domingo, 3 de setembro de 2017

FUN Time: Psicopatia e/ou Sociopatia?

"Todo mundo pensa que a culpa é sempre do monstro"

[ AVISO ]
ESTE POST É DE PURO CONHECIMENTO, NÃO SAIAM POR AÍ CLASSIFICANDO OS COLEGUINHAS OU ACHANDO QUE JÁ SABEM TUDO SOBRE PSICOPATIA/SOCIOPATIA


Olá aqui é a Beuregard! E estou aqui para... você ouviu esse barulho?  Pode ser alguém na sua cozinha, sala... ou até mesmo atrás de você...
Hehehe, brincadeiras à parte. Estou aqui para falar sobre um tema comum na comunidade científica, o transtorno de personalidade antissocial! Eu dividirei este post em tópicos para facilitar a compreensão dos termos!

1. A Teoria

Segundo a teoria, é uma pessoa que comete perversidades, uma pessoa com atos de agressividade e um ódio para com a sociedade. A pessoa é tratada como doente psicologicamente, e ela está a par da sociedade, mas carece de Superego.

1.2. O que é Supergo?

E vocês me perguntam, "Mas Beuregard, o que é Superego?". Vamos lá, corpses.


O esquema estrutural (iceberg) da psique

(Diagrama de Freud: Teoria da Psique)

Primeiro teremos que saber o que é Ego, é um aparelho que na teoria da psicanalítica das três estruturas do aparelho psíquico. O ego contém o princípio da realidade, introduz a razão, o planejamento e a espera no comportamento humano. Sua função é harmonizar os desejos do Id e a realidade do Superego.
Agora que você, corpse, sabe o que é ego (na teoria da psicanalítica), vamos ao Superego, que possui três objetivos:
  • Inibir (consciência de culpa ou punição) quaisquer impulsos contrários às regras e ideais por ele ditados (consciência moral);
  • Forçar o Ego a se comportar de maneira moral (mesmo que irracional);
  • Conduzir o indivíduo à perfeição - em gestos, pensamentos e palavras (ideal do ego).
1. Teoria

Então, voltando ao assunto, a pessoa não sente culpa por suas ações consideradas imorais para a sociedade e por não ter uma "consciência pesada" tem uma maior facilidade para cometer atos perversos por saber que não será punido por ele mesmo. 
Ou seja, um psicopata ou sociopata tem plena consciência de seus atos criminosos ou de suas intenções. Essa teoria ainda é muito discutida na comunidade científica. 

2. Psicopata

Cérebro de uma pessoa normal comparado com um cérebro 
de uma pessoa psicopata

Vamos lá para o tema dessa matéria, o que define uma pessoa ser psicopata, de acordo com a ciência. Os psicopatas, geralmente, são pessoas frias e calculistas, que tem ausência de medo e não conseguem firmar um relacionamento duradouro com outras pessoas por causa de sua falta de empatia para com os outros. E uma curiosidade que eu vi (não posso afirmar se é verdade ou não, pesquisei e não achei nada referente ou conclusivo ao assunto) é de que Psicopatia é uma forma avançada da Sociopatia.
Os psicopatas geralmente nascem assim e não há influência do meio (sociedade), sua única semelhança com os sociopatas são o fato de não gostarem de regras impostas pelo ambiente social em que vivem. 

3. Sociopata

David e Allen de Alice Mare


Já os sociopatas são muito mais impulsivos e menos calculistas e frios que os psicopatas. Pessoas sociopatas, diferentes de psicopatas, adquiriram o transtorno antissocial do meio em que vivem e os fatores podem ser múltiplos: desde bullying à pais agressivos, mortes na família, doença, perda e/ou término de relacionamento, etc. 
Ou seja a sociedade, com seus padrões, transforma as pessoas em sociopatas. 
Eles são mais expostos, mais propensos a fazerem algum crime em público do que os psicopatas, essa é uma das grandes diferenças de acordo com o que li e pesquisei.

4. Conclusão (DISCLAIMER)

Hehehehe "atrás de você"...


