sábado, 8 de abril de 2017

Red Haze

Ignorância é uma bênção.
  

Olá corpses.
Eu por muitas vezes recomendei aos meus caros leitores os jogos de RPG mais estranhos que alguém poderia achar dentro dessa internet cheia de surpresas (eu sempre me pergunto como eu consigo encontrar essas coisas bizarras). Porém, nada se compara com a obra prima que eu mais estava entusiasmada para falar sobre: Red Haze. Temas polêmicos? Acredito que o jogo conseguiu explanar um pouco acima do que poderíamos considerar como anormal em um enredo, mas ainda assim é capaz de explorar uma temática do "cotidiano" com traços extremamente psicóticos, macabros e obviamente perturbadores. Então, prepare-se mentalmente para um game estranho, mas que causa boas reflexões ao terminar.
 

Este jogo contém um conteúdo que não é aconselhável para todos os públicos, & contém, porém não está limitado à:

  • Violência & Gore
  • Abuso de drogas & Referência
  • Cenas perturbadoras
  • Linguagem obscena
  • Cenários sexuais

Você foi alertado.

Red Haze é um jogo de terror psicológico com exploração, terror e também puzzles criado por AestheticGamer, mesmo criador de Close Your Eyes, na plataforma do RPG Maker MV e foi lançado recentemente. Contém uma jogatina de mais 3 horas para quem deseja terminar todos os finais e menos de 1 hora para completar apenas um, com exatamente 27 finais alternativos (sim, não é uma brincadeira de minha parte, o jogo realmente tem todos estes finais). É um jogo pago e atualmente está custando 5 reais na Steam, porém também contém uma DEMO disponível gratuitamente.

🚬História🚬

Ruindo nos poços escuros da sociedade, Rockette cai nas drogas para dar algum significado à sua existência miserável. Vivendo em um antigo complexo de apartamentos, encontra-se na sua última tragada, e decide, depois de um longo tempo, sair de sua morada para localizar sua negociante, uma mulher mais velha com o nome de Aunti G. No entanto, um sentimento rastejante se apodera de sua mente conturbada. Algo está a seguindo. Uma voz começa a falar com ela de dentro das paredes... 



🚬Análise🚬

Introdução: Estive cativada por Red Haze muito antes do seu lançamento. Foi a primeira vez que eu realmente esperei ansiosa para comprar um jogo e terminá-lo em menos de uma semana (foi um desejo, mas com tantos finais e frustração no pacote ficou um pouco complicado). Embora o jogo seja realmente cansativo, não fiquei em momento algum entediada da atmosfera e muito menos do enredo magnificamente construído. Eu juro que realmente comecei a escrever essa postagem baseada nas minhas primeiras impressões do jogo, que são a de que ele é simplesmente bizarro e sinistro, porém minha visão foi amadurecida durante as várias horas de jogatina e de tensão, e garanto: se Close Your Eyes deixou alguém com calafrios na espinha, então Red Haze não irá poupar uns bons pesadelos durante a noite. E Red Haze é tecnicamente uma continuação indireta de Close Your Eyes, então tem umas pequenas pistas do outro jogo dentro desta narrativa.

💉Mecânica💉

A mecânica é o ponto mais frustrante em todo o trajeto percorrido durante o jogo. Por quê? Ao decorrer do desenvolvimento do jogo pelo qual o jogador está percorrendo, além de somente termos a possibilidade de salvar uma vez, em exclusivamente um slot, também temos que lidar com o fato de que: uma vez terminado algum final, você é obrigado a jogar novamente desde o início, já que o autor afirma que em cada nova jogatina teremos elementos que não estavam antes na primeira tentativa, e ainda que sejam extremamente diferenças mínimas, acabam deixando o iniciar menos decepcionante. Então, podemos concluir que o ato salvar serve apenas nos casos em que a pessoa deseje jogar em outro momento, mas no caso de querer continuar de onde parou depois de finalizado, a ação não é possível, a não ser que tenhamos adrenalina, a qual explicarei sua importância a seguir.


 Há muitos caminhos através de Red Haze.
As coisas mudam à medida que você pega mais finais 
e executa ações em jogatinas subsequentes/seguintes.


