quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Horror Time: Kikuo-P

Escute com atenção...


       Não é a primeira vez que o universo de Vocaloid é citado em nosso blog. Eyree nos mostrou de relance a capacidade que este programa possui de se adequar a diversos ambientes contando apenas com o trabalho árduo do compositor.

       Entretanto, para quem desconhece totalmente Vocaloid, trata-se de um programa sintetizador de voz bastante usado no Japão em que diferentes provedores de vozes gravam trechos fonéticos distintos para que o resultado final seja um “cantor virtual” à serviço de qualquer compositor. Muitos incluem até um mascote para facilitar o processo criativo, sendo a mais famosa deles a Vocaloid Hatsune Miku, e tem sido um dos principais meios de músicos conseguirem alta projeção, como é o caso de Supercell, HoneyWorks, Jin e muitos outros.

Capa do álbum Kikuo Miku 2, com ilustração de si_ku.
       Mas hoje, abordaremos um compositor em específico que atende pelo nome de Kikuo. Usando justamente a Hatsune Miku, Kikuo cria músicas de atmosferas cativantes ― dubstep, melodias únicas e até fáceis de grudar na sua mente, em completo contraste de suas letras que são obscuras e até difíceis de esquecer devido ao conteúdo psicológico pesado. Seus videoclipes apresentam desenhos pelo próprio compositor ou pelo animador si_ku, ambos utilizando uma arte abstrata e até perturbadora de se concentrar em parte ou outra.

“Nightmare Cat”, feito por Kikuo (link).
        Para esta postagem, selecionei 3 músicas que quero comentar um pouco sobre. São elas “Koufuku na Shi wo”, “Boku wo Sonna Me de Minaide” e “Gomenne Gomenne”.

Observação

Os exemplos a seguir contém temas fortes e até de forma explícita. Não é recomendado 
para menores de 16 anos. A Zero Corpse não se responsabiliza por qualquer desconforto 
que as músicas venham a causar, prossiga por sua conta e risco.


        Eu deixarei o vídeo postado pelo próprio autor, uma tradução em português e se possível um cover (caso a Vocaloid não te agrade).

▬✻♬✻▬

1. Koufuku na Shi wo (A Happy Death/幸福な死を)

(Tradução em Português brasileiro por Nana)
(Cover por Ren reiss)

        Apesar da melodia relaxante (com exceção dos dubsteps), Koufuku fala sobre um casal em que um estrangula o outro, e quem restou se mata em seguida, para tentarem se reencontrar no outro lado. Se eles seguirem por caminhos diferentes, rogam para que de uma forma ou outra, possam se rever ― mesmo que seja para uma punição.

       Não é uma das obscuras do Kikuo, e pessoalmente a julgo até ser fofa (se você excluir a parte de estrangulamento, claro).

2. Boku wo Sonna Me de Minaide (Don't Look At Me in That Way/僕をそんな目で見ないで)

(Tradução em Português brasileiro por YuneN Kya)

        Chega a ser irônico o quanto a melodia de Boku wo Sonna Me de Minaide é divertida e até infantil, mas apresenta uma letra dessas. É bem aberta a interpretações, mas a mais comum é que fala de uma criança morta, que é natimorta ou abortada (a “bicicleta” por exemplo seria uma metáfora com um dos instrumentos utilizados, similar a um pedal) pelo bem da vida da mãe. Outra teoria é a de um acidente de bicicleta no dia em que ela aprenderia a andar, provavelmente vítima de um acidente de carro.

        A música toda gira entre ela dialogando com seus pais, porque a desolação de perder um filho querido (os pais tinham até comprado brinquedos) deixava o garoto com “vergonha” de ter morrido, mesmo que ele conforte-os falando que a morte não é ruim.

        É uma música que depois de compreendida, se torna pesarosa. Pessoas que usaram fone por exemplo puderam ouvir a caixa de música rodando ou a bicicleta, o que torna a experiência ainda mais digna de se perguntar qual a razão do autor explorar esse tema.

3. Gomenne Gomenne (I'm sorry I'm sorry/ごめんね ごめんね)

(Tradução em Português brasileiro mantido por Kattiana White)
(Cover por Moko)

       Uma das ― se não a mais ― famosa das músicas de Kikuo. Assim como Boku, é aberta a interpretações, mas existe uma teoria bem aceita de que se trata de uma música sobre pedofilia e abuso infantil. A história de uma garota tão mentalmente e fisicamente quebrada por seu pai, que ela tenta fugir. Mas por não entender o que é amor e achar que a forma que o seu pai era o jeito dele demonstrar seu “amor”, ela retorna para sua casa onde é severamente punida com mais abuso.

