sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Midnight Puppeteer (+ Review e Detonado)

E se uma intervenção do destino mudasse sua vida?



          Midnight Puppeteer, ou Titereiro da Meia-noite, em português, (Titereiro é a pessoa que controla os fantoches em shows de marionetes, dando vida e personalidade a tais bonecos) é um jogo criado no WOLF RPG Editor por Mascarpone em 12 de agosto de 2014 e traduzido do japonês para o inglês por Vgperson no mês passado. Não é um jogo curto, você pode finalizá-lo em, no mínimo, 3 ou 4 horas. Dos gêneros Puzzle, Exploração, Aventura e com elementos de terror, este é um dos jogos que veio para deixar sua marca assim como Ib e Alice Mare fizeram.



"Na volta para casa de carro, a jovem Mayo
e seu fiel urso de pelúcia, Mister Masper, acabam
presos no meio da estrada quando surge um problema no motor do veículo 
e o pai da garota sai para procurar ajuda, sem voltar após trinta minutos. Ela decide investigar e, assim, acaba encontrando uma mansão com a porta de entrada aberta..."


          Inovação é a melhor palavra para descrever Midnight Puppeteer. Mascarpone usou e abusou de sua criatividade, catapultando os jogadores para uma aventura diferente de todas as que você já jogou. Por mais clichê que a história comece, um rumo surpreendente é tomado a partir de certo ponto, o qual desencadeia os mais inesperados acontecimentos.
          O título é marcado por reviravoltas surpreendentes nos momentos ideais, puzzles excelentes, em níveis de dificuldade variados, bem diversos e próprios, além de uma narrativa inusitada, divertida, sem excessos ou desnecessariedades que saturem a trajetória do jogador.


          Só para você ter uma breve ideia da inédita jogabilidade que Midnight Puppeteer proporciona em alguns momentos, você deve saber que existem jogos em que é necessário que o protagonista desparafuse a tampa da ventilação de ar para atravessá-la, então aparece magicamente em outra sala, certo? Neste jogo, você precisa literalmente atravessar o tubo de ventilação de ar para chegar do outro lado (e podem surgir surpresas em alguns...). Esse e muitos outros sistemas simples, mas únicos, foram colocados durante o caminho que Mayo percorre na busca por seu pai.


          Os gráficos são bons e bem trabalhados, até originais. O autor do jogo inclui seus belos desenhos em alguns instantes especiais. A trilha sonora é incrível. Apesar de não haver uma ampla diversidade, cada música consegue combinar tão bem com determinada ocasião que nossos ouvidos até se acostumam com os sons, de modo que parece nem haver música tocando. Esses fatores são modelados em um conjunto tão harmonioso com a narrativa do jogo que o produto final se torna agradável a ponto de não vermos as horas passarem enquanto jogamos.
          Os personagens são desenvolvidos com a astúcia de um mestre pelo criador de Midnight Puppeteer, por mais que este seja apenas o segundo jogo que ele fez. Cada personagem tem suas características e personalidades tão únicas e caricaturadas que sentimos raiva ou alegria logo na hora em que algum deles surge na nossa frente. Mascarpone é o grande titereiro que conduz o espetáculo de emoções que sentimos jogando.


Personagens 


» Mayo Michino «

[Idade]: 16 anos
[Gosta de]: Mister Masper, seu urso de pelúcia falante imaginário, que só consegue ser visto por ela. 
Inteligente, curiosa e esforçada, ela não sabe os segredos de sua família e é capaz de fazer qualquer coisa para achar seu pai com sua personalidade "nunca-olhe-para-trás".



» Mister Masper «

[Idade]: 0 
[Gosta de]: Sushi.
Divertido, engraçado e espontâneo, só pode ser visto por Mayo. Faz piadas sobre Sohta, sabe falar apesar de ser um animal de pelúcia, reclama muito e gosta de ser útil para Mayo. 




» Sohta Michino «

[Idade]: 36 anos
[Gosta de]: Sua família.
Pai de Mayo Michino, esconde vários segredos e é capaz de fazer qualquer coisa para proteger sua filha. Atencioso e gentil, mas desleal às vezes.




» ??? «

[Idade]: ???
[Gosta de]: Seu revólver. E muito.
Com apenas sua missão em mente, ela exterminará de seu caminho todos os obstáculos que nele entrarem, por mais "limitada" que seja. É considerada um dos inimigos do jogo, embora não apareça logo no início. Fria, calculista e levemente psicopata.


» ??? «

[Idade]: ???
[Gosta de]: ???
Parceiro da mulher acima, também é um dos inimigos. Pode ser considerado a parte lúcida da dupla. Possui uma importância maior, embora prefira não estar na liderança.



[Nota 1]

๏ Considerações finais do redator 

Esse é um dos jogos que eu recomendo que joguem, que recomendo que traduzam, e que espero que gostem tanto quanto eu gostei. É um jogo tranquilo de jogar, difícil de cansar e, até nas partes de mais ação, o decorrer é calmo. Angustiante, porém calmo. O criador conseguiu trabalhar este seu jogo com a ousadia e elegância de um mestre.

Um fator curioso de Midnight Puppeteer é que algumas das falas entre os personagens são em estilo anime, e assistir tais cutscenes é como assistir a uma conversa em um animação japonesa. Outro elemento interessante é que, após o término do jogo, há uma sala bônus que revela informações sobre os personagens, extras e rascunhos do autor, além de outras surpresas!

Se eu pudesse, eu mudaria o nome de Midnight Puppeteer para Encontros e Desencontros [Não, não é uma menção ao filme de Sofia Coppola gravado no Japão vencedor do Oscar de 2004 por Melhor Roteiro Original, por mais que eu seja fã dessa cineasta], pois, o que realmente move a trama são os constantes e comoventes encontros de Sohta e Mayo e seus desencontros provocados pela dupla de vigaristas. Diversão e comoção são os elementos chave deste jogo. A única perseguição do jogo é um exemplo disso.



