente de Bunnilda independentemente da resposta que der a ela)


Vá para o corredor e entre na sala de Penn Guindel.
Converse com ele. Em seguida, converse de novo e escolha "Describe book" para poder dar a resposta.
Responda qualquer coisa aleatória.
(Você ganhará a semente de Penn Guindel independentemente da resposta que der a ele)

Vá para o corredor e entre na sala de Foxanne.
Converse com ela e selecione "Yes" para fazê-la aceitar sua proposta.
Desta vez, você terá 10 segundos para achá-la.
(Você ganhará a semente de Foxanne independentemente de ter encontrado ela ou não)

Será prático se você salvar o jogo agora.


A partir daqui, você poderá chegar a dois finais normais diferentes ou ao final verdadeiro

Para conseguir o primeiro final normal do pesadelo

Resumindo: consiga as sementes, perca as pétalas, recuse dar uma pétala a Boaris e não pegue todas as três chaves.

Volte para o quarto inicial de Mary.
Entre na pintura para ser teleportada para o quarto real de Mary.
Abra a porta e saia desse quarto.
Na mobília com os animais de pelúcia destruídos, pegue, no máximo, duas "rusty keys".
(Há uma chave dentro de cada animal. NÃO pegue todas as três chaves para esse final)

Saia desse corredor, volte para o mundo dos sonhos pelo buraco na parede, e vá falar com Boaris.
Ele irá te oferecer trocar sua última pétala pela semente dele. Escolha "No".
Ele irá te convencer a fazer a troca. Escolha "No" novamente.
Ele irá te obrigar a fazer a troca. Escolha "No" mais uma vez.

Volte para o quarto inicial de Mary.
Entre na pintura para ser teleportada para o quarto real de Mary.
Abra a porta e saia desse quarto.

Quando o monstro perseguir Mary, corra de volta para o mundo dos sonhos pelo buraco na parede.
Vá para o corredor e entre na quarta porta (a porta oculta).
Entre na pintura branca e fuja do monstro.
Entre na pintura vermelha o mais rápido possível.

Siga em frente e tente abrir a porta.
Aperte a seta pra baixo para descer mais fundo em seus... pesadelos.

Feito por Cotton Valent

Para conseguir o segundo final normal do pesadelo

Seja pego pelo monstro.


           Esse não é um final oficial, é apenas um game over, mas pode ser chamado de subfinal. 
Eu o considero como um final por ser o fim mais bizarro de Mary. 
É aterrorizante o momento que Mary é pega pelos seus pesadelos.
A imagem final é o que eu mais gostei, mas não vou postá-la por ser considerada spoiler. 
O monstro possui um nome, aliás: Yeti.

Feito por pekobukis

Para conseguir o final verdadeiro

Resumindo: consiga as sementes, perca as pétalas, recuse dar uma pétala a Boaris e pegue todas as três chaves.

Volte para o quarto inicial de Mary.
Entre na pintura para ser teleportada para o quarto real de Mary.
Abra a porta e saia desse quarto.
Na mobília com os animais de pelúcia destruídos, pegue todas as "rusty keys" dentro de cada um.
(Há uma chave dentro de cada animal. Pegue todas as três chaves para esse final)

Saia desse corredor, volte para o mundo dos sonhos pelo buraco na parede, e vá falar com Boaris.
Ele irá te oferecer trocar sua última pétala pela semente dele. Escolha "No".
Ele irá te convencer a fazer a troca. Escolha "No" novamente.
Ele irá te obrigar a fazer a troca. Escolha "No" mais uma vez.


Volte para o quarto inicial de Mary.
Entre na pintura para ser teleportada para o quarto real de Mary.
Antes de passar pela porta, pegue a "Gold Leaf Key" que está ainda na fechadura, então entre.
(Se você prosseguir sem pegar a chave, o seu final será o mesmo que o primeiro final normal do pesadelo. Essa chave é essencial para o final verdadeiro.)

Quando o monstro perseguir Mary, corra de volta para o mundo dos sonhos pelo buraco na parede.
Vá para o corredor e entre na quarta porta (a porta oculta).
Entre na pintura branca e fuja do monstro.
Entre na pintura vermelha o mais rápido possível.

Siga em frente e tente abrir a porta.

Explore o que quiser neste quarto e, quando houver acabado, verifique a porta.

Feito por Rukomura

Para conseguir o final Street Fighter

Conforme você vai fazendo cada escolha para determinar um final e vai salvando seu progresso dos três finais (os dois ruins e o primeiro normal) em slots diferentes, ao terminar o final verdadeiro, você recebe o código para abrir a pasta Bonus.zip, presente junto às pastas do jogo.

Código: roastchicken

Ao abrir a pasta Bonus, você receberá um link que te redirecionará à uma página com os bônus do jogo, incluindo a Magic Word que deverá ser usada para ativar o Hadouken Mode.

