sábado, 11 de março de 2017

Four Eyes

“Agora que pensei sobre isso... Eu acho que não somos tão diferentes afinal!”


       Four Eyes é um jogo de aventura sideral feito no RPG Maker VX Ace por Whiona (Opal Starlight) e lançado em 2017 para o Yaoi Game Jam do itch.io. Tem de 1 hora de duração aproximada com um final normal e um secreto. Nele, você controla Jett Sherazi, o capitão de uma nave de carga chamada Nightingale e deve levar mísseis para o exército que está em guerra com um planeta alienígena, mas depois cair em um planeta desconhecido junto com Toa ― um alien que por alguma razão misteriosa entrou em sua nave ―, ele começa a entender o que realmente significa aquela guerra.

⎿ ⊠ Análise://Roteiro ⏋

        Algo que chama a atenção do jogo desde o início é a escolha de temática. Quando falamos em RPG Maker, geralmente ou o enredo tem um viés mais antigo (até mais medieval) ou presente. Mundos alternativos (como Wadanohara e o Grande Mar Azul) são raros, e mais escassos são os que exploram o aspecto futurista. E Four Eyes faz isso de forma muito boa, praticamente enchendo os olhos de curiosidade.

       E mesmo dentro de seu gênero ficção científica ― mais comumente utilizado para narrar ações ou aventuras épicas ― ele sai da mesmice pondo o épico de lado para contar uma história sensível e (do ponto de vista pessoal) adorável sobre compreender e amar o diferente. Dito isso, eu realmente recomendo discrição ao jogar. Mesmo que no final não concorde com o romance, ele faz pleno sentido se observar o contexto inserido.

       Apenas lamento o desenvolvimento em si, que era um pouco óbvio. Você podia deduzir muitas coisas antes mesmo dele de fato ocorrer, mas o jogo vale a lição.

⎿ ⊠ Análise://Gráficos ⏋

       Whiona conseguiu fazer um trabalho surpreendente com o RPG Maker VX Ace. Tanto o mapeamento quanto os personagens são carismáticos ao ponto de criar uma identidade única e original. Os mapas não tem coisas adicionadas de forma exagerada, e mesmo que o cenário se torne um híbrido de tecnologia e campos durante o jogo, ele não fica estranho. Um bom exemplo de harmonia entre diferentes ambientes.



⎿ ⊠ Análise://Jogabilidade ⏋

 //.Instruções básicas.//

Setas direcionais (←↑↓→) = Movimenta o personagem
Z = Interage com o ambiente e personagens
X = Cancela ação/abre o menu
S = Utiliza a habilidade específica do personagem atual

      É onde considero o ponto mais forte do jogo. Geralmente, nos jogos de RPG Maker, sua limitação ao resolver os quebra-cabeças e enigmas era limitado à aparição de um único personagem. Aqui, além dos desafios serem divertidos de se realizarem, cada personagem tem sua especialidade e momento específico de uso. Por isso, a autora disponibilizou um sistema de troca de personagem utilizando a tecla S do teclado, alternando-os e aprofundando mais ainda a ideia de que eles são únicos.

⎿ ⊠ Análise://Personagens ⏋


⊡ Jett Sherazi ⊡

       Capitão do Nightingale. Uma pessoa bastante entusiasmada com o que faz e que pensa sempre no bem das pessoas. É um pouco excêntrico, mas nada que afete gravemente a relação com os demais tripulantes.

⊡ Irene Macnab ⊡

       Ajudante e amiga de infância de Jett. Bastante esperta e um tanto sarcástica, ela busca pôr juízo nele. Durante a maior parte do jogo seu contato com ela será apenas via transmissor, onde ela dá dicas de como avançar no jogo ou apenas conversa.

⊡ Toa Autym Dreynthis ⊡

       Entrou escondido na nave de Jett, causando alarde e fazendo os dois caírem em um planeta desconhecido. Apesar disso, ele é bem calmo ao ponto de ser apático e dorme facilmente. Também é fascinado pelo espaço.


⎿ ⊠ Análise://Considerações Finais ⏋

       Four Eyes é um jogo de duração média, mas que passa rápido com todos seus aspectos positivos. Seja os próprios puzzles ou as interações, ele tem uma atmosfera leve que te incentiva a progredir no jogo sem pausas. Mesmo pegando o jogo sem saber muito sobre, só parei quando atingi o final normal (porque nem imaginava que havia um secreto ao interagir mais com Irene). Como também não imaginava o tema principal do desafio que o jogo feito, ver um casal fora do esperado foi de aquecer o coração.

       Por isso, eu recomendo você jogar Four Eyes. Afinal, não é todo dia que você encontra uma história romântica no espaço sideral que te faça rever seu posicionamento ao que é diferente.

⎿ ⊠ Four Eyes://Download ⏋

(Necessário RTP do RPG Maker VX Ace)



- Neil

38 comentários:

  1. Nossa, que saudades daqui <3

    ResponderExcluir
  2. Cadê a tradução de Oneshot?? Hehehe, calma, é brincadeira ~

    Vou jogar imediatamente, é muito bom ver jogos que mesmo não tão desenvolvidos apresentem histórias que te fazem posicionar, o enredo parece bem interessante só pelo fato sideral e também é bom ver a representatividade, as pessoas precisam parar para pensar de vez em quando sobre o quê elas lutam e parar de tratar pessoas não-heterossexuais como se elas não existissem D=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) ISSO, BRINCA COM O PERIGO CRIATURA DIVINA
      2) Sim! Eu adorei ver uma jogabilidade divertida com personagens representativos, e ainda num tipo de ambiente pouco explorado no mundo RPG Maker. É refrescante ver coisas assim.

      Excluir
  3. aaaa scoorroo *---* finalmente um rpg maker yaaoii, essa postagem fez o meu dia *--* estou tão animada pra jogar *cmc a chorar de felicidade* *abraça a Neil e não solta*

    ResponderExcluir
  4. RPG Maker yaoi!!! Cara, eu to loca pra jogar esse troço!! Vou baixar imediatamente!!!! Obrigado por este post maravilhoso Neil, beijos!

    ResponderExcluir
  5. joguinho rpg maker yaoi, meu coração até parou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. É bem raro ver casais com orientações explícitas.

      Excluir
  6. quando vi que era de yaoi...meu coraçao ate parou aqui

    ResponderExcluir
  7. Ai Meu De-u-s RPG Maker yaoi !!!!!!!!!!! Eu nem li direito eu ja botei pra baixar!!! Obg Neil !

    ResponderExcluir
  8. quatro olhos : v vo baixar

    ResponderExcluir
  9. Mds quero ver muito como sera isso. Zerocorpse vocês pretendem traduzir outro jogo que se chama CorpseParty2 ?

    ResponderExcluir
  10. queria traduzido, preciso jogar aaaa T~T

    ResponderExcluir
  11. é normal eu ser um garoto e ter uma fucking paixão por yaoi? caham, gayzão aki, CAHAM....

    ResponderExcluir
  12. o jogo tem só em ingles ou vcs traduziram e eu que sou burra e num to achando o link?

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. oces sao brasileiros porque vocês ja não postam em português?

    ResponderExcluir
  15. nossa... :'3 ja faz um bom tempo q naõ venho aqui e esse site continua lindo e maravilhoso ♥

    ResponderExcluir
  16. Naum tem em pt mas msm assim vou instalar pq meu nivel de fujoshi tá mais de oito millllll <3

    ResponderExcluir
  17. Heey, vocês pretendem traduzir esse jogo?? Estou muito interessada AAAA

    ResponderExcluir