quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Werewolf

"Nossos pecados vão longe quando a lua está no alto"



Olá, eu sou a Beuregard! No post de hoje vou falar sobre um jogo feito em RPG Maker VX Ace, chamado Werewolf, que traduzindo seria Lobisomem. O jogo é feito por AMoonlessNight, ele foi feito em três dias antes do Natal de 2016 para seu primo e foi baseado em um jogo em que ele e a desenvolvedora jogavam quando crianças. O jogo só está disponível em inglês e pode durar de 30 minutos à 1 hora.

RESUMO

A história acontece na pacata vila chamada Monkshood, uma quieta e pacífica vila. Bom, pelo menos costumava ser.
Monkshood começou a ser assolada por lobisomens malignos que se encontram dentre os moradores. É o seu trabalho encontrá-los e executá-los antes que seja tarde demais!
Há dois lobisomens na vila. Durante o dia vá para lá e pergunte aos moradores locais sobre informações. Cada dia dura um tempo diferente, depende do seu modo de jogar. Aí a noite cai e os lobisomens atacam. Se você tiver sorte, o doutor da vila poderá "reviver" a vítima antes que ela pereça por causa de seus ferimentos. MAS um dos lobisomens pode te atacar também, ninguém está a salvo.
Para fazer uma acusação vá para o calabouço no centro da vila. Você pode sentenciar qualquer um para a forca, até mesmo alguém inocente. As mortes vão para a Lista (death toll). As mortes de um lobisomem não vão para a Lista. Você perde se a Lista tiver mais de três mortes.
Você ganha quando os DOIS lobisomens estiverem mortos.

 Personagens

O personagem principal não tem nome apenas os moradores e ainda sim muito pouco se é dito sobre eles, apenas os comentários/fofocas locais sobre cada um. O personagem principal só tem o sprite e não o rosto (assim como o resto da vila):

"Personagem Principal"

* ANÁLISE *

O jogo só se encontra disponível em inglês e o link para download pode ser encontrado no final da página.



1. Personagens e Desenvolvimento


Não há desenvolvimento dos personagens, como disse acima, você obtém muito pouco de informação sobre qualquer um deles, talvez uma estratégia para fazer com que o jogador pense: "Será que é ele/ela?". As informações que digo são os comentários e as fofocas locais que os moradores fazem sobre uns aos outros. Por exemplo, a maioria, na minha jogatina, dizia que Oscar era esquentado e que ficou noites em claro, quando a noite chegou e os lobisomens atacaram, ele foi morto por uma das fera. Ou seja nem tudo é o que parece.

2. Música e Ambientação


De ouvido consegui distinguir duas músicas e alguns sons de ambiente, como é o primeiro jogo da desenvolvedora (o outro está sendo desenvolvido) AMoonlessNight, era de se esperar que houvesse poucos recursos para o desenvolvimento do jogo, mas elas não ficam repetitivas, na minha opinião, pois, você fica tão interessado em descobrir quem são os lobisomens que até se esquece de analisar a trilha sonora, além de que você deve prestar atenção no tempo de duração de cada dia. Porém, a música não é totalmente ruim, ela é boa e traz consigo a ideia de uma vila pacata sendo assolada por lobisomens, caso queira saber mais sobre música em RPG Maker, peço que consulte o artigo do Redator do ZC Bell Kalengar para mais informações em relação de como a trilha sonora pode afetar qualquer jogo.
A ambientação do jogo é bem bonita e bem feita apenas com alguns bugs de cenário mas não atrapalha de maneira alguma a jogatina, uma dica em relação à ambientação: não vá para as árvores/floresta você pode ter alguma dificuldade para sair de lá e você gasta seu tempo tentando sair do buraco em que se meteu. Uma coisa que devo admitir e elogiar é que a ambientação e trilha sonora se combinam muito bem fazendo com que você se sinta no local de forma bem natural. 

Ambientação externa. Sim, as casas dos moradores são "distantes" uma das outras, a maior parte da ambientação externa é constituída de árvores e flores, obviamente há as residências e a forca(calabouço), mas a maior parte são árvores/florestas.