O título ainda chega a flertar com questões mais profundas por trás da proposta simples de um mero jogo engraçado e emocionante, fazendo o jogador percorrer um ponto de vista complexo do autor sobre a inocência da infância, a fragilidade de cada um e a posição das crianças, no auge de sua parcela criativa da vida, vistas por adultos sérios e focados em resolver seus problemas, por mais perdas e piores consequências que isso pode trazer. "Please, just face up the reality!"

O único ponto negativo de Midnight Puppeteer relativamente visível e claro, é a abrupta mudança de focos. Veja bem, se inicialmente o foco da gameplay era fazer Mayo e Masper encontrar Sohta, onde quer que ele estivesse e como chegou até lá, o foco muda de uma hora pra outra quando começam a surgir mais personagens, e mais eventos, e mais histórias, e mais flashbacks e se extende a outro patamares. Eu considero isso como um ponto negativo porque, por mais que Mascarpone tenha sabido como contornar essa drástica mudança com sabedoria, isso não a torna imperceptível, então já aviso vocês com antecedência: a pergunta que devem fazer para compreender a história não é "Onde está o pai de Mayo?" e sim "O que está acontecendo aqui?".



Por fim, posso concluir que este jogo é uma grande, entretanto modesta, corrida contra o tempo; descobrindo segredos, resolvendo bons puzzles e tendo muitos sentimentos de uma vez a cada revelação da história, o jogador é surpreendido com a qualidade que Mascarpone possui de contar uma boa história manipulando suas marionetes frente ao público.

Controles e ajuda 

  • Movimentar o personagem e selecionar item no menu: Setas do teclado.
  • Confirmar: Tecla Z, Enter ou Barra de Espaço
  • Cancelar, abrir menu: Tecla X, Esc
  • Pular as mensagens de fala dos personagens: Tecla Ctrl
  • Mudar o tamanho da tela de jogo: F4
  • Reiniciar o jogo manualmente: F12
 Não é obrigatório extrair o jogo em alguma pasta para jogar, apenas abra Game.exe (mas, caso você tenha extraído, abra o ícone "Game")
 Você precisa equipar os itens para usá-los. Para isso, quando adquirir algum objeto, ele irá para o seu menu, o qual você pode acessar apertando X. Para usar esse item, selecione-o no menu e use-o onde ele deve ser usado.
 O jogo demora cerca de 10 segundos para iniciar. Não se preocupe, é NORMAL, e ocorre em todos os computadores.
 Vou incluir um detonado abaixo. Há 3 finais, sendo dois ruins e um verdadeiro (e bom). É mais provável que você consiga o final bom do que um dos ruins. Até mesmo os dois finais ruins são impactantes e duros de aceitar, mas não particularmente notáveis; por isso reflita se vale realmente a pena fazê-los. 
 Até onde sei, não é necessário nenhum RTP para jogar, mas, se algum erro surgir ao inciar, me avisem que eu irei ajudá-los dentro do possível e alterar aqui.



Download 
Para jogar em um Mac, é necessário o RPGHub.


๏ Detonado 
(Nota inicial: nesse detonado não incluímos spoilers ou nada relacionado à história, muito menos alguma menção às notas que ajudam durante os puzzles, e isso pode retirar toda a graça do jogo. Aqui simplesmente daremos as respostas e algumas dicas para solucionar tais puzzles. É necessário equipar os itens no seu inventário antes de usá-los. Já ensinei lá em cima, na parte de "controles e ajuda" como fazer isso. Boa sorte e bom jogo!)


Primeiro andar



Siga o caminho e entre na mansão. Entre na primeira porta à esquerda e pegue o bastão.

Entre na segunda porta à direita e use o bastão (Bat) no sofá para conseguir a chave "1F East Room key".



Abra a porta da direita mais afastada com essa chave. A resposta de 4 dígitos para abrir o cofre está nessa sala.



Dica:

Você já tentou apagar as luzes por algum abajur?



Resposta:

Com as luzes apagadas, um código escondido é revelado na pintura de carro. Vá à primeira porta do lado direito e digite no cofre: 1008 (números do teclado)

Use a chave "Rec Room key"  para abrir qualquer uma das duas portas trancadas que restaram do lado esquerdo. Pegue a chave de fenda na estante e saia dessa sala. Vá até a tampa de ventilação no canto mais distante do lado direito e use o screwdriver (chave de fenda) para abri-la. Caminhe através dos dutos e puxe a alavanca.

Volte para o Hall de Entrada e suba para o Segundo andar (2F)


Segundo andar

Use o screwdriver (chave de fenda) no duto de ventilação mais à direita para conseguir a chave "2F West Room key".

Destranque a grande sala do lado esquerdo do segundo andar com essa chave equipada por qualquer uma das duas portas. Cheque tudo neste cômodo. Verifique a segunda mesa (da esquerda para a direita) localizada na 3ª fileira horizontal (contando de baixo para cima) para conseguir uma chave.

Destranque a porta mais longe do lado direito deste andar com a "Reference Room key" equipada. Verifique a parede à sua direita após entrar, equipe o Bat (bastão) e a destrua. Entre na porta que Masper destrancou e puxe a alavanca na parede.

Saia deses quartos e pegue o elevador para o terceiro andar (3F).


Terceiro andar

Entre na porta localizada em cima à esquerda. Atravesse a ventilação e adquira o regador e a chave "3F East Room key" dentro dele.

Equipe a chave que você acabou de adquirir e explore essa sala o quanto você achar necessário (ela contém dicas para puzzles futuros).


Desça até o primeiro andar (1F) de elevador e saia da mansão. Encha o regador na poça de água à esquerda e entre na mansão novamente. (Se você não usou a chave ainda, você a perderá aqui)



Regue todos os vasos da mansão com flores. Dica: O do primeiro andar está na "Rec Room" à esquerda, o do segundo andar está na sala à esquerda do corredor também; e o do terceiro andar está aonde você pegou o regador. Fazer isso destrancará a sala de segurança, para acessá-la entre na porta inferior direita do corredor principal do 3º andar.

Puxe a alavanca que está na parede, então pegue o elevador para B1F, o porão do primeiro andar.






