sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Debris

"Toda ação tem uma consequência."



Olá corpses. 

Aqui é Rina, outra vez trazendo um jogo de RPG Maker VX Ace e também com mais assuntos polêmicos (ficarei conhecida nesse blog por isso). Faz mais ou menos uma semana que estava procurando um jogo para analisar e acabei me deparando com Debris. Eu queria desde início informar que trarei mais jogos em espanhol, porque tenho menos dificuldade com o idioma, então se isso incomodar e vocês estiverem muito interessados em um certo jogo talvez eu peça algumas traduções além das que já me pediram. Porém fique claro que eu sou apenas uma redatora e apenas posso fazer pedidos. Espero que gostem desse Review.

Debris é um jogo survival thriller feito por Peccdesign no RPG Maker VX Ace, no ano 2013, com apenas possibilidade de fazer download em espanhol, durando de 1 hora à 1 hora e meia, levando a apenas 1 final.

ʃ Sinopse ʅ

Elyzabeth acorda em um lugar desconhecido depois de ter sido atacada por uma figura misteriosa. Enquanto a garota busca uma saída vai encontrando pistas relacionadas ao passado que ela não se recorda. Qual será a verdadeira intenção do seu sequestrador e o que isso tem a ver com seu passado oculto?




ʃ Review ʅ


Debris, que do inglês para o português significa escombros, é um jogo que superou bastante as expectativas que eu tinha sobre sua história. Inicialmente, quando eu vi, tanto o design quanto a sinopse, não me chamaram tanta atenção e eu ia deixá-lo de lado, mas pensei: "Se você consegue jogar Pen Pals, você pode dar uma chance a esse jogo", e foi o que fiz (e olha que depois que você joga Pen Pals, cria coragem para jogar qualquer jogo). Realmente não me arrependo de minha decisão, apesar de sim, o jogo apresentar seus contras, porém, em sua maioria, também tem seus prós.

ʃ Gráficos e personagens ʅ

O gráfico não foi o lado mais charmoso do jogo que me encantou, na verdade, tenho que admitir que é do estilo bem iniciante, já que apenas os novatos deixam nesse formato (e sim eu já usei esse programa então eu sei), e o ambiente é até bem elaborado comparados com outros jogos de autores principiantes. O que realmente me interessou em seu design foi como Elyzabeth aparece machucada em suas falas quando é atingida pelo sequestrador, sendo algo bem único nos jogos de RPG Maker. Considerando que talvez esse seja o primeiro jogo que o autor fez, não foi tão decepcionante.

Os personagens tem suas personalidades bem desenvolvidas e são bastantes carismáticos de maneira única, principalmente Elyzabeth, apesar de sua atitude um pouco inocente demais me irritar de alguma maneira, sendo uma personagem que é usada com frequência nas histórias. Até mesmo quando você descobre coisas que ela fez em seu passado, aparentemente, que ela não se lembra com clareza, você sente a necessidade de que a pobre garota seja perdoada e que o sequestrador deixe-a ir. Desde o começo fica determinado quem é o vilão (???) e quem é o mocinho (Elyzabeth), porém tem mais pessoas na jogada que talvez mudem completamente esses papéis ou os tornem mais evidentes. 




ʃ Diferencial e sonoridade ʅ

O jogo trás assuntos um pouco pesados como agressões, traição, drogas, prostituição, entre outras coisas, porém eu acredito que isso dá um certo charme ao jogo, afinal nenhum dos assuntos é tratado diretamente sendo apenas mencionado em alguma conversa entre Ellie (Elyzabeth) e o sequestrador (???). Também tem o fato que já comentei em Monsters, que jogos assim chamam mais minha atenção. E volto a dizer que não é porque eu goste de ver a dor dos outros, mas gosto de observar até onde vai a repugnância do ser humano.

Uma coisa que eu achei um pouco diferente, mas outros jogadores disseram ser inútil, é o fato que quando o jogador encontra um objeto e ele é agregado a seu inventário, assim que checá-lo, a imagem que aparecerá será do objeto em sua forma real, parecendo com uma foto ou algo assim. Para mim não incomodou tanto e foi até diferencial de outros games.

O jogo apesar de ser basicamente feito por repetições, comuns em outros jogos, espalhadas por todo o ambiente, consegue se diferenciar de outros RPGs Makers, que na sua maioria são os japoneses, e ter um desenvolvimento bem diferenciado apesar da introdução ser um pouco entediante e bem comum, onde nossa protagonista acorda e começa a fazer aquelas mesmas perguntas: "Onde estou?" e blá, blá...

