sábado, 7 de janeiro de 2017

O Poder de uma Atmosfera: Trilha Sonora

Um post um pouco... Musical.


Música.... Por vezes, é conceituada como uma forma de expressão artística pela combinação de sons e silêncio. Por outras, é definida como a forma mais abstrata do sentimento e das ideias. Já pensou que talvez, aquela música que toca em certo ponto da sua jornada, possa ter um significado a mais do que simplesmente o de cobrir o silêncio? Tudo que temos, na maior parte das vezes é o título, um singelo e simples título. Mas isso, é tudo o que precisamos.

A trilha sonora de um game pode incorporar diversos papéis. O mais comum é o de evocar sentimentos do jogador. Começando com "emocionar": Em uma cena triste ou tocante, a trilha sonora do game exerce uma função fundamental para arrancar um sorriso ou lágrima do jogador.

Duvida? Tente assistir aquela mesma cena que você achou simplesmente emocionante sem áudio. Percebe agora? É claro, a história, personagens e cenário também ajudam nessa tarefa, mas na maioria das vezes, o mérito maior é da trilha sonora.


Um bom exemplo (ou tentativa) disso é o final verdadeiro de Hello Hell...o? A música que toca claramente quer tentar passar uma atmosfera feliz e de um novo começo para o casal. Se você se envolveu o bastante com a história desses dois, a faixa tocada terá um efeito maior consequentemente.


Não poderia deixar de citar também o icônico final de The Witch's House: Depois de todos aqueles puzzles mortais e sua fuga da casa da bruxa, o final verdadeiro consegue passar um peso enorme de tristeza, graças  a faixa "Miller House".

 

Alguns jogos vão exatamente pelo caminho contrário, como por exemplo Akemi Tan: Na maior parte do tempo o game permanece silencioso, sem nenhum tipo de trilha de fundo. Isso causa um efeito de alerta ou até mesmo paranoia no jogador. O silêncio em situações bizarras pode ser assustadoramente efetivo.


Mas quando o game quer ter amedrontar, incomodar ou assustar, são usados até mesmo não-instrumentos para a tarefa, como por exemplo, na faixa "Silencio" do game Off. Tudo o que se pode ouvir são sussurros, dizendo mensagens incompreensíveis.

Neste ponto, a trilha sonora já assume outro possível papel: ser parte da história. Quando chegamos perto do final de Off, se você prestar atenção, "Silencio" pode te indicar algo bem perturbador, diretamente relacionado com a história e o mundo de Off. Óbvio que é apenas uma teoria, mas parece ser algo que não foi feito sem querer.


O mesmo acontece com a faixa "Stay in your coma", a única faixa com vocais do game. Como ela própria sugere, ao morrer ou falhar em alguma tarefa do game, uma tela de Game Over aparecerá e a faixa é tocada. Vozes desconhecidas cantam "Stay in your Coma" repentinas vezes. Novamente, tem relação direta com a história e o mundo de Off.


Agora, você já se deparou com algum game que você continuava a jogar simplesmente pela trilha? Eu tive esse sentimento ao jogar Irisu Syndrome. Apesar da história nos instigar a continuar, confesso que continuei a jogar simplesmente pela trilha sonora. E que trilha! Ao menos tentem escutar "About 10 Hours Looking at the Ceiling". Fico hipnotizado sempre que ouço a trilha desse game que aliás, algumas faixas assim como Off, também podem ser interpretadas, (apesar de ser mais fácil de entender que off) assim como a própria mecânica que constitui o jogo! Mas isso é papo para outro post...

Enfim, como poderam perceber, quanto mais entrelaçado  os elementos da atmosfera estiveram um com outro, mais fortes e poderosos eles se tornam. Mas isso nem sempre é uma tarefa fácil....

                                                                    Mais?

13 comentários:

  1. Pra Mim Trilhas Sonoras São Um dos Pontos Mais Fortes de um Jogo.
    Porém Admito que Situações de Silêncio Podem Alertar Bastante o Jogador
    Ótimo Post!!!

    ResponderExcluir
  2. O autor de oneshot ainda não se pronunciou?
    sera que ele nao vai deixar traduzirem?

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, e é verdade que algumas vezes só jogamos um jogo por causa da ótima trilha sonora, acabei jogando Ib (de novo) depois de bastante tempo sem jogar, tanto pra conseguir alguns finais que não tinha conseguido (por que perdi o Save antigo) quanto pela maravilhosa trilha sonora <3 E uma perguntinha só por curiosidade, vocês pretendem retomar a tradução de 1bitheart quando?? Eu realmente estou ansiosa por esse jogo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há previsão para a retomada de 1bitheart. Acontece que ele possui muitos diálogos (Ele é praticamente uma Visual Novel) e ainda estamos buscando uma solução para conseguirmos retomá-lo sem problema.

      Excluir
  4. Adorei o post deveras, até me fez baixar OFF e Irisu Syndrome :)

    ResponderExcluir
  5. Pergunta sem sentido por falta de perguntas pelo post ter me deixado sem palavras, Bell, qual seu personagem favorito em league of legends? Usou algum critério para escolher ou apenas pensou: "Hum, parece um bom personagem, hum."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom de jogar ou pela lore? Se for por jogar, Fiora ultimamente. Se for pela lore, zed ou jhin.

      Excluir
  6. uma trilha sonora que me deixou muito desconfortável foi a de utopia, as musicas não combinavam com o jogo em geral e me passavam a sensação de precisar ficar sempre alerta mesmo nas horas mais calmas. e quando tudo ficava silencioso era ainda pior. de qualquer forma, ótimo post. essa serie está sendo incrível ^u^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Uma falsa impressão causada pela trilha sonora pode ter um efeito bem interessante...

      Excluir