Porão

Pegue o item brilhando no chão. Então vá à direita, passando pelo quadro do urso rosa, e leia a história na parede no canto mais distante à direita para conseguir a chave "B1F West Room key". Equipe-a.

A chave destrancará a porta mais longe à esquerda do porão. Vá para a seção inferior esquerda (são nove seções ao todo neste quarto) e leia o diário, então siga as instruções coloridas. Se você falhar, leia o diário de novo para tentar outra vez.

Depois de ler o diário, vá duas seções à direita (não é obrigatório regar as plantas) para ver a sombra próxima à estante. Suba duas seções para vê-la de novo (você irá parar na seção com algumas mesas e uma lousa). Vá pela esquerda na mesa de sinuca, então desça até o carpete para ver a misteriosa sombra novamente. Siga-a pela esquerda, suba atravessando a porta da cela e caminhe até ela pela última vez. Olhe a nota para uma dica.


Dica:

Uma vez que você tomou conhecimento da dica "slow to fast" (do devagar ao rápido), lembre-se de onde você viu quatro relógios em uma única fileira, lado a lado.

Dica 2:
A sala superior esquerda no terceiro andar (3F) tem quatro relógios de parede mostrando diferentes horas. Colocando suas horas juntas, você consegue um código de cinco dígitos (o relógio das 7h, o das 8h, o das 9h e o das 10h) - agora, em qual ordem você deve arrumá-la?

Resposta:
O código para o painel na seção do carpete vermelho é 91087.

Após inserir o código, pegue o "glass plate" que estava atrás da TV. Equipe-o. Saia desse cômodo das 9 seções e siga à direita até a pintura do panda rosa (Pink Panda painting) e coloque o vidro pintado sobre esta pintura. Vá na sala à direita e entre na nova porta aberta.




Masmorras & Torre de Observação

Suba até a porta, então desça na área da masmorra e suba as escadas.
Atravesse o labirinto de bolas vermelhas para conseguir uma chave. Cheque a mensagem próxima à entrada dele para reiniciar a posição das bolas.

Direções do labirinto:
Empurre a primeira bola para cima. Jogue a próxima bola pra cima também. Leve a bola em seguida para a direita duas vezes e desça. Empurre essa nova bola para frente (ou direita, se preferir). Empurre a próxima bola para a esquerda duas vezes. Jogue a bola que está sobre você para cima. Aproxime-se da bola de baixo (que está no meio de uma bifurcação de quatro direções) passando pelo caminho de cima e abaixe-a. Por fim, vá até a bola na borda e empurre-a no abismo.

Pegue o item brilhante, a chave "Storehouse key". Equipe-a. Volte pelo labirinto usando o mesmo caminho que fez, porém tome cuidado para não ficar preso(a).

Abra a porta superior à direita desse jardim com a chave. Abra o baú para conseguir uma pá.

Dica:
Há duas equações no chão das masmorras pelas quais você passou e dessa "storehouse": 12 x 3 - 6 = ?, e 2 x 2 x 2 = !. Há, ainda, outra dica que as conecta.

Resposta:
? = 30
! = 8
? x ! = 30 x 8 = 240.
O código para o painel próximo às escadas da masmorra é 240. Após destrancar as celas, verifique a dica presente na cela superior direita.


Resposta parte 2:
Equipe a pá e use-a para cavar no olho esquerdo da caveira na entrada dessas cavernas. Lembre-se, o olho da caveira é o esquerdo, então é a sua direita.

Equipe a chave "Connecting Passage key" e use-a para abrir a porta na "storehouse". Com o screwdriver (chave de fenda), desparafuseie o duto de ventilação e entre.

Mova a estátua contra a parede, então se aproxime do relógio à direita e pegue a chave "veranda key" atrás dele.

Abra a porta do andar de cima da torre com a chave "veranda key" (para isso, suba duas vezes as escadas) equipada. Pegue o martelo e equipe-o (hammer).

Desça tudo novamente, atravesse os canos da ventilação de novo e quebre a parede rachada com o martelo. Atravesse o buraco para pegar chocolate na caixa.

Volte tudo até a varanda (onde você pegou o martelo), equipe o chocolate e coloque-o no "bird feeder", o alimentador de pássaros. Desça as escadas apenas um andar e abra a porta à esquerda. Atravesse a corda, agora com segurança, até o outro lado do segundo andar da torre. (Após descer, eu recomendo enormemente que você salve o jogo.)

Nessa sala do teto suspenso, a porta segura e visível (ao lado do cofre) é um mero ponto de informação. Com o diagrama (preso na parede ao lado desta porta falsa) de uma vista de cima desta sala, você pode ver que há uma outra porta, esta sendo real - posicionada na frente do segundo pilar, da esquerda para a direita - impossível de ser vista a uma visão lateral. Entre nela antes de ser esmagada.



Anexo da Mansão

Desça para o piso inferior e vá pela esquerda até surgir a porta central dessa parte inferior, que abre para um auditório. Atravesse o labirinto para conseguir a chave "Annex 1F East Room key" e equipe-a. Caso você fique preso(a) no labirinto, desça do palco e mexa na placa ao lado esquerdo das escadas para reiniciar a posição das bolas.

Direções do labirinto:
Entre no labirinto pelo lado esquerdo. Jogue a primeira bola para cima. Vá pela direita e empurre a bola seguinte para a direita apenas duas vezes. Leve a bola acima de você para cima. Vá para a esquerda e jogue a bola seguinte pra cima. Mais à esquerda, empurre a próxima bola para baixo, e a bola seguinte (também à sua esquerda) para cima. Suba e vire à direita para poder empurrar a próxima bola vermelha para cima (para a parede). Siga em frente pela direita e empurre a bola seguinte para a direita três vezes. Desça e empurre a bola à direita para a direita. Agora é só pegar o item brilhando e, para sair, empurre a bola vermelha abaixo de você para qualquer direção a fim de liberar passagem.

Saia do auditório e abra a porta inferior direita com essa chave. Vá para o outro lado da sala, indo à direita enquanto as velas se acendem, para Masper pegar a chave "Annex 1F West Room key" que está sobre o armário.

