sábado, 6 de maio de 2017

Little Nightmares

"Enfrente seus mais obscuros medos de infância!"

Olá corpses.

Possuindo um gráfico extremamente atraente, Little Nightmares foi um jogo que me cativou a continuar e os pequenos momentos de pausa foram, em grande parte, uma tortura para mim, pois acabou que ele tornou-se algo tão interessante que eu simplesmente não conseguia parar um momento para descansar, com um desejo insaciável pelo final, que em nenhum instante conseguia ser previsível para minha cabeça. Com uma pitada de horror, uma fatia de terror psicológico e um ar fantasioso, apresento-lhes um jogo que é muito mais que apenas uma história medíocre que necessita de um pouco de atenção, mas sim uma obra de arte que deixa qualquer um de boca aberta.




Little Nightmares é um jogo indie de aventura, exploração e terror criado pela desenvolvedora Tarsier Studios, publicada pela Bandai Namco Entertainment, com uma campanha de duração de 4 a 6 horas. Possuindo apenas um final, este está à venda na Stem por 80 reais. Disponível para PC, Playstation 4 e Xbox One. Site Oficial do jogo.

"Mergulhe em Little Nightmares, um fantástico conto sombrio que o fará enfrentar seus medos de infância! Ajude Six a fugir de The Maw – um navio imenso e misterioso habitado por almas corrompidas que procuram sua próxima refeição. À medida que você progride na sua jornada, explore a mais perturbadora casa de bonecas para dela fugir e lugares cheios de segredos para se descobrir. Reconecte-se com sua criança interior para soltar a sua imaginação e encontrar a saída!"




JOGABILIDADE

Little Nightmares possui uma jogabilidade bem dinâmica, tendo desde a possibilidade de escalar grandes estantes de livros até mesmo fugir de inimigos bizarros se escondendo em pequenos esconderijos. A partir do início do jogo, não teremos qualquer instrução de como comandar nossa personagem, o que torna a experiência mais interessante para o jogador tornar-se mais imerso com o enredo, e quando o recebermos já teremos a mínima noção de como controlá-la. Six pode executar várias ações como escalar, puxar, jogar, agarrar-se, entre outras. Temos a possibilidade de movimentar a câmera para uma maior visualização do nosso entorno e, algumas vezes, como a personagem está em uma espécie de barco, esta movimentará sozinha.

Já a perspectiva, em grande parte dos momentos, muda naturalmente, indo de uma distância razoável
de Six  para um espaço extremamente distante, podendo assim os jogadores visualizarem ainda mais evidentemente a diferença entre ela e o restante daquele mundo. Normalmente, temos que realizar alguns puzzles, os quais possuem dificuldades variadas e exigem um pouco mais de concentração do jogador, para passar de um local para o outro. A movimentação da personagem, ainda que complicada às vezes, é um dos pontos positivos de Six para escapar dos inimigos. The Maw, o local onde ela está aprisionada, é um lugar muito grande, por isso, além de assustador, pode estar repleto de espaços secretos que podemos explorar e encontrar mais detalhes sobre esta história.


SONORIDADE


Muitas das trilhas sonoras lembrarão músicas de fundo de algum filme de terror, dando a impressão de que a qualquer momento aparecerá algo para nos assustar, como também irão ser semelhantes a cantigas de ninar assustadoras, mas que ao mesmo tempo conseguem ser encantadoras. Porém, a jogatina estará recheada de pequenos sons macabros e até mesmo barulhos normais feitos por alguma ação realizada de qualquer um dos personagens ou também pelo ambiente, ainda que nunca ficaremos em um repleto silêncio. Além disso, o jogo não possui nenhum diálogo, tornando-o mais fácil de traduzir para diversas línguas e assim tendo uma maior alcance para aqueles que estejam interessados, aumentando o público para a desenvolvedora que acabou de estrear na indústria com Little Nightmares, e principalmente para que qualquer pessoa possa entender a mensagem final.


HISTÓRIA



 SIX 


Presa nas profundezas mais escuras 
do Maw, morrendo de fome 
e sozinha, o mundo de Six está cheio de perigo. 
A maioria das crianças já teria 
desistido, mas esta garota é diferente. 
Ela é inteligente e resistente, 
além de ter um lindo casaco amarelo. 
Ela pertence a outro lugar. 