Sua sonoplastia foi algo bem simples e não há muito o que comentar sobre, apesar da mescla boa que faz com a situação, ambiente e também durante as raras perseguições. Eu diria que não teve um toque que marcasse a obra, porém ainda não foi uma mistura estranha, por exemplo, uma música feliz no meio daquela tensão, o que é um pouco óbvio para qualquer produtor de conteúdos sobre horror (eu acho, pelo menos).




ʃ Pontos negativos e positivos ʅ

Duas coisas que tenho a reclamar sobre o jogo são alguns puzzles, que são obrigatórios para passar por algumas salas. Eles são extremamente inúteis e sem sentido com a história, além de extremamente fáceis. Também tem as perseguições que o sequestrador faz ao passar da trama. Ele simplesmente aparece do nada e quando a personagem entra em outro cômodo não é possível vê-lo, o que eu acho que deixou um pouco chato essa parte das perseguições.

Tirando os pontos negativos, eu adorei a maneira como o enredo vai se desenvolvendo de maneira devagar e com as lamentações da protagonista, revelando aos poucos e dando várias pistas do que poderia acontecer ao final do jogo e quem é o sequestrador. A história é desenrolada através de cartas que ele deixa no chão para a moça ler, fazendo-a refletir do porque está presa naquele lugar horrível. O final? Simplesmente magnífico. Eu fiquei totalmente impressionada com o finalizar da trama, foi algo bem inesperado para mim (o que não deveria). Mesmo o jogo contendo apenas um final, acredito que se encaixou perfeitamente com todo o resto e não deveria ser diferente.




~▀~▀~▀~▀~▀~

*É recomendável que veja essa parte apenas quando finalizar o jogo*





*Contém spoilers*



~▀~▀~▀~▀~▀~


ʃ Curiosidades ʅ


  • Títulos originais 

Peccdesign parece ser uma pessoa que retira seus títulos de lugares muito estranhos. O primeiro título para o Debris foi Sunnerfalt, que ele mesmo nem sabia o que significava e apenas tinha o escolhido pelo som da palavra. O segundo título foi Rockfield, que é o sobrenome de Elyzabeth. E o penúltimo foi Molokai, que é o nome de uma ilha, mas conforme o jogo foi se finalizando, ele percebeu que não tinha nenhuma relação. Por último, temos Debris, que foi baseado em uma música do Linkin Park: Linkin Park – Debris (por sinal, estou muita viciada nela), que faz uma referência a personalidade de Ellie.

  • A canção que inspirou Debris 

Debris na verdade foi gerada através da OST de Chrono Cross chamada de Life far away promise, acabando que o jogo Debris virou uma homenagem ao game e ao criador. O seu aspecto bem misterioso e se encaixa de alguma maneira com a atmosfera do jogo de Peccdesign.

  • A máscara de vilão 

Muitos de seus fãs acreditaram que a máscara de vilão, a qual nos mostra o quão sem emoção ele está, foi inspirada de filmes famosos como Jogos Mortais, porém ele discorda severamente dizendo que se inspirou em um filme chamado Ressurreição (um clássico de terror).

  • Elyzabeth 

De acordo com Peccdesign, cada um de seus personagens expressa uma parte da sua personalidade, mesmo que as vezes exageradamente, e isso também vale com Ellie. "Quando eu era jovem tinha um amigo muito parecido comigo e ele gostava de uma garota que não sentia o mesmo. Então eu e ela resolvemos pregar uma peça nele, ficando de mãos dadas na frente dele até que ele se mudou, porém diferente de Elyzabeth eu me arrependo disso até hoje..." - Peccdesign

  • Briga entre Ellie e o vilão 

A briga final entre os protagonistas, foi inspirada em uma cena do filme "Corpo fechado" ou mais conhecido na Espanha como "O protegido" e o nome original é "Unbreakable".

  • Versão Alfa 

Todos sabemos que antes mesmo de um jogo ser liberado para jogarmos, ele passa por muitas transformações e isso também vale para Debris. Antes de ter definido uma quantidade de personagens, o jogo tinha uma maid e a maioria dos personagens eram de imagens de animes, porque ele não se atrevia a mexer com o design na época, porém ele resolveu alterar e tenho que agradecê-lo por isso.

  • Vilão Misterioso 

No começo, todo mundo odiará "eternamente" o vilão por tê-la sequestrado, mas conforme a trama vai avançando a opinião de todos muda completamente e quem passa a ser chamada de vilão é Ellie e ele de herói. O autor não concorda com esse pensamento, dizendo que mesmo que ele estivesse tentando fazer alguma justiça, não justifica sequestrar aquelas outras pessoas e matá-las se a vingança era apenas contra Elyzabeth. 