(Nota do L.C.: há um segredo nessa sala que permite que você troque de roupa. Isso é totalmente opcional, entretanto quem estiver cansado das roupas de colegial da Mayo, pode vestí-la com outras duas opções guardadas dentro do guarda-roupa. Para abri-lo, saia deste cômodo, entre de volta, e encontre a porta secreta escondida sobre a cadeira verde mais acima na parede direita e entre nela. Então suba e ande passando pelas velas. Assim, o armário se destrancará.)

Abra a porta inferior esquerda, desta vez, com a chave "Annex 1F West Room key" equipada. Abra o baú à esquerda desse quarto para conseguir a chave "Annex 3F West Room key". Equipe-a

Suba dois andares e abra a porta superior esquerda. Verifique as regras do jogo da garra [naquela máquina com dois botões vermelhos]. Fale com Masper através do vidro, então cheque atrás do pilar superior direito para uma "extension cord" (cabo de extensão).
Equipe-o.


Desça para a sala inferior esquerda do piso inferior, e use o "extension cord" para conectar a máquina na tomada, podendo assim jogar o jogo. Acerte três respostas seguidas para ganhar a chave "Annex 2F West Room key". Então equipe-a.

Respostas do jogo:
Existem, ao todo, sete tipos de perguntas. Começa pelo primeiro, então avança conforme você for jogando (você pode jogar quantas vezes quiser, mas, para prosseguir, apenas a primeira é necessária)
1. Carrot, Snowman, Croquet mallet

2.
Snowman (red gloves), Yamamba, Stuffed bear
3. Carrot, Chocolate ice cream, Stuffed bear
4. Croquet mallet (14 points), Snowman (smiling), Strawberry ice cream
5. Strawberry ice cream, Bear, Chocolate ice cream
6. Snowman (blue bucket), Yamamba, Stuffed bear
7.
Snowman (Teddy bear (Yamamba)), Strawberry ice cream, Chocolate ice cream


Abra a porta à esquerda do piso central com a chave que você adquiriu. Equipe o Hammer (martelo) ou o Bat (bastão) para quebrar todos os potes e chacoalhe a estante no círculo vermelho um pouco. Então use o martelo ou bastão para derrubar o porco e conseguir a moeda de 100 yens. Saia do cômodo.

Volte para a sala superior esquerda do jogo da garra. Equipe e coloque a moeda "100-yen coin" na máquina. Depois da cena, cheque os controles da garra de novo.

Como Masper, apenas saia dessa sala. Como Mayo, vá na sala do piso central à esquerda (onde você quebrou os potes) para procurar por Masper, então saia. Siga a pessoa que você viu e entre na nova sala com a porta aberta, a sala do meio do andar superior.

(Pausa para a cutscene)

[Flashback com Sohta]

Leia o caderno de Miki na mesa. Fale com Miki. Em seguida, leia seu caderno de novo.

[Fim do Flashback]

(Nota do L.C.: Essa parte é a encruzilhada que levará ao final normal ou ao final ruim 1. Para conseguir o final ruim 1, ao poder jogar como Sohta, saia da sala em que você se separou de Masper, vá pela esquerda e desça bastante. Ao chegar na sala das caixas, descendo pela direita você encontrará uma caixa que pode ser empurrada para liberar sua passagem. Empurre-a algumas vezes, desça muito novamente, saia da mansão, entre no seu carro e assista o final. Para conseguir o final bom, não faça nada disso, apenas continue seguindo o detonado)

Como Sohta, saia do quarto e mexa na parede à sua direita para achar uma passagem secreta. (Eu recomendo salvar depois disso.) Desça, entre na porta do meio do piso inferior e fale com Kamikura, caído no piano. Eventualmente, você deve dizer que confia nele.

(Pausa para a cutscene)

Suba para a sala central do piso superior e pegue a escada (ladder). Vá pela direita, desça, atravesse a floresta e use-a para passar pelo buraco.





Floresta


Proceda até chegar a uma área um pouco semelhante a um labirinto. Leia a nota na parede para ter as direções. Se você ficar vagando por muito tempo sem solucionar este puzzle, Mothbee aparecerá para te dar outra dica.

Dica:
A "chave" desse puzzle é a identificação pela qual a "four-way crossroads" (encruzilhada de quatro caminhos) está referida. Essas encruzilhadas são claramente marcadas pelas quatro manchas marrons no centro de cada uma, mas há apenas três.

Resposta:
A interseção correta não é a nenhuma das duas bifurcações marrons na pequena área do labirinto à esquerda desse mapa
, mas sim a larga área à direita.Siga as informações da nota que você leu das direções. O "ponto morto" da nota (dead end) é o lado oeste da grande mancha marrom no chão, comece por ele. Então vire à direita (turn right) o que seria descer para o próximo mapa. Assim você encontrará a "T-shaped intersection", ou a interseção em T, onde você deve virar à direita (turn right) e ir até a parede para conseguir uma corda.

Equipe a corda (rope), use-a no poço, desça o poço, atravesse o poço e a floresta, pegue o "charm", siga o garoto e, quando chegar à duas opções de direção em uma caverna, suba até você chegar a uma porta trancada.
Então volte e siga pelo caminho da direita da interseção de antes.

Resposta:
Pise nas manchas marrons de corvo para formar o horário 2:45 de um relógio. Se você perceber, as manchas estão formando as horas de um relógio. Pise primeiramente onde representaria o horário 02:00 (o mais baixo na região nordeste da figura), então onde representa os 45 minutos, o mesmo local no relógio do número 9 das horas (o que está na região oeste da figura). Pegue a chave e use-a na porta.

(Intervalo da cutscene)

Tome o caminho da direita e pegue o garoto (O que você responder a ele não causa nenhum impacto na história.) Depois tome o caminho de cima e atravesse a floresta.



