sábado, 31 de dezembro de 2016

Criação de Mundos Fictícios

"As palavras que digo jamais podem descrever os sentimentos que residem na minha mente"
- Beuregard


Olá, aqui é a Beuregard e hoje irei falar um pouco sobre a criação de mundos, ou seja algumas coisas que são necessárias para que o seu mundo fictício faça sentido!
OBS.: Talvez esse post seja dividido em duas partes, uma sobre a criação em geral e a outra sobre a criação de mundos em RPG Maker.

Link da imagem

1° PASSO: TEMA

Escolha um tema do qual você goste! Medieval, ficção científica ou até mesmo faroeste? A escolha é sua, cada tema tem suas propriedades que já foram demonstradas na televisão, literatura e videogames! Os temas são a parte mais difícil ou talvez a mais fácil de se escolher, pois são tantos temas que há também uma mistura de Gênero Literário e Tema. 
Gênero Literário: Romance, Comédia, Terror, Ação, Aventura, Sobrenatural, etc...
Tema: Medieval, Ficção Científica, Mundo Alternativo, Mundo Paralelo, Faroeste, Fazenda, Animais, Política, Universidades, etc... 
Tema é aquilo que definirá o seu mundo, ou seja, generalizando e definindo os padrões básicos dele, os gêneros servem para que você o classifique, eu posso fazer um mundo alternativo onde tudo é romance e comédia com unicórnios que cospem arco-íris e brilham no sol.

2° PASSO: REGRAS E OS PRINCÍPIOS DE SEU MUNDO

Você precisa definir leis governamentais e físicas para o seu mundo, para que haja a coerência absoluta. Por exemplo, você não pode inserir do nada em um mundo de magia, aliens atacando os civis/protagonista com suas armas lasers e fazendo com que tudo seja abduzido. Isso ficaria, primeiramente, um pouco desconexo e anticlímax (NÃO FAÇA ISSO), ou seja, criar personagens incompatíveis com o tema é muito difícil a não ser que seja viagem no tempo mas aí teria que ser muito bem explicado.

Leis físicas: gravidade é uma boa ideia para se começar, se sua aventura se passa no espaço então é uma boa hora para pesquisar sobre gravidade e afins, pois, cada planeta pode ter uma gravidade diferente e devemos nos lembrar que quando estamos no espaço, flutuamos, ou seja, a gravidade é zero. 
Leis governamentais: é basicamente as leis que são feitas para guiar e conduzir os habitantes do seu mundo, basicamente as leis jurídicas que temos hoje em dia, algo como, por exemplo, se algum habitante roubar e for pego, sua mão será cortada como punição. Eu prefiro dividir essas leis governamentais em duas:
1. Jurídicas: aquelas que serão executadas pelo governo local e que foram criadas para melhorar e estabelecer um convívio na sociedade.
2. Culturais: aquelas que são criadas pela sociedade local, algo que é bem visto para uma raça pode ser mal visto por outra e assim vai. Exemplo: bater e maltratar animais é mal visto pelos humanos e você pode ser morto por isso mas já pelos Orcs você pode ser parabenizado pelo feito. As leis jurídicas barram algumas leis culturais como: justiça pelas próprias mãos. 

3° PASSO: INVENTE OU REMODELE RAÇAS PARA O SEU MUNDO

Alice Mare, existe uma raça diferente lá... O Coelho Branco e o Gato.
Link da Imagem

Agora fica uma parte complicada, se você deseja criar um mundo, você precisa que raças o habitem. Você pode criar a sua própria raça, exemplo: Raça Cebola, ou reinventar raças que já existem, exemplo: Elfos Reptilianos. 
Existem milhares de raças que podem ser usadas como base e o melhor é você poder customizá-las ao seu gosto!
Precisa-se definir características únicas de cada raça, aparência e tradição, ou seja: da onde eles vieram e qual o seu objetivo. Nisso vamos para o 4° passo...

4° PASSO: SOCIEDADES 

Sociedade é algo importante e como muitos sociólogos dizem, a vida em sociedade é muito importante pois é nela em que aprendemos a fazer certas coisas e para sobrevivermos; para que nossa espécie possa continuar. Algo como um método de organização. 
Você, em sua criação de mundo, deve pensar: que tipo de governo cada sociedade tem? (número X de sociedade para um número Y de raças que você criou/tem) Elas trabalham juntas, tem um rei que as governa? Tem religião, são adversas à religião, agressivas, pacíficas? Quais são os seus hábitos de casamento e suas estruturas familiares? 
Para que uma história seja interessante é preciso criar uma ou mais sociedades para que se haja um tanto de enredo. Quem não ama aquela trama política? Game of Thrones é um bom exemplo disso...

5° PASSO: PLANEJE COMO O SEU MUNDO PARECERÁ

Vamos para geografia e biologia, eu sei que essa expressão pode parecer incoerente, mas para um mundo fazer sentido ele precisa estar VIVO. Ele contém água potável? Contém plantas? Ele fabrica energia em massa com gases? 

Confuso? Sim. Mas vou explicar...

Algo muito interessante em mundos de ficção e também a parte mais trabalhosa seriam os biomas e o clima.
Biomas: são ecossistema/áreas/habitats/comunidades que possuem algo em comum. 
Clima: refere-se à temperatura, para se criar um deserto as temperaturas precisam ser extremamente altas e pouca pluviosidade (chuva) para que ocorra a formação de areia e a evolução das plantas para a folhagem xerófita e sua evapotranspiração (ex.: cactos; evapotranspiração: perda de água causada pela evaporação do solo e pela transpiração das plantas) é menor, pois ocorre uma eficácia no armazenamento de água). 
Você deverá colocar se o seu mundo existem vários biomas e climas ou se existem uma porção limitada de biomas/climas. É bom conter uma variedade deles, assim enriquece ainda mais o seu trabalho!