  • Os livros vermelhos: 

Se você acompanha ou já jogou outro jogo de Peccdesign, é possível perceber que o livro para salvar é sempre o mesmo, "o livro vermelho". De acordo com o próprio criador, todos os seus jogos passam em uma mesma realidade e quando seus personagens se encontrarem, finalmente, irá se finalizar o universo de Peccdesign.





Uma dica da Rina para vocês com esse jogo é: Nada é o que parece ser.

ʃ Conclusão ʅ

A ideia original não chama tanta atenção, mas para aqueles que são super curiosos, me incluindo nessa lista, de alguma maneira te deixa um pouco interessado com o que poderia acontecer ou se teria alguma reviravolta. Embora muitos odeiam ou odiarão certo personagem, eu realmente gostei da personalidade dele (me julguem, eu amo isso) e achei o trajeto até a finalização totalmente encantador e bem detalhado, algo que eu não vejo muito em outros jogos e isso que o autor tem de grandes quantias, sendo uma boa qualidade. Apesar de ter alguns erros de iniciante, não acho que atrapalhem tanto para estragar a trama e muito menos o jogo em si, tanto que o estou recomendando aos meus caros leitores.
Como em minha postagem anterior, muitos se desculparam por terem escrito um comentário enorme e argumentativo, devo comunicar-lhes que eu simplesmente... Amo esse tipo de comentários. Não que eu despreze os pequeninos, mas adoro ler cada um desses comentários e responder com o maior carinho
Então, corpses, se um amigo seu fizesse uma coisa horrível com você, ainda o perdoaria? Conseguiu entender a minha dica ou terá que jogar para descobrir? 

Nós nos vemos na próxima postagem, corpses...Ou não


~▀~▀~▀~▀~▀~

Download em espanhol

Requer RPG Maker VX Ace ( Faça o download aqui )

Postagem de Debris II: El secuestro de un colibrí, seu sucessor.

~▀~▀~▀~▀~▀~




~Rina

88 comentários:

  1. Podiam traduzir né equipe Zero-Corpse. T.T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem... traduzir não é fácil e leva tempo, tanto que Underworld Capital Incident e Toilet in Wonderland ainda estão em revisão. Eu gostaria de pedir um pouco de paciencia e respeito por qualquer tipo de postagem,principalmente, minhas e da Tia Fantasma da Ópera, porque somos novatas, afinal, eu levei dias para escrever esse post e o blog foi feito também para avaliarmos jogos de RPG.

      Obrigada pelo compreensão, Rina.

      Excluir
    2. a equipe do zero corpse sempre faz uma otima traduçao,totalmente vale a espera ( pq tem umas traduçoes que ficam pessimas, so ver a traduçao de ningyo heart pro ingles)

      Excluir
    3. A tradução do espanhol para o BR Não é tão dificil, bom ao menos pra mim, que tenho bastante tempo livre

      Excluir
  2. Postagem perfeita. Tudo o que um fantasma precisa para um carnaval sedentário. Continue assim, querida ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, ir- ahaha não posso te chamar assim aqui. Muito obrigada, companheira. E vou adorar quando uma de suas postagens vieram em dias de tédio.

      Excluir
    2. É, melhor que não me chame dessa forma aqui, companheira. E, sobre minhas postagens... Trabalharemos nisso ahahah ^^

      Excluir
    3. *"uma de suas postagens vier"

      Ficarei esperando, ahaha.

      Excluir
  3. Existe em inglês? É que eu não sou nada boa em espanhol :3
    E ótima postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, não. Eu até tentei procurar, porque a maioria do pessoal prefere em ingles, porém não encontrei... Uma dica que eu posso dar para voce com relação ao espanhol, é que voce vai entender a maioria das palavras, mas as que voce estiver com vontade de saber anote e pesquise depois... Eu faço muito isso com jogos em ingles. A história em si com poucas informações voce consegue entender... Quem sabe uma futura tradução... Ainda não sei.