Magic Word (apenas com letras maiúsculas): SUPERMARY

Para ativar o Hadouken Mode, vá para a sala secreta, atrás da porta oculta do corredor e quebre o aquário batendo nele quatro vezes. Quando quebrado, você terá opção de digitar um código, que é a Magic Word, no caso.

Após ativado o Hadouken Mode, vá até o quarto inicial de Mary, seja transportado pela pintura para o quarto real de Mary e ande até o monstro no corredor seguinte para confrontá-lo.

Extra: após fazer esse final, recuse todos os pedidos de voltar para o "title screen".

Feito por TekeHall


Mais jogos da Dreaming Games (Trass, accha e Usachii):


~ L.C.
"Para uma garota especial,
que sempre consegue acordar de seus sonhos."

59 comentários:

  1. Respostas
    1. e as traduçoes quando vai ter

      Excluir
    2. e eu queria tb ess ejogo em portugues :|

      Excluir
  2. Um jogo tão... "fofo", digamos. Ele pega uma parte da personalidade de cada um, afinal, todos temos nossa cor fofa e nossa cor escura...
    Um post bem elaborado, é claro, que conseguiu fazer com que eu me interessasse em tal jogo... Bem, esse é seu objetivo, certo? Fazer com que os outros se interessem e também tenham suas opiniões firmes em relação ao jogo.
    Comecei jogando... quem sabe, isso não me ajuda a tomar vergonha na cara e, finalmente, terminá-lo.
    Agradecendo mais um bom trabalho... até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, aqueles que mais querem mostrar o seu lado "feliz e claro" são os que, na realidade, possuem escuridão e trevas no interior, e o jogo traz uma crítica interessante a isso de maneira bem implícita.
      Acho que meu objetivo não é fazer com que as pessoas se interessem, meu objetivo talvez seja apenas apresentar algo de qualidade e explicar sobre isso para que o próprio leitor decida se vale a pena se interessar ou não. Lógico que, quanto mais pessoas se interessarem, significa que eu tive um desempenho melhor, ou eu atingi algum público alvo específico (?).
      Boa sorte no jogo... e bons sonhos.
      Obrigado pelo comentário, e até a próxima~

      Excluir
  3. q eu saiba vc pode muito bem pergar o fin verdadeiro com TODAS as petalas!! ò_ó

    ResponderExcluir
  4. Eu queria jogar, mas o Allen disse para ficar longe...
    JOGO DO DEMÔNIO... < palavras dele -q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jogue, Denius... Sonhe...

      É só um jogo feliz... 'u'
      É só um jogo colorido... ºuº
      É só um jogo divertido... OuO

      Excluir
    2. É só...Um sonho

      Excluir
  5. quando sai o próxima traduções de vcs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse mês o Allen completa um ano na Zero Corpse... Será que...?

      Excluir
  6. Ótimo, joguei esse jogo com as luzes apagadas e sendo 1 hora da manhã, to morrendo de sono aqui, mas eu não quero dormir, nem sonhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado e aproveitado o jogo ao máximo. Conseguiu qual final? E tenha bons sonhos.

      Excluir
    2. Como eu adorei esse jogo, zerei em todos os finais, mas o primeiro final que peguei, foi quando eu fui pega pelo monstro. E aquilo foi tensooo

      Excluir
  7. eu meio q tenho um trauma com o mundo dos sonhos depois de Yume Nikki e seus milhares de fangames, sla '-'
    mas pretendo jogar logo, mesmo q seja na lan house aq perto º-º
    e DAT SOUNDTRACK O-O vomitei arco-iris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HASVDURWSU, eu sei como é. Sorte que não tenho sonhos tão bizarros quanto os desses jogos. -q
      Jogue quando puder, vale muito a pena.
      EU TE ENTENDO (baixei todas as músicas :v) Trass e Usachii nunca erram, é pura perfeição.

      Excluir
  8. Esse L.C. é ligeiro, homenageando as novinhas, hein? qn
    Vou jogar por um simples motivo: amo o mundo dos sonhos e toda a obscuridade oculta por trás de paredes pintadas com cores vivas. Só por isso.
    Obrigado por existir, cara, e por me afastar mais ainda da sociedade com esses jogos <3 .qn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei do que você tá falando. -q
      Esse jogo é um prato cheio pra você, então.
      Espero que tenha gostado e aproveitado seus doces sonhos.
      Obrigado por esse comentário incrível, e lembre-se que eu vou continuar mostrando jogos tão bons como esse aqui, então afaste-se ou aproxime-se da sociedade o quanto quiser. <3

      Excluir
  9. Hey, L.C.!