6° PASSO: A HISTÓRIA E TRADIÇÃO

Esse é o que eu mais gosto de falar, voltamos a falar da parte de cultura. 
Depois que você criou o seu mundo fantasioso, todos os habitantes desse lugar irão se fazer a mesma pergunta que nós nos fazemos: Como nós viemos parar aqui? Quem criou o lugar em que vivemos? Por quê as coisas acontecem desse jeito e não do outro?
Se o seu mundo possui diversas raças, é obrigatório criar um passado para todas elas! Ou seja, quais são suas ambições, suas animosidades e amizades, sua linhagem principal, seus costumes e até mesmo o tipo de roupa que as pessoas usam!
Para exemplificar essa parte vou criar uma história aqui, bem básica:

O Reino da Cebola era composto por cebolinhas que deviam lealdade ao Grande Cebolão. A sociedade da Cebola era adversa à sociedade dos Pepinos por causa de um casamento que não deu muito certo, mas já suas amigas, as Maçãs, esta sim é uma amizade duradoura! 
As Cebolas nasceram da Mãe Terra que havia sido arada pelos Céus que tinham mãos gigantes e enormes ferramentas de jardinagem. A ambição da Nação Cebola é formar um Império que deve conquistar outras Terras à partir da religião Cebolinha!

Uma história básica e simples, um pouco doida também hehehe, porém, você conseguiu entender o conceito básico do Reino da Cebola e isso já vale o entendimento. Lógico que você deve fazer isso de uma maneira mais aprofundada, com lendas, heróis e mitos de cada sociedade, claro, tudo opcional, faça e crie coisas à vontade!


7° PASSO: O RESTO MAS NÃO O MENOS IMPORTANTE

Você, leitor, deve pensar agora se no mundo em que você criou, as seguintes coisas (lógico que existem mais perguntas a serem feitas para si mesmo, mas essas são as que achei que mais combinavam com o post).

1. Quem tem conhecimento?
2. Quem é que tem o verdadeiro poder? E quem não tem?
3. Se eu visse >raça aqui< qual seria a minha primeira impressão?
4. A maioria das pessoas é rica ou pobre?
5. Este mundo tem apenas um Rei, ou vários governantes?

Então... você já está pronto para iniciar a construção do seu mundo de ficção?

MENSAGEM DE FIM DE ANO GALERA!

Galera fiquem atentos na página do Zero Corpse no Facebook, por que um sorteio ocorrerá lá e deve ser dia 1/01! Espero que todos participem! <3 :P
Feliz Ano Novo pra todos vocês, meus lindinhos! Beijinho na bochecha de cada um!


-----------

O autor da capa é este! :D 

Link da Imagem

13 comentários:

  1. QUE POST BONITINHO! Gostei muito, obrigado pela postagem! ♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Estava fofinha e por alguma razão pensei na Charlotte quando escrevi esse post, ela é minha diva da fofura :3 <3

      Excluir
  2. Obrigado mesmo me ajudou muito agora eu tenho mais noções para criar meu rpg! Poste outro post desse Beuregard-san

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado e espero que este post te ajude a criar o seu Mundo! Quem sabe talvez eu poste outro texto semelhante à este! :)

      Excluir
  3. Bom, no momento eu tenho imaginado um mundo que é levemente semelhante ao que você criou para usar de exemplo, só que ao invés de cebolinhas, dou mais destaque para flores, apesar de ainda haverem outros tipos de plantas e animais (principalmente insetos).
    E eu gostaria mesmo de te agradecer, pois mesmo que eu ainda tenha que dar uma boa estudada em botânica (porque minha vontade é atribuir muitas das características de cada flor a suas características genéticas, habitats, etc reais), sua postagem será de grande ajuda para a criação deste meu mundo que nem começou a ser escrito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Mundo interessante!
      *-* Por um momento me lembrou Alice no País das Maravilhas! Espero que o post te ajude a criar o seu Mundo! Boa sorte! ;)

      Excluir
  4. Incrível post *-*. Fiquei tão preso na leitura que enquanto lia eu criava o meu próprio mundo na mente u.u. E por acaso você gosta de cebolas? e.e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico mt feliz que vc tenha gostado! Eu também, enquanto eu escrevia eu construía meu próprio Mundo na minha mente! Eu gosto de Cebolas só que só como exemplo mesmo kkkk ok!

      Excluir
  5. Nice Beuregard-tan, esperei a segunda parte por um bom tempo *hehe*, agora mudando de assunto, acho que vou fazer uma "mini-história" com a síntese que nos apresentou *tehehe*, me aguarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeee! Aguardo sim pode deixar! Manda o link no meu twitter: https://twitter.com/BeurenZC

      :D fico mt feliz que tenha gostado! <3

      Excluir
  6. post interessante , mas já estou acostumado a criar mundos ficticios para minhas obras

    ResponderExcluir
  7. Ameiiiiii ! Eu vou criar um jogo de RPG com essas dicas ! Tenho tantas ideias na cabeça !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha mt sucesso! Se for de terror comunique-me para dibulgar seu jogo quando estiver pronto! (Twitter: @BeurenZC

      Excluir