Bom, antes de tudo, devo afirmar que na comunidade científica ainda há dúvidas sobre se existe mesmo uma diferença na sociopatia ou psicopatia (há cientistas que acham que ambas são a mesma coisa) ou que só existe apenas uma delas. Este é um post informativo para fins de conhecimento e, quero deixar claro que não sou a dona da verdade, lembrem-se corpses, post informativo e fiquem felizes <3 Paz e Amor <3. 

CRÉDITOS

As imagens usadas aqui foram tiradas do google e de outros sites que encontrei na internet para explicar o tema, elas não me pertencem.

* BANNER :  Spawn-Of-Hope
* Última imagem: nabuho@スランプ状態
* Penúltima imagem: Ui。




27 comentários:

  1. Adorei o post!!!
    Muito bem escrito ^^
    Eu já sabia algumas diferenças entre psicopatia e sociopatia, mas ainda assim foi muito útil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh obrigada! <3 <3 <3
      Ainda bem que ajudei em seu conhecimento <3

      Excluir
  2. Amei! Por mais que eu já tenha estudado muito sobre psicologia e com especial atenção para essa área dos transtornos, eu ainda adorei a ideia de fazer um post com esse assunto. Acho incrivelmente válido trazer esse tipo de conteúdo; pra mim, combina com o site (*≧ω≦*)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OH <3 <3 Obrigada, eu me interesso muito por essa área psicologia e a psiquiatria, então escrever sobre esses assuntos é muito gratificante <3 Obrigada pelos elogios <3

      Excluir
  3. BEUREN SUA LINDA! Eu sempre fiquei em dúvida de qual a diferença e eu não tinhas muita ideia do que significavam as palavras. Adorei o post, unicórnio maravilindo!E eu nem sabia que o Allen era psicopata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. GIULIA ❤❤❤
      Fico feliz em ter ajudado na compreensão e entendimento do texto! Na verdade eu me referia ao David naquela imagem, por que há suspeitas que ele seja um sociopata mas não é nada confirmado, afinal o próprio autor tem que confirmar isso kkkk
      No contexto geral, a imagem é meramente ilustrativa ❤

      Excluir
    3. Ata! Desculpa, a pessoa aqui é meio lerda!E também fiquei muito feliz com assunto, pois eu sou tipo a psicóloga entre meus amiginhos!

      Excluir
    4. Normal kkkk Magina bem, não precisa se desculpar! <3
      Onww, eu também sou a psicóloga, de vez em quando <3 <3

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Faço Faculdade de Psicologia, estou no 3 semestre tendo uma cadeira que aborda transtornos mentais sinto dizer que atualmente cientificamente Psicopatia, Sociopatia e Antisocial são a mesma coisa segundo o ultimo DSM
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode me dar fonte? queria pesquisar..

      Excluir
    2. Não posso repasar meu conteúdo da faculdade por direitos autorais mais leia sobre o sobre DSM 5

      Excluir
    3. Bom, pesquisei o seu DSM 5 e vi o que foi mudado e bem... não vi nada relacionado com Psicopatia, Sociopatia e Antissocial.
      Estas foram as mudanças:
      Transtorno de acumulação: Persistente dificuldade de se desfazer de bens, independentemente de seu valor e utilidade real;
      Transtorno da oscilação disruptiva do humor: Mudanças de humor bruscas, frequentes e prejudiciais a diversas áreas da vida;
      Transtorno da compulsão alimentar periódica: Vontade irresistível e frequente de comer excessivamente;
      Transtorno de hipersexualidade: Adicção em fazer sexo a ponto de prejudicar significativamente áreas da vida;
      Transtorno de arrancar pele: Compulsão de arrancar a própria pele até causar ferimentos;
      Adicção a internet: Usar a internet a ponto de prejudicar seriamente e frequentemente mais de uma área da vida.

