terça-feira, 19 de agosto de 2014

OneShot

Risco de gostar muito deste jogo de RPG Maker.


OneShot é um jogo grátis de puzzle/aventura feito no RPG Maker 2003 com uma jogabilidade única. Você controla Niko em um mundo misterioso, usando itens, personagens, e o cenário para progredir no jogo. A história é sobre Niko acorda em um mundo muito misterioso onde ele tem que achar o seu caminho de volta para casa, porém nada é simples e fácil.


Em um certo momento do jogo um robô dirá que você é o "messias" e que a lâmpada que você carrega seria o seu mais novo "sol". O que seria o seu velho sol já se esgotara e você deverá viajar para o "The Spire" para fazer da lâmpada o novo sol e trazer de volta a luz ao mundo.

Alguns personagens do jogo não têm esperanças em relação a isso, eles acham que já é tarde demais e o mundo ficará assim. No entanto, Niko ainda não faz ideia de como voltar ao seu mundo e ainda assim ele aceita o papel "messiânico", muito embora ele ainda tem muito receio em relação a isso.


OneShot teve uma forte influência em Yume Nikki. Desde a temática até no o estilo de andar pelo o cenário. Sua temática é algo meio sombrio e um pouco psicodélico. Difícil explicar, mas se você já jogou Yume Nikki, deve saber do que estou falando. O jogo te deixa livre em um cenário enorme e você tem que agir sozinho em pegar itens, combiná-los e resolver alguns puzzles.

No entanto, OneShot não é bem um fangame de Yume Nikki. Se você não gosta de Yume Nikki, acha o jogo muito parado e sem nada, creio que não ficará com tédio. O jogo tem vários NPCs que você pode conversar e estes dão a você dicas para saber o que fazer. O jogo também segue um história, uma história muito interesse.


Você, jogador, faz parte da história. Você controla, Niko, porém o jogo não apresenta uma perspectiva somente de Niko, como se você fosse realmente só um personagem. Você é você e o Niko é só o Niko. Certos momentos da trama ele fala contigo, diretamente com você e você pode respondê-lo como quiser. É realmente interessante conversar com o Niko. Conforme a história avança, você descobre mais coisas sobre Niko, sobre o seu "mundo".

Como você faz parte da história, você até consegue fazer uma amizade com Niko e descobrir coisas sobre o Niko. A história do jogo é contada de uma forma bem agradável, junto com a música deixa sempre uma vontade cada vez maior de saber mais sobre o mundo. Usando certos itens você consegue diálogos diferentes dependendo do item que está usando e isso é até que importante para prosseguir na história. Niko é muito semelhante a um gato, porém não se engane.


O grande forte do jogo são os puzzles e como você é presente no jogo. Diferente da maior parte dos jogos de RPG Maker, OneShot é além de só pegar itens e usar em determinadas partes. Há puzzles que você tem que buscar no seu próprio computador a resposta. Como foi dito, você faz parte da história, seu computador também faz parte da história.

Com um sistema diferente ele faz com que você procure coisas dentro do seu computador e "escondidas" de um modo bem diferente. É realmente bem interessante e divertido o modo que isso é apresentado. O estilo usado para a exploração de cenário e a busca por itens é algo um pouco diferente. Vai além de mansões com portas, o jogo te deixa livre em um cenário com pouco estranho e para avançar você tem que descobrir coisas nele próprio.


O jogo te prende bastante, é difícil parar de jogar. No entanto, você tem que salvar o jogo na sua cama e assim que você faz isso o jogo fecha sozinha e você tem que abri-lo novamente e assim jogar. Não há mortes, porém em contraste com isso você só conseguirá salvar assim que encontrar uma cama. Dependendo da pessoa que está jogando isso pode ser um problema, porém talvez isso deixe até mais interessante. Por isso seja um pouco cauteloso com isso.

------

Acho que acabei me empolgando em escrever a postagem, e acabei escrevendo muita coisa sem precisar. O motivo talvez seja porque gostei muito do jogo e recomendo de verdade que jogassem. Estou muito ocupada com traduções, por hora eu não vou traduzir o jogo, mas isso não quer dizer que não haja uma tradução.



-Mei

53 comentários:

  1. Vão traduzir? c: Eu amei a historia do jogo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela disse no final da postagem que não vai traduzir o jogo agora, pq está ocupada com as traduções.

      Excluir
  2. Eu ja tinha ouvido falar dele na page uma vez. Eu fiquei com muita vontade de joga-lo, porem eu queria estar realmente preparada. Me encantou quando vi o Niko pela primeira vez... Entao, em base dessa review, acho que esse jogo seja muito bom.

