sábado, 17 de dezembro de 2016

DISTRUST

Outro dia, outro caso...


Olá aqui é Beuregard! Estou aqui para apresentar um novo jogo de RPG Maker chamado Distrust que traduzindo seria DESCONFIANÇA.
O nome do jogo e ele em si são inspirados em Danganronpa:DISTRUST. O jogo é feito em RPG Maker VX Ace por enquanto não tem nenhuma tradução em PT-BR, apenas em inglês, e não é famoso. Seu desenvolvedor é o VLR.

RESUMO

É um jogo curto de assassinato e mistério onde o jogador assume o papel de um investigador chefe que usa o pseudônimo de "Dante", ele trabalha com a sua assistente chamada Emily (ela faz as autópsias e dá as famosas sacadas de gênios).


O enredo toma lugar em uma taverna chamada Wanderer's Abode (Morada do Viajante), onde ocorreu um homicídio. Dante e sua assistente, Emily, devem investigar o lugar e encontrar pistas para solucionar o caso. O jogo possui DOIS finais (só encontrei UM até agora).
O jogo dura em média 30 minutos, pode durar mais que isso se você explorar tudo etc (devo avisar que tem muito diálogo), eu pessoalmente zerei o jogo em 1 hora, não tem sustos apenas suspense, é um jogo bem simples, foi o primeiro feito pelo desenvolvedor VLR. O jogo é recente, foi feito em 14 de Novembro de 2016

GRÁFICOS e TRILHA SONORA

GRÁFICOS E SPRITES

Os gráficos são bem simples, são os sprites comuns do RPG Maker VX, então não espere nada muito grandioso em questão de gráficos, só as imagens dos personagens tem mais polidez incluindo as fotos que representam cada personagem apesar de que as achei pequenas demais e não pude admirar todo o conceito da arte gráfica, as cutscenes são também bem simples, usando ferramentas básicas do RPG MAKER VX ACE, mas elas transmitem a cena. O cenário em si não é muito colorido, ele passa uma atmosfera sombria e suja, há também o efeito de chuva que fica de fundo mas este efeito some quando você adentra a estalagem.
A trilha sonora é royalty-free music, ou seja, músicas gratuitas. A trilha é realmente muito boa só que enjoativa, até mesmo para um jogo que pode ser terminado em 30 minutos, em algumas partes eu tirei totalmente o som por quê não estava aguentando a mesma música toda a hora, no início ela é muito boa, combina com o ambiente mas ela começa a ficar repetitiva pois todos os cômodos têm a mesma música e não há divergências, dei um desconto por ser o primeiro trabalho de VLR e espero que o seu próximo trabalho há uma maior variedade e posicionamento de músicas (São apenas 6 músicas de trilha sonora), as músicas estão disponíveis para download na página do desenvolvedor (LINK NO FINAL DA POSTAGEM).

MECÂNICA E JOGABILIDADE



A mecânica do jogo é simples, podemos correr (somente dentro da estalagem fora dela o personagem fica muito lerdo nunca se é explicado o propósito disso), investigar objetos, ver objetos, escolher ações (somente em uma determinada parte do jogo). Os controles são básicos: X é para cancelar/voltar, Z e ESPAÇO para aceitar/seguir em frente, SHIFT é para correr.
Você não sobe de nível apesar do jogo te apresentar uma barrinha de experiência. O personagem tem cinco corações de vida que só serão usados no final do jogo para fazer o interrogatório das testemunhas. O jogo em si não apresenta nenhuma dificuldade, nenhum quebra-cabeça ou uso de raciocínio lógico para resolver certas questões apresentadas, mas eu recomendo, caso você, meu leitor, não seja bom de memória como eu, anotar tudo o que as testemunhas falam assim como o que as pistas dizem em um bloco de notas para que você não fique meio perdido no que está acontecendo. Ele parece ser simples mas a história é boa para passar um tempo e para se divertir. O que realmente mata no início do jogo, ou seja, quando você abre o arquivo, é uma certa cutscene que aparece toda a vez.

ANÁLISE/CONCLUSÃO

O jogo me atraiu por causa da história em si, o final dele é surpreendente, ocorre um PLOT TWIST muito louco. A jogatina me proporcionou algumas risadas por causa das zoeiras de Emily (assistente de Dante), as personalidades dos personagens são bem evidentes mesmo alguns deles tendo apenas alguns diálogos com o protagonista. O jogo é simples e divertido apesar de ser curto e ter todos os outros problemas que falei acima, eu dei uma chance para esse desenvolvedor e acredito que ele tem potencial em fazer mais jogos do gênero. A parte em que você tem que coletar as pistas é bem detalhada, pois, Dante diz o que ele acha, as probabilidades, o que ele deve lembrar o que não deve. Recomendo você, leitor, à literalmente olhar cada canto de cada cenário, por que apesar de alguns deles não fazerem parte das pistas o Dante faz anotações e explica como, por quê e onde. O jogo é fiel ao conceito de investigação e interrogatório, talvez seja por quê eu goste demais disso. Espero que vocês gostem como eu gostei!