    Mas que coisa! Desta vez não fui uma das primeiras a comentar. E seu desejo, enfim, realizou-se! -qq

    Hm, jogo incrivelmente sombrio, mesmo com esses gráficos de te fazer vomitar arco-íris, é passada uma mensagem de certa escuridão, bem... É o que eu achei...

    Eu vou, com certeza, jogar!

    Agora o adjetivo que descreve esse post... Hm... Amavelmente incrível.

    Espero pelo seu próximo post ansiosamente~

    Yay~

    ResponderExcluir
  10. Cara, eu não encontro o download no link da versão nova .-. Eu sou cega. ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem é você, eu demorei horrores também: do lado direito do "Dreaming Mary" grande e rosa estão algumas estrelas e uma caixa em cinza escrito "Download now".

      Excluir
  11. Ahhh.....L.C estou achando um pouco estranho...as vezes associo fofo com macabro (isso dez de yandarela espero que seja assim)mais tirando proveito de seu post (e ao mesmo tempo n ) o que vc preferia viver num mundo maravilhoso claro que fictício ou numa vida verdadeira e dura?(nota 1:tenho certeza que o jogo trata-se de algum tema tipo:depreção,isolamento e etc.Nota 2 não quero dormir T_T.Nota 3:isso me lembrou Jeff :D)
    XLeon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fofo e o macabro estão muito relacionados, não? É como se um fosse rival do outro, ou um tentasse ficar acima do outro.
      Bem, eu admito que é bem sedutor desejar viver em um mundo maravilhoso, mas eu prefiro viver uma vida verdadeira e dura. É melhor sentir a dor da verdade do que ter que se consolar com uma mentira, certo? E você, aonde preferiria viver? (Aliás, foi mal por demorar quase uma semana para te responder, não foi uma demora proposital) Você está certo, esses temas são presentes no jogo. Go to sleep, XLeon.

      Excluir
    2. Iria Depender ,viveria em uma troca pois acho que perderíamos a Sanidade se vive vimos em um mundo duro toda hora,a dor pode consolar mais em pessoas fracas nem tando e Tio Jeff ta aqui do Lado desejou um Go To Sleep,Disse Que em Breve se Encontrariam :3
      XLeon

      Excluir
  12. sabe, eu acho que se vcs não forem postar alguma tradução, não precisa nem fazer o post,,,,,,,,,,,,, mas é claro que tem gente que discorda, respeitem minha opinião, pfvr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. moço/a, o blog num é só tradução (poderia ser? poderia, mas nãoeé e-e) mas vo respeitar sua opinião pq tu pediu educadamente u-u

      Excluir
    2. eles fazem o que querem =3= vou respeitar sua opinião também, mas as pessoas não fazem as coisas pensando se é ou não necessário, se vai ou não agradar os outros, e sim porque é o que elas querem

      Excluir
  13. Aloha L.C.! Ótima postagem, confesso que estava aguardando por ela.
    Dreaming Mary é um jogo tão perfeitinho, não? E ao mesmo tempo tão assustador, acho que o fundo rosa e toda essa coisinha lindinha contribuem pra isso. É como se fosse uma casca falsa por cima do caos.
    Uma coisa que me deu pavor foi esse rádio. Eu fiquei o jogo inteiro tentando ouvir algumas palavras, mas é quase que inaudível. Bizarro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Mary! Que surpresa boa, um comentário seu. <3
      Uma Mary falando sobre o jogo de outra Mary, que exótico. Dreaming Mary cedo ou tarde apareceria aqui no blog, não é? Já estava mais do que na hora de alguém escrever sobre ele. Eu também penso isso, principalmente quando toda a superfície rosa e feliz faz de tudo para impedir as pessoas de irem mais a fundo nela e encontrarem o caos interior, o pesadelo.
      Argh, esse rádio já causa uma sensação desconfortável no jogador logo no começo do jogo. Nunca mais tive rádios em meus sonhos depois que joguei Dreaming Mary.

      Excluir
  14. Acho que vou jogar com a ajuda do tio google, mas... deu medo. Esses dias eu tive um pesadelo, e foi aterrorizante. Imagina estar num mundo de sonhos cor de rosa então? Não sei qual vai me fazer gritar mais x.x
    E eu não gostei nada das respostas que você deu pros comentários, L.C. Me deu mais medo. Vou obrigar a minha gata a jogar comigo, pronto T-T
    O post ficou legal, tão fofo :3 eu costumava odiar rosa, será que esse jogo me fará voltar a odiar? Perguntas e mais perguntas, vou procurar as respostas. Obrigada.
    E... I'LL BE THERE FOR YOOOOU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo, é difícil saber qual é o pior. Mas mesmo um sonho cor de rosa pode ser aterrorizante quando ele começar a corroer...
      Obrigado por comentar, Vick! ^^
      WHEN THE RAIN STARTS TO POOOUR

      Excluir
  15. Alguém me ajuda ;-; ?
    Eu fiz o final verdadeiro peguei o código e blablabla
    o problema é... Eu refiz tudo de novo mas quando vou na parte do monstro dá aquela mensagem do beep beep não ativado :c
    Por que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fez o download do jogo por qual versão? Na nova versão, foi corrigido um script que causa ‘sound file not found’, acho que é sobre essa mensagem que você está querendo dizer.