Casa da Mrs. Kishikawa

(Nota do L.C.: cansou de novo das suas roupas e quer mudá-las para um estilo mais arrojado, perfeito para a primavera? Seus problemas acabaram, suba para o segundo andar, entre na primeira porta e empurre um desses suportes vermelhos para fora do quarto, até aquela caixa pendurada em uma estante. Suba nesse pedestal para alcançar a caixa e escolha sua nova vestimenta. Novamente, isso é opcional.)

Suba as escadas. Entre no primeiro quarto (o da direita) e empurre os pedestais para alcançar a chave "Nursery key", que abre a porta ao lado, a da esquerda, onde há a resposta para abrir o cofre no andar de baixo. Resposta do código: 0709

(Intervalo da cutscene)

Use a chave "drawer key" para abrir a gaveta da mesa na enfermaria, o quarto da esquerda do segundo andar.

(Intervalo da cutscene)


Floresta

Proceda até a casa da avó do Keito.

(Intervalo da cutscene)

Espreite-se sem ser visto pelos membros do clube da juventude, esperando o tempo certo para passar por estes.

Rota geral para tomar:
Desça pelo canto inferior direito quando o garoto não estiver olhando. Atravesse a parte inferior esquerda do campo que não tem plantas (então não faz som quando você pisar). Quando você atravessá-lo, entre na casa e entre no poço.
Apenas observe o padrão dos três guardas andando em círculos para encontrar um bom momento para atravessar.
Quanto à garota no corredor vertical, se esconda nas áreas laterais e lembre-se que ela olha para cima a cada interseção. Tenha certeza de se esconder na esquerda na última, porque ela irá checar a direita.

Para a parte final, siga os guardas por trás do jeito mais seguro para evitar ser visto. O guarda que olha para cima e para a esquerda repetidas vezes torna impossível tomar a rota de baixo, então vá por cima e se afaste ao máximo do campo de visão dele.


(Intervalo para cutscene)

Você deveria fugir da caça sozinho, mas se você quiser estragar toda a diversão:
Cima, baixo, meio, meio, qualquer um dos dois, baixo.

(Nota do L.C.: durante essa parte da fuga, você pode fazer o final ruim 2 caso queria. Para isso, quando chegar na rota em que você pode ir tanto para cima quanto para baixo, sinalizada previamente por uma placa quebrada, vá por cima, então dê uma virada brusca por baixo e volte correndo pelo caminho que você fez para ver a cena do final ruim 2)

(Aliás, se você falhar na fuga cinco vezes, Mothbee te levará para o final)

(Intervalo para cutscene)

Fazenda de Mobiac

Cheque o portão fechado à esquerda, então verifique o mapa que surgiu no chão. Entre no prédio pela entrada escondida atrás do caminhão.
Vá para o segundo andar e entre na porta superior direita para dicas essenciais do que fazer (é obrigatório vê-las).

Primeiramente, vá até os banheiros do lado direito do segundo andar. Entre nos dois banheiros e deixe os assentos de todos os vasos sanitários pra cima. Isso fará surgir uma caixa de disfarces no centro do corredor que leva para os banheiros.

Para entrar em certos quartos, você deve estar vestindo roupas com a cor apropriada do funcionário que trabalha naquela sala: empregados se vestem de preto (maid uniform), trabalhadores usam bege (school uniform), e cozinheiros vestem branco (white nurse gown ou ballerina).

O escritório tem um terminal que destranca todas as portas eletrônicas, mas não funcionará até que o erro na "cultivation room" seja resolvido.

Resposta:
Se vista de yukata e coloque sua água do balão de água gratuito no funil amarelo da "capsule room" (a porta do meio do corredor do segundo andar. Antes de colocar a água diretamente, verifique a máquina à esquerda). Então se vista com o maid uniform (uniforme de faxineira) para poder entrar no escritório (atrás do balcão no primeiro andar) e abrir as travas.

Se vista com o "school uniform" e entre na "boiler room" (a porta mais à esquerda do primeiro andar). Pegue a isca de mobiac (Mobiac bait) no canto, em seguida ligue a caldeira.

Dica:
Há um diagrama na "capsule room" (onde você colocou a água da yukata) que mostra a disposição correta dos canos. Descubra quais partes do cano devem ser abertas para conectar os dois lados e vire as válvulas para acender as luzes que indicam que o vapor corre por eles.

Resposta:
Da esquerda para a direita: acenda a lâmpada de cima (apenas), a lâmpada de cima, a lâmpada mais abaixo. Então pressione o botão no painel bem à esquerda.

Vá para a porta mais longe da esquerda no segundo andar. Fuja de Miren até a porta um pouco acima.

(Intervalo para cutscene)

Verifique a máquina no topo da sala para abrir a tampa sobre o recipiente à esquerda.
Olhe dentro dele para adquirir muitos itens.

Fale com a garota no centro inferior (aquela que está falando com um garoto) até ela pedir algo para escrever. Equipe e dê a ela o "Notepad" e a "Ballpoint Pen". Ela te dará um wrench (chave inglesa).

Dê a chave inglesa (Wrench) para o garoto na parede à esquerda, e consiga isca de mobiac (Mobiac bait) dele. Equipe e use a isca no amontoado de Mobiacs à direita.

Use o screwdriver (chave de fenda) para abrir a ventilação na parede superior esquerda, atrás do local para onde os mobiacs se moveram. Como Masper, caminhe através dos dutos e aperte o botão, então saia.

(Intervalo para cutscene)

Para a perseguição final, tente se colocar à frente do caminhão, do lado dele; uma vez que você for longe o suficiente sem ser massacrado pela traseira do caminhão, você terá sucesso. O caminhão ficará cada vez mais "aberto" conforme você for perdendo seus corações de vida, então poderá ajudar se você bater de propósito. No entanto, cuise-se, você só tem três vidas!

(Última cutscene para o final bom)


                                                                          Traduzido e adaptado de Vgperson, por L.C.




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[Nota 1]: Os cinco personagens mostrados acima são os cinco que mais aparecem, os "mais fundamentais", por assim dizer. Como neste jogo há muita violência e pancadaria, (e estou falando a verdade ao enfatizar muita) os cinco vão apanhar e sofrer muito ao se encontrarem. Sério, eles passam por uma situação cada vez pior que que a anterior. 