      E obrigada, Ana Júlia ^^
      -Rina

      Excluir
  4. eu não consigo baixar nenhum rtp no meu pc pq é NETbook, ouseja tem pouca memoria e eu tbm n sei baixar rtp, se voces pudessem trazer mais jogos q n precisa de rtp nenhum (em portugues ou em espanhol) eu agradecia bastante, ja joguei todos os jogos q n prtecisam de rtp nenhum q vcs tem (até os em ingles).. e eu to no tedio e adoraria mais jogos ao meu alcance .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No site de dowload passado por ela á a opção ''sin RTP'' ou seja ''Sem RTP'' é só ir no link passado e ir para página de dowload, lhe digo que deveria sempre verificar se o jogo passado tem a opção sem RTP ou não, e sobre seu problema, tenho quase certeza que eles procuram jogos sempre com essa opção mas creio que seja muito dificil de achar, por isso não os culpe >.< .
      Bye bye

      Excluir
    2. Eu entendo seu problema, porque isso já aconteceu bastante comigo, mas era porque eu tinha medo de que tivesse um vírus e tal...
      Posso afirmar que um de meus rascunhos é de WOLf, porém ainda está em desenvolvimento então peço um pouco de paciencia.
      Caso, seu tédio seja urgente, entre em contato comigo que eu posso te passar uma listinha, porque nunca para de surgir novos jogos de RPG.

      Obrigada pela compreensão, Rina.

      Excluir
    3. E muito obrigada por informá-lo sobre isso, Bruna Passos... Realmente é bem difícil encontrar algum jogo sem RTP, mas eu estou tentando meu melhor.

      Obrigada, Rina

      Excluir
    4. Sei que sim >.< adorei o post por falar nisso , já tinha visto um site falando sobre Debris mas não dei muita importancia mas o jogo parece realmente ter ótimos puzzles e eu adorei a arte dele >///< é raro na minha opinião você achar uma arte tão boa quanto a dele (tirando que tem jogos como Mad father que tem uma arte bonita e simples, ainda sim é raro encontrar)

      Excluir
    5. Olha, os puzzles eu não gostei para ser sincera e a arte ainda é crua, porém tem a continuação dele e que merece bastante reconhecimento e está para sair a segunda sequencia em breve.

      Muito obrigada por seu comentário, Rina

      Excluir
    6. Bem ,eu não sou exatamente uma profissional em jugar, mas aos meus olhos o trabalho dele está ''médio'' perante outros jogos que tive o prazer em conhecer, a história é o ponto que mais chama a atenção, assim como outros jogos, e os gráficos são jogaveis, e para mim esses dois elementos são os mais importantes , creio eu que com o tempo ele irá criar ótimos Rpg's pois pra um iniciante os jogos dele são muito criativos!
      Eu que agradeço por responder ^3^

      Excluir
    7. Ahahaha
      Na verdade, ele já fez outros jogos e são ótimas obras primas, bem diferente de outros games ^^

      -Rina

      Excluir
    8. sério? Bem , como esperado :D , na verdade achei que ele trabalhasse apenas com Debris por enquanto, já que não ouvi falar de nenhum outro jogo dele '-' já que eu sigo o indie horror que faz postagens apenas com jogos em espanhol e ele faz apenas jogos em espanhol acho que teria ouvido falar de outro jogo dele *3* mas ok né.

      Excluir
    9. Sabe o tão conhecido Lullaby? É dele.

      -Rina

      Excluir
  5. Não há versão em inglês? (Percebo melhor inglês do que espanhol, apesar de ser "vizinha" de Espanha ahah)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Leonor, infelizmente não encontrei ninguém que traduziu o jogo para o ingles, porque o criador fala espanhol e eu sei que a maioria dos leitores preferem o ingles... Assim como eu disse para a Ana Júlia, uma dica que eu posso dar para voce com relação ao espanhol, é que voce vai entender a maioria das palavras, mas as que voce estiver com vontade de saber anote e pesquise depois... Eu faço muito isso com jogos em ingles. A história em si com poucas informações voce consegue entender...

      Obrigado pelo seu comentário, Rina.

      Excluir
  6. queria poder aprender a traduzir talvez quando vcs não tive-sem tempo eu poderia continuar eu sou muito paciente com essas coisas :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu recomendaria a voce fazer o próximo teste quando tiver, porque ninguém compartilha esse tipo de informação para pessoas fora do blog e eu realmente não sei muito sobre...

      Obrigada pela compreensão, Rina.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Muito obrigada, NekoNeko chan. Adoro quando eligiam minhas postagens.
      -Rina

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoraria saber o que voce escreveu nesse primeiro comentário. Haha.

