quinta-feira, 13 de abril de 2017

Dreamfarer

"Em um futuro muito distante, sonhar, gradualmente, foi considerado uma doença. Uma doença mental"



【 AVISOS 】
Este jogo contém temas pesados, possui jumpscares e flashing images (para quem tem epilepsia). Outros temas são suicídio e doenças mentais.


Olá aqui é a Beuregard! Estou aqui para apresentar um novo jogo de RPG Maker chamado Dreamfarer que traduzindo seria "Sonhador". Este jogo foi desenvolvido por Harry Miao e Kagari-Joshua e traduzido para o inglês por RabbitonBooks. Ele é feito no RPG Maker XP e seu idioma original é o Chinês Simplificado. Dreamfarer é um jogo de aventura com lindos sonhos (assim como pesadelos), quebra-cabeças, um pouco de ficção científica e uma colher de chá de terror. 


『 SINOPSE 』

"A criança perdeu seus sonhos.
- Eu não preciso de sonhos. Eu não quero sonhar. Deixe-me acordar. Esquecer de tudo.
Ela disse"

"O homem está se afogando em sonhos.
- Por favor, deixe-me ficar. Para sempre. Não há volta.
Ele disse"


『 PERSONAGENS 』



Polaris 

Uma garota que não gosta de sonhos e não acredita em coisas fantasiosas. Ela aparenta ser muito triste.







 Almond 

Um paciente de um hospital psiquiátrico. Ele adora sonhar, tanto que está dormindo a dois anos. Um pouco melancólico.







【 ANÁLISE 】

Antes de começar a jogar este jogo, você deve ser muito bom interpretador de metáforas e comparações. Além de ter uma boa interpretação de texto!


『 Personagens e Desenvolvimento 』


"Você é muito legal para ser uma garota de 10 anos de idade" - Almond
Créditos


Polaris e Almond são os dois personagens principais, como disse acima, você precisa ser bom em interpretação de texto e em encontrar metáforas pois caso você não seja vai ficar difícil para que analise os personagens com profundidade. Os personagens são muito bem desenvolvidos, ambos possuem personalidades diferentes e histórias "semelhantes". Devo lembrá-los, este jogo possui 6 finais, você deve jogar todos se quiser saber mais sobre os personagens principais, pois muitas coisas são reveladas quando você menos espera. 

"Uma memória embaçada"

No início não sabemos muito sobre nenhum dos dois, muita pouca informação é revelada, só podemos saber como eles são pelo modo como eles interagem com os outros no Sonho (quem quiser saber mais sobre o Mundo dos Sonhos, veja aqui). Almond é gentil e triste, enquanto Polaris é desconfiada e não acredita em nenhuma fantasia. 
A relação dos dois vai se construindo aos poucos, na base da confiança e dependendo de como foi sua exploração você adquirirá um dos finais, podendo apreciar ou chorar por tais personagens. Não posso revelar mais que isso, pois, será considerado spoilers. 


"Eu gostaria de ter dito à ela..." - Almond

『 Música e Ambientação 』


Primeiramente, a música. Ela é completamente original, feita por ambos os criadores. Ela lhe dá uma sensação de calma e tranquilidade, felicidade até. Há um relaxamento mental, ela em si é muito "lenta", bem devagar o que acompanha a mecânica do jogo. A música não é enjoativa, dá gosto de ouvi-la nos mapas e conforme a história vai seguindo, ela adquire um tom mais pesado e você, jogador, fica triste e melancólico. Ela realmente sabe como mudar suas emoções dá água para o vinho. 
Há partes no jogo em que tudo fica em silêncio (só por alguns momentos) e isso lhe dá uma sensação de medo pois um dos maiores pontos do jogo é quando ela "acaba", ocorrendo um sentimento de insegurança.
Os sons de ambiente também não falham nesse quesito, foram muito bem feitos e ocorrem nos lugares certos! Em um dos "favores/missões" você deve se guiar pelo som de ambiente, e isso é bem inovador. O jogo também trouxe "Brilha, brilha estrelinha!" como uma das músicas a serem escutadas! (Nostalgia).


『 Enredo 』


O enredo é muito bem escrito e os finais "se completam". Para saber de toda a história, deve adquirir todos os finais e prestar atenção aos diálogos. A história é maravilhosa. Não posso falar mais que isso, pois é spoilers. 