      No DSM 5 não há nada escrito sobre Antissocial ser a mesma coisa que Psicopata e Sociopata. Psicopatas são mais sociáveis portanto refuta esta ideia dele ser a mesma coisa que um antissocial. Se dizerem que ser antissocial é um caso de psicopatia/sociopatia... é algo muito estranho, pessoas antissociais geralmente não gostam de pessoas e isso jamais as classificaria como psicopatas ou sociopatas.
      Also dar a fonte ou mesmo o nome do livro não vai infringir nos direitos autorais. Desde que você não esteja vendendo, clamando que essa matéria é sua ou tirando de uma revista paga, você pode dar pelo menos o nome da onde tirou isto, DSM 5 eu pesquisei e bem encontrei isso, então seria bom citar as fontes.
      Bjs <3 :3

      Excluir
    4. Acabei escrevendo errado, o certo seria DSM IV que foi atualizado por isso você não achou pois esse está muito antigo, segundo esse texto que usei de fonte já que você me pediu uma esse fala ´´Psicopatia, sociopatia ou transtorno da personalidade antissocial é um comportamento caracterizado pelo padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros que se inicia na infância ou começo da adolescência e continua na idade adulta´´ também cita ´´A chamada psicopatia ou transtorno da personalidade antissocial são diagnosticados, portanto, na idade adulta. O padrão de comportamento é caracterizado pelo não conformismo com normas legais e sociais e por atos repetidos que podem ser motivo de detenção (quer sejam presos ou não), tais como destruir propriedade alheia, importunar os outros, roubar ou dedicar-se à contravenção´´
      Esses dois textos podem ajudar a ter uma visão mais profunda do assunto, não digo que seu texto está errado apenas não tem um embasamento atualizado mas sim está com as crenças populares.

      https://sites.google.com/site/inspconsulting/home/trabalhos-de-conclusao-de-curso/metodosdeprevencaodotranstornodepersonalidadeantissocialoupsicopatiasociopatia-1

      http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2010/04/19/psicopatia-transtorno-comeca-na-infancia-ou-comeco-da-adolescencia

      Excluir
    5. Outra coisa que gostaria de completar Antissocial é um transtorno apesar do nome lembrar anti social ao que parece evitar o social o termo correto para uma pessoa que evita interações sociais claro que diagnosticada por um Psicologo para ter certeza seria uma Fobiasocial que segundo o texto diz ´´São pessoas que ficam apavoradas com a ideia de ir a uma festa ou a qualquer outro evento social, pessoas que, de tanto medo que sentem, muitas vezes chegam ao ponto de evitar todo e qualquer tipo de contato social. Esse comportamento é característico de um distúrbio conhecido popularmente como fobia social, ou transtorno da ansiedade social´´
      Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/fobia-social
      Como citei lá em cima não posso repassar materal de sala de aula pois precisa da autorização do autor pois já ouve casos de processos devido a isso.

      Excluir
    6. Se você tiver duvidas se tem algum transtorno procure um Psicologo, esse profissional é o mais qualificado para ajudar principalmente para poder se encaixar em um transtorno existe uma serie de critérios a ser respeitados e mesmo assim pode demorar muitas consultas para ter o diagnostico.

      Excluir
  6. bom eu acho que as duas pessoas mais sociopatas dos jogos sao:
    Chie de LLCDEM e Halley de Imaginary Friends.Pelo caso da Chie, ela ficou quase tempo todo do quarto porque no final do jogo descobrimos que a mae de chie e morta e da Halley porque ela sofreu bullying na escola.Beureguard faz a traducao de Imaginary Friends.

    ResponderExcluir
  7. a uma coisa a Tia Sarah (ela e uma youtuber legal) ele baixou nesse site The House of Lulubies!

    ResponderExcluir
  8. Transtorno de personalidade antissocial [ ''psicopatia'' ] e ''sociopatia'' são sim, a mesma coisa. O Allen pra mim tem mais traços autistas e até mesmo esquizofrenicos do que psicopata, já o David......mmm

    ResponderExcluir
  9. Só li verdades.
    Eu vejo o psicopata como alguém mais cauteloso, frio, inteligente à certo modo de vista, o sociopata não se encobre e logo se expõe facilmente; um sabe conviver no meio se passando por mais um na multidão lidando com as regras e normas não necessariamente seguido-as, o outro vive no meio mas logo é visto pela sua ausência de cautela. Psicopata podem manipular sua vivência em sociedade, o que sente o que não sente, o que finge sentir; o sociopata não oculta em sua maioria os seus ratros.

    ResponderExcluir
  10. Agora eu sei a diferença entre psicopata e sociopata. Valeu pelo o post informativo. mas aí, quando que sai a próxima tração?

    ResponderExcluir