      -Rina

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. E eu estou curiosa com o seu segundo comentário hehe' estamos quites

      Excluir
  9. Yo Rina dos temas polêmicos! ♥
    Acredita que o jogo já me conquistou na primeira imagem? Gostei bastante, sei lá, talvez da violência? Enfim, estou com um humor horrível e quero ver sangue vertendo (e ouvir Mad Hatter mil vezes já está me causando um efeito estranho). Além do tema de sequestro e outros, incomum em rpgs. Já estou baixando~~ Altas expectativas aqui ><

    "Então, corpses, se um amigo seu fizesse uma coisa horrível com você, ainda o perdoaria?"
    Raramente considero alguém amigo e quando o faço é porque conheço o lado ruim dessa pessoa. Se vejo como alguém É de verdade e sei do que é capaz não ficaria surpresa em ver a realidade. Perdoar, depende o que e porquê fez... Vou ver o caso ai do jogo e julgar eu mesma. Amigos são algo estranho por si só, colocamos tanta expectativa e confiança, amigos são aqueles que mais fácil podem se tornar inimigos e sabem exatamente onde é seu calcanhar de Aquiles. E tu Rina? Perdoaria?

    Ps: Eu AMOO Chrono Cross foi o primeiro que joguei, ainda na época do PS1, e peguei todos os finais. Oh, cara, Linkin Park ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yo Lilium dos comentários que eu mais gosto,

      Eu acredito ahahaha embora para mim a experiencia foi um pouco diferente, porém cada um com seus gostos. (Voce ouve Melanie Martinez? Eu também). Um conselho meu é que nunca crie tantas expectativas sobre, quam sabe o contrário aconteça...

      Devo admitir que depende da pessoa que tenha cometido tal crime, as vezes eu perdoo porque sou um coração de manteiga com amizades, mas quando o crime for do tipo da Elyzabeth, eu me recusaria a perdoar tal pessoa...

      Ps: Danada, eu disse que era para ler as curiosidades depois de jogar! Eu recomendo muito essa música do Linkin Park ^^

      -Rina

      Excluir
    2. Yeah! Acabou que eu me acalmei e joguei mais para apreciar do que ver geral morrendo. Ainda bem que a história vale a pena, pois os puzzles são razoáveis –NÃO QUE EU NÃO TENHA GOSTADO, mas foi fácil demais... Mas mesmo assim me diverti nos escombros da vingança~~ (eu também não esperava aquele final)

      Ahhhh!! E você me enganou!! Eu quase pensei que fosse a loira quem fez todo o esquema de vingança (se não fosse aqueles desenhos de giz, porque uma colegial (sana) não faz desenhos como aqueles – ou faz?).

      Elyzabeth, também não perdoava... “então, você não pode sair com a gente pois tem que estudar para podermos colar de você”. OI? Detector de Falsiane foi ao delírio hahaha. Mas o que eu não entendi foi porquê a loira virou puta. Tá, o namorado e a “amiga” a atraíram. O que eu faço? Dar a volta por cima com salto agulha? Nããão, #partiuvirarputa.

      Os únicos personagens que não valem um centavo mesmo eram os pais da Ellie, super ok: temos um filho deformando, vamos esconder ele de todos e abandoná-lo de vez! Oh gosh, que raiva. O que o orgulho não faz? Fiquei com dó do menino, tadinho... e talvez a Ellie não se torna-se “má”.
      O que você acha: se ela convivesse normalmente com o irmão ela não iria para o ~~lado negro~~ ou essa maldade era algo inato dela que afloraria de um jeito ou de outro?

      Nossa’ parece que eu odiei todo mundo, mas não é verdade (os irmãos eram demais em seu joguinho particular). Eles são personagens “humanos” e reais. E fiquei curiosa, você disse que gostou de um em especial, qual foi?

      Ps: Hehe mals Rina, aqui é V1D4 L0K4 ao extremo –sqn. Maaaas eu estava tão estressa na hora que nem acabei lendo a parte da Elyzabeth e etc– e me livrei dos spoliers hehe'.
      (e sim, ouço Melanie <3 meu novo amor <3)

      Excluir
    3. Na verdade, eu recomendaria esse jogo para os amantes de the witch's house, embora na época eu não gostei do final, hoje eu adoro.
      Olha o detalhe do desenho eu não posso falar nada porque conheço garotas que ainda desenham homem palito e tem seus 20 e poucos anos. Para falar a verdade, enganar voces era meu pensamento, tanto que não mencionei o nome do vilão. Haha.

      O porque de Sharon virou puta pode ser definido por muitos motivos. Em minha opinião, ela ficou assim por causa do trauma e da rejeição que ela recebeu por muitas pessoas, afinal, uma maioria de drogados sofrem disso e é por isso que entram nas drogas. Vai da visão de cada um eu diria.

