quarta-feira, 15 de março de 2017

Until Daybreak

“Hora de fazer minha patrulha rotineira até o amanhecer...”


       Until Daybreak (夜が明けるまで/Até o amanhecer), é um jogo de survival horror com um foco em perseguições, feito por nysan no RPG Maker MV e lançado em 15 de agosto de 2016, com duração de 40 minutos a 1 hora dependendo do desempenho no jogador. Uma tradução em inglês foi realizada por HiragiHOUX. Conta a sobre o último dia de Léon inspecionando a casa em que moram para salvar sua irmã Anna da morte.

✺ Análise

       Until Daybreak traz o mesmo estilo de jogo de Ao Oni: Você está em um local isolado, com muito pouco de roteiro, e um festival de sustos por conta das perseguições constantes. Com a diferença que ele supera Ao oni em diversos aspectos, mesmo com seus próprios problemas. 

       O enredo é apresentado de forma sintática, para que você siga logo para a parte jogável. Certas coisas é possível deduzir apenas jogando, mas caso queira um melhor esclarecimento existe o diário de Léon, que explica o porquê dele fazer aquilo. Ou seja, não espere alguma coisa profunda e complexa em termos de história... Mas ao menos o jogo se dispôs a apresentá-las com nenhuma ponta solta.

Personagens


   
Léon

Protagonista e irmão gêmeo de Anna.
Como tem a habilidade de ver a morte, desde que seus pais morreram faz todo o possível para proteger Anna.


    Anna

Irmã gêmea do protagonista.
Seu estado de saúde chamou a atenção da Morte.


       Sobre os gráficos, a ilustração gráfica é atrativa e usa um estilo que vi em pouquíssimos jogos, como por exemplo Unlight. É uma pena que não possa dizer o mesmo do mapeamento, uma vez que basicamente é o RTP do RPG Maker MV com um ou outro elemento de outros sites em prol da construção de atmosfera e mesmo ela não saiu como esperado por uma questão simples: O jogo possui um sistema de lanterna que permite ligar/desligar, mas a iluminação da casa é clara o suficiente para você passar o jogo sem ligá-la. Mesmo que fosse apenas por estética, foi um desperdício de programação. Todavia, o mapa é repleto de obstáculos que tem como função atrasar o “Anjo da Morte” até ele te perder de vista.

       Falando em “Anjo da morte”, acho que finalmente achamos um monstro capaz de superar o Ao Oni em termos de bizarrice. Não só o sprite como também a animação ao ser pego destoa de todos os aspectos ditos anteriores. O que não é errado, mas é bastante incomum; um exemplo similar que posso dar é o Sandman do The Sandman (Uri).

       Mas como foi dito no início, a jogabilidade foi a parte que mais tem destaque em Until Daybreak: Para evitar que o monstro pegue sua irmã, o protagonista coloca quatro bonecas com o sangue pingado dele para serem feitas de iscas. Com isso, sua missão é sobreviver até seis da manhã repondo as bonecas - caso contrário o Anjo da Morte irá direto para Anna - e fugindo do monstro. É difícil não se lembrar do jogo Five Nights at Freddy's, ainda mais com um monitoramento das bonecas por câmeras de segurança, instalada no quarto de Léon. Porém, por questões de tempo, vale mais a pena ir verificando uma a uma manualmente que usando as câmeras, outra sistemática que foi gasta à toa.

       Portanto, se você gosta de tensão e um monstro deformado na sua cola constantemente... Ou apenas sente falta das perseguições de Ao Oni, sinta-se à vontade para jogar. E se a dificuldade normal não te satisfaz, ainda tem a possibilidade do modo “suicida”.

Boa sorte driblando a Morte... Até o amanhecer.

Download



Não requer o RTP do MV.
Precisa de ajuda? Leia nosso FAQ!


- Neil

24 comentários:

  1. Amei o jogo, bem que vocês poderiam traduzir. Mas, como você disse que o jogo não tem em foco a história, talvez valha a pena jogá-lo mesmo estando em inglês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. São poucos diálogos, nada que atrapalhe muito o entendimento da história.

      Excluir
    2. Neil, vocês pensam em traduzir o game Skinwalker.
      https://rpgmaker.net/games/4906/downloads/

      Excluir
    3. Está na lista de sugestões, mas até agora não houve interesse no jogo.

      Excluir
  2. Por favor traduzem ! Vcs não estão mais traduzindo ! Estou ficando chatiada! Eu queria muito jogar White Sky ! Mas vcs não traduziram!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entenda,eles tentam traduzir VÁRIOS jogos ao mesmo tempo.O que resta é aguardar eles traduzirem os de agora,não podemos fazer nada.

      Excluir
    2. Muito obrigada MyFantasy. E como assim não estamos traduzindo? Aquela listagem ao lado significa que estamos trabalhando SIM nas traduções, mas o 1% de um jogo X não é o mesmo de um jogo Y.

      Além disso, pedidos de jogos são avaliados e anotados. Depende do tradutor gostar de um de nossa lista e gostar ao ponto de se disponibilizar a traduzir. E acredite, White Sky NÃO É o único na listagem.

      Ou seja, ao invés de ficar exigindo coisas, aceite e aprecie as postagens que saem regularmente na Zero Corpse. O blog NÃO É apenas de tradução.

      Excluir
  3. Por que vocês não estão mais traduzindo jogos? Tem gente que não sabe muito inglês (como eu) e não podem jogar os jogos, pois não entendem nada ;-;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. E estamos trabalhando. Em dezembro tivemos Re;member e em Fevereiro Painted Heart. Em breve (uma vez que está na fase de revisão) o Filament pode sair também.

      Ou seja, tenha paciência. Mesmo que vocês não saibam inglês, os tradutores perdem parte de seu tempo livre para traduzir esses jogos, então tudo que pedimos é compreensão enquanto não aparece algo.

      E apreciem as postagens que estão saindo. Nós redatores estamos nos esforçando para tornar esse blog vivo, e em diversos posts é sempre a mesma coisa.

      Excluir
  4. Cadê as traduções :/? Está demorando muito pra sair!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em progresso. Tenha paciência e leia os posts da Zero Corpse por favor.

      Excluir
  5. tem jumpscare , perseguição essas coisas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vo deixar o peniquinho aki do lado :D

      Excluir
    2. Boa sorte. Quando ele fica na tua cola ou está perto de surgir, são momentos bem agonizantes.

      Excluir
  6. Wow, parece interessante~ Bateu até uma saudade de Paranoiac, e se lembra Sandman e FNAF vou dar uma conferida ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Não é o mai desenvolvido em roteiro, mas se você ama Jumpscares, taí uma boa opção.

      Excluir
  7. Vcs precisam de alguém pra traduzir jogos? *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando precisarmos, abriremos testes ou no meio ou no fim de ano.

      Excluir
  8. Parabéns again pela postagem.
    Tanto amor envolvido com esse blog.
    Gostaria de muito ver a analise de Shin Hayarigami ou Hayarigami, é uma Visual Novel de Horror muito boa, (o ruim é que só está disponível em japonês).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. Sua sugestão será anotada. Futuramente, quem sabe não lancem um Patch em inglês.

      Excluir
  9. É necessario entender ingles para comprender a historía?

    ResponderExcluir
  10. Oi, gostaria q traduzissem esse jogo, n entendo mt bem inglês, mas me interessei, obrigada ><

    ResponderExcluir