      Se não for, por favor, fale mais sobre essa mensagem que eu vou pesquisar mais o seu problema e fazer tudo o que for possível para ajudar. ^^

      Excluir
    2. Eu peguei a versão "velha" e-e
      Se for o caso... Vou tentar aq e dps aviso se n tiver preguiça :v

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Pronto consegui agr uahshusa' era um erro q eu tava fazendo.

      Excluir
  16. novo jogo pra madrugada *¬* arigatou

    ResponderExcluir
  17. Joguei em todos os finais e não há nada que possa reclamar, muito menos melhorar. É simplesmente incrível. Lhe estimula a terminá-lo o mais rápido possível, mesmo que tão pequeno!
    O que dizer da Mary? Que garotinha... "Fofa". Há um toque de delicadeza e infantilidade em cada cenário, um pouco de "meia felicidade". A impressão de estar feliz é o que mais se pode notar no jogo. Contente, ora! Mas, ao mesmo tempo, um sentimento monótono e solitário bate. Sequer tenho palavras para descrever, na verdade. Como você disse, L.C.: os mais escuros tentam demonstrar ao máximo felicidade. Me identifiquei demais com o jogo. <3
    Good job! * w *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você me entende! Esse jogo consegue ser tão bom a ponto de deixar os jogadores sem palavras. Jogá-lo é bom, mas entendê-lo é inexplicável. Obrigado por esse comentário maravilhoso, é uma honra poder lê-lo. <3
      Mary possui uma personalidade tão doce. Por mais que aproveite seu fofo mundo feliz, ela tem força e coragem para se voltar contra ele. E o cenário com o tempo passa a se tornar vazio... Esse jogo me impressionou de muitas formas.
      Até a próxima! ^^

      Excluir
  18. Ei, L.C, Você recomenda este jogo? Eu estou realmente animada para jogar este jogo.Eu deveria jogá-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hm... Esse é aquele tipo de jogo que eu recomendo para todos. Não por ele ser incrivelmente simples e fácil de jogar, mas por conseguir mexer com a mente dos jogadores. Você vai ficar irritada, você vai ficar confusa, você vai ficar com medo, você vai ficar confortada, você vai ficar feliz; ele faz o jogador sentir muitas coisas estranhas de uma vez, e eu respeito bastante Dreaming Mary por serem poucos os que conseguem fazer isso. Eu não posso te obrigar a jogá-lo, minha função é apenas falar sobre o jogo, mas, sim, você deveria jogá-lo.

      Excluir
    2. Eu acabei indo jogar, eu realmente gostei do jogo, só que eu fiquei presa numa parte e parei :c. Não tenho paciência para isso.

      Excluir
    3. Tudo bem, fico feliz que tenha gostado. ^^
      Já tentou usar o detonado pra ajudar?

      Excluir
  19. Qual é a senha pro arquivo Bonus, que fica dentro da pasta do jogo??

    ResponderExcluir
  20. Que lindo o final verdadeiro ea acorda e o triste e´que ela nn pode ver ngm só ficou sozinha :( fora isso o final e´lindo e o monstro e´o boaris '-'

    ResponderExcluir
  21. achei o jogo traduzido para portugues TuT http://www.mediafire.com/download/cposolgagqy164i/Dreaming+Mary+pt-br.exe

    ResponderExcluir
  22. Vcs poderiam traduzir esse jogo por favor
    Eu quero tanto joga-lo e infelizmente eu não sei inglês (ta na hora de prender mesmo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://bad-4pple.blogspot.com.br/2015/01/dreaming-mary-traducao.html

      Excluir
  23. Nossa! Eu ri muito no Hadouken Mode ^u^ XD

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Gente eu já fiz os primeiros finais, agora quero abrir aquela porta que fica depois de tocar no quadro, mas ela não abre e não tem nada pedindo pra usá-la ;-----; cheguei até a procurar a chave no jogo e nada, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  26. Tem alguma chance de vocês traduzirem esse jogo para o português tambem???

    ResponderExcluir
  27. Eu realmente amei todos os finais! o game over me deu medo e fugir deu medo sim! kkk mas o easter egg bonus é merecido!!! XD Só valeu a pena porque encontrei esse jogo traduzido pra br hihi

    ResponderExcluir
  28. final ruim...glenn...faz sentido

    ResponderExcluir