▬✻♬✻▬

       Como puderam ver, o estilo de Kikuo é único. Há muito mais músicas além destas três, trazendo novas formas de repensar temas que talvez nunca se passaram pela nossa cabeça a abordagem dessa forma. O choque e a reflexão é algo muito importante para a arte. Porque ela nos muda, transforma nossos horizontes e se torna algo mais memorável do que o contemplativo.

       Eu espero que os que aguentaram absorver o conteúdo consigam prosseguir levando outras questões para a vida, assim, tornando um mundo melhor. A capa foi feita por si_ku. E me desculpe mesmo vocês passarem por isso, pego leve na próxima postagem.


- Neil

▬✻Mais postagens de Vocaloid✻▬

Vocaloid Terror - Eyree
Série Benzeno - Neil
MARETU - Rina

39 comentários:

  1. Respostas
    1. A Charlotte também tem medo, ela super aprovou quando viu que eu tinha um post do Kikuo em mente xD Então, não estás sozinha ~

      Excluir
  2. Adoro as músicas sombrias dos vocaloids, podia ter um post sobre o Nashimoto-P também, né?
    Eu adoro essas aqui:
    https://www.youtube.com/watch?v=RhmFiczVIog
    https://www.youtube.com/watch?v=P-q2USL1W68
    E de bônus, a melhor música de incentivo aos suicidas que eu já ouvi em toda minha vida:
    https://www.youtube.com/watch?v=-9zZIEixMTU
    Ela tem uma letra bem pesada, mas eu gosto da mensagem de uma forma tão...*coraçãozinho*
    Amei o post, é super legal ver vocaloid aqui na ZC. Adoro posts sobre coisas sombrias ou assustadoras de coisas além de jogos (principalmente lendas q)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. É sempre bom expandir o universo do gênero de terror de vez em quando no blog.

      E sobre este autor, eu vim descobrir agora que "Petenshi ga Warau Koro ni" era dele. Acho que podemos anotar sua sugestão e quem sabe, futuramente ~

      Excluir
    2. falem sobre Nashimoto-p, plz, ele é meu producer favorito ;u; a pegada punk e sombria de Nashimoto-p é tão incrível s2

      Excluir
  3. Teria a tradução da letra da segunda musica em português? se tiver tem como mandar o link pfvr. Obg ^^ adorei o post :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está logo abaixo, o nome da detentora do vídeo leva para a tradução em português. O mesmo vale para o cover.

      Excluir
    2. Ah, perdão não tinha visto. Obrigada ^^

      Excluir
    3. Bitte. ~ Tudo bem, essas coisas acontecem xD

      Excluir
  4. Aí meu Chifrudo <3 amei com todo o coração esse post
    "não recomendado pra menores de 16 anos", muito bem avisado, eu, maior de idade, fiquei arrepiada dos pés à cabeça, principalmente com o último vídeo. Pra mim ele retratou com perfeição o inferno que uma vítima de abuso e então prostituição sofre. Tem um vídeo dele feito por fãs, mas o original sempre será pior.
    E esse do final? Obrigada por aliviar o clima hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É. Por estarmos em um blog de terror, é de se esperar que tenha-se conteúdo grotesco, mas como essas músicas abordam temas reais e trágicos de nosso cotidiano, preferi avisar.

      Esse "mais" foi um pedido pago de um grupo com conteúdo moe (termo para definir algo extremamente fofo ao ponto de ser apelativo). Eu acho que a melhor parte do vídeo são os comentários assustados com o Kikuo fazendo uma música assim xD

      Excluir
  5. AIN EU AMO O KIKUO. NOSSA, A MINHA MÚSICA FAVORITA DELE/DELA É I'M SORRY I'M SORRY. PODEM FALAR O QUE QUISER DESSA MÚSICA, MAS EU ACHO LEGAL. (TIRANDO A TRADUÇÃO SJIAOJSIOA. Tá, eu gosto um pouco da tradução sim :''D)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lih ~ Eu também adoro Kikuo <3

      A minha preferida dele é a Koufuku. Sei lá, a vibe é bem feliz. E Warui koto wa shicha ikenai yo, um dos primeiros trabalhos dele pela mesma razão.

      Excluir
  6. cara kikuo e suas musicas <3 eu amo a love love me (aishite aishite)
    e breaking things into pieces
    são duas com historias muito boas

    ResponderExcluir
  7. breaking things into pieces do kikuo é uma musica que relata sobre um jovem que tem um fetiche por quebrar coisas importantes (quebra cabeças, jaros, coisas de valor sentimental a outras pessoas)
    então ele cresce e se apaixona por uma garota de sua escola
    apos um tempo ele a chama e diz que está apaixonado por ela e a garota retribui o amor (ama ele também)
    porem com seu fetiche de quebrar coisas de valor ele a empurra do prédio e logo em seguida se joga
    quebrando o que era importante a ele (a garota) e o que era importante ela (ele mesmo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. É uma história bem interessante e confesso que cogitei colocá-la no lugar de Koufuku, mas preferi algo de sonoridade tranquila antes das demais.