Todas as imagens utilizadas aqui são da autoria do criador, com exceção das presentes no detonado. Para ser redirecionado à página dos desenhistas das respectivas fanarts, apenas clique no link abaixo de cada uma.

          Aloha, corpses! Nesse espaço eu quero me desculpar pela demora de minhas postagens, investi meu tempo das últimas semanas para resolver alguns problemas e adiantar compromissos. Espero não ter decepcionado vocês. Como já disse, meu dia de postar será sexta ou sábado. O que não significa que eu vá postar toda sexta-feira ou todo sábado, já que algumas postagens demoram mais do que outras, então o dia também é livre para outros postadores. O que eu quero dizer é que, se você acessar o Zero Corpse no sábado, talvez possa ter alguma surpresa.
          Aqui no blog eu tento ser o mais sério possível, nem sempre consigo mas todos que me conhecem um pouquinho sabem que sou espontâneo e um pouco uke animado. Pensando nisso, para me aproximar mais dos leitores e fazê-los me conhecer um pouquinho também, eu criei uma conta no Ask.fm só para falar com vocês que leem o que escrevo e me apoiam (e até os que me xingam!) mais facilmente. Qualquer coisa que queiram me perguntar, estejam livres para usar meu perfil (http://ask.fm/TheCrookedLC). P.S.: nada no meu Ask.fm deve ser levado a sério, quero fazer disso algo exclusivamente pra diversão. Nos comentários de meus posts, vamos discutir sobre o jogo, e, na minha página, sobre o que quiserem saber sobre mim ou algo mais, vocês que mandam! 
          Esse post não teria surgido sem o comentário de um anônimo na minha postagem de The House of Lullabies, que me levou a descobrir esse maravilhoso jogo. Obrigado, anônimo. <3 Deixem suas sugestões de jogos que gostam nos comentários e contribuam ao máximo conosco! Quem sabe sua ideia não se torna uma postagem?


                                              [mais?]ANGRY BEAR PUNCH![mais?]

~ L.C.

53 comentários:

  1. EEEEEEEEEEEBA!!!!!!!!!!!! Adoro esse jogo!!! Estava esperando só vocês postarem!!! Amo demais <3

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  2. Esse jogo me surpreendeu muito. No início nem levei muito a sério, mas com o decorrer da trama: uau. Achei muito interessante a história, o enredo, os personagens... tudo! Um jogo bem completo na minha opinião, com interação, puzzels e fugas.
    Uma tradução viria a calhar (apesar de eu já tê-lo jogado em inglês mesmo). Enfim, adoro esse blog e esse jogo.

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  3. Yooo o//
    Faz tempo que nao comento aqui hehe, fiquei sem internet uma semana com essa chuva que tava tendo... E só visitei o blog agora que vi sua postagem la no face ^^

    Bem, estou ansiosa para jogar esse jogo, se for algo do nível de Ib e de Alice Mare, sei que vai ser bom haha ^^ (só que como disse, estou acumulando jogos primeiro para depois jogar </3, isso me parte o coração, estou deixando de jogar e ver videos de The Evil Whitin e vários outros rpg's :/)
    Pelo que entendi, o jogo aborda um tema de "manipulação" mas me pergunto quem está manipulando quem, o fato de uma garota de 16 anos ter uma amigo imaginário, ainda mais no formato de um urso é no mínimo estranho ...Não sou boa com suposições em relação a um jogo que nunca joguei, então é esperar para ver :v
    Mas em relação ao visual, gostei bastante, os personagens não sao nanicos (sempre associo esses personagens esmagados dos rpg makers, tipo os de The witch's House a bananas, me interne hahaha"!) e o gráfico é bem interessante, os desenhos do autor tambem são ótimos^^

    Gostei principalmente da sua postagem, o modo como apresentou o jogo, voce o fez com amor, escreveu o que o game o fez sentir e como voce o via, mostrando como o jogo é incrível, mas sem dar spoilers, o que é ótimo haha :]

    Enfim, muito obrigado por nos apresentar mais um incrivel jogo de Rpg maker, e por ter escrito essa postagem enorme, com direito a resenha, detalhes do jogo, detonado, Ask e... Konga?! auasuhuahsuah'' Sério, sempre nesses links espero algo pulando na minha cara e gritando, morro de medo... Geralmente nesses links de coisas fofas e coloridas, após alguns segundo aparece um Jumpscare :v (Tipo esse video que a diva da MEI colocou https://www.youtube.com/watch?v=9C_HReR_McQ
    comecei a ver sorrindo e terminei arrepiada e nervosa u.u, as coisas mais simples e bizarras assim que me assustam, que aparentam ser inocentes.... Chucky, Samara, exorcistas, geralmente nao me assustam haha'') E a voce, o que te assusta The L.C.??
    Então é isso, obrigada por tudo e até o próximo comentário ^^
    Ja ne!

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    1. Hey, valeu por comentar! Peço desculpas desde já pela resposta demorada porque eu queria te dar um comentário à altura do seu. Aqui na minha cidade faz calor por uma eternidade e, quando chove, é por outra eternidade. É pésimo quando a net cai aqui, porque ela demora pra voltar com a mesma velocidade que a chuva dura. Aliás, pelo que deu pra eu ver no seu perfil do face, eu te achei muito linda, Kira Stark.

      Relaxa que até as férias você acumulou uma lista pra jogar do tamanho de um livro do George R. R. Martin. -q O jogo retrata um tipo de manipulação, sim, mas com certeza não é do tipo que você está imaginando... Não vou falar para não dar spoilers, mas é algo mais... "polêmico" do que qualquer maneira de manipulação que você imaginar nesse momento. The Evil Within é bom? Estou pensando em comprar ou assistir gameplays, mas fiquei inseguro após ler algumas críticas.

      Eu achei bem "exótico" no início uma garota quase com idade para dirigir possuir um urso de pelúcia como amigo imaginário... Mas depois você entende o porquê. (Também achei estranho um grupo de adolescentes se esconder de um demônio roxo com cabeça gigante em uma mansão abandonada, mas coisas normais são difíceis de se ver nesses jogos.)