『 Mecânica e Gráficos 』


Controles básicos:

Movimento = ↑ ↓ → ← 
A = Mudar perspectiva
ENTER / Espaço = aceitar/fazer uma escolha/ interagir
Esc/X = menu (mostra o inventário e quantas estrelas possui, além de conter um menu de opções para modificar o áudio).
SHIFT = correr.
*** OBS.: Se você segurar shift o tempo todo não vai conseguir mudar de mapa, basicamente, não aperte SHIFT quando for mudar de mapa!

Vamos para a mecânica, o jogo é bem lento, assim como a caixa de texto de diálogos. Isso é um ponto negativo, o texto na caixa de diálogo demora para aparecer e não tem como pular, quando o jogo, que pode durar de 1 hora até 3 horas para obter todos os finais, é lento dessa forma, perde-se a graça e um tanto da paciência, mas pelo menos não há bugs na mecânica e todos os itens funcionam de maneira correta. Uma observação, quando o seu personagem tiver que entregar um item, aperte "ESC" ou "X" e vá na aba "ITENS" e aperte ENTER em cima do objeto para entregá-lo à pessoa devida, o personagem não entrega itens automaticamente. Os quebra-cabeças são bem simples e óbvios, são até bem fáceis de se resolver quando se pega a manha. E um lembrete: EXPLORE TODOS OS MAPAS COM OS DOIS PERSONAGENS. O jogo possui um aspecto muito interessante que são as mudanças de perspectiva entre Polaris e Almond, aqui vai um exemplo:

Perspectiva de Polaris


Perspectiva de Almond

Agora para os gráficos que são 100% originais e que são muito bem feitos!

"A pausa" e um pouco do cenário externo de um dos mapas

Um pouco das CGs para vocês ^-^

Um pouco do cenário interno de um mapa...

Desculpem não poder mais falar dos gráficos mas eles estão associados com uma parte do enredo, se você conseguir pegar essa informação...


『 Conclusão 』

O jogo é simplesmente sensacional, apesar dele ser bem lento, a história e os personagens valem a pena assim como os "Extras" que são desbloqueados. É preciso gostar muito de exploração e ser bem atento aos detalhes, o número de estrelas (stars) é um dos fatores que determina seus finais. Portanto, tente coletar todas! A décima é a mais difícil de se encontrar, portanto, não desanime se você não encontrá-la de primeira, eu tive que jogar três vezes para tentar achá-la, tudo por quê perdi um item no início do jogo... (melhor parar por aqui). A música foi a que mais me encantou além do cenário, eu não conseguia tirar os olhos e ouvidos desses dois fatores. É um dos jogos mais incríveis que já vi! (E olha que é difícil para um jogo me cativar tanto!) Creio que todos vocês irão gostar deste jogo maravilhoso e magnífico! Principalmente as pessoas que acreditam em seus sonhos e tem uma forte conexão com eles (vulgo, Eu). 



【 Detonado (SPOILERS) 】

Atenção só veja este tópico se estiver com muita dificuldade!

『 Ajuda com os finais 』

Bad Ending 1 (BE1) = "Sorry, I'll go by myself" (Desculpe, eu irei sozinha)
Bad Ending 2 (BE2) =  Poucas estrelas
Bad Ending 2* (BE2*) =  Fuja da realidade (É a mesma coisa que o BE2, mas uma CG pode ser encontrada neste aqui)
Normal Ending (NE) = Você tem mais de 5 estrelas mas falhou em encontrar a 10° estrela... ;-;
BAD HAPPY Ending (HE) = Você tem mais de 7 estrelas e coletou a 10° estrela. Polaris não recuperou sua memória.
True Ending (TE) = Você tem mais de 7 estrelas e coletou a 10° estrela. Polaris recuperou sua memória.
OBS.: Após você adquirir o HE ou o TE, a aba "Extras" será adicionada no menu principal! Só assista a aba "Extra" quando tiver adquirido o HE e o TE para uma melhor experiência! (Depois que ver todos os extras, vá a este site e insira a senha! Por favor, não divulgue a senha nos comentários ou em qualquer outro lugar...) 


『 Memória perdida 』

1) A andorinha na árvore... suas penas negras e macias lembram-me uma promessa que fiz.
2) Meu melhor amigo... O foguete e os desenhos infantis... Qual era o nome?
3) "Brilha, brilha estrelinha!" A música simples do piano e uma memória embaçada. 
4) "Sorry, I forgot about you" (Desculpe, eu esqueci você) Chame o nome, antes de seu adeus final. 