      Embora eu tenha um pouco de remorso por Michael, ele também fez coisas horríveis que não merecem perdão, nem mesmo por seu passado. Os pais deles tiveram uma postura bem tipica de humanos, que só veem beleza em primeiro lugar, então não posso julgar.
      Eu acho que Ellie nasceu assim e não importa se ela vivesse com o irmão ou não, é coisa da mente não de convivencia, afinal, ela tinha a Sharon (um doce de pessoa) e ainda continuou assim.

      (Em meio pensamento o joguinho entre irmãos foi na cabeça de Ellie, porque o irmão não sabia que ela já sabia de tudo). É um pouco óbvio... Eu gostei de Ellie, ela é o retrato de um psicopata perfeito.

      Ps: Que bom, né? Haha. (Eu adoro a Melanie, principalmente com suas críticas no meio das músicas).

      -Rina

      Excluir
    4. Hahah’ eu me lembrei de THW também – na verdade todo o final naquele esquema de revelações faz isso, e as vezes isso até ameniza um pouco minha surpresa. Hahah, e sim a Ellie foi incrível, sambando naquele final - falando em samba, feliz carnaval? Nem sei se deseja-se isso para as outras pessoas, mas fica o sentimento ;)

      Sobre a Sharon, se esse for o caso, eu fico verdadeiramente triste dela não ter outras alternativas ou pessoas para ajudá-la - na verdade foi melhor que o motivo que eu imaginei (nem te conto).

      Eu entendo os pais deles também, mas mesmo assim eles foram os únicos personagens que realmente me desagradaram. Apesar de serem por motivos destoantes, me lembrei de um livro filme, o Guardião de Memórias, em que o médico faz o parto de seus filhos: são gêmeos, sendo que um tem Síndrome de Down. Ele manda sua assistente se livrar da criança e dá a própria filha como morta.

      Não quis dizer que o Michel estava correto – um passado conturbado não dá razão a atos futuros, apenas explica. Senti dó da criança que foi renegada pela família, mas não do homem que matou diversas pessoas. Mas as vezes pessoas assim não tem noção de certo e errado, apesar dele parecer (ou imaginar ter) ao brincar do julgador da Ellie.

      (Oh’ são exatamente suas críticas e leve acidez o que mais me encantam em suas músicas, e, me deixa te contar um segredo, é semelhante ao que seus posts fazem~~)

      Excluir
    5. Infelizmente Lilium,
      Eu odeio carnaval e só gosto do feriado em que posso ficar em casa escrevendo meus rascunhos... Me conte o que voce imaginou sobre a Sharon, não me deixe curiosa!
      Me interessei sobre esse livro, é bom?
      (~~ Muito obrigada por dizer isso, me deixe feliz)

      -Rina

      Excluir
    6. Vou deixar curiosa sim u3u
      Confesso que só vi o filme (e já faz tempo) mas eu gostei sim e provavelmente gostaria mais agora que tenho mais cabeça (é talvez...). A história é bela, mas não espere reviravoltas pois é mais paradão.
      (Nada~~ Mas na verdade estou apenas tentando te amolecer para roubar discretamente seu talento de escrita... oppps...)

      Excluir
    7. Acho que vou procurá-lo, mas primeiro o livro hehe'
      (Infelizmente, meu talento eu diria que seria amor pelo o que eu estou escrevendo e isso qualquer um tem si se esforçar ^^)

      -Rina

      Excluir
  10. Parabéns pelo trabalho no blog e muito obrigada pela qualidade :3!

    Talphen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Talphen.

      Embora eu acredite que ainda não cheguei no máximo e que preciso melhor bastante ^^

      Rina.

      Excluir
  11. eu não coonsigo baixar o jogo eu posso traduzir até o final e postar aki pq eu manjo nos espanhou ;n;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o problema que vc encontrou na hora de baixar? Como assim? Não entendi o que voce quis dizer...

      -Rina

      Excluir
  12. Tentei jogar mas meu espanhol é meio "nah", então não consegui entender nada :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conseguiu nem entender o básico? Se for eu dou um resuminho para vc aqui...

      -Rina

      Excluir
    2. O básico eu até consegui entender, mas as cartas me deixaram "????" Acho que vou ativar o google tradutor... Posso até melhorar meu espanhol, quem sabe.
      Obrigada :3

      Excluir
    3. Olha, as cartas falam basicamente da história de Michael... Caso não tenha entendido essa parte eu falo para voce, Himawari.