    ResponderExcluir
  3. adorei o jogo só que também to louco para joga mogeko castle

    ResponderExcluir
  4. Fica meio difícil para pessoas geniais como eu deduzirem coisas em inglês, mas ta bom né
    Eu gostei do gato, so jogo porque ele é sequisse

    ResponderExcluir
  5. AE BLOGSPOT, QUE LINDO! APAGA MEU COMENTÁRIO \O/

    ~~Taku comentando Takuzisse~~

    Gente, que "mais" çeduzente -nn Sério, aposto que o cara tá na friendzone, olha a cara dele ç-ç (Ou slá, vai que é pedófilo).

    Tá, eu juro que pensei na coisa errada quando li " No entanto, você tem que salvar o jogo na sua cama [...]" :v ~~Taku, chega.

    Enfim, olá mundo, olá Mei, olá pessoas! \o/
    comentando qualquer coisa aqui :v -nnn II
    E aqui também só pro boneco nascer :v /\
    (Sim, o boneco tinha q ter dois is :v)

    Cara, esse jogo diwou pra mim *-* Esses puzzle são muito hardcore (para Taku, pq Taku que é Taku é uma bosta -nn) e são complicados :v -Awá -n

    Sério, estava tentando ser Maria. N deu certo ;-; Ç-Ç T-T D': -n
    Só espero que ela volte rápido ç-ç N AGUENTO MAIS!

    ~~Chega Taku~~

    ResponderExcluir
  6. É foda não saber inglês, por isso que sempre passo batido nas historia.
    Mas desa fez vó tocar um foda-se, e jogar só pare testar esses puzzle,
    que envolve eu e o meu pc na historia

    ResponderExcluir
  7. Achei o jogo bem interessante (já tô baixando) e adorei o post também c:
    Aliás, aquele mais... kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Eu joguei e simplesmento xonei de un jeito q....... meodeosdoceo -qq
    os graficos, a jogabilidade, a trilha sonora, a historia, a interação Niko-Jogador....... CHESSUS *0*
    enfim, jogo diwo pakas


    ~le eu tomando vergonha pra comentar merda no post e.e ~

    ResponderExcluir
  9. Eu quase chorei em algumas partes do jogo, ele é muito bom!
    No final eu já não sabia mais o que fazer, eu queria tanto jogar de novo ;3;
    Obrigada por me apresentar esse jogo perfeito!~ *u*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vcs que ja jogaram podem me dizer como q sai das salas infinitas apos prantar a planta? n consigo sair de la ;-;

      Excluir
  10. Alguém aí sabe onde fica o código que o Gai pede naquela máquina que fica no primeiro mapa do jogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jogo meche com o seu computador (assustador T.T) enfim ele aparece nos seus documentos

      Excluir
  11. Mei, você acha que se eu zerar o jogo em Inglês será possível baixar e jogar ele em Português? Desculpe pela noobice :p!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao,so da pra jogar um jogo em pt se ele vier em pt ou se traduzirem(ate onde eu sei,talvez tenha outros jeitos,sla :v )

      Excluir
    2. queria one Shot pra celular 😔

      Excluir
  12. galera alguém sabe informar se o the crooked man traduzido sai ainda em agosto? e galera da zero corpse, vcs são demais.... cada dia melhores!

    ResponderExcluir
  13. Ótima Review Mei! :)) Quem sabe em breve eu jogo.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Mds, que vontade de baixar agora UASHUASHASUHSAUSAHUSAH
    Parece ser bem interessante <33 Uma pena que não esteja traduzido, já que eu sou definitivamente uma droga em inglês q
    Maaaaas, como fiz esse sacrifício por Alice Mare antes de ser traduzido, creio que possa fazer também e quebrar a cabeça tentando entender AUEHAUEHAEUEAHEAUH Vai demorar, mas eventualmente vou saahcar /PrivadaInterna

    Enfim, adorei o review *0*

    ResponderExcluir
  16. Eu joguei ele e simplesmente me apaixonei *^*

    Tanto q rodei uns fóruns pra encontrar um jeito de reiniciar o jogo >:3 hehe
    Também fiz um walkthrough em inglês no meu canal já que normalmente as pessoas se perdem no início e deixam de jogar ;w;
    https://www.youtube.com/channel/UC-HBc7uKjNreAnaVLSsWQ6A/feed?view_as=public

    ResponderExcluir
  17. só avisando que o jogo foi traduzido pela bad4pple ;v

    ResponderExcluir
  18. [Spoiler! Não leia se ainda não jogou!]
    Pelo o que eu entendi, esse jogo não tem um final feliz, certo? Porque se eu escolho fazer com que o Niko volte para casa, ele até consegue voltar, mas o mundo é destruído. Agora, se escolho salvar o mundo, todos sobrevivem, mas Niko fica preso lá para sempre. Eu escolhi salvar o mundo, mas fiquei muito triste com o final de Niko :C
    Eu me apaixonei por esse jogo cara, obrigada por me apresentarem ele <3