A ambientação interna das casas


3. Enredo (SPOILERS)


O enredo é simples: você, personagem principal, deve descobrir quem são os dois lobisomens que estão aterrorizando a pacata vila de Moonkshood. O personagem principal não tem história assim como os moradores, o jogo preza o presente, despreza o passado e dá avisos sobre o futuro. O enredo deixou a desejar tanto é que nem os personagens foram desenvolvidos direito, ou seja, não há uma conexão entre O Jogador e Os Personagens; eu senti algo diferente em relação aos moradores/personagem principal, imaginem a seguinte situação:

Você está em uma fazenda que planta somente arroz. De repente uma praga aparece e começa a devorar a sua plantação. Você deve descobrir como essa praga surgiu e deve erradicá-la, pois se você não cuidar disso, você perderá a sua plantação.

Entenderam o que eu digo? Os moradores são apenas números e você, com o anseio de terminar e vencer o jogo se importa com eles mas apenas como números, você fica pensando, que quando um deles morre, que a morte dele vai para a Lista (death toll) e você precisa ser rápido para encontrar ambas as feras caso contrário perderá o jogo.

4. Mecânica e Gráficos

Controles: 

Z / Espaço / Enter : controle de ação
X / Esc : Cancelar
A : menu
Aperte F1 para mudar os controles a qualquer hora

Os gráficos do jogo são bem feitos e acho que por falta de recursos as imagens dos rostos dos personagens não foram feitas. Os sprites são bonitos e combinam com o cenário que foi construído. O único pecado desse jogo foi o fato de você não poder correr e aí sua ansiedade aumenta pois o DIA tem tempo, se você joga no modo fácil, o DIA dura 3 minutos e conforme o modo de jogar vai ficando mais difícil esse tempo diminui. E eu fiquei frustrada em determinado momento do jogo com o fato do tempo estar acabando e o personagem não correr e isso só aumentava ainda mais a frustração de você querer chegar rápido ao local e não conseguir chegar a tempo por que o seu personagem não corre. 

Os gráficos, como disse acima, são bem feitos, afinal só existem dois cenários, o interior das casas e a Vila. O interior das casas não varia muito, é basicamente a mesma coisa que a anterior, o que eu vi que muda são os livros, as estantes e alguns utensílios, porém, mesmo que não ocorra a variação de cenário no interior das habitações eu sugiro olhar e verificar tudo. Em algumas casas não se tinha fogão e aí eu fiquei com uma dúvida: O indigente que mora nesta casa (pois você não sabe quem mora em qual casa nesse jogo a não ser que o bendito cujo esteja lá) rouba a cozinha do vizinho ou pede pizza?

5. Conclusão


Bom, o jogo me chamou a atenção por dois pequenos detalhes: Descobrir quem são os Lobisomens e os Modos de Jogo. 
Vamos começar com o primeiro ponto: Descobrir quem são lobisomens?
Algo que eu tenho conflito e amor é chamado de: ALEATÓRIO.
Pelo que entendi a cada jogatina que eu tinha, uma pessoa diferente era um dos lobisomens, em uma jogatina, o Edgar era um dos lobisomens e quando eu fui jogar de novo por que eu perdi na outra, eu escolhi novamente o Edgar, pensando comigo mesma: "Se na outra vez ele foi um dos lobisomens ele deve ser  um deles de novo, não é?". Eu estava bem enganada, cada vez que você joga são lobisomens diferentes, ou seja, literalmente, qualquer pessoa pode ser um dos lobisomens. E isso apesar de eu ter um conflito é FANTÁSTICO, não existe detonado, você deve seguir a lógica e investigar a fundo antes que a sua vila seja massacrada pelas feras.
Agora para o segundo ponto: Modos de Jogo



Além de das feras serem moradores aleatórios, você pode escolher entre:

Easy (Fácil): Cada dia dura 3 minutos
Moderate (Moderado): Cada dia dura 2 minutos
Hard (Difícil): Cada dia dura 1 minuto
Berserk: Cada dia dura 1 minuto e você não pode deixar nenhum inocente morrer

Isso torna o jogo ainda mais instigante pois você deve ser um detetive rápido ou alguém bom em dar "chutes" para descobrir quem são ambas as feras que ameaçam a segurança e a pacata vila de Moonkshood. Se eu com 3 minutos já achei pouco o tempo e ainda fiquei frustrada em não ter descoberto nada, ter desperdiçado um dia "inteiro" e um morador ter morrido em decorrência da minha falha em não ter descoberto nada. Quem leu o meu "sobre" sabe que eu sou muito emocional e mesmo eu ter dito acima na seção "Enredo (SPOILERS)"  que eu os considerei como "números", ainda sim, senti um pequeno peso na consciência.
Por esses dois pontos o jogo ganhou minha confiança assim como a desenvolvedora. Vale a pena lembrar que é o primeiro jogo desenvolvido pela AMoonlessNight e apesar de alguns pontos negativos, é digno de se jogar, tanto para exercitar sua lógica assim como para se distrair e descontar a raiva. 



DOWNLOAD 

O jogo pode ser baixado aqui

*AS IMAGENS USADAS NESTE POST FORAM DISTRIBUÍDAS PELA PRÓPRIA DESENVOLVEDORA NO SITE DE DOWNLOAD DO JOGO 

23 comentários:

  1. MEU DEUS, como eu nunca soube desse jogo, obrigadaa <3
    eu to tão feliz, sério, que coisa incrível, eu nunca pensei que um jogo assim existisse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico mt feliz que tenha gostado!!!! Espero que aprecie o jogo e seu conteúdo!

      Excluir
  2. Gostei desse jogo, mas como tem tempo, é complicado jogar com o google tradutor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a Neil disse no post de Fear Society os tradutores já estão traduzindo outros jogos e, isso leva tempo, darei a sugestão de tradução para a equipe assim que possível!

      Excluir
    2. Obrigado, aguardarei ansioso! ^,^

      Excluir
  3. "O" personagem principal? Não seria "A" personagem principal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, como não se é dito o gênero nem nada, preferi pensar que o/a personagem seria indiferente, eu também penso que seja uma mulher, mas nem a desenvolvedora disse algo sobre o assunto. Pode ser um homem de cabelo comprido... ou sla...

      Excluir
  4. Adorei o jogo, pena que meu inglês não é bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já mandei a sugestão de tradução para a equipe, a única coisa que resta é esperar os tradutores terminarem seus trabalhos recentes.
      ;)

      Excluir
  5. Esse jogo é similar a um outro RPG Maker que eu esqueci o nome, mas irei dizer como é mais ou menos a sinopse. Uma pessoa recebe uma ''carta envenenada'' e tem um certo tempo para achar o antídoto. (Tem vários finais).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senão me engano,o jogo do qual você está citando é chamado de 5 minutos!
      Na qual a jogatina dura 5 minutos :D

      Ass: beatriz lima

      Excluir
    2. Esse mesmo! Thanks!

      Excluir
    3. Hmmm, esse jogo parece ser interessante. Vou pesquisar sobre ^-^

      Excluir
  6. MDS! Esse jogo parece ser muito bom!!!!
    Apesar de ser em inglês e como estou na época em que estou lendo as coisas em inglês,vou baixar esse jogo :D
    Parece ser interessante~
    Obrigada pela recomendação! <3

    ass: beatriz lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magina que isso, eu que agradeço por jogá-lo!
      Fico muito feliz que tenha gostado!
      <3

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Espero que Façam a Tradução Logo...Adorei o Modo De Jogo..Diferente Porém Bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Devemos esperar os tradutores terminarem seus projetos <3

      Excluir
  9. Eu sei que faz alguns anos que esse jogo foi postado, mas o link de download está quebrado

    ResponderExcluir
  10. Parece-me que o link estás quebrado, poderia colocar outro dele?

    ResponderExcluir