      -Rina

      Excluir
  13. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Tem o indiehorror,lá você pode baixar jogos tanto em espanhol quanto em inglês :D
      Como prefiro jogar em espanhol meus jogos,eu uso frequentemente :3
      Jogos em inglês tem o rpgmaker.net que é bom os jogos em inglês,porém eu só uso quando necessário D:
      Espero que tenha gostado dos sites que apresentei :D

      Excluir
    3. Na verdade beatriz,
      O próprio indiehorror que indicou o site abaixo, então é isso ou o do site original do Peccdesign

      -Rina

      Excluir
    4. Então, Hiiro Kasai... Eu recomendaria o site original : http://peccdesign.wix.com/peccgames#!debris/c141m

      Excluir
    5. Obg Rina! ,eu pedi outro Site Pq o 4Shared Bloqueava meu Download ^^

      Excluir
    6. De nada, Hiiro. Realmente o 4Shared é bem chatinho para se baixar as coisas... Prefiro outro site tipo mediafire, porém o autor não fez em outro, então...

      -Rina

      Excluir
  14. parece ser um jogo bem legalzinho mesmo sendo em espanhol,mais eu sou horrível com outras línguas até mesmo espanhol mais vou fazer um esforço pq esse é curtinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luccas,
      Eu recomendo muito o jogo principalmente pela história. Se tiver duvida sobre as palavras anote e depois as traduza com ajuda de ferramentas (ex: internet, etc...)

      -Rina

      Excluir
  15. Rina,menina...Foi uma boa escolha entre falar de jogos...Vou dizer a verdade: Quando cheguei o jogo,eu não sabia nem o que era a estória ou seja não entendia muito bem o que esperar do jogo porém ,meu deus...
    Eu morri tanto nos puzzles,mais necessariamente em um único puzzle porque eu me desesperava,eu sempre morria na hora de fugir do "sequestrador" na sala onde,se não seguir a trilha,você morre explodida/empalada :/
    Ou eu corria demais ou corria de menos...Demorou pra passar :P
    Mas sobre o jogo,eu me lembro da estória vagamente,pois eu joguei até essa parte e demorei 4 a 5 meses para voltar.Perdi a paciência,sério...Fiquei irritada,mas os puzzles são em si bem fáceis *u*
    Eu não gosto muito da protagonista,muito menos a Sharon mas como você disse no post,é bem interessante ver até onde os seres humanos vão,por isso eu gostei da estória,do enredo...E do final :)
    Eu não tenho muito a falar do jogo,eu acho que vou re-jogá-lo para relembrar...Sobre as curiosidades,eu não sabia sobre elas,sobre a mascara e a música eu já sabia,porém o resto não ^^'
    Foi um ótimo post! Espero por mais polêmicas como disse xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina? Quem disse que sou mulher? ..... Haha' brincadeira.
      Eu até achei uma boa escolha, porém não minha favorita assim como Monsters que ia ser tema do meu teste, eu já vi melhores, porém não deixa de estar na minha lista do coração...
      Eu recomendaria bastante voce rejogá-lo porque eu pelo menos acho que vale muito a pena.
      Na verdade, as curiosidades o próprio criador falou sobre cada uma. Eu apenas coloquei com minhas palavras.

      E sobre as polemicas, bem... Darei uma pausa e irei para temas cliches, mas ainda trarei os polemicos que são minha marca nesse blog... Muito obrigada...

      -Rina

      Excluir
  16. Hi, pfvr traduzam o spin-off de to the moon da freebird <3 eu necessito tanto da versão de natal como a outra, obrigado.

    PS: Amei a postagem
    PS1: o jogo é maravilhoso
    PS2: cada tema polemico... nem sei qual é o melhor
    PS3: não tenho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, traduções não são comigo e sim com os outros membros da ZC... eu apenas posso pedir...
      Obrigada e o que quer dizer o PS3? O que vc não tem?

      -Rina

      Excluir
    2. E depois de um dia ahahahaha' me desculpe por meu retraso

      -Rina

      Excluir
  17. Queria saber muito, muito mesmo como traduzir um jogo de RPG Maker. Eu tenho todos os RPG's instalados no me computador, mas não tenho a “engine” para abrir os jogos. Se algum de vocês pudessem me passar o link de download, eu ficarei super agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Jéssica,
      Não compartilhamos esses assuntos com pessoas de fora do ZC, então se quiser fazê-lo teria que entrar no blog ou tente procurar mais sobre...

      Obrigada pela compreensão,Rina.

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Eu até consigo entender como é difícil traduzir os jogos, e também vejo como é demorado, mas continuo na minha grande espera por MIDNIGHT PUPPETTER!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahaha' esperar não é tão ruim quanto ficar pedindo toda hora, que é isso que a gente não gosta muito. Vou ver com os outros já pensaram nela ...