      Excluir
    2. paraparaparaparaparapara
      Adoro essa parte da música

      Excluir
  8. Nossa I'm sorry I'm sorry é uma das músicas mais macabras e mais gostosas de se ouvir da Hatsune com dubstep :3. Na primeira vez que eu ouviu eu juro que senti um enjoo de leve, mas agora é uma das minhas favoritas da vocaloid!

    ~Rina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rina! Eu me sinto culpada porque certas vezes me pego repetindo o refrão com uma animação que eu não devia ter sabendo da letra, haha.

      Excluir
    2. Haha. No começo eu também me sentia assim também, mas agora de boas. Porém, do Kikuo eu curto também You're a Useless Child e O Light.

      Excluir
  9. Que post magnífico Neil <3
    E boa sorte com o blog de hoje em diante, vou estar torcendo pra dar tudo certo :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, e igualmente agradeço pelas palavras gentis <3

      Excluir
  10. Respostas
    1. Eu só sugeri três para dar aquele "gostinho" do que são as composições dele. Temos muitos outros bons exemplos inclusive citados nos comentários, cabe a pessoa procurar se gostou, ou ignorar se odiou.

      Excluir
    2. MARETU não é uma música, é um produtor de música VOCALOID (não confunda com MAWARU, que é outra música do Kikuo)

      Excluir
    3. Pesquisei aqui e realmente se trata de outro compositor. Mas isso quer dizer que não falta, estamos falando apenas de Kikuo aqui. Se quiser, futuramente posso falar dele.

      Excluir
  11. essas musicas me lembraram Miku & Gumi The Fox s Wedding

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei Boku wo Sonna Me de Minaide...e me trouxe um ponto de vista diferente do meu sobre o aborto.Abordagem tão apaixonante pra uma coisa tão triste, não sei se eu teria entendido a música genuinamente sem a guia do blog, maaas, a parte da bicicleta indo por um caminho afunilado foi tão intuitiva que talvez eu tivesse chegado perto.Obrigada por me apresentar Kikuo, amei esse vocaloid e o post =w=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu também ficaria meio alheia se não tivesse lido sobre, haha.

      Só lembrando que Kikuo é um compositor. A vocaloid que ele usa, por vez, tem nome de Hatsune Miku.

      Excluir
    2. Ah ;u; eu pensei que esse mascote pequenininho tinha um vocal diferente e o mesmo nome do compositor.

      Excluir
  13. WAH vivo fazendo cover de musicas dele, achei mega informativo a postagem, gostei muito pois sou fã do KIKUO ^^
    -//3//- acho triste que voces não divulguem, seria uma grande ajuda pra várias pessoas, afinal o blog de voces é bem conhecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode me passar seu link? Eu preferi vídeos de pessoas que cantam ela no idioma original, com edição de som suficientemente boa e uma voz não muito chata de ouvir para justamente compensar o tom da Hatsune Miku.

      Se seu cover atende todos os requisitos acima, me pergunto porque o Youtube não me levou até seu canal o_õ

      Caso cumpra os pré-requisitos, nada impede que eu possa colocar na postagem, entretanto. É sempre bom divulgar os talentos que nosso país tem ~

      Excluir
    2. Ah sinto muito. Eu meio que gravei esses cover não faz muito tempo! Espero não lhes ter ofendido com meu comentário! Talvez eu só seja fã demais do site de vocês e quisesse que divulgassem xD Meu áudio e voz não são dos melhores, eu estou tentando aperfeiçoar mas espero que você julgue isto! Vou deixar o link de duas música s cover que fiz do Kikuo que uma foi a mais escutada do canal e a outra é "gomen ne gomen ne" mas se quiser checar além dessa, Tem mais 1 cover dele e pretendo fazer mais. ARIGATO PELA RESPOSTA ^^ Espero que gostem do cover ( anyways é mei(MEI) zoado )
      https://m.youtube.com/watch?v=9IOc6G0RpJg
      https://m.youtube.com/watch?v=0Gh-IlDjEAc

      Excluir
  14. Amo s músicas do Kikuo, sempre pensei que fosse ela, mas okay. Uma que não está aqui, isso porque nem tinha sido lançada ainda, é Hikari Yo. Que talvez aborde sobre a depressão.

    ResponderExcluir