      Fiquei honrado por receber esses agradecimentos e nem sei o que dizer. Obrigado, obrigado, obrigado de verdade :') Maravilhoso demais você ter compreendido minhas ideias ao escrever isso, mesmo eu não tendo as evidenciado. Foi divertido escrever sobre esse jogo. Acho que eu o joguei por umas três vezes e nem isso me fez cansar dele.

      Por falar em Don't Hug Me I'm Scared, o terceiro vídeo já teve até teaser lançado, então aguarde o próximo post da Mei com um possível link para quando sair o novo. o/
      Se bem que, ao se tratar da Mei, tudo é inesperado. Prepare-se
      pra se arrepiar de novo!

      Eu também não me assusto com essas tipos sobrenaturais. Acho que o que mais me causa medo é o ser humano. E também, acho que todos os serial killers chegam a aterrorizar mais do que um
      espectro revoltado ou uma boneca vingativa. Talvez por assassinos terem uma explicação para existirem (e fazer o que fazem), isso me intriga e me causa medo. Já essas coisas sobrenaturais não, elas simplesmente não precisam de um motivo.

      Nem precisa agradecer, eu é que fico feliz por ver os comentários. Até a próxima! ^^

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  4. TRADUZEM PFV PFV NÃO MANJO NO INGLÊS :(

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  5. Eu clico em Download no MediaFire não aparece nada abaixando e a tela do site fica branca çwç help~

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    1. Isso é normal em alguns tipos de downloads do Mediafire, porque varia de computador, versões do Windows, navegadores, etc. É só fechar a tela branca e apertar Ctrl + J para abrir sua página de downloads. Se você realmente clicou em Download no Mediafire, por mais que não surja na sua tela o arquivo sendo instalado, é lá na sua página de downloads que você verá as informações do que você baixou.

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  6. "Esse é um dos jogos que eu recomendo que joguem, que recomendo que traduzam" os tradutores aqui são vocês.

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    1. Isso foi uma indireta pra gente, porque também lemos os posts -q

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    2. Garoto esperto. -q

      Bem, eu estou aprendendo a traduzir coisas do WOLF, (e estou bem empolgado com o jogo) então posso te ajudar quando puder para não atrapalhar seus planos atuais. Se você quiser adicionar como uma tradução futura, provavelmente eu já terei aprendido o suficiente para poder dar uma mãozinha. Tenho tempo e disposição, agora só falta o Mascarpone responder meu pedido de tradução. -q

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  7. Assim fica difícil, mas ok, vou jogar e provavelmente adicionar na lista de traduções.
    Me interessei muito.

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  8. sobre a porta secreta com o armario de roupas,se eu passar direto por essa sala e depois voltar eu não posso mais achar o secret

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    1. Nop, a porta sempre continuará escondida lá, independentemente do momento em que você quiser trocar de roupa. Porém tome cuidado, porque no Anexo da Mansão você pode jogar com 3 personagens em momentos diferentes e a Mayo é a única que pode trocar de roupa. Então aproveite um momento em que você estiver jogando com a Mayo no Anexo da Mansão, seja ele qual for e quando for, pra poder trocar de roupa.

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  9. Realmente me interessei pelo jogo. Pena que não sou boa no inglês, sempre que jogo um jogo que não está traduzido não entendo nada da história.
    Parabéns pela postagem!

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  10. eu já reguei os vasos com flores, mas n esta abrindo a porta!!!

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  11. Parece interessante, mas só irei jogar quando traduzirem (isso se for :v). Ótima postagem

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  12. Mds finalmente citaram esse jogo lindo de chessus <3 Ainda estou esperando que citem a demo de Mica Apoptosis (se é que ainda não citaram..) <3

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    1. A Mei já citou brevemente o tema de Mica: Apoptosis na postagem de jogos sendo feitos (http://zero-corpse.blogspot.com.br/2014/06/jogos-que-estao-por-vir.html#more) mas pretendemos esperar sair o jogo completo para poder escrever algo sobre. ^^

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  13. Bonus room! http://i.imgur.com/9YBoDqC.png

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  14. Devo esperar a traduçao ?

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    1. Isso depende da sua pressa para jogar esse jogo. Caso seja feita uma tradução, poderá demorar e nem todo mundo gosta de esperar por algo incerto. Se você estiver com uma vontade urgente de jogar, eu recomendo que instale em inglês.

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  15. Eu achei a resposta do segundo labirinto bem confusa, acabei tendo que deixar a preguiça de lado e pensar um pouco, não sei se sou só eu, mas gostaria de deixar a reclamação. Desculpe o incomodo, obrigado.

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    1. Obrigado pelo conselho, vou reformular a resposta de outro jeito. Não se preocupe, reclamações são muito bem-vindas para melhorar a qualidade dos posts.

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  16. Vcs vão traduzir esse jogo? Eu gostaria de pedir para vcs traduzirem também o jogo Nira Oni me parece ser muito legal então se possível traduzam por favor ^-^.

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  17. Por Favor seus lindos traduza esse jogo!!><

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  18. Façam uma postagem sobre o jogo Yanderella acho q é o mesmo criador de O Diário da Mikoto

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  19. ~Preguiça de Entrar na Conta -q~
    Só Pela Sinopse, Já Sei Que Vou Gostar XD
    Mas, Não Consigo Jogar, Baixo o Jogo Todo Direitinho, Tento Extrair Diz que Esta Corrompido, Abro Pelo WinRAR E Tento Executar o Game.exe, Corrompido Mais Uma Vez.
    Acho Que Tem Problema ai no Dowload, Tens Como tu Ver se Ta Tudo Certo? Aqui da Erro, Como Falei...
    Obrigado Desde Já :3
    E Sim, Tenho Mania de CAPS LOCK em Tudo, Foi Mals -q
    ~Amanda M.~

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    1. Oi, Amanda. ^^
      Eu verifiquei e tá tudo certo com o download, sim. Tente excluir o arquivo que você baixou pelo WinRAR e instale novamente. Não faço ideia do porquê de apenas no seu computador ter se corrompido, desculpe. -q
      Se o problema continuar, me avise que eu pesquiso e verifico mais fundo.