      Obrigada pela compreensão, Rina.

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. bom desculpe estar perguntando isto aqui mas... bom eu tentei jogar castelo mogeko, a casa da bruxa, floresta da chuva incessante, e outros.... mas eles ficam lentos no meu pc. ja outros jogos nao. como The Gray Garden, Hand in Hand, Mad Father, etc. me parece q só os que são feito no RPG Maker VX Ace que ficam lentos. meu note book nao é lá tão ruim. é um core i3 de 4 nucleos. (nao sei muito mais doq isso) queria jogar estes jogos sem tanto lag pq faço videos desse tipo de jogo, poderiam me ajudar nisso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e seu pc pq o meu era xp agr um 8 e melhor vc troca pq meu xp nao lagava entao troca por um melhor

      Excluir
    2. Entre no mesmo link do download que também tem a opção sem RTP.

      -Rina

      Excluir
  22. oi; eu instalei ib e não esta funcionando oque eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, konata
      Esse assunto eu recomendaria entrar em contato com os outros membros, pois não é minha area.

      -Rina

      Excluir
  23. Olá, e meus comprimentos à equipe do blog e aos seus usuários.
    Gostaria de saber se à Tradução do jogo "Corpse Party PSP" foi abandonada, ou ainda está em desenvolvimento, pois à tempos eu não vejo noticias sobre ela e é um jogo que espero à muito tempo também...

    Muitíssimo obrigado desde já. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Darkness Wolf

      Parece que o desenvolvimento não foi informado para os responsáveis do blog, então não sei te dizer se está parado ou abandonado.

      -Rina

      Excluir
  24. O Game é ótimo e uau que final foi aquele?!
    Adoro jogos nesse estilo reviravolta.
    Acho que você deve saber que tem o Debris 2, já estou baixando, e estou ansiosa pra ele ser tão bom quanto o primeiro!
    E espero que você faça uma análise do segundo também!
    Enfim, adorei a análise e o jogo!
    Abraços! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felizmente, sim, eu já terminei o rascunho. E também terá um terceiro caso voce não saiba. Muito obrigada, Ib.

      -Rina

      Excluir
    2. Acabei o Debris 2 hoje e fiquei ultramente surpreendida tanto com o desenrolar da história quanto com os seus finais.
      Pra mim Debris se encontra na mesma categoria de jogos como Sereia do Pântano: História sem muitos envolvimentos paranormais e muito, muito terror psicológico. Não sei você, mas eu amo terror psicológico bem mais do que terror paranormal, kkk.
      Enfim, Debris é fantástico e estou a espera ansiosamente pelo terceiro - que ainda não encontrei pra baixar.
      Tenha uma ótima semana, Rina.

      Excluir
    3. Infelizmente, Ib, o terceiro foi adiado por problemas pessoais e teremos que esperar um pouco mais. Eu recomendaria voce já ir vendo os trailers... Só assim eu tenho deixado a ansiedade de lado... Na verdade, os jogos de Peccdesign são
      divididos em dois, que é a de Debris(não paranormal) e Lullaby (paranormal), mas recomendaria ambas...
      Tenha uma ótima semana, Ib.
      -Rina

      Excluir
  25. quando li debris fiquei tipo "AI MDS YUME NIKKI" ai não

    ResponderExcluir
  26. Muito ansiosa para sair esse jogo!!!

    ResponderExcluir
  27. Eu adorei o jogo e postagem (RINA <3), voltei pra baixar outra vez (porque formatei meu pc) e percebi não só que eu tinha esquecido de comentar (PEÇO PERDÃO PELO VACILO) como também que o link não está funcionando! (404 Not Found tipo minha vida)
    Aproveitei que estou aqui pra avisar, antes que mais alguém não consiga baixar.
    BEJO
    <3

    ResponderExcluir
  28. Q estranho. O link de download pra mim dá erro :9 não consigo baixar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou com esse problema, alguêm poderia nós ajudar com isso ?

      Excluir
    2. Eu também estou com esse problema, alguêm poderia nós ajudar com isso ?

      Excluir
  29. o link para fazer dawload da error
    "404 Not Found
    Looks like this page could not be found."
    tentando baixar interessei no jogo

    ResponderExcluir
  30. Comecei a jogar e estou gostando muito, porém cheguei em uma perseguição que é impossível de escapar! Já até desanimei...

    ResponderExcluir
  31. Olá, eu queria saber como traduzir, para poder ajudar futuramente.

    ResponderExcluir