⟪ Outros personagens aparecerão conforme o desenvolvimento do enredo.
Porém, no momento, encontram-se como uma maneira de spoiler. ⟫ 


O jogo é basicamente inspirado na perspectiva das crianças com relação aos pesadelos. Por isso, o enredo possui alguns nuances de realidade misturados com algumas pitadas de fantasia, porém como temos poucas informações sobre a história e muito menos sobre nossa personagem, além de nenhuma mensagem escrita adicional, o jogador precisa utilizar sua visão para reparar em pequenos detalhes que passam despercebidos a um primeiro olhar despreocupado na tentativa de entender um pouco do que está por trás deste lugar assustador onde estamos presos, ou também ao observar ações dos personagens secundários. 

Six, representando o ponto de vista infantil com relação ao resto do mundo, expressa normalmente atitudes despreocupadas a respeito de algumas características do cenário de fundo e, ainda que assustador, esta segue determinada com sua jornada em busca pela "luz do sol". Contudo, algumas ações aparentemente insignificantes para o jogador apenas aparentando ser algo bizarro, mas representativas para a finalização de Little Nightmares, que não a tornam exatamente uma criaturinha adorável como ela parece nas primeiras horas de jogatina. Ainda assim, depende do entendimento do jogador para julgar se as condutas delas foram realmente corretas ao se analisar a situação, ou apenas foi algo cruel demais, mesmo naquela circunstância.


CURIOSIDADE

Dizem os criadores que estes basearam-se em Divertidamente, animação da Disney, para o desenvolvimento de Little Nightmares na característica de ver o mundo na perspectiva de um jovem ou uma criança com uma pegada mais infantil ou mais imaginativa, fantasiosa.




✿Conclusão✿

A finalização foi simplesmente espetacular e realmente é um dos poucos jogos que eu não consigo imaginar nenhum outro final para ele. Bastou uma rápida olhada e eu já estava apaixonada, amor à primeira vista, depois de terminar o jogo não consegui parar de pesquisar sobre e acabei por escrever uma postagem. Foi impossível não pensar que a jogatina e ambientação era semelhante a LIMBO (onde um pequeno menino entra no Limbo em busca de sua irmã), porém com mecânicas e designs mais desenvolvidos.

Ainda que, em minha opinião, os criadores e desenvolvedores poderiam ter explorado melhor outras maneiras de destacar os vilões do jogo, devido ao fato que estes apenas aparecem como uma maneira de perseguição (não necessariamente um ponto negativo) e foram pouco explicados, assim com os outros personagens. Podemos notar que todo o conto é como uma metáfora de como enxergamos nossos medos durante a infância e como tudo parece exageradamente maior, por exemplo quando Six precisa de apoio para alcançar as trincas da porta, e nesse aspecto eles fizeram um grande trabalho em transmitir o principal objetivo que tiveram ao começar o projeto.




Ele entra na blacklist de traduções por ser um jogo pago. 




"De todas as paixões, o medo é aquela que mais debilita o bom senso."
Jean Retz.
 
~Rina

15 comentários:

  1. Primeira a comentar! Sou a unica que odeia jogos pagos? Não necessariamente todos, mas esse de download diretamente no PC, eu acho que não deveria ser pago ç..ç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém gosta que os jogos sejam pagos, mas é uma forma de os criadores conseguirem distribuir os jogos e investir no jogo.

      Excluir
    2. Eu sinceramente devo concordar com a Fujoneko. Este é necessariamente o ganha pão deles e se eles não conseguem fundos não haverão mais jogos.

      ~Rina

      Excluir
    3. essa foi a coisa mais estúpida que eu já ouvi.

      Excluir
  2. Eu gostei muito do jogo depois de assistir uma gameplay.Apesar de não ser apresentada uma história (assim como limbo e inside),na minha opnião, apesar de meio confuso, consegue fazer com que o jogador pense e repense sobre o que realmente está acontecendo...E também é possível criar teorias, o que torna ainda mais interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é o aspecto que mais adoro em jogos onde a narrativa é mais aberta e misteriosa: podemos continuar esta, criar teorias e soltar a imaginação~

      ~Rina

      Excluir
  3. Parece Alice Madness Returns. lololololol

    ResponderExcluir
  4. Esse jogo tem uma ligação com os 7 pecados capitais
    Que é o 6 (six) a gula

    ResponderExcluir
  5. HEY!! Por favor, vejam "The Hanged Man", A Uri já postou, queria uma análise ;-; !!

    ResponderExcluir
  6. Oi adorei a materia sobre o jogo,e voces sabem informa quanto ta o jogo pra pc???

    ResponderExcluir
  7. jogo mais lesgal q já joguei (d vdd e.e)

    ResponderExcluir