DOWNLOAD

O download do jogo e da trilha sonora se encontra aqui.
LEMBRANDO: Só tem em Inglês, ainda não foi traduzido para PT-BR.



23 comentários:

  1. Fiquei impressionado ao ver que uma postagem na ZC saiu a essa hora, porque as postagens aqui não costumam sair tão tarde. Bom, mais ainda bem que saiu agora, porque essa noite (madrugada) já estava me deixando entediado.
    E bom, sobre o jogo, se eu visse ele em um site como RMN, por exemplo, eu provavelmente não o jogaria, porque a parte visual não me agradou tanto, mas após ver os pontos positivos apresentados por você, talvez eu dê uma chance a ele, principalmente porque adoro jogos/animes do gênero investigação.
    E a postagem está muito boa, então meus parabéns. E parabéns (atrasado) também por ter passado pelo teste de redator da ZC.
    "e não é famoso" ;-;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela parabenização, ainda bem que tornei a sua madrugada menos entediante! Sempre procuro achar jogos que não são muito conhecidos pois alguns sempre tem suas características!
      "e não é famoso" ;-;

      Excluir
  2. Eu também estou no aguardo do Oneshot!
    Obrigada pelo elogio Larriane Macedo!

    ResponderExcluir
  3. Que interessante, eu confesso que nunca tinha visto esse jogo ainda, gostei bastante de ler isso *-*.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-* amei que você tenha gostado!
      Esse jogo, como disse no post, é bem recente e é o primeiro a ser desenvolvido pelo VLR, então dei uma chance para jogos recentes e de que não são famosos!
      Bjs <3 e boa jogatina

      Excluir
  4. Olha que sapeca, o mais é a pagina de downloads kkkk
    Gostei muito do jogo, vou baixar!

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Muito obrigada pela review! :3 Estou amando que a Zero Corpse esteja mais ativa recentemente~ <3 Pode contar que vou jogar esse jogo, tem muito ar de ser legal ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e espero que você goste do jogo!
      Eu também estou amando a ZC estar mais ativa também! <3

      Excluir
  6. Respostas
    1. As traduções dependem única e exclusivamente do tradutor, então não posso prometer nada mesmo. Sorry :(

      Excluir
  7. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    FINALMENTE CITARAM DANGANRONPA
    Com certeza irei jogar essa maravilha, já que foi inspiração de meu amado dangan. Recomendo a tudo e todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk que bom que você gostou! :D
      Espero que se divirta!
      <3

      Excluir
  8. MDS ESSE É O MELHOR JOGO DA MINHA VIDA!!! AHHHHHHHHHH, ACABEI DE ZERAR E REALMENTE É UM PUTA DE UM PLOT TWIST. JÁ QUERO JOGAR O PRÓXIMO. JOGUEM JOGUEM JOGUEM S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESQUECI DE DIZER Q É "OMG, 10/10"

      Excluir
    2. Obrigada, fico feliz que tenha gostado! E SIM MT PLOT TWIST!! HAHAHAHAHA
      Também aguardo ansiosamente pelo próximo!

      Excluir
  9. Bem, devo dizer que esse jogo extrapolou qualquer expectativa que eu poderia ter sobre um jogo desenvolvido por alguém que nunca tivera elaborado um projeto anterior...
    De fato, não se destaca a música, nem o gráfico.... porém, tudo isso é deixado de lado na medida em que o fim se mostra iminente e a verdade é revelada.... sim, a história se encaixa muito bem com a proposta do jogo, mistério e investigação que resultam em um final inesperado!
    Se fosse dar uma nota seria 7|10, pois ainda há muito a melhorar na parte visual e auditiva... mas o jogo é ótimo e o recomendo muito a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da parte da história, eu também gostei e foi o que mais me atraiu para o recente jogo do desenvolvedor VLR!
      Espero ansiosamente pelo próximo e amarei jogar para descobrir o que realmente aconteceu!

      Excluir
    2. Também fico na expectativa da sequência! O que me deixou ainda mais animada foi descobrir que o desenvolvedor VLR era brasileiro!

      Excluir
    3. Sim! Eu também fiquei tipo: SÉRIO??? AMEI AINDA MAIS!
      Eu fico feliz em saber que ele era brasileiro, sério, eu fiquei tipo MT FELIZ!!! <3
      Bora incentivar!

      Excluir
  10. meu deus nao entendi o final so mt lerda

    ResponderExcluir