Red Haze também apresenta uma pequena parte feita em 3D lembrando os antigos jogos da internet como Slender ou Imscared. Sim, o autor não limita-se a apenas uma plataforma, tanto que ele já produziu um jogo parecido com este estilo chamado de Hollow Bliss.

Imagem retirada do jogo.

Além disso, Rockette é o personagem que com um certo tempo correndo pelos mapas acaba ficando cansada e começa a andar mais lentamente, ou seja vai perdendo stamina (energia em inglês), o que atrapalha bastante em algumas perseguições para aqueles que não tem a perspicácia para escapar. Em Red Haze, quando a personagem morre temos a opção de utilizar a "adrenaline" (sendo considerado um dos itens mais importantes do jogo) para reviver, porém este pequeno objeto não limita-se apenas a essa função dentro do jogo. E também é importante lembrar-se: seu uso é finito e permanente. Como o RPG contém muitos finais, também haverá muitas escolhas (que certamente podem deixar muitos aflitos) e não importa o quão insignificante talvez pareça, certamente te levará a um caminho totalmente diferente. Embora, esses aspectos o tornem mais único e assim mais complexo, eles também acabam por tornar-se obstáculos bem difíceis para, quem o está jogando, ultrapassar.




💉História💉

O jogo aparentemente parece ser apenas composto de palavrões e drogas, e isso acaba atraindo a atenção de alguns para o enredo e afastando outros. Sim, Red Haze tem esses elementos, porém isso não passa de uma pequena parcela da história complexa que o RPG nos tem a oferecer. Ele te traz reflexões tão pesadas que você acaba se perguntando sobre qual é realmente a tentativa do jogo para com o jogador, e também te obriga a refletir sobre os assuntos tratados com frequência.

Sinceramente, não tem como explicar Red Haze tentando escrever de uma maneira com que pareça que ele tenha uma linha cronológica organizada, porque o jogo realmente não tem uma ordem correta e muito menos alinhada. Não podemos considerar que aquela rota é mais aconselhável ou talvez uma outra, no final todas acabam dando várias pistas para entender a história de Rockette da maneira como sua mente achar conveniente. Ou seja, nenhum dos finais acaba sendo dispensável, ainda que tenhamos preguiça de realizar todos ou quem sabe você apenas aceita a opção com qual a personagem acabou por ir.

Red Haze também apresenta uma referência a outro jogo criado por AestheticGamer, chamado Cootie Patootie que conta a história de um garota solitária que nunca se apaixonou. Quando ela ouve uma fábula sobre um "túnel de amor", onde todo o amor se origina de baixo com o coração da Terra, esta parte em uma aventura para encontrar o desejo do seu coração. Ele pode conter outras referências a mais outros RPGs feito pelo mesmo autor, porém podem passar despercebidos quando o jogador acabou de entrar na complexidade que são os games de Aesthetic começando primeiramente por Red Haze.

Imagem do jogo Cootie Patootie.

E lembre-se nenhum dos finais é realmente desnecessário. Mas o jogo precisa de tantos finais? Sim, já que cada um embora aparentemente não tenha nenhum significado é exatamente o contrário. Cada final é como um ingrediente de um bolo, onde sem ele o resultado final não pode ser concluído, em cada nova experiência o jogador aprende mais sobre nossa personagem e também sobre os outros jogos produzidos pelo autor. Exatamente, Red Haze traz um complemento, como um dicionário, para os outros enredos igual a uma luz no fundo de um túnel escuro que foram os outros RPGs, esclarecendo muitas dúvidas que foram causadas durante a jogatina, porém os finais também trazem ainda mais perguntas em nossa cabeça.

A duração para completar todos os finais pode aborrecer certos jogadores, já que alguns não são tão óbvios e exigem bastante exploração. E sim, terá momentos que o jogo será um pouco entediante se você estiver em busca de completar Red Haze, porém eu garanto que cada parte do enredo irá recompensar qualquer esforço realizado pela parte do jogador.