『 Ajuda com as estrelas 』

『 Dicas para encontrá-las 

1. Está brilhando na árvore
2. Você pode fazer algo pelo rabisco não terminado?
3. Você pode me encontrar mel? Não pode? OK... apenas volte e me diga. 
Então... você encontrou algo dourado, brilhante e quente como mel?
4. Eu quero brincar no jardim! Você pode falar com ela? Se conversar não adiantar... talvez você possa ameaçá-la um pouquinho? O que irá assustar uma planta? A tesoura? Não...
5. Obrigada por trazer minha mão de volta! Você está explorando? Tudo bem! Antes de você terminar sua exploração, você pode tê-la, mas depois da descoberta, por favor, me devolva!
6Na escuridão, para o frio...
7. Você viu o meu cachorro? Baa baa, woof woof, chuck chuck, meow meow... onde está o cachorro?
8. Escuro, cinza, escuro, cinza, escuro, escuro... Eles te incomodam tanto assim, Polaris?
9. O reflexo no espelho
10. "Sorry, I lied to you" (Desculpa, eu menti pra você)

『 Para quem está com muita dificuldade para encontrá-las 

1. Na árvore, no primeiro mapa
2. Snake Pot's Bakery. Veja as revistas (lado esquerdo, como Polaris) e depois veja o rabisco;
3. Fale com Snake Pot depois de você conseguir a estrela com a Abelha, veja o raio de sol no segundo mapa, peça para Snake Pot maçãs e então as use no raio de sol. Dê as maçãs carameladas para Snake Pot para ter uma estrela e um cookie;
4. Ajude Snake Pot a conseguir mel, fale com a Abelha; Vá para dentro da árvore com a mão da Vela, acenda a mão da Vela e saia diretamente; Use a vela na Lady Rose, depois fale com a Abelha;
5. Quando o buraco da árvore estiver iluminado, mude a perspectiva para Polaris, pegue a estrela. Depois disso você deve retornar a vela;
6. Quando o buraco da árvore estiver escuro, mude a perspectiva para Almond, vá para dentro do globo de neve;
7.O cachorro está dentre as ovelhas, escute os animais na perspectiva de Polaris, você o ouvirá latindo;
8. Antes de você entrar na Torre da Realidade, ande alguns passos e você encontrará um tijolo com uma marca. Veja isso na perspectiva de Polaris;
9. Veja o espelho na perspectiva de Polaris, então vire-se, a estrela está atrás de você. Se não estiver lá, dê mais um passo;
10. Quando você tiver a tesoura(verifique o estande de revistas na Snake Pot's Bakery na perspectiva de Almond), sente-se no sofá:
Converse cada tópico na perspectiva de Polaris
Converse o SEGUNDO tópico na perspectiva de Almond
Converse de novo na perspectiva de Polaris. Você terá uma estrela de papel! ^-^




【 DOWNLOAD 】


A tradução em inglês pode ser baixada aqui.
O jogo em chinês simplificado pode ser baixado aqui (o site se encontra em chinês)

------------------------------------------------
AS IMAGENS/PRINTS FORAM FEITOS POR MIM! TODAS ELAS SÃO DE AUTORIA DO DESENVOLVEDOR
AS "FANARTS" FORAM CREDITADAS LOGO ABAIXO (Basicamente da onde eu tirei elas)


Mais?

43 comentários:

  1. Respostas
    1. eu sei a senha, olhei na sala extra com a criadora, mas quando boto ela no site, diz estar incorreta

      Excluir
  2. vcs vão traduzir pra o português ? (diz que sim ;-;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou mentir, capturou a atenção da equipe. Mas o jogo deve demorar um pouco.

      Excluir
    2. um pouco la Se vai umas um ano ne nao ja faz um pouco que tao Traduzindo o Corpse Party ate hj e esse um pouco vai continua ate quando ;--;

      Excluir
    3. mais *** corrigindo ali em cima hsauhausahsuas kkkkkkkk eaaae men

      Excluir
  3. Beuren, amei o post! Não sei o porque, mas simpatizei com o jogo, definitivamente irei jogar!!1

    ResponderExcluir
  4. Minhas traduções especiais de feriados estão mortas, achas que tens o que é preciso para reviver minha Mei? Brincadeiras à parte, adorei o post, me interessei bastante pelo jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu fio, já lançamos Filament primeiro de abril, socorro. Mas sim, o jogo é bem bonito e único. Foi uma belíssima recomendação da Beuregard.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Que bom que gostou!!! ♡♡♡ Espero que de divirta!!!