    ResponderExcluir
  19. Mei esse jogo foi traduzido pelo Pedro Duarte (acho que esse é nome dele) do Blog Bad 4pple. se alguém quiser jogar em português One shot, aqui está o link : http://bad-4pple.blogspot.com.br/2014/09/one-shot-traducao.html

    ResponderExcluir
  20. Eu realmente gostei da mecanica do jogo que é interagir com você(meio assustador na minha opnião,mas ao mesmo tempo legal,faz com que vc fique jogando e jogando e qndo vc ve ja pe outro dia e vc ficou 1 dia jogando o jogo)Bem legal gostei

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Mei nos ajude a poder jogar esse jogo maravilhoso de novo ? (pra quem jogo e não sabe como jogar de novo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou a Mei (obviamente :v ), mas acho que tem que excluir o jogo e as modificações que ele fez no pc, e baixar de novo. mas é só um palpite ._.

      Excluir
  23. queria q alguem respondesse T.T como resetar o jogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe dizer mas...Eu acabeide descobrir que este jogo só pode ser jogado somente UMA vez :(

      Excluir
  24. tem um arquivo no pc, que vc tem q olhar pra digitar o codigo, mas eu nao acho ele aqui de jeito nenhum, ate baixei em outras linguas pensando ser um bug,mas acho que nao era : P alguem pode me ajudar?
    ~anne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. abre onde tem o icone do windows,e digita code,vai aparecer um arquivo escrito information-one shot,o codigo vai estar la ;3

      Excluir
  25. como que abre o jogo baixei e nao tem nenhum arquivo indicando

    ResponderExcluir
  26. Costumo entrar principalmente p\ ter referencias de jogos, joguei alice mare e one shot e achei bárbaros!
    Sempre tento jogar em inglês, porem acho o trabalho de tradução formidável e consulto as traduções as vezes, por isso queria parabenizar a todos pelo trabalho, waleu galera.
    Continuem sugerindo jogos em inglês e traduzindo o quanto possível na medida que poderem.
    Parabéns novamente!

    ResponderExcluir
  27. faz a tradução porfavor

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Mei, fui entrar no site do download do jogo e deu um erro e o site não abriu. Tem um link alternativo para baixar o jogo ou algo assim? Me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
  30. >< não ta abrindo o link de dowload, e alias, já traduziram?

    ResponderExcluir
  31. tem alguma diferença da versão daqui e a da steam? pq eu estava olhando um vídeo do Alan (além das screen shoots também) e logo no primeiro cenário mesmo há duas fabricas que não existem na versão desse site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara a minha versão não possui a fabrica próxima à aquele Robo, no lugar dela há uma casa com a caixa à ser aberta e por isso não estou conseguindo avançar no jogo. Teve o mesmo problema? Conseguiu soluciona-lo? De que forma?

      Excluir
    2. estou tendo o mesmo problema tbm,n consigo sair do mapa inicial

      Excluir
  32. Esperando ansiosamente pela tradução <3 de tanto que falou bem no post fiquei bem entusiasmada pra jogar, e também me apaixonei por esses gráficos fofinhos hahaha <3

    ResponderExcluir
  33. ZeroCorpse preciso da ajuda de vocês, não estou conseguindo jogar o oneshot no easyrpg!

    ResponderExcluir
  34. alguém sabe se esse jogo ja foi traduzido?

    ResponderExcluir
  35. Quando vocês vão traduzir OneShot??

    ResponderExcluir
  36. Eu quero muito baixar esse jogo, mas como é um jogo de puzzle vai ser difícil sem uma tradução, fora isso o jogo parece incrível e fofo!

    ResponderExcluir
  37. "Consequências Permanentes"... Parece que este jogo não sabe com quem está falando. Com o cara que ficou 6 dias procurando o save de Undertale.

    ResponderExcluir
  38. não estou achando a fabrica nessa game,alguém pode me falar onde ela fica? eu procurei por todo o mapa e nn achei nd

    ResponderExcluir
  39. Gente eu não consigo baixar, sempre da um outro site, se vcs conseguiram pfv me ajudem pq eu não vi nenhum tutorial e nenhum link pra baixar o jogo

    ResponderExcluir
  40. oi, na tradução de vocês diz que é do rpg maker 2003, certo? pois eu tenho ele aqui, baixei oneshot, extrai o arquivo e pus no emulador. porém não pegou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oneshot foi feito em uma versão customizada da engine, então ele não vai funcionar em emuladores.

      Excluir
  41. o jogo ta ainda sem uma tradução, é isso mesmo?

    ResponderExcluir