💉Personagens💉

Rockette, nossa personagem principal, não é uma protagonista boazinha nem muito menos uma vilã, é apenas uma garota normal que teve muitos problemas durante sua vida. O desenvolvimento dela depende de suas decisões, que eventualmente levam a alguma das finalizações definindo assim o final do enredo dela, ou não. Embora insensível a primeira vista, a moça passou por grande dificuldades e tenta sobreviver da maneira mais louca e desesperada dentro do complexo de apartamentos, como os ratos que tentam sobreviver dentro das paredes dos mesmos, vivendo como um animal. Ainda que este destino cruel talvez não tenha sido decidido por ela, esta apenas ofende tudo ao seu redor como um meio de tentar amenizar suas dores e seus demônios interiores. E ainda assim, ela consegue ser uma pessoa com uma opinião forte que sabe exatamente pelo que procura ou qual seu pensamento sobre determinada coisa, com um certo amadurecimento em suas palavras como se fosse uma adulta no corpo de menina. Basicamente, uma garota que passou por muitas coisas, e que aprendeu com cada uma delas, porém que continua nesta vida miserável devido a uma força maior ou por falta de incentivo.

Além de Rockette temos três personagens que aparecem mais frequentemente nessa história: Starry, uma menina muito fora do contexto, já que ela é totalmente o contrário da nossa protagonista e a todo momento parece como se ela não fizesse parte do cenário, como se ela estivesse escondendo alguma coisa de nós; Aunti G, da qual nossa jornada vai girar em torno e por fim, O Zelador... Porém, sinceramente seria impiedoso de minha parte tentar descrevê-lo sem revelar algum dos finais, mas basicamente ele seria quem nos persegue no jogo, nosso "vilão" que parece mais alguém que está sofrendo naquele complexo de apartamentos assim como nossa personagem. E ele é o único personagem, tirando nossa protagonista Rockette, que não importa rota que escolher ele estará em algum cômodo. Outros personagens acabam sendo complementos, e são mais difíceis de serem encontrados abertamente nos mapas, porém sua importância não é insignificante, apenas seria revelar demais os segredos do jogo contando qualquer detalhe sobre eles.

Também é destacável a maneira em que autor diferencia um personagem de outro. Sua diferenciação é marcada através das diferentes cores das barras de fala de cada personagem: enquanto Rockette apresenta a cor preta (a coloração geralmente mais usada em qualquer personagem de RPG Maker), a fala de Starry apresenta a cor azulada. Ademais, em algumas partes mais macabras ou quando a fala é de algum personagem misterioso a qual não sabemos sua identidade há uma mudança de fontes das letras.


 Imagens retiradas do jogo.

💉Sonoridade💉

Boa parte da trilha sonora foi composta por Aesthetic (70%), que são as melodias mais assustadoras para causar bons arrepios na espinha e também as mais suaves que passam a sensação de tranquilidade em quem joga, porém a jogatina também composta por canções feitas por músicos não tão conhecidos, embora isso não diminua sua importância para com o jogo. Geralmente trazem uma ambientação mais depressiva e melancólica, e ainda assim não deixam de expressar uma beleza obscura, assim como o RPG em seu todo. Elas aparecem com frequência em cutscenes, em situações importantes para podermos avançar no enredo ou a grande maioria está nos créditos durante a alguma finalização. Todavia para cada final uma canção diferente teremos. Também temos a opção de alterar o volume de cada um, volume/música de fundo/canções, no tom que for mais agradável quando formos jogar.

Música da primeira cena do jogo.

Ainda que as músicas realmente sejam adoráveis e tragam uma emoção a mais para a trama, a dublagem é o mais incrível das realizações de Aesthetic durante o desenvolvimento de Red Haze. As vozes realmente encaixam perfeitamente com os personagens e com toda certeza transmitem os sentimentos dos mesmo de maneira espetacular, dando mais emoção e transmitindo com mais força a ideia do autor para os jogadores.