      Excluir
  6. Correção: O idioma original do jogo não é "chinês" é "mandarim", pois chinês é apenas quem vive na China e o idioma que fala lá é mandarim!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, chinês simplificado é o termo que costumam utilizar para se referenciar a este idioma nas traduções. Se você for para o site da Miwashiba, Alice Mare está traduzido para "Chinês simplificado" E "cantonês" (que é um dialeto chinês).

      Então não chega a ser um erro, mas sim uma referência comum.

      Excluir
    2. Eu sei que a Neil já respondeu a essa pergunta mas vou explicar o por quê coloquei "chinês simplificado" (sim, eu sei que o "chinês" na verdade é o mandarim), é só olhar neste site aqui: http://23shi.tumblr.com/post/149021393196/title-%E6%B8%B8%E6%A2%A6%E7%97%87-dreamfarer-developer-harry-miao

      Excluir
    3. Se está achando que inglês está certo em definir como chinês, estão enganadas minha filha.

      O correto seria mandarim "Ah! Mas é chinês SIMPLIFICADO!" então chamem de mandarim simplificado, ora!

      Excluir
    4. isso é de 2017 e eu to me coçando pra discutir com esse anon, socorro..

      Excluir
  7. Vou Espera sair em PT pra eu joga e.e

    ResponderExcluir
  8. Esse jogo salvou minha madrugada insone <3 e é tão lindo e emocionante, amei a recomendação <3

    ResponderExcluir
  9. qual nome eu tenho que por pra pegar a ultima memória? não lembro de terem falado no jogo... ;;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala sim, vc tem que prestar atenção aos detalhes no desenho de giz de cera na torre...

      Excluir
  10. Como eu pego a BE2*, não entendi direito.
    Só falta ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz tempo que joguei mas enfim vamos lá... Quando você deve salvar Almond (acho eu), ao invés de você descer as escadas (contanto que esteja no último andar) você entra pelo "espelho" "buraco branco" à frente. (Não lembro se deveria ter recuperado as memórias ou não). Acho que esta gameplay pode te ajudar> https://www.youtube.com/watch?v=B3NLik3yHnc

      Espero que consiga, bom jogo! <3

      Excluir
    2. Brigadaummmm
      sorry a demora para responder.
      òtimo post como sempre Beury

      Excluir
  11. "Antes de começar a jogar este jogo, você deve ser muito bom interpretador de metáforas e comparações. Além de ter uma boa interpretação de texto!" Ah, droga!

    ResponderExcluir
  12. eu peguei todos os finais, com excessão do "poucas estrelas", porém não estou conseguindo acessar a aba "extras", o que eu faço? ; ^ ;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A aba 'extra' fica no menu principal, só usar as setas e selecionar a aba extra com o enter :D

      Excluir
  13. O jogo ( eu imagino que seja um ), que atualmente é o "Logo" daqui, eu gostaria de saber qual é

    ResponderExcluir
  14. Eu amei o jogo! Consegui pegar todos os finais, mas demorei um bocado para conseguir a 10ª estrela (eu não gosto de ver detonados, pois acho que perde a graça de jogar, é uma opinião minha, não me levem a mal). Apesar disso, devo dizer que realmente valeu a pena jogar. Não posso dizer sobre o que achei do final para não dar spoilers, mas para quem ainda tem duvidas se deve ou não jogar, eu recomendo. ^^

    ResponderExcluir
  15. eu sei que é uma pergunta tonta, mas como faz pra pegar a estrela?

    ResponderExcluir
  16. que jogo incrível, simplesmente apaixonante!! porém, mesmo depois de ter pego o HE, não há nenhuma aba "extra" no menu principal, já tentei abrir e fechar o jogo;;;

    ResponderExcluir
  17. Umcarinhaquemoralogoali2 de julho de 2018 às 22:20

    Traduz essa obra linda

    ResponderExcluir
  18. Façam a tradução desta obra pfv ��

    ResponderExcluir
  19. Pfv, fazem a tradução desta obra pfv ������

    ResponderExcluir