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    2. Baixei, Extrai, Bugou.
      Fiz um Paradoxo Disso Aqui, Mas Não Funfou TT-TT
      Não Terias um Dowload no 4Shared/Mega? MediaFire me Odeia :|
      Acho que Terei de Esperar uma Tradução(Fica Até Melhor, Sr.Google Ia Ficar Cansado de Traduzir Para Mim :|)
      Obrigado Por Responder <3
      ~Sim, Tomei Vergonha na Cara -q~

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    3. Tente abrir esse link em uma nova aba (instala automaticamente):

      http://vgperson.com/games/MidnightPuppeteer105.zip

      Não desista, Amanda! Você vai conseguir jogar o/
      E uma tradução desse jogo pode demorar, isso se houver.
      Eventuais dúvidas, fique à vontade para perguntar c:

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    4. Pode me Passar o Centro de Macumba Que Você Foi? ~Risos~
      Demorou 1 Hora de Dowload Mais Funfa c:
      Obrigado <3
      Por <3
      Ajudar <3
      Eu <3
      (Parece Coisa de Orkut, Colocar Corações em Tudo :u)

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  20. esse jogo tem jump scares gente ? >.< kkkkk

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    1. Nenhum jumpscare. Eu estaria mentindo se dissesse que o jogo é de terror, já que, na verdade, ele é dos gêneros Aventura e Puzzle, com alguns elementos bem leves de terror.

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  21. não sei por que, o meu save foi pro espaço TuT não entendo muito de inglês, mas decidi tentar jogar. Até a parte que eu cheguei estava legal, gostei bastante dos gráficos, são tão bonitos. Vamos ver se dessa vez, não perco tudo. Obrigada pelo detonado (com certeza vou precisar mais tarde) e por me apresentar o jogo.
    PS: esses canos de ventilação me deixam tensa pra caramba G.G

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    1. Você deve ter excluído o arquivo de saves da pasta "Save", sinto muito. Ç_Ç
      Os gráficos são bem agradáveis e o detonado foi bem prático, pelo menos pra mim. Concordo com o que você disse, e muito obrigado por ter comentado! Foi um prazer criar essa postagem e poder ajudar quem precisa.
      Esses canos de ventilação... Ah, cada vez que eu chegava mais perto do final de cada um, minha apreensão aumentava... D:
      Quando terminar de jogar, se quiser, comente aqui o que achou. Eu adorarei ler a sua opinião <3

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  22. The L.C e esse maisTHEANGRYBEARPUNCHmais kkkk gostei,e o jogo eu zerei ele mas levei 4 horas,Esse L.C hein

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    1. Hueheuheu, todos gostam do Ditto dançando konga.
      Valeu por jogar e comentar!

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  23. Yoo L.C.
    Sou eu,Mika. I'm back!
    Eu disse que voltaria,não disse?
    Bom,aqui estou eu.
    Me desculpe pela grande demora para comentar,não foi a minha intenção.
    Adorei a descrição do jogo,os gráficos parecem ser ótimos.
    Eu juro que quando eu zerar ele farei um comentário resposta aqui.
    Eu estive esperando um post seu,sinto muito por ainda não ter jogado. Minha vida anda muito corrida,me perdoe.
    Eu estive comentando com as minhas amigas que acompanham o blog:
    Poxa,tantas pessoas já fizeram postagem e nada do L.C. aparecer,o que será que ocorreu?
    Quando entrei no blog e vi a sua postagem fiquei alegre e aliviada.
    Pode anotar ai,eu irei zerar esse jogo e te responderei.
    Espero que aguarde,assim como aguardei um post seu.

    Sayo, Mika <3

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    1. Aloha, Mika!
      Fico feliz por você ter voltado <3
      Continue sempre comentando nos posts de todos para deixar os redatores felizes, ok? ^^ Não há problemas na espera por comentários seus.
      Inclusive, o que você escreveu para mim fez meu dia valer. Obrigado por se interessar tanto pelo meu conteúdo e se preocupar comigo. Suas amigas devem ser incríveis!
      Aguardo seu próximo comentário.

      Goodbye, L.C. =)

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  24. Oii, eu fui baixar esse jogo mas quando eu vou abir ele ou o computador trava ou ele reinicia sozinha, eu percebi que isso sempre acontece quando eu vou jogar um jogo que é wolf RPG e eu queria saber se pra jogar os jogos que são feitos pelo wolf precisa baixar algum programa ou provavelmente o problema é com o meu computador?

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    1. Aloha, o seu computador é da Windows ou Apple? Para jogar jogos do Wolf em um Mac, é preciso ter o RPGHub (na seção de Download dessa postagem eu coloquei o link para instalá-lo), mas fora isso eu não sei de nada que possa ser útil para você. É provável que algum componente do Wolf não seja aceito no seu computador, estou pesquisando sobre isso. Desculpe-me por não poder fazer nada pra você agora :/

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    2. Imagina >.< já ajudou muito, já perguntei sobre isso antes mas ninguém me respondeu nem achava a resposta, então muito obrigada pela ajuda mesmo, não se se muda em alguma coisa mas meu computador é windows ^u^

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  25. poxa,sera que rola traduzir pra pt?quando vc falou que era tao quanto ib ja senti vontade de jogar,mas tenho um pouco de preguiça de ficar traduzindo :v

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  26. QUERO A TRADUÇÃO DESSE JOGO AGORA!!1!! jogo muito bom xD

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  27. Este comentário foi removido pelo autor.

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  28. Obrigadaaa acabei de conhecer o vosso blog e já curto PAKAS ❤
    ~Esperando a tradução~


    AMO VCS ❤ >.<

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  29. Este comentário foi removido pelo autor.

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  30. Vocês pretendem fazer uma tradução? Quero muito jogar, mas sei muito pouco de inglês...

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    1. Midnight Puppeteer já está em processo de tradução.
      É só olhar o canto direito do blog com as porcentagens ^^

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