  • Rockette foi interpretada por Serene Harper
  • Starry e Kiki interpretadas por Danuta Amato 
  • Pale Smile, Edmund, Gregory, Aunti G., vozes adicionais, O Zelador e sons de monstros interpretados por Aesthetic
  • Irmã mais nova interpretada por Kirumii (quem inspirou o autor à criar o jogo)
  • Norman e Adams interpretados por Bluebomberimo

💉Em geral💉

E lembre-se, nenhum mapa está aparentemente realizado na primeira tentativa, ou seja, quando o jogador olha e explora o lugar certamente apenas parece aquele pequeno quadrado, ainda mais quando não achamos algo importante parece como se ele fosse desnecessário para qualquer fim no jogo, mas cada quarto tem seus segredos e com certeza levará a algum final. Aprenda a usar seus itens com sabedoria e com certeza encontrará todas as respostas, ou pelo menos para a maioria, então nunca acredite apenas no que você consegue ver, aprenda a "ler" cada local minuciosamente.

Os designs dos personagens, que aparentam ter um destaque e uma qualidade maior do que o resto do ambiente, não foram desenvolvidos somente pelo autor e sim também este teve um apoio de uma parceira: Rincs. Esta teve um trabalho extremamente cuidadoso e delicado com os exatamente todos detalhes dos personagens, o que acabou por inserir e incrustar ainda mais as características de cada um apenas com uma primeira olhada rápida sem compromisso, como se seus defeitos ou coisas positivas estivem refletidas em seu visual. Ou não, talvez seja apenas um truque de ambos para pensarmos desta maneira.




🚬Conclusão🚬

Eu reconheço que o preço do jogo é basicamente uma barganha com toda a construção bem ornamentada. E sim, eu realmente penso que Red Haze deveria custar mais caro, não só pelo tempo destinado à essa obra como também pela complexidade que um jogo desse porte com toda essa duração pode causar para quem o produz.

Cada parte do jogo me trouxe uma nova experiência para qualquer coisa ou análise que eu tentava pensar, sim eu realmente passei dias refletindo sobre os assuntos abordados de maneira tão estratégica e devo assumir que não consegui achar todos os segredos que ele é capaz de nos mostrar, ou seja, eu ainda não terminei. Porém, ainda que com "pouco" da história consegui escrever essas tantas palavras, então imagino que caso eu terminasse nunca mais deixaria os leitores pararem de ler de tanta coisa a ser discutida.

Eu necessariamente fui criando um grande carinho tanto pelo autor como também pelo RPG e realmente recomendo a tentativa para novas perspectivas e novos olhares. A parte do terror, psicológico e o visual, também me encantou (grande novidade) e conseguiu me deixar ainda mais arrepiada do que com o primeiro jogo Close Your Eyes. Ainda assim, depende de cada um escolher ou não degustar desta taça de vinho, que assim como as outras apenas podemos saber se gostamos dando um pequeno ou grande gole.


Compre o jogo aqui.
Baixe a DEMO grátis.

Apenas disponíveis no idioma inglês.

Ele entra na blacklist de traduções por ser um jogo pago.

[[ut similior es mures inclusi essent]]


Eu desejo um dia dispor de minha carne encolhida
E poder me juntar às mariposas em um estado de maior ser.  
A humanidade é apenas uma imundície em comparação.


~Rina

11 comentários:

  1. alem do grafico lindo deve ter jumpscares matadores :')

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felizmente, Red Haze não foca muito no terror rápido e fácil, mas sim em um desenvolvimento lento, então não tem tanto sustos inesperados ;)

      ~Rina

      Excluir
  2. Se estivesse em português eu até compraria, porque sei o trabalho que deve ter dado para ser feito. Mas, é complicado jogar algo em outro idioma, não tem nenhuma tradução clandestina que podemos por no jogo, como em Undertale, etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, na minha opinião as traduções clandestinas trazem muito prejuízo para os criadores, ou seja, trás um certo desrespeito a quem o fez. Porém, essa é apenas minha opinião.

      ~Rina

      Excluir
  3. Nossa, adorei a recomendação, parece ser um jogo maravilhoso e eu adorei o designer dos personagens!! <3 Vou jogar com certeza, thanks pela recomendação!

    ResponderExcluir
  4. queria joga o jogo todo mais sou pobre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena :( Eu ganhei ele, então... Mas um dia você consegue comprar! Esperança!

      ~Rina

      Excluir
  5. vi no youtube de um video de 3 meses atrás que alguém postou video falando que traduziu esse game, já mandei contato, espero que ele tenha